UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Construção do Conhecimento de Ciências

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal/Curso de Pedagogia

Código:

ICHPO033602

Período/Série:

6.º período

Turma:

Integral

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

-

Total:

60h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Claudiene Santos

Ano/Semestre:

2022/2.º

Observações:

 Componente curricular ofertado de acordo com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022

 

EMENTA

Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie. Terra e Universo: origem do universo, composição química do nosso sistema solar e movimentos planetários; luz e sombras; eclipses; estações do ano; marés; fases da lua; o conceito de tempo e o desenvolvimento dos calendários. Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações; flutuação em líquidos. Ser humano e saúde: evolução da vida, doenças transmissíveis, doenças evitáveis, noções de nutrição. Recursos Tecnológicos: transformações e conservações e engenharia reversa de dispositivos do cotidiano.

JUSTIFICATIVA

 Esta disciplina se organiza de modo a problematizar os processos de construção do pensamento científico, levando em conta a historicidade, as questões culturais que permeiam o fazer científico, étnico raciais e de gênero, que, invisibilizaram saberes e pessoas, a fim de proporcionar o letramento científico a estudantes de Pedagogia. Assim, ao tratar da discussão de temas científicos na educação infantil e no ensino fundamental, a disciplina visa promover o desenvolvimento do pensamento investigativo e a preparação para o ensino de ciências, levando em conta a produção do conhecimento científico e suas implicações na sociedade, tecnologia,  ambiente, numa perspectiva inter e transdisciplinar atenta às demandas socioculturais.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender a essência e as particularidades do ensino de Ciências para crianças, a partir de uma visão ampla das várias perspectivas de ensino existentes.

Objetivos Específicos:

  • Construir um ferramental básico para preparar-se para o efetivo exercício docente na área específica, tanto na Educação Infantil quanto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Compreender a relação entre a Ciência e a Sociedade.
  • Demonstrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a Ciência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Analisar e construir material didático-pedagógico para o ensino de Ciências.
  • Articular o conteúdo da disciplina à temática do Ciclo de formação “Diálogos interculturais” e com o PROINTER V – Arte, Cultura e Educação.

PROGRAMA

Unidade I: Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie.

1.1 Ciência moderna e o papel do cientista;

1.2 Ciência e gênero no passado e no presente;

1.3 Os prêmios Nobel conferidos à Marie Curie e sua obra científica.

1.4 Recursos tecnológicos: radioatividade: o conceito, diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer.

Unidade II: Terra e Universoorigem do universo, composição do nosso sistema solar e movimentos planetários.

2.1 O Sol e os astros do nosso sistema solar: origem e composição;

2.2 Movimentos de translação, rotação e precessão; eclipses;

2.3 O conceito de tempo: duração, sucessão e simultaneidade.

2.4 Calendário juliano, gregoriano e o ano bissexto.

2.5 Recursos tecnológicos: o relógio de quartzo, o relógio atômico e a base sexagesimal.

Unidade III: Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações. Flutuação.

3.1 O conceito de densidade;

3.2 Flutuação em líquidos e medida de volume;

3.3 Concentração e densidade na perspectiva microscópica.

3.4 Recursos tecnológicos: a utilização da água e do ar para a produção de energia elétrica.

Unidade IV: Ser humano e saúde: evolução da vida, doenças transmissíveis, doenças evitáveis, noções de nutrição.

4.1 A teoria da evolução de Darwin: diversidade e seleção natural;

4.2 A teoria da evolução aplicada a populações: epidemiologia e infectologia – doenças transmissíveis.

4.3 Os sentidos humanos e a percepção do mundo externo: tato, olfato, visão, audição e paladar;

4.4 Os sentidos humanos e as doenças evitáveis;

4.5 Nutrição heterotrófica e alimentação humana: alimentação saudável.

 

 

METODOLOGIA

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I)
b) 2 dias letivos:  Participação no Círculo de Cultura. A participação dos/as discentes será acompanhada por meio de lista de presença e entrega de relatório-síntese das principais temáticas discutidas nas mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos e outros."

c) Parte da carga horária será realizada por meio de  
 Trabalho Discente Efetivo - TDE   a ser realizada no período de 27/03 a 24/04.

A disciplina com carga horária de 60h será desenvolvida em 15 semanas, conforme será detalhado no cronograma. Seu desenvolvimento terá como suporte a metodologia do planejamento participativo, de modo a propor situações de aprendizagem que busquem respeitar e atender as necessidades do grupo de discentes e a personalização da aprendizagem individual.

