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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Edital DIRICHPO nº 26/2023
04 de outubro de 2023
Processo nº 23117.059199/2023-75
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR FORMADOR PARA ATUAR NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA PÚBLICA E ENSINO DE HISTÓRIA- EAD, DENTRO DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
O Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO) em parceria com o Centro de Educação a Distância – CEaD da Universidade Federal de Uberlândia, com base na Lei nº 11.273/2006, nos Decretos nº 5.800/2006 e 9.057/2017, nas Portarias da CAPES nº 183/2016 e alterações posteriores, CAPES nº 102/2019 e nas Portarias Conjuntas CAPES/CNPQ nº 1 de 2007, CAPES/CNPQ nº 2 de 2013 e CAPES/CNPQ nº 2 de 2014; tornam pública a abertura de inscrições e estabelecem normas para o Processo Seletivo Simplificado para PROFESSOR FORMADOR para componentes curriculares do Curso de Especialização em História Pública e Ensino de História, na Modalidade à Distância, dentro do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC), de acordo com as seguintes fundamentações legais: Lei nº 11.273 (06/02/2006) e alterações posteriores; Decreto nº 5.800 (08/06/2006); Decreto nº9.057 (25/05/2017); Portaria CAPES nº 102 (10/05/2019); Portaria CAPES nº 183 (21/10/2016); Portaria CAPES nº 15 (23/01/2017); Instrução Normativa CAPES n° 02 (19/04/2017).
DO OBJETO
O Processo Seletivo tem por objetivo selecionar Professores Formadores, na condição de bolsistas, para atuar no programa UAB no Curso de Especialização em História Pública e Ensino de História na Modalidade à Distância.
Esse processo seletivo também formará um cadastro de reserva (CR) para eventuais necessidades de convocações.
DA TERMINOLOGIA
Para os fins deste Processo Seletivo, as seguintes expressões estão assim definidas:
Educação à Distância: modalidade educacional prevista no artigo 1º do Decreto nº 9.057 (25/05/2017) - na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos;
Professor formador: atua na Instituição de Ensino executora, trabalhando em atividades de ensino, no desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores da educação básica no âmbito do Sistema UAB.
DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INSCRIÇÃO
Serão exigidos os seguintes requisitos para ser candidato:
Ser brasileiro nato ou naturalizado;
Ser docente efetivo da UFU e/ou outra Instituição de Ensino Superior;
Possuir título de mestre, doutor ou equivalente;
Ter experiência mínima de 3 (três) anos no magistério superior ou de 1 (um) ano no magistério superior com pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado;
Não ser estudante do curso ao qual está concorrendo como Professor Formador;
Não ter vínculo com outro programa de bolsa de estudo cujo pagamento tenha por base a Lei nº 11.273/2006;
Não é possível acúmulo de bolsa de acordo com o Art. 5º da Portaria 183/2016.
Entende-se por experiência no magistério as atividades de docência e/ou as de suporte pedagógico à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares de Educação Básica, em suas diversas etapas e modalidades (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional, Educação Indígena) e do Ensino Superior, em suas diversas etapas e modalidades (Graduação, Especialização, Mestrado, Doutorado) com formação mínima determinada pela legislação de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Resolução nº 2, de 28 de maio de 2009, Art. 2º, § 1º).
Não serão considerados como Experiência no Magistério estágios à docência realizados durante o curso de pós-graduação.
Não serão considerados como Experiência no Magistério estágios à docência realizados durante o curso de graduação.
Monitoria não será considerada como experiência docente.
O quantitativo de vagas para os componentes curriculares do curso está disposto no Quadro a seguir:
COMPONENTE CURRICULAR |
VAGAS |
Introdução à História Pública |
1+2CR |
História Pública e Ensino de História |
1+2CR |
História Pública Digital |
1+2CR |
História Pública e Diversidade |
1+2CR |
História Pública e História do Tempo Presente |
1+2CR |
Seminário de Pesquisa I |
1+2CR |
Seminário de Pesquisa II |
1+2CR |
Seminário de Pesquisa III |
1+2CR |
No ato da inscrição o candidato deverá preencher formulários (disponível no anexo IV deste edital) informando, em ordem de preferência, os componentes curriculares que julgar estar apto a ministrar em cada semestre letivo.
O número de alunos por orientador acadêmico será distribuído, equitativamente, entre os membros do corpo docente selecionados por meio deste edital.
