UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 5ª REUNIÃO ORDINÁRIA/2023 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MESTRADO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 02 de agosto de 2023, às 9h38min, por webconferência, realizada na sala virtual do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Uberlândia, PPGSAF/FAMED/UFU, na plataforma Webex, teve início a 5ª reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (COLPPGSAF) do ano em curso, sob a Presidência de sua Coordenadora a Profa. Dra. Mariana Hasse, estando presentes os membros citados no final desta ata e com a ausência justificada do acadêmico Jander Vinícius Vieira. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. ATAS DAS 3ª E 4ª REUNIÕES DO ANO DE 2023: aprovadas sem sugestão de alteração. 2. COMUNICADOS: 2.1. Consulta Eleitoral FAMED 2023: o resultado havia sido divulgado no dia 14/07/2023, após indeferimento de um pedido de recurso, mantendo a Profa. Mariana Hasse na Coordenação do PPGSAF. 2.2. Disciplina Tópicos Especiais em Saúde da Família: além do PPGSAF/FAMED/UFU, a disciplina já havia sido ofertada em momentos anteriores em outros polos, de forma que para esses casos, a disciplina, que seria ofertada no próximo semestre pela Coordenação Nacional, iria ser registrada como atividade complementar, valendo três créditos. 2.3. Coleta de Dados para a Plataforma Sucupira: seria enviada uma planilha aos professores para que eles preenchessem já no início do segundo semestre com os dados referentes ao primeiro semestre, com inclusão de uma aba específica para cada produto técnico, deixando de forma bem detalhada e de fácil identificação no momento do preenchimento. Para inclusão dessas abas, havia sido utilizado como referência um documento que apresentava um resumo das 12 produções técnicas relevantes para a área Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, o qual foi apresentado na tela. A planilha seria finalizada e apresentada posteriormente. 2.4. Programa Mais Médicos - demanda SGTES: havia ocorrido uma reunião em julho com a Coordenação Nacional do PROFSaúde, a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família - RENASF e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES para discussão da demanda de qualificação do pessoal do Programa Mais Médicos. Fora proposto pelos programas que 50% das vagas fossem destinadas a médicos e outros 50% a demais profissionais, ao que a SGTES aceitou. Neste processo, fora feito um levantamento sobre a possibilidade de abertura de mais vagas nos polos do PROFSaúde, sendo que, especificamente no PPGSAF/FAMED/UFU, verificou-se a possibilidade de aumento de mais quatro vagas na Turma 5, totalizando quatorze — número que foi aumentado para dezesseis após manifestação das Profas Carla e Marcelle durante a presente reunião do COLPPGSAF. 2.5. 2º Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva: estava programado para ocorrer em outubro, marcando a metade do período dos quatro anos de avaliação, os Seminários de Meio Termo, nos quais a CAPES iria convocar as Coordenações dos Programas para fazer um balanço e discutir sobre o processo de avaliação, com cada área de concentração. Nos dias 05 e 06 de outubro seria o Seminário de Meio Termo da Saúde Coletiva, do qual a Coordenação Nacional do PROFSaúde iria participar. Aproveitando o evento, estava programado para ocorrer no dia 04 de outubro, na mesma cidade, o Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, para o qual a Profa. Mariana iria solicitar auxílio financeiro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPP para poder participar. 2.6. Programa de Mestrado Acadêmico: a Profa. Marcelle informou que estava sendo realizada avaliação para a proposição do Mestrado acadêmico. Em reunião com a Profa. Eloisa Amália Vieira Ferro, Diretora de Pós-Graduação, essa havia citado de maneira prática os desafios, como a necessidade de haver produção robusta na área, e que os detentores dessa produção precisariam compor a comissão da proposta. Assim, estavam sendo analisados os currículos internos à UFU para verificar quem teria essa produção robusta passível de ser vinculada a um Programa da Área de Saúde Coletiva. 3. ORDEM DO DIA: 3.1. Homologação dos Resultados das Decisões Administrativas ad Referendum de constituição de banca para exame de qualificação dos discentes: - Emanuel Miranda Oliveira (12222PSF004) - Processo SEI nº 23117.046618/2023-17; - Simeia Soares Pereira da Silva (12222PSF009) - Processo SEI nº 23117.049849/2023-74; - Mateus Lopes de Faria (12222PSF010) - Processo SEI nº 23117.040825/2023-50: todas homologadas unanimemente. 