O conteúdo será associado aos recursos do Google Drive (organização do material teórico, atividades da disciplina, vídeos etc.) e os textos deverão ser lidos previamente às aulas, conforme cronograma.

a) Aulas Presenciais:  4h/a por semana – segunda-feira das 14h-17h40

b)  12h/a divididas entre a preparação das atividades práticas no período de 27/03 a 24/04 e participação no Círculo de Cultura conforme cronograma do Curso de Pedagogia.

c) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas

 

OBSERVAÇÕES MUITO IMPORTANTES PARA PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA

 

Cronograma

SEMANA

UNIDADE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Preparação  prévia para as aulas presenciais

  

 Aulas  presenciais

segunda-feira

Horário: 14h- 15h40

 

27/02

Unidade I: Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie.

Levantamento de concepções sobre Ciência, fazer ciência e ensinar ciências

  

Leitura de plano de ensino

 

Apresentação e discussão do plano de Ensino.

Levantamento de concepções sobre Ciência, fazer ciência e ensinar ciências

Realização do questionário no FORMS.

06/03

Unidade I: Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie.

1.1 Ciência moderna e o papel do cientista;

Texto 1 .Leitura de   LIMA, M.E.C.; MAUÉS, E., “Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças” .  Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) 08 (02) • Dez 2006, p.184-198

 

 

Disponível em https://www.scielo.br/j/epec/a/WwwHMh6ybkRw3SVv8cc6P3F/abstract/?lang=pt

 

Texto 2. PEREIRA, J.C.; TEIXEIRA; M.R. F. Alfabetização científica, letramento científico e o impacto das políticas públicas no ensino de ciências nos anos iniciais: uma abordagem a partir do PNAIC. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC Águas de Lindóia, SP – 2015: p. http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1313-1.PDF

Atividade 1

 

 

Debate sobre o texto de  LIMA;  MAUÉS  (2006)

 

Apresentação da proposta avaliativa por meio de metodologias ativas. 

 

 

Orientação para a realização da atividade 1a (análise do filme 1)

 

13/03

Unidade I: Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie.

1.2 Ciência e gênero no passado e no presente;

1.3 Os prêmios Nobel conferidos à Marie Curie e sua obra científica.

Texto 3. Leitura de

JAMAL, N. O. El; GUERRA, A.

 O caso Marie Curie pela lente da história cultural da ciência: discutindo relações entre mulheres, ciência e patriarcado na educação em ciências. Ensaio, Pesquisa em Educação e Ciências | Belo Horizonte | 2022 | Volume 24 |, p.1-22.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/xWGSTWrTb5GmwtryZj4Rjzm/?format=pdf&lang=pt

 

Texto 4. DEROSSI, Ingrid Nunes; FREITAS-REIS, Ivoni. Uma educadora científica do século XIX e algumas questões sexistas por ela enfrentadas: Marie Curie superando preconceitos de gênero. Educ. quím,  Ciudad de México ,  v. 30, n. 4, p. 89-97,    2019 .

Disponível em:

http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-893X2019000400089

 

 

 

Debate sobre os textos de JAMAL; GUERRA (2022); Cardoso (2016) e DEROSSI; FREITAS-REIS (2019).

 

Orientação para a realização das atividades 2  

 

 20/03

Unidade I: Visão de Ciência e o Fazer do Cientista: vida e obra de Marie Curie.

 1.4 Recursos tecnológicos: radioatividade: o conceito, diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer.

 

 Texto 5  SOARES, V.; KISFALUDY, A. B.S. ; MARQUES,D.M.;

Análise da Introdução do livro de Marie Curie “Traité de Radioactivité. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces. Volume 20 especial, 2019 – pp. 195-201

Disponível em:

https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/44879/30988

 

Debate sobre os textos e   Orientação para a realização das atividades  3, que deverá ser pensada de maneira inclusiva.

 

 

 27/03

 Unidade II: Terra e Universoorigem do universo, composição do nosso sistema solar e movimentos planetários.

 

 Perspectivas sobre o ensino de ciências e BNCC

 Leituras prévias conforme roteiro

 Debate sobre os textos e orientação para a atividade 3

 

Entrega das atividades 1 e 2

03/04

 

Unidade II: Terra e Universoorigem do universo, composição do nosso sistema solar e movimentos planetários.