A deliberação final sobre a alocação das disciplinas estará sujeita à decisão do Coordenador do Curso de Especialização em História Pública e Ensino de História, que observará, na medida do possível, as preferências indicadas pelos candidatos.
Os orientadores acadêmicos das monografias ou trabalhos de conclusão de cursos deverão pertencer, preferencialmente, ao quadro de docentes da UFU com titulação de doutor ou equivalente (RESOLUÇÃO n.º 07/2016 CONPEP-UFU).
DAS OBRIGAÇÕES E DOS DEVERES DO PROFESSOR FORMADOR
Desenvolver e cumprir a agenda didático pedagógica da disciplina dentro dos prazos estabelecidos pela coordenação do curso e no Calendário de Aula da UFU para os cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD).
Atuar em atividades de ensino, no desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores da educação básica no âmbito do Sistema UAB.
Realizar os encontros e avaliações presenciais, de caráter obrigatório, nos municípios onde a UFU possui polo de apoio presencial, estabelecidos no calendário acadêmico. O não cumprimento deste item acarretará na desvinculação do bolsista do programa.
Dedicar, no mínimo, 2 (duas) horas diárias, não cumulativas, às atividades virtuais no ambiente Moodle, utilizando os recursos tecnológicos disponibilizados para interagir com os estudantes.
Dedicar, presencialmente na Sala de Tutoria da UFU, no mínimo, 2 (duas) horas contínuas semanais, não cumulativas, para reunião de planejamento juntamente com o Coordenador(a) do Curso e/ou Tutor(es).
Produzir e entregar ao Coordenador de Curso, 15 (quinze) dias após a data prevista para o término do componente curricular, um Relatório Final sobre o desenvolvimento de suas atividades e sobre o desempenho dos estudantes.
Participar de capacitações previstas pela Coordenação do Curso, quando agendadas.
Ter disponibilidade para atendimento aos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e nos encontros presenciais nos polos de apoio presencial.
Ter noções do sistema operacional Windows. Utilizar programas de edição de textos, planilhas e apresentações (BrOffice e MS-Office). Operar programas de navegação (Mozilla, Firefox e Google Chrome). Utilizar correio eletrônico através de webmail. Ter familiaridade com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle.
Além dessas obrigações, o candidato deverá observar as atribuições constantes na Ficha de Cadastramento/ Termo de Compromisso do Bolsista (Anexo II deste edital).
DAS INSCRIÇões
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas, exclusivamente via internet, através do e-mail selecao.historiapublica@pontal.ufu.br conforme prazos apresentados no item 14 deste edital.
O candidato deverá preencher a Tabela de Pontuação do formulário sobre a formação acadêmica/titulação e atuação profissional (Anexo I deste edital), a Ficha de Cadastramento (Anexo II deste edital) e a Declaração de Não-bolsista Sistema UAB (Anexo III deste edital) e Formulário de indicação de ordem de preferência para ministrar componentes curriculares (Anexo IV deste edital) e enviar para o e-mail: selecao.historiapublica@pontal.ufu.br .
Não serão recebidos, sob qualquer hipótese ou justificativa, nesta etapa, documentos impressos, devendo todos os documentos serem anexados durante o ato de inscrição e enviados para o e-mail selecao.historiapublica@pontal.ufu.br. No título do e-mail deve constar nome do candidato acrescido da palavra Professor.
Todas as informações preenchidas no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato.
Junto com os formulários, os candidatos devem encaminhar a seguinte documentação:
Cópia do RG;
Cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
Cópia de comprovante de residência atual (com data relativa aos últimos três meses, caso não seja do quadro efetivo de docentes da Universidade Federal de Uberlândia - UFU);
Cópia dos Diplomas de Graduação e/ou Pós-Graduação;
Cópia de comprovantes de experiência em ensino presencial;
Cópia de comprovantes de experiência em ensino EaD.
Cada documento enviado por e-mail deve ser nomeado conforme a numeração indicada no quadro de pontuação da ficha de inscrição (por exemplo: “5.5.1 – carteira de identidade”; “5.5.5 - certificado de mestrado”, etc). Caso o candidato seja convocado deverá apresentar a documentação original para conferência dos documentos digitalizados no ato da inscrição. Caso a documentação não seja devidamente comprovada, o candidato será automaticamente impedido de exercer a função e excluído da lista de classificados.