3.2. Homologação dos Resultados das Decisões Administrativas ad Referendum de dilação de prazo dos discentes: - Amasilia Romeiro dos Santos (12222PSF001) - Processo SEI nº 23117.050166/2023-60; - Bruna Betiatti Benatatti Eller (12222PSF002) - Processo SEI nº 23117.048231/2023-97; - Edson Geraldo Fagundes (12222PSF003) - Processo SEI nº 23117.048898/2023-90; - Everton Edjar Atadeu da Silva (12222PSF005) - Processo SEI nº 23117.048890/2023-23; - Fernanda Dagrava Laterza (12222PSF006) - Processo SEI nº 23117.048900/2023-21; - Jânder Vinicius Vieira (12222PSF007) - Processo SEI nº 23117.046911/2023-76todas homologadas unanimemente. 3.3 Credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes no PPGSAF - Formulário de preenchimento ano base 2024: a Profa. Mariana explicou que a cada dois anos a Comissão de Credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes requisitava o preenchimento e envio do formulário. Acrescentou que o Prof. Omar Pereira de Almeida Neto havia enviado e-mail formalizando seu pedido de descredenciamento do PPGSAF. Assim, o formulário seria preenchido de forma a informar apenas esse descredenciamento, com continuação dos demais docentes atualmente credenciados e sem credenciamento de novos docentes. 3.4. Mudança de representação do PPGSAF junto à Coordenação de Pesquisa da FAMED: havia sido encaminhada uma solicitação da Coordenação de Pesquisa da FAMED - COPESQFAMED para indicação de novo representante do PPGSAF em lugar da Profa. Marcelle. Essa explicou de forma geral sobre o funcionamento, finalidade e demandas do COPESQFAMED. Acrescentou que sua continuação havia sido inviabilizada em virtude de ter assumido a Coordenação da Comissão de Extensão da FAMED, o que acarretava sua participação em outros Conselhos Superiores. A Profa. Mariana agradeceu o trabalho de representação da Profa. Marcelle, e sugeriu enviar um e-mail aos docentes perguntando se alguém havia interesse em assumir a representação; caso ninguém se manifestasse, ela se colocaria à disposição para assumir a representação. Todos concordaram. 3.5. Mudança do dia e horário das reuniões do Colegiado: a fim de viabilizar a participação de um novo representante discente no Colegiado, havia sido realizado uma consulta junto aos alunos sobre os dias e horários que viabilizariam sua participação nas reuniões ordinárias. Da análise do resultado, apresentado em tela, e da manifestação dos membros do próprio Colegiado, verificou-se que a melhor opção seria mudar as reuniões para as quarta-feira às 17h00min.  3.6. Novos membros para composição do Colegiado: Primeiramente, a Profa. Mariana explicou que havia sido enviada à Procuradoria Geral - PROGE um pedido de consulta em relação à situação atual dos membros do COLPPGSAF considerando o disposto no artigo 248 do Regimento Interno da UFU. Em resposta, a Drª. Bianca Duarte Teixeira Lobato enviou parecer informando que não havia impedimento, uma vez que esse só seria aplicado para pessoas eleitas para representação de órgãos nos colegiados, e que as representações automáticas, decorrentes dos próprios cargos, não se aplicavam. Depois de resolvida essa questão, foi feito um levantamento sobre possíveis candidatos a representante docente para o colegiado, tendo sido verificado que o Prof. Wallisen Tadashi Hattori se mostrava como a melhor opção em termos de disponibilidade, por não estar em nenhum órgão deliberativo, embora estivesse ocupando várias comissões. A questão estava sendo resolvida em comum acordo com o Prof. Gustavo Antonio Raimondi, Coordenador do Departamento de Saúde Coletiva, com a Profa. Catarina Machado Azeredo, Diretora da Faculdade de Medicina, e com o próprio Prof. Wallisen Tadashi Hattori, restando apenas necessário aguardar a resolução de algumas pendências antes da indicação formal desse. Quanto ao representante discente, a Profa. Mariana disse que iria apresentar a mudança do horário das reuniões ordinárias aos alunos, requisitando a indicação de um novo representante discente. Nada mais havendo a tratar, a Presidente deste Colegiado deu por encerrada, às 10h27min, a reunião, da qual, para constar, eu, Roberta Cristina Silva Moreira, Assistente em Administração da Faculdade de Medicina, lavrei a presente Ata, que, lida e aprovada, vai por todos(as) assinada eletronicamente. Uberlândia, 02 de agosto de 2023.

Profa. Dra. Mariana Hasse

Profa. Dra. Carla Denari Giuliani

Profa. Dra. Luciana Saraiva da Silva

Profa. Dra. Marcelle Aparecida de Barros Junqueira

Secretária Roberta Cristina Silva Moreira


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Documento assinado eletronicamente por Mariana Hasse, Presidente, em 14/09/2023, às 09:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Luciana Saraiva da Silva, Membro de Colegiado, em 14/09/2023, às 09:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Carla Denari Giuliani, Membro de Colegiado, em 14/09/2023, às 11:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcelle Aparecida de Barros Junqueira, Membro de Colegiado, em 14/09/2023, às 17:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053642/2023-02 SEI nº 4697666