 Perspectivas  sobre o ensino de  ciências

 Leituras prévias conforme roteiro

Aula expositiva dialógica

 

10/04

Unidade II: Terra e Universoorigem do universo, composição do nosso sistema solar e movimentos planetários

Perspectivas  sobre o ensino de  ciências

 Leituras prévias conforme roteiro

Aula expositiva dialógica

  

Discussão sobre as propostas didáticas em elaboração

17/046

Unidade II: Terra e Universoorigem do universo, composição do nosso sistema solar e movimentos planetários

Perspectivas  sobre o ensino de  ciências

 Leituras prévias conforme roteiro

Aula expositiva dialógica

  

Discussão sobre as propostas didáticas em elaboração

 9ª

24/04

 Unidade III: Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações. Flutuação

Perspectivas  sobre o ensino de  ciências

 Leituras prévias conforme roteiro

Aula expositiva dialógica

Discussão sobre as propostas didáticas em elaboração

01/5

Feriado

 

 

 

10ª

08/05

 Unidade III: Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações. Flutuação

Perspectivas  sobre o ensino de  ciências

 Leituras prévias conforme roteiro

Aula expositiva dialógica

Entrega da atividade 3 (toda a turma)

 

 

11ª

15/05

Unidade III: Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações. Flutuação

 

Leituras prévias conforme roteiro

Apresentação das propostas didáticas (atividade 4)- Grupo 1 

 

Avaliação dos grupos Síntese  por parte dos ouvintes

(Atividade 5)

 

Discussão dos conteúdos científicos a partir das apresentações e avaliações

12ª

22/05

Unidade III: Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações. Flutuação

 

 Leituras prévias conforme roteiro

 

 Apresentação das propostas didáticas (atividade 4)- Grupo  2

 

Avaliação do grupos Síntese  por parte dos ouvintes

(Atividade 5)   

Discussão dos conteúdos científicos a partir das apresentações e avaliações

  

13ª

29/05

Unidade III: Ambiente: ar, água, solo e seres vivos – propriedades, características e interações. Flutuação

 

 Leituras prévias conforme roteiro

 

 Apresentação das propostas didáticas (atividade 4)- Grupo  3

 

Avaliação do grupos Síntese  por parte dos ou

vintes

(Atividade 5)   

Discussão dos conteúdos científicos a partir das apresentações e avaliações

  

14ª

05/6

Unidade IV: Ser humano e saúde: evolução da vida, doenças transmissíveis, doenças evitáveis, noções de nutrição.

 

 

 

 

 Leituras prévias conforme roteiro

 

 Apresentação das propostas didáticas (atividade 4)- Grupo  4

 

Avaliação do grupos Síntese  por parte dos ouvintes

(Atividade 5)   

Discussão dos conteúdos científicos a partir das apresentações e avaliações

  

15ª

12/06

Unidade IV: Ser humano e saúde: evolução da vida, doenças transmissíveis, doenças evitáveis, noções de nutrição.

 

 

 Leituras prévias conforme roteiro

 

 Apresentação das propostas didáticas (atividade 4)- Grupo  5

 

Avaliação do grupos Síntese  por parte dos ouvintes

(Atividade 5)   

Discussão dos conteúdos científicos a partir das apresentações e avaliações

  

16ª

19/06

 

 

 

Aula síntese e entrega da  atividade 5- Síntese final

17ª

26/06

 

 

 

Encerramento

Entrega de notas finais

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será processual, algumas em formato escrito, outras com apresentação escrita e oral, individuais ou em grupos, com as seguintes características e pontuações, com somatória de 100 pontos:

Atividade 1 –  Análises de artefatos culturais  com debate e apresentação escrita (20 pontos)

Atividade 2 –  Consulta à BNCC e análise crítica de livros didáticos com base na BNCC e nas perspectivas para o ensino de ciências- apresentação escrita e oral (20 pontos)

   Atividade 3-  Elaboração em grupo de proposta didática (com fundamentação teórica, de acordo com as normas da ABNT), utilizando metodologias ativas e inclusão com a utilização de metodologias ativas  (20 pontos).

Atividade 4 - Exposição da proposta didática com avaliação da turma (20 pontos). Cada grupo avaliará e será avaliado por dois grupos.

Atividade 5 - Escrever individualmente síntese dos assuntos apresentados durante o processo de aprendizagem propiciado pela apresentação dos grupos e debates em sala (20 pontos) + entrega de relatório do Círculo da Cultura

 

 

Observações importantes sobre a avaliação

Os processos avaliativos farão parte de todo o desenvolvimento de atividades no sentido de mediar o processo ensino- aprendizagem discente e orientar a ação da docente. A parte de inclusão será avaliada conjuntamente à disciplina Aprendizagem e Educação inclusiva

Com vista a responder a necessidade institucional de indicar a aprovação ou reprovação dos alunos, a/o discente deve alcançar valor de nota mínima de 60 pontos, como estabelecido pelas Normas de Graduação UFU.