A UFU não se responsabilizará por inscrição ou documentos não recebidos ou ilegíveis por motivos de natureza técnica que não sejam de sua responsabilidade, associados a computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, incompatibilidade de softwares e a quaisquer outros motivos dessa ordem que impossibilitem a transferência de dados para consolidação da inscrição.
DO FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO E ATUAÇÃO
O cadastro preliminar de caráter classificatório, realizado pelo candidato, resultará em um argumento de classificação, conferindo valores de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.
Para efeitos de pontuação serão considerados exclusivamente os itens e as suas respectivas pontuações constantes no Anexo I deste edital (Tabela de Pontuação do formulário sobre a formação acadêmica/titulação e atuação profissional), não sendo pontuados quaisquer outros itens.
Cada titulação e/ou experiência será considerada uma única vez para efeito de pontuação.
Os pontos que excederem o valor máximo em cada alínea da Tabela de Pontuação serão desconsiderados.
Não haverá acumulação de pontos para o cômputo do tempo de experiência e/ou da atuação em uma mesma função exercida concomitantemente em uma ou mais instituições, ainda que estas se relacionem às áreas ou atribuições da função.
Na formação acadêmica, será considerada apenas a maior titulação.
DA CLASSIFICAÇÃO E DOS RESULTADOS
A classificação do candidato far-se-á em ordem decrescente da pontuação final.
Para efeito de classificação, a pontuação do candidato dar-se-á pela soma das pontuações obtidas no preenchimento da inscrição e atendimento aos critérios expostos no item 6 deste edital.
Serão adotados, para efeito de desempate, os seguintes critérios:
Maior idade (artigo 27 da Lei nº 10.741, de 01/10/2003);
Maior pontuação de Experiência em EaD (conforme Anexo I);
Maior tempo de Experiência em Magistério (conforme Anexo I);
Maior pontuação na Formação Acadêmica (conforme Anexo I);
Os candidatos CLASSIFICADOS serão convocados, conforme necessidade da Coordenação do Curso.
O resultado preliminar e final serão publicados no site http://www.ich.ufu.br.
A UFU não se responsabilizará pela informação direta dos resultados aos candidatos, os quais deverão consultar o referido endereço virtual para a obtenção desta informação.
DOS RECURSOS
Será facultado ao candidato apresentar um único recurso, devidamente fundamentado.
O recurso deverá ser interposto, por email selecao.historiapublica@pontal.ufu.br, conforme item 14 deste edital.
O candidato deverá utilizar-se de linguagem clara, consistente e objetiva em seu pleito. Recursos inconsistentes ou que desrespeitem a comissão serão preliminarmente indeferidos.
Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, pedidos de revisão de recurso e/ou recurso de recurso.
DA VIGÊNCIA DO PROCESSO SELETIVO
O prazo de validade deste Processo Seletivo será de dois (02) anos, contados a partir da data de homologação do resultado final do processo seletivo, podendo ser prorrogado por mais dois (02) anos, de acordo com a necessidade da coordenação do curso.
DA CONVOCAÇÃO
Os candidatos serão convocados, seguindo rigorosamente a ordem de classificação, levando em consideração a quantidade de vagas, a ordem de preferência dos componentes curriculares escolhidos no ato da inscrição e a necessidade da Coordenação do Curso, podendo serem convocados a qualquer momento dentro do período de vigência deste edital.
O candidato convocado exercerá a função de Professor Formador em um dos componentes curriculares constantes no módulo escolhido podendo, de acordo com a necessidade da Coordenação do Curso, atuar em outro(s) componente(s) curricular(es).
É de responsabilidade do candidato classificado a atualização de seus dados cadastrais junto à Coordenação do Curso para efeitos de convocação.
O candidato convocado deverá comprovar e/ou declarar não ter vínculo com outro programa de bolsa de estudo, cujo pagamento tenha por base a Lei nº.11.273/2006 (Anexo III deste edital).
Ao ser convocado o candidato deverá entregar pessoalmente à Coordenação do curso, ou via Correios, a seguinte documentação:
Cópia do RG;
Cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
Cópia de comprovante de residência atualizado;
Cópia dos Diplomas de Graduação e Pós-Graduação;
Cópia do certificado e/ou declaração de participação em curso de formação para professor/Tutor EaD (curso concluído ou em andamento);
Cópia de toda a documentação comprobatória das informações declaradas no formulário de inscrição referente ao Anexo I deste edital;
Todos as declarações presentes em Anexos deste Edital preenchidas e assinadas.
