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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Estágio supervisionado. Rede de Atenção em Saúde do SUS. Serviços de interesse para área da Saúde. Atenção Básica em Saúde. Visão integrada da atenção à saúde. Políticas de saúde. Hierarquização dos problemas de saúde. Diagnóstico e planejamento em saúde. Ferramentas do cuidado multiprofissional.
JUSTIFICATIVA
O conteúdo é justificado pela importância de preparar o aluno para conhecer e vivenciar a Rede SUS, colocando-o em contato com a realidade e funcionamento dos serviços de saúde, e com a comunidade que o utiliza.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecer e refletir sobre a Rede de Atenção em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) |
Objetivos Específicos: |
Planejar e desenvolver ações educativas e preventivas na Atenção Básica em Saúde (Estratégia de Saúde da Família); Visitar outros serviços que compõem a Rede SUS.
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PROGRAMA
Reconhecimento da infraestrutura e organização das Unidades de Saúde Básicas. Diagnóstico da Situação de Saúde da população adscrita à Unidade Básica de Saúde. Planejamento de Ações Educativas e Preventivas em Saúde. Implementação de Ações Educativas e Preventivas. Realização de visitas domiciliares conjuntamente ao Agente Comunitário de Saúde. Realização de visitas técnicas à equipamentos da Rede de Atenção em Saúde do Sistema Único de Saúde. Realização de visitas técnicas à serviços de interesse da área da saúde. Utilização de ferramentas de diagnóstico familiar e social (Classificação Familiar, Genograma e Ecomapa) utilizadas no Planejamento Terapêutico Singular. |
METODOLOGIA
Visitas em Unidades Básicas de Saúde e locais relacionados à Rede SUS;.
Visitas domiciliares com os agentes comunitários
Desenvolvimento de atividades educativas e preventivas durante as visitas domiciliares e com a população que frequenta as Unidades Básicas de Saúde.
CRONOGRAMA PROPOSTO
21 |
05 |
Teórica |
3ª |
08:00/11:30 |
Apresentação do estágio |
Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago |
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28 |
05 |
Teórica |
3ª |
08:00/11:30 |
Apresentação vídeo e discussão |
Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago | |
04 |
06 |
Prática |
3ª |
08:00/11:30 |
Atividade sobre planejamento terapêutico singular e ferramentas de diagnóstico familiar e social (genograma, ecomapa)
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Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago | |
11 |
06 |
Prática |
3ª |
08:00/11:30 |
Visita HC/PSO e cadastramento |
Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago | |
18 |
06 |
Prática |
3ª |
08:00/11:30 |
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Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago | |
25 |
06 |
Prática |
3ª |
08:00/11:30 |
Visita HC/PSO e cadastramento | Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago | |
02 |
07 |
Prática |
3ª |
08:00/11:30 |
Visita CEO e cadastramento | Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago | |
09 |
07 |
Prática |
3ª |
08:00/11:30 |
Visita UBS e cadastramento |
Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago |
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30 |
07 |
Prática |
3ª |
08:00/11:30 |
Visita UBS e cadastramento | Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago | |
13 |
08 |
Prática |
3ª |
08:00/11:30 |
Visita UBS e cadastramento | Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago | |
20 |
08 |
Prática |
3ª |
08:00/11:30 |
Visita UBS e cadastramento |
Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago |
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27 |
08 |
Prática |
3ª |
08:00/11:30 |
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Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago | |
03 |
09 |
Prática |
3ª |
08:00/11:30 |
Visita UBS e cadastramento | Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago | |
10 |
09 |
Prática |
3ª |
08:00/11:30 |
Visita UBS e cadastramento | Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago | |
17 |
09 |
Teórica |
3ª |
08:00/11:30 |
Apresentação Final (discussão - roda de conversa) e entrega relatório por e-mail. |
Álex, Jaqueline, Luiz Renato, Paula, Regina, Renata e Thiago |
AVALIAÇÃO
Avaliação do desempenho prático/frequência: 80 %
Avaliação relatório final: 10 %
Avaliação apresentação final: 10 %
BIBLIOGRAFIA
Básica
BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.
WEBER, C. A. T. Programa de saúde da família: educação e controle da população. Porto Alegre: AGE, 2006. |
Complementar
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 15 mar. 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_direito_usuarios_2ed2007.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira 2002–2003: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/condicoes_saude_bucal.pdf . Acesso em: 15 mar. 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf . Acesso em: 24 jun. 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS - Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http.://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019. |
CAMPOS, F. C. C.; FARIA, H. P.; SANTOS, M. A. Planejamento e Avaliação das Ações em Saúde. 2ª ed. Belo Horizonte: NESCON/UFMG. 2010. 110p. Disponível em:https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3872.pdf Acesso em: 24 jun. 2019.
DIAS, C. R. Promoção e proteção da saúde bucal na família: o cotidiano da prevenção. São Paulo: Santos, 2007 |
KRIGER, L. ABOPREV: promoção de saúde bucal: paradigma, ciência, humanização. São Paulo: Artes Médicas, 2003.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Renata Prata Cunha Bernardes Rodrigues, Professor(a) do Magistério Superior, em 28/04/2024, às 21:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.028848/2024-77 | SEI nº 5374610 |