UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Supervisionado I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal 

Código:

GGO028

Período/Série:

Turma:

noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

( x )

Professor(A):

Maria Angélica de Oliveira Magrini

Ano/Semestre:

2020/1º

Observações:

Oferta integral em formato remoto, nos termos do § 1º, Art. 2º da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211)

 

EMENTA

Seminário do PIPES. Fundamentos teórico-metodológicos do Ensino de Geografia. Ambiente escolar e seu cotidiano. O Ensino de Geografia nos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e nos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA

O Estágio Supervisionado I é importante para que o aluno articule os saberes práticos e teóricos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, elemento essencial para a formação dos futuros professores, sobretudo no que se refere ao conhecimento do ambiente escolar e dos desafios vivenciados no cotidiano das escolas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolver estratégias que possibilitem aos alunos compreender a relação teoria/prática existente no espaço geográfico, considerando o método geográfico (Observação, descrição, extensão, explicação, analogia, síntese e representação) na análise dos problemas socioambientais em diferentes escalas, com vistas a proporcionar a formação de um profissional reflexivo e autônomo. 

Objetivos Específicos:

Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia na Educação Básica; Analisar as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia nos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e nos Anos Finais do Ensino Fundamental, bem como o cotidiano escolar nesses Anos; Diagnosticar a realidade escolar nos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e nos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental da Educação Infantil e sua importância para a construção da cidadania.

PROGRAMA

  1. O Estágio Supervisionado e a formação de futuros professores de Geografia

  2. Leis e Diretrizes teórico-metodológicas para a educação básica no Brasil 

  3. Diretrizes para o ensino de Geografia na educação básica brasileira

  4. Espaço escolar: organização, estrutura, funcionamento, cotidiano.

METODOLOGIA

Este componente curricular, referente ao 1º semestre de 2020, será ministrado no formato remoto nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211).

Estão previstas aulas expositivas na modalidade síncrona na plataforma Google Meet e também aulas assíncronas, como descrito posteriormente no cronograma da disciplina. 

A carga horária prática da disciplina será ofertada de forma remota, através de atividades nas quais os alunos realizarão entrevistas com membros da comunidade escolar e pesquisas (on line) junto às escolas nas quais o Estágio será realizado. 

Durante todo o período da disciplina de Estágio I os atendimentos aos estudantes serão realizados de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, através de e-mail (angelicaomagrini@gmail.com) ou em reuniões através da plataforma Google Meet, em horários agendados previamente. 

A organização das cargas horárias síncronas, assíncronas e do conteúdo teórico e prático da disciplina será feita da seguinte maneira:

 

Data

Atividade

05/03

Apresentação do plano de ensino da disciplina, apresentação do manual de estágio e da documentação necessária. Aula síncrona através do Google meet. Link: https://meet.google.com/imt-ibjt-jck

12/03

Orientações para o preenchimento da documentação do Estágio l/Reflexão sobre o papel do Estágio Supervisionado na formação dos futuros professores (as). Aula síncrona através do Google meet.

19/03

Reflexão crítica acerca do ambiente escolar: sua organização e seu papel social.

Aula Assíncrona:

Leitura e resenha crítica do texto: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

26/03

Atividade no campo do estágio: Diretrizes teórico-metodológicas que perpassam o ambiente escolar -  Análise do conteúdo da  Base Nacional Curricular Comum - BNCC

  09/04

Atividade no campo do estágio: Diretrizes teórico-metodológicas que perpassam o ambiente escolar -  Análise do conteúdo da Base Nacional Curricular Comum - BNCC

  16/04

Atividade no campo do estágio: Diretrizes teórico-metodológicas que perpassam o ambiente escolar - Análise das principais características do  Projeto Pedagógico da escola

23/04

Atividade no campo do estágio: Diretrizes teórico-metodológicas que perpassam o ambiente escolar - Análise das principais características do  Projeto Pedagógico da escola

30/04

Atividade no campo do estágio: Comunidade  e cotidiano escolar em tempos de pandemia - perspectivas e desafios (realização de entrevistas online com os membros da comunidade escolar: direção/coordenação pedagógica, professores, pais ou responsáveis, alunos)

07/05

Atividade no campo do estágio: Comunidade  e cotidiano escolar em tempos de pandemia - perspectivas e desafios(realização de entrevistas online com os membros da comunidade escolar: direção/coordenação pedagógica, professores, pais ou responsáveis, alunos)

14/05

Atividade no campo do estágio: Comunidade e cotidiano  escolar em tempos de pandemia -  perspectivas e desafios (realização de entrevistas online com os membros da comunidade escolar: direção/coordenação pedagógica, professores, pais ou responsáveis, alunos)

21/05

Atividade no campo do estágio: Comunidade e cotidiano  escolar em tempos de pandemia - perspectivas e desafios (realização de entrevistas online com os membros da comunidade escolar: direção/coordenação pedagógica, professores, pais ou responsáveis, alunos)

28/05

Atividade no campo do estágio: Proposta de intervenção pedagógica 

24/05

Atividade no campo do estágio: Proposta de intervenção pedagógica

04/06

Atividade no campo do estágio: Preparação do relatório de Estágio 

11/06

Atividade no campo do estágio: Preparação do relatório de Estágio 

18/06

Entrega do relatório final e avaliação da experiência do estágio. Aula síncrona através do Google meet 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita a partir das seguintes atividades:

  1. Resenha Crítica do Texto: 15 pontos (entrega via e-mail no dia 26/03/2021)

  2. Elaboração de texto síntese sobre a análise da BNCC e do projeto pedagógico da escola: 20 pontos (entrega via e-mail no dia 30/04/2021)

  3. Relatório Final de estágio supervisionado: Reflexões acerca do ambiente escolar em tempos de pandemia e proposta de intervenção pedagógica: 65 pontos (entrega via e-mail no dia 18/06/2021)

A assiduidade será computada pela participação on-line nas aulas síncronas e pela entrega das atividades referentes à carga horária assíncrona.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 

BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006. 

CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.

FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006. PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007. VASCONCELOS, Celso. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. São Paulo: Libertad, 2008.

Complementar

ANDRÉ, Marli.(Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001. 

CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006. CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003. 

CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. 

CARVALHO, Gislene T. R. D.; UTUARI, Solange dos S. Formação de professores e estágios supervisionados: algumas veredas. São Paulo: Andross, 2007. 

OLIVEIRA, Ariovaldo U.; PONTUSCHKA, Nídia N. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006. 

OLIVEIRA, Ariovaldo U. et all. Para onde vai o ensino de Geografia. São Paulo: Contexto, 2003. PONTUSCHKA, Nídia N. et. all. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007. VESENTINI, J. W. Geografia e ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 2009.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Angelica de Oliveira Magrini, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/02/2021, às 00:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 SEI nº 2549521