O candidato que não entregar a documentação completa será desclassificado automaticamente do processo seletivo.
O ICHPO fará tantas convocações quantas se fizerem necessárias ao preenchimento total das vagas oferecidas e conforme a ordem de classificação e a necessidade da Coordenação do Curso.
DO DESLIGAMENTO DOS PROFESSORES FORMADORES
Os Professores Formadores poderão ser desligados do curso pelos seguintes motivos:
Término do compromisso firmado com a Instituição e a não renovação;
Indisciplina do Professor Formador no que tange ao cumprimento de horários e atividades inerentes ao cargo;
Desempenho insatisfatório do Professor Formador com prejuízo no andamento do componente curricular;
Desrespeito com colegas, estudantes, tutores e/ou coordenação;
Por interesse do próprio Professor Formador desde que seja comunicado a coordenação do curso com antecedência mínima de 90 dias;
Não cumprimento de forma satisfatória das atribuições, obrigações e deveres, preconizados na Ficha de Cadastramento/Termo de Compromisso (Anexo I);
Por contingenciamento da liberação de recursos para custeio das bolsas ofertadas pela CAPES.
DA FORMA DE REMUNERAÇÃO E DURAÇÃO DA BOLSA
Os candidatos convocados serão remunerados por meio de bolsas de pesquisa que serão concedidas pela CAPES no âmbito do Sistema UAB pagas diretamente ao beneficiário, por meio de crédito em sua conta-corrente indicada especificamente para esse fim.
O prazo de vigência do vínculo corresponderá ao período de atuação do candidato no componente curricular.
A bolsa será paga mensalmente durante o período de execução do componente curricular, conforme a Ficha de Cadastramento/Termo de Compromisso do Bolsista e Declaração de Não acúmulo de bolsas (Anexos I e II). O valor da bolsa de Professor Formador do Sistema UAB é de R$ 1.850,00 (Hum mil e oitocentos e cinquenta reais) para Professor I (com 3 ou mais anos de experiência no ensino superior) ou de R$ 1.550,00 (Hum mil e quinhentos e cinquenta reais) para Professor II (com 1 ano de experiência no ensino superior e pós-graduação strictu sensu), conforme Portaria Nº 183, de 21 de outubro de 2016 e alterações posteriores.
Nenhum tipo de imposto incidirá sobre o valor da bolsa.
O Professor Formador somente fará jus ao recebimento da bolsa por período de atuação, mesmo que venha a exercer mais de uma função no âmbito do Sistema UAB, conforme legislação vigente.
Ficará impedido de estabelecer o vínculo para recebimento de bolsas do Sistema UAB, o candidato que não comprovar e/ou declarar não ter vínculo com outro programa de bolsa de estudo cujo pagamento tenha por base a Lei nº. 11.273/2006.
O pagamento das cotas de bolsa está condicionado à liberação de recursos para o Curso de Especialização em História Pública e Ensino de História, na Modalidade à Distância, pela CAPES e ao planejamento orçamentário da CEaD/UFU, de acordo com os critérios estabelecidos pela Instrução Normativa nº 2, de 19 de abril de 2017.
O benefício financeiro da bolsa deve ser atribuído a um único indivíduo, sendo vetado o seu fracionamento.
DISPOSIÇÕES GERAIS
Qualquer candidato que desatender às prescrições estabelecidas neste instrumento normativo será desclassificado.
A constatação de quaisquer irregularidades na documentação implicará na desclassificação do candidato, a qualquer tempo, sem prejuízo das medidas legais cabíveis.
A inscrição neste Processo Seletivo implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste edital.
Serão incorporadas ao presente edital, para todos os efeitos, quaisquer publicações complementares que venham a ser realizadas pela UFU, pertinentes ao Processo de Seleção, objeto deste edital.
Caso exista qualquer dúvida acerca das instruções contidas neste edital, o candidato deve entrar em contato exclusivamente por meio do e-mail : selecao.historiapublica@pontal.ufu.br .
A classificação neste Edital não garante a atuação imediata na função de Professor Formador, ficando esta dependente da liberação de recursos e da abertura de turmas e da convocação pela Coordenação de Curso.
Maiores informações sobre o Sistema UAB estão disponíveis em www.cead.ufu.br.
Os casos omissos serão dirigidos à Comissão de Seleção.
