UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Cidades e Redes

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

FACIP45509

Período/Série:

10º

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X)

Professor(A):

Carlos Roberto Loboda

Ano/Semestre:

2020-2

Observações:

 

 

EMENTA

Urbanização e cidades: uma trajetória histórica; a urbanização contemporânea; as cidades e as redes; tendências recentes da urbanização brasileira; o significado da metrópole, cidade média e cidade local na rede urbana; redes hierárquicas e de cooperação; redes, fluxos e novas territorialidades urbanas.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Cidade e Redes se justifica pelo fato de proporcionar aos discentes a fundamentação teórica, conceitual e prática para o estudo e a compreensão da constituição e expansão das cidades e da rede urbana, enquanto materialização do processo de urbanização. É subsidio para o conhecimento do processo de produção do espaço urbano na perspectiva da relação entre tempo e espaço. Dessa forma, contribui no sentido de caracterização das interações e articulações entre as cidades, ou seja, na configuração da rede urbana.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o processo histórico da urbanização no âmbito das dinâmicas e processos ligados à rede urbana, considerando-se as transformações em suas morfologias, configurações, hierarquias e intensificação dos fluxos.

Objetivos Específicos:
  • Enfocar as diferentes teorias sobre o estudo das redes;

  • Compreender novas formas urbanas;

  • Compreender os elementos referentes aos processos de aglomeração;

  • Abordar as diferentes interações das redes urbanas

 

PROGRAMA

1.Urbanização, cidades e redes

1.1. Trajetória histórica e aspectos da urbanização contemporânea

1.2. Aspectos teóricos sobre o estudo das redes

1.3. Rede urbana e redes urbanas

1.4. Metrópole, cidades médias e pequenas cidades.

2. Novas morfologias, processos de aglomeração e deslocamentos pendulares

2.1. Metropolização

2.2. Conurbação

2.3. Aglomerações não-metropolitanas

2.4. As formas contemporâneas de aglomeração

2.5. As cidades globais

3. As interações espaciais: das redes hierárquicas às novas articulações de escalas e redes de cooperação.

METODOLOGIA

Procedimentos e estratégias a serem adotados para o componente curricular:

O conteúdo programático do componente curricular será ministrado de forma remota, tendo como embasamento os aspectos normativos do Conselho de Graduação UFU (Resoluções CONGRAD: nº 15/2011 e nº 25/2020). Serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona em que todos os alunos estarão simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor e assíncrona, por meio das quais serão contempladas atividades remotas off-line.

Para tal efeito, as atividades serão realizadas com a mediação dos recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), portanto, serão consideradas as seguintes mídias: Modalidade síncrona (on-line): aulas expositivas através das plataformas Google Meet ou Microsoft Teams; Modalidade assíncrona (off-line): pasta de armazenamento Google Drive.

Dessa forma, o feedback entre o docente e discentes ocorrerá de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou na modalidade assíncrona, por meio de e-mail: loboda@ufu.br - aplicativos de mensagens ou reuniões individuais através das plataformas Google Meet ou Microsoft Teams. Será utilizada para as aulas síncronas a plataforma Google Meet, no entanto, no caso de ocorrer algum problema de acessibilidade no decorrer do período, outra plataforma será utilizada.

A disciplina em questão será ministrada a partir da organização de três etapas sequenciais e que se complementam. A subdivisão proposta vem encontro com a perspectiva de otimização dos conteúdos e sua direta relação com os instrumentos de verificação a serem adotados em cada etapa, quais sejam:

