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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: INTRODUÇÃO À FÍSICA MÉDICA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE FÍSICA |
SIGLA: INFIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: - |
CH TOTAL: 30 horas |
OBJETIVOS
1. Compreender a importância da Física Médica no desenvolvimento científico e tecnológico;
2. Reconhecer as diversas áreas de atuação da Física Médica;
3. Relacionar o conhecimento envolvido nas diversas áreas da Física Médica;
4. Empregar metodologia e atitude científicas na solução de problemas;
5. Utilizar o formalismo científico no tratamento de fenômenos físicos.
Ementa
Importância da Física Médica. A importância da Física para a Medicina. Tópicos de pesquisa e desenvolvimento em Física Médica. Física Médica e Sociedade.
PROGRAMA
1 A importância da Física Médica
1.1 Implicações da Física na mudança cultural, científica e tecnológica do século XX.
1.2 A interdisciplinaridade da Física
1.3 As áreas de atuação do Físico Médico
1.4 Tendências de atuação futura de um Físico Médico
2 A importância da Física para a Medicina
2.1 Os paradigmas da Física newtoniana
2.2 Noções básicas sobre o desenvolvimento da Mecânica Quântica e aspectos biológicos
2.3 Noções básicas sobre Física Nuclear aplicada à Medicina
2.4 Produção de radionuclídeos para fins médicos e as questões ambientais
3 Tópicos de Pesquisa e Desenvolvimento em Física Médica
3.1 Instrumentação biomédica
3.2 Aspectos físicos envolvidos nos equipamentos de diagnósticos e na terapia médica
3.3 Pesquisas realizadas na fronteira da Física.
3.4 Pesquisas em Física realizadas no Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia.
4 Física Médica e Sociedade
4.1 A responsabilidade social do físico médico
4.2 Relações Étnico-raciais e Histórias e Culturas AfroBrasileira, Africana e Indígena
4.3 Ciência e Direitos Humanos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BUSHONG, S. C. Ciência radiológica para tecnólogos: física, biologia e proteção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
KANE, AMADO S. Introduction to physics in modern medicine. Boca Raton: CRC Press, 2009.
OKUNO, E.; CALDAS, I. L.; CHOW, C. Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo: Harbra, 1986.
RODRIGUES FILHO G.; BERNARDES, V. A. M.; NASCIMENTO, J. G. do (org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Editora Gráfica Lops, 2012.
VENTURI, G (org.). Direitos humanos: percepções da opinião pública: análises de pesquisa nacional. Brasília, DF: Secretaria de Direitos Humanos, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHAVES, A. S. Física: curso básico para estudantes de ciências físicas e engenharias. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K. S. Física. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
HEWITT, P. G. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2011.
OKUNO, E.; YOSHIMURA, E. M. Física das radiações. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.
OKUNO, E. Radiação: efeitos, riscos e benefícios. São Paulo: Harbra, 1988.
aprovação
Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Guerra Coordenador do Curso de Graduação em Física Médica |
Prof. Dr. José Maria Villas-Bôas Diretor do Instituto de Física |
Documento assinado eletronicamente por João Carlos de Oliveira Guerra, Coordenador(a), em 23/08/2023, às 15:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por José Maria Villas Boas, Diretor(a), em 23/08/2023, às 15:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067419/2021-72 | SEI nº 4710430 |