A Justiça Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais será o foro competente para dirimir qualquer conflito relacionado ao processo seletivo de que trata este edital.
O presente edital seguirá o seguinte cronograma:
Publicação do edital |
10/10/2023 |
Período de inscrição |
10/10/2023 a 30/10/2023 |
Divulgação da lista de inscrições deferidas |
31/10/2023 |
Prazo para recurso contra o indeferimento de inscrições |
01/11/2023 a 02/11/2023 |
Divulgação do deferimento das inscrições após recurso |
03/11/2023 |
Divulgação do resultado final |
04/11/2023 |
Prazo para recurso contra os resultados finais |
06/11/2023 |
Publicação dos resultados definitivos |
08/11/2023 |
DOS ANEXOS
Integram este Edital, independentemente de transcrição, os seguintes anexos:
Anexo I - Tabela de Pontuação do formulário sobre a formação acadêmica/titulação e atuação profissional.
Anexo II - Ficha de cadastramento/Termo de Compromisso.
Anexo III - Declaração de não-bolsista Sistema UAB.
Anexo IV - Formulário de ordem de preferência para ministrar componentes curriculares.
Documento assinado eletronicamente por Marco Antonio Cornacioni Savio, Diretor(a), em 09/10/2023, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4875328 e o código CRC AA30CCCB. |
ANEXOS AO Edital
anexo i
Tabela de Pontuação do formulário sobre a formação acadêmica/titulação e atuação profissional
ITEM |
DESCRIÇÃO |
Pontos |
Máximo |
|||
FORMAÇÃO ACADÊMICA (será considerada apenas a maior titulação) |
Graduação |
Na área de conhecimento do curso ou área afim |
05 |
50 |
||
Especialização (360 h) |
Na área de conhecimento ou área afim |
10 |
||||
Mestrado |
Na área de conhecimento do curso |
30 |
||||
Em área afim do curso |
10 |
|||||
Doutorado |
Na área de conhecimento do curso * |
50 |
||||
Em área afim do curso * |
20 |
|||||
EXPERIÊNCIA EM DOCÊNCIA PRESENCIAL (tempo de Experiência comprovada) |
Magistério |
Docência na Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental |
01 por ano |
20 |
||
Docência no Ensino Médio |
02 por ano |
|||||
Docência no Ensino Superior |
05 por ano |
|||||
EXPERIÊNCIA EM EAD (tempo de experiência comprovada) |
Tutor |
Experiência como tutor a distância em EaD |
10 por tutoria |
30 |
||
Experiência como tutor presencial em EaD |
10 por semestre |
|||||
Professor/Coordenador |
Experiência como Professor Formador em EaD |
10 por componente curricular |
||||
Experiência como Orientador em EaD |
10 por orientação |
|||||
Experiência como Professor Conteudista em EaD |
10 por componente curricular |
|||||
|
|
Assistente à Docência em EaD |
10 por semestre |
|
||
Experiência em Coordenação em EaD |
10 por semestre |
|||||
PONTUAÇÃO MÁXIMA |
100 |
|||||
*Entende-se por área de conhecimento do curso a área de História e área afim o compreendido no conceito de área de avaliação disposto na tabela de áreas de conhecimento /avaliação da CAPES. |
anexo ii
FICHA DE CADASTRAMENTO / TERMO DE COMPROMISSO – FORMADOR UAB
Ficha de Cadastramento / Termo de Compromisso do Bolsista (*) Campos Obrigatórios |
||||||
1. Data do cadastramento * |
|
|||||
2. Nome da Instituição ao qual está vinculado (SIGLA + NOME) * |
|
|||||
3. Tipo do Curso ao qual está vinculado * |
( ) Aperfeiçoamento ( ) Lato Sensu ( ) Extensão ( ) Tecnólogo ( ) Doutorado |
( ) Bacharelado ( ) Licenciatura ( ) Sequencial ( ) Mestrado |
||||
4. Nome do Curso ao qual está vinculado * |
|
|||||
5. Função no Programa- Tipo de Bolsa * |
PROFESSOR FORMADOR |
|||||
6. Número do CPF * |
|
|||||
7. Nome Completo * |
|
|||||
8. Profissão * |
|
|||||
9. Sexo * |
( )M ) F |
( |
10. Data de Nascimento * |
|
||
11. N° documento de identificação |
|
12. Tipo documento de identificação * |
|
|||
13. Data de Emissão do documento * |
|
14. Órgão Expedidor do documento * |
|
|||
15. Unidade Federativa Nascimento * |
|
16. Município Local Nascimento * |
|
|||
17. Estado Civil * |
( ) Solteiro (a) ( )Separado (a) ( ) Viúvo (a) |
( ) Casado (a) ( ) Divorciado (a) ( )União Estável |