Etapa 1: abordagem geral sobre a “cidade”, a “rede”, além das “cidades e redes”. Nesta abordagem inicial da disciplina será realizada uma discussão geral, tratando das diferentes acepções, definições e conceitos sobre a cidade e a rede urbana. Para tanto, serão trabalhados aspectos históricos, teóricos e conceituais que denotam a constituição, estruturação e expansão das cidades, assim como, da formação, constituição e evolução da rede urbana. Dessa forma, as discussões estarão ancoradas na busca pela compreensão do processo de urbanização enquanto materialização do processo de organização e, sobretudo, produção das cidades. Enfatizaremos aqui a perspectiva de Sposito (2008) sobre a cidade contemporânea, a abordagem e busca pela definição de rede, além da rede de cidades, ou seja, a articulação entre as mesmas, considerando suas funções, tanto intraurbanas, quanto interurbanas, ou seja, no contexto da rede urbana. A reflexão contará também com concepções de outros autores que são basilares para a abordagem, se tratando de Corrêa (2006) com os estudos sobre a rede urbana e Souza (2005) com os estudos sobre a cidade, na perspectiva do desenvolvimento urbano.

Etapa 2: abordagem e reflexão sobre “a dinâmica recente da rede urbana brasileira”. Nesta etapa será realizada uma discussão dialogada entre docente e discentes na perspectiva do entendimento das bases teóricas e conceituais que fundamentam os estudos sobre a rede urbana do ponto de vista da sua representação enquanto centros funcionalmente articulados entre si, com base em Corrêa (2006). Também incluiremos na discussão a perspectiva das bases conceituais da rede urbana brasileira, tomando por base as principais referências a partir de Egler et all (2011), na abordagem da rede urbana e suas interfaces. Ressaltamos que esta etapa também será complementada com outras abordagens teóricas, bases de informações como o IBGE Cidades, Regic, além de pequenos documentários e reportagens que auxiliem na compreensão e reflexão do conteúdo trabalhado.        

Etapa 3: abordagem sobre “as interações urbanas” e os processos de hierarquização e novas articulações e redes de cooperação. Para tanto, as discussões estarão pautadas na perspectiva de Dias (2005), ao trazer para o debate os sentidos da rede, ou seja, a busca pelo entendimento entre as redes e os territórios. Além de outras abordagens, esta última etapa da disciplina trará como tema para o debate as redes de cidades, no intuito de enfatizar as redes de cooperação, a partir das cidades caracterizadas como: educadoras, inteligentes e sustentáveis. Tal etapa estará diretamente atrelada com uma das proposições avaliativas, a qual tratará justamente destas cidades, suas características, constituição, articulação e funcionalidade. Baseada em uma proposta ao longo do período, grupos trabalharão no intuito de identificar, caracterizar e sistematizar informações sobre tais tipos de cidades.

Do ponto de vista da dinâmica de trabalho, pretendemos intercalar aulas expositivas ministradas pelo docente, com exposição de conteúdos propostos por meio de grupos, isso no intuito de tornar mais dinâmica e interativa a relação entre docente e discentes.     

Enfatizamos que a componente curricular cidades e redes é constituída por parte de sua carga horária prática. No entanto, entendemos que a mesma poderá ser ofertada de forma remota, considerando que a parte prática poderá ser compensada pelos discentes a partir do trabalho no levantamento de fontes secundárias diversas, sobretudo, no intuito de trabalhar aspectos caracterizam determinadas redes de cidades (Etapa 3 deste Plano de Ensino). Discussões serão estabelecidas no intuito de trabalhar com documentários, projetos de desenvolvimento urbano e regional, bases de representação como fotos, figuras e mapas (Google Earth), dados e informações disponibilizados pelo IBGE Cidades e Regic.

Considerando o disposto no Artigo 10º, parágrafo 7º da Resolução 25/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia, não será permitido qualquer forma de registros de vídeos e áudios, além do material didático, imagens e prints, utilizados pelo docente nas atividades didáticas. Ressalto que não será exigido dos discentes que liguem suas câmeras por ocasião das aulas síncronas.

Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Serão ministradas 45 (quarenta e cinco) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas, discussões em grupos das propostas, orientações sobre as atividades e avaliações, apresentação e discussão de documentários, utilizando as plataformas Google Meet ou Microsoft Teams. Enfatizo que caso surja algum problema com a plataforma proposta, trabalharemos com a segunda plataforma aqui elencada, para que as atividades sejam desenvolvidas.

As atividades síncronas serão realizadas às terças-feiras, das 08:00h às 10h40. Sendo que a assimilação e aplicação sobre o conteúdo trabalhado poderá ser realizado pelos alunos das 10h15 às 10h40, sob a supervisão do professor, o qual ficará disponível on-line para discussões/orientações e esclarecimento de possíveis dúvidas dos discentes.

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:

Serão ministradas 15 (quinze) horas-aula na modalidade assíncrona, as quais serão utilizadas pelos alunos, a partir da orientação, supervisão e verificação de Estudos Dirigidos, Trabalho Escrito e Resenha, os quais serem elaborados pelos discentes no decorrer do período, utilizando-se para disponibilizar os documentos, pastas de armazenamento - Google Drive. A frequência dos discentes será feita a partir de registros no decorrer das aulas síncronas semanais por meio do portal do docente e da entrega das atividades realizadas assincronamente.

Ainda será disponibilizado um horário para atendimento aos discentes, além dos horários síncronos já previstos neste plano de ensino, os quais ocorrerão nas sextas-feiras, das 17:00h até às 19:00h. Para os discentes que precisarem deste atendimento, os agendamentos poderão ser acordados com o docente durante o encontro síncrono nas terças-feiras ou via e-mail: loboda@ufu.br. O atendimento também ocorrerá de forma síncrona, com os discentes que necessitarem, por meio de plataforma - Google Meet ou Microsoft Teams.

Observação: para acessar o conteúdo da respectiva disciplina que estará disponível no período - propostas a serem trabalhadas, roteiros de verificação (estudos dirigidos), documentários, vídeos, dentre outras informações - os discentes deverão acessar o link:

https://drive.google.com/drive/folders/1Pnus_m2-jhfFp63fEtrYe3t_Pu8b4HGW?usp=sharing

Já, para ter acesso à sala por meio da plataforma Google Meet, no dia 13/07/2021, no horário das 08:00h, para a primeira aula síncrona, assim como as demais, os discentes devem acessar o link: meet.google.com/hfh-ngkx-qqk

 

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas serão subdivididas da seguinte forma:

1) Estudo Dirigido 1: roteiro de questões e reflexões sobre os aspectos históricos de constituição, formação e expansão das cidades e da rede urbana. Nesta proposta de verificação os discentes deverão analisar e escrever sobre a discussão realizada na parte inicial da disciplina, para tanto, levarão em consideração a caracterização geral sobre as cidades e a rede urbana. O roteiro será disponibilizado por meio do link de acesso ao material da disciplina para os discentes, contendo as orientações para elaboração. A data limite para entrega é entrega 12/08/2021 (25 pontos).

2) Realização de Trabalho em Grupos sobre redes de cidades: a atividade avaliativa estará fundamentada na discussão coletiva construída ao longo do período e terá como base as redes colaborativas, no intuito de identificar, caracterizar e refletir sobre as redes de cidades denominadas como sendo: educadoras, sustentáveis e inteligentes.  A turma será dividida de acordo com o número total de discentes (no máximo 4 ou 5), de acordo com a seguinte dinâmica e critérios a serem analisados na verificação: a) definição da temática (os grupos terão autonomia para definir sua própria temática, considerando o interesse e os anseios em trabalhar determinado tipo de cidade – recorte e conteúdo; b) dossiê sobre a temática definida; c) revisão teórica sobre a temática; d) sistematização, tratamento e análise das informações levantadas; e) redação do trabalho final, com a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, além de imagens tabelas e gráficos, caso seja necessário. O trabalho deve conter entre o mínimo de 5 (cinco) e o máximo de 10 (dez) páginas. As orientações serão disponibilizadas e esclarecidas sincronamente (auxilio na definição e desenvolvimento das temáticas), assim como, por meio do link para os discentes, contendo as informações necessárias para elaboração. A data limite para entrega será 01/11/2021 (35 pontos).

