UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

INTRODUÇÃO À FÍSICA MÉDICA

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE FÍSICA

SIGLA:

INFIS

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

-

CH TOTAL:

30 horas

 

OBJETIVOS

1. Compreender a importância da Física Médica no desenvolvimento científico e tecnológico;

2. Reconhecer as diversas áreas de atuação da Física Médica;

3. Relacionar o conhecimento envolvido nas diversas áreas da Física Médica;

4. Empregar metodologia e atitude científicas na solução de problemas;

5. Utilizar o formalismo científico no tratamento de fenômenos físicos.

 

Ementa

Importância da Física Médica. A importância da Física para a Medicina. Tópicos de pesquisa e desenvolvimento em Física Médica. Física Médica e Sociedade.

PROGRAMA

 

1 A importância da Física Médica

1.1 Implicações da Física na mudança cultural, científica e tecnológica do século XX.

1.2 A interdisciplinaridade da Física

1.3 As áreas de atuação do Físico Médico

1.4 Tendências de atuação futura de um Físico Médico

 

2 A importância da Física para a Medicina

2.1 Os paradigmas da Física newtoniana

2.2 Noções básicas sobre o desenvolvimento da Mecânica Quântica e aspectos biológicos

2.3 Noções básicas sobre Física Nuclear aplicada à Medicina

2.4 Produção de radionuclídeos para fins médicos e as questões ambientais

 

3 Tópicos de Pesquisa e Desenvolvimento em Física Médica

3.1 Instrumentação biomédica

3.2 Aspectos físicos envolvidos nos equipamentos de diagnósticos e na terapia médica

3.3 Pesquisas realizadas na fronteira da Física.

3.4 Pesquisas em Física realizadas no Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia. 

 

4 Física Médica e Sociedade

4.1 A responsabilidade social do físico médico

4.2 Relações Étnico-raciais e Histórias e Culturas AfroBrasileira, Africana e Indígena

4.3 Ciência e Direitos Humanos

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BUSHONG, S. C. Ciência radiológica para tecnólogos: física, biologia e proteção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KANE, AMADO S. Introduction to physics in modern medicine. Boca Raton: CRC Press, 2009.

OKUNO, E.; CALDAS, I. L.; CHOW, C. Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo: Harbra, 1986.

RODRIGUES FILHO G.; BERNARDES, V. A. M.; NASCIMENTO, J. G. do (org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Editora Gráfica Lops, 2012.

VENTURI, G (org.). Direitos humanos: percepções da opinião pública: análises de pesquisa nacional. Brasília, DF: Secretaria de Direitos Humanos, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHAVES, A. S. Física: curso básico para estudantes de ciências físicas e engenharias. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K. S. Física. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

HEWITT, P. G. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2011.

OKUNO, E.; YOSHIMURA, E. M. Física das radiações. São Paulo: Oficina de Textos,  2010.

OKUNO, E. Radiação: efeitos, riscos e benefícios. São Paulo: Harbra, 1988.

 

aprovação

 

Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Guerra

Coordenador do Curso de Graduação em Física Médica

Prof. Dr. José Maria Villas-Bôas

Diretor do Instituto de Física

 


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Documento assinado eletronicamente por João Carlos de Oliveira Guerra, Coordenador(a), em 23/08/2023, às 15:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por José Maria Villas Boas, Diretor(a), em 23/08/2023, às 15:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.067419/2021-72 SEI nº 4710430