||||
18. Nome cônjuge |
|
|||||
19. Nome do Pai |
|
|
|
|||
20. Nome da Mãe * |
|
|
|
|||
Endereço para Contato |
||||||
21. Endereço Residencial * |
|
|||||
22. Complemento do endereço |
|
23. Número |
|
24. Bairro |
|
25. CEP * |
|
26. Unidade Federativa * |
|
27. Município * |
|
||
28. Código DDD * |
|
29. Telefone de contato * |
|
30. Telefone celular * |
|
31. E-mail de contato * |
|
||||
Dados da Formação em Nível Superior |
|||||
32. Área do último Curso Superior Concluído * |
|
||||
33. Último curso de titulação * |
|
||||
34. Nome da Instituição de Titulação * |
|
||||
Informações Bancárias |
|||||
35. Banco * |
|
||||
36. Agência * |
|
||||
37. Conta Corrente* |
|
||||
ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO PROGRAMA |
|||||
Denominação DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
Sigla DED/CAPES |
||||
Endereço SBN Quadra 02 Bloco L Lote 6, 8º andar - CEP: 70040 -020, Brasília – DF |
|||||
Atribuições do Bolsista |
|||||
|
|
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Dos produtos |
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Com relação aos produtos, por mim elaborados, exclusivamente ou em coautoria, em atividades exercidas em decorrência da percepção de parcelas desta bolsa: Autorizo, sem qualquer restrição, o licenciamento aberto do produto pela Instituição de Ensino ou pela CAPES, por meio da Licença Creative Commons, ou similar, na modalidade abaixo por mim selecionada, ou de licença equivalente, o que permitirá as respectivas ações abaixo relacionadas, desde que atribuam o devido crédito pela criação original, em conformidade com as orientações da DED/Capes em vigor. Devidamente licenciado, o material será disponibilizado em repositório institucional aberto da Instituição de Ensino ou ainda outro a ser indicado pela Capes. Uma das opções abaixo deverá ser assinalada de acordo com a licença selecionada: (a) ( ) CC-BY-SA: esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. (b) ( ) CC-BY: esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. (c) ( ) CC-BY-NC-SA: esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. (d) ( ) CC-BY-NC: esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos. |
|||
Declaração |
|||
Declaro ter ciência dos direitos e das obrigações inerentes à qualidade de bolsista na função de PROFESSOR e nesse sentido, COMPROMETO-ME a respeitar as cláusulas descritas nas atribuições do bolsista deste Termo de Compromisso. Declaro, ainda, sob as penas da lei, que as informações prestadas são a expressão da verdade e que preencho plenamente os requisitos expressos na Portaria Capes /2016. A opção deverá ser assinalada de acordo com os requisitos preenchidos. ( ) PROFESSOR FORMADOR I OU ( ) PROFESSOR FORMADOR II
Estou ciente, também, que a inobservância dos requisitos citados acima implicará(ão) no cancelamento da(s) bolsa(s), com a restituição integral e imediata dos recursos, de acordo com as regras previstas e que o não cumprimento dos dispositivos legais acarretará na suspensão, por cinco anos, do bolsista para recebimento de bolsas no âmbito da CAPES.
|
|||
Escolha de Componentes Curriculares |
Opção 1: |
Opção 2: |
Opção 3: |
, / / .
Local Data
Assinatura do Bolsista:__________________________________________
Assinatura do Coordenador:__________________________________________
anexo iiI
Declaração de não-bolsista Sistema UAB
Em _____de_____________________de 2023.
Eu,__________________________________________, CPF:_____________________, bolsista da modalidade__________________________ do Sistema UAB, declaro que não possuo outros pagamentos de bolsas em desacordo com a legislação vigente.
____________________________________________
Nome completo do bolsista
anexo iv
Formulário de indicação de ordem de preferência para ministrar componentes curriculares
Opção |
Componente Curricular |
01 |
|
02 |
|
03 |
|
04 |
|
05 |
|
06 |
|
07 |
|
08 |
Referência: Processo nº 23117.059199/2023-75 | SEI nº 4875328 |