3) Produção de Resenha crítica. Elaboração de texto abordando de forma específica uma temática verificada na exposição de obras fílmicas a serem trabalhados pelo docente, ou ainda, de obras que versem sobre temas relativos ao conteúdo programático da disciplina (artigos, capítulos de livros, reportagens). Para os discentes que optarem pela obra fílmica, ressaltamos que não se trata de um relatório/síntese da obra, mas sim, de aprofundar um recorte que o discente considerar relevante visualizado. Para os discentes que optarem por trabalhar com referências deverão sintetizar/sistematizar o conteúdo abordado na obra. Os discentes devem utilizar na elaboração dessa atividade toda a bagagem angariada no decorrer da disciplina, ou até o momento da atividade, considerando uma estrutura mínima que será analisada/avaliada: recorte e conteúdo trabalhado, além de uma estrutura textual contendo, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. A estrutura não necessariamente precisa ser compartimentada, mas considerar, o que é a proposta, qual o recorte a ser trabalhado (título próprio), desenvolvimento das ideias e o diálogo com autores sobre o assunto, além do fechamento do texto com suas considerações. Atividade realizada individualmente. A data limite para entrega será 12/10/2021 (15 pontos).

4) Estudo Dirigido 2: Roteiro de questões e reflexões sobre as abordagens a cerca dinâmica recente da rede urbana brasileira, além da caracterização e contextualização sobre as redes. Nesta proposta de verificação os discentes deverão analisar e escrever sobre a discussão realizada na parte segunda etapa da disciplina. O roteiro será disponibilizado por meio do link de acesso ao material da disciplina para os discentes, contendo as orientações para elaboração. A data limite para entrega será 03/09/2021 (25 pontos).

Sobre as atividades avaliativas ressaltamos que não serão pontuadas atividades que não forem de autoria própria ou, quando fundamentada em referências, deverá seguir a normatização técnica estabelecida pela Associação Brasileira de Normatização Técnica (ABNT).

Observação: todas as avaliações deverão ser encaminhadas por e-mail (loboda@ufu.br) no formato em PDF e considerando as datas estipuladas para entrega.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

CORREA, Roberto Lobato. Estudos sobre rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

CORREA, Roberto Lobato. A rede urbana. São Paulo: Ática, 1989.

SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: EDUSP, 2004.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Abc do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

SPOSITO, Eliseu Saverio. Redes e cidades. São Paulo: Editora Unesp, 2008.

Complementar

BRARDA, Anália; RIOS, Guillermo. Argumentos e estratégias para a construção da cidade educadora. In: GADOTTI, Moacir (Org.) Cidade educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004. p. 15 - 44.

CASTRO, Iná. Elias.; GOMES, Paulo. Cesar. da C.; CORRÊA, Roberto. L. (org.). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

CASTRO, Iná. Elias.; GOMES, Paulo. Cesar. da C.; CORRÊA, Roberto. L. (org.). Explorações geográficas: percursos no fim do século. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

DIAS, Leila Christina; SILVEIRA, Rogério Leandro. Lima. da. Redes, sociedades e territórios. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2005. p. 11 - 28.

IPEA; IBGE; UNICAMP. Caracterização e tendências da rede urbana do Brasil: configurações atuais e tendências da rede urbana. Brasília: IPEA, 2001.

MORAES, Rafael Henrique; ALVES, Pereira, Bernardo. Dinâmica urbano-regional: rede urbana e suas interfaces. Brasília: Ipea, 2011.

SINGER, P. Economia política da urbanização. São Paulo: Contexto, 2002.

SOJA, Edward W. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Loboda, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/06/2021, às 17:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2844551