A recuperação será processual, por meio do acompanhamento e devolutiva das atividades propostas com possibilidade de reelaboração e melhoria da qualidade, sempre que entregues nos prazos previstos.

As atividades serão realizadas individualmente ou em grupo, embora a proposta de trabalho explore vários momentos de ação coletiva e de interação.

Os critérios de avaliação serão embasamento teórico, pontualidade, criatividade, domínio do conteúdo e criticidade e inclusão, além do uso correto das normas gramaticais. Nessa perspectiva, as atividades avaliativas deverão ser entregues, pontualmente, em suas respectivas datas, agendadas a priori no cronograma.

Trabalhos com atraso serão recebidos, no máximo, após uma semana e valerão 30% a menos.

Nesse sentido, para o rigor cientifico, será pontuada a autoria do pensamento da/o estudante, não sendo permitido cópias da internet de outras resenhas, trabalhos, etc. 

As atividades que contiverem plágio total ou parcial, terão a nota anulada, sem chance de refazê-las.

As normas da ABNT devem ser seguidas e estão disponíveis em http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/459 1111  

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, [1998].

CHEVANNES, I. Aulas de Marie Curie: anotadas por Isabelle Chavannes em 1907. São Paulo: EDUSP, 2007.   

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2017. 

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.     

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997.

CIÊNCIA hoje na escola 5: ver e ouvir. 4. ed. Rio de Janeiro: Ciência Hoje, 2006.

CONCEIÇÃO, C.  C.S. E eu, eu não sou uma cientista?    Professoras Negras da Educação Profissional e Tecnológica. Salvador: Instituto Federal da Bahia, 2021. Disponível em :< https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/direitos-humanos/enfrentamento-ao-racismo/obras_digitalizadas/ebook_cientistas_negras_na_ept_5.pdf> Acesso em 13 de abr.2022.

LINSINGEN, L. V. Metodologia de ensino de ciências e biologia   Florianópolis: Biologia/EaD/UFSC, 2010. 122 p. Disponível em:< https://uab.ufsc.br/biologia/files/2020/08/Metodologia-do-Ensino-de-Ci%C3%AAncias-e-Biologia.pdf> Acesso em: 13 abr.2022.

 

MONTEIRO, E. P.; ZULIANI, S. R. Q. A.; ALMEIDA, A. W. B. de. Estudos culturais para o Ensino de Ciências em uma perspectiva crítica e pós-colonial: o caso da etnociência. Abrapec, p. 1-10, Florianópolis, 2017. Disponível em: Data de acesso: 17/08/2019.

MOURA, C. B. de; GUERRA, A. História cultural da ciência: um caminho possível para a discussão sobre as práticas científicas no Ensino de Ciências? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16. n. 3. pp. 725–748. dezembro 2016.  

NOGUEIRA, S; CANALLE, J. B. G. Astronomia: ensino fundamental e médio. Brasília: MEC/SEB; MCT; AEB, 2009. 

OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. (org.) Conteúdos Cordiais – Química humanizada para uma escola sem mordaças. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

PIAGET, J. A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record, 1946.  HEWITT, P. G. Física conceitual. São Paulo: Artmed, 2004.     

RODRIGUES, R. da S. A história da ciência e a experimentação na constituição do conhecimento escolar: a química e as especiarias. Dissertação de mestrado. Dissertação - Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2009. Disponível em: < http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_45b84b91a1081e0e5c4edca82977c292 > Data de acesso: 01/08/2019..

SANTOS, A.G. F.; QUEIROZ, G. R. P. C.;  DALMO, R. Conteúdos Cordiais: física humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021 – (Coleção culturas, direitos humanos e diversidades na educação em ciências).

 SCHIEL, D.; ORLANDI, A. S. (Org.). Ensino de ciências por investigação: projeto mão na massa. 2009. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livros_ensinodeciencias.html . Acesso em: 02 abr. 201.

SOUZA, S. de. Ensino de física centrado na experiência visual: um estudo com jovens e adultos surdos. Dissertação de mestrado.  Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190802 

STRIEDER, D. M.; STAUB, T. Perspectivas culturais e o Ensino de Ciências: vínculos e redimensionamento para a prática docente. Travessias, ed. 10, ISSN 1982-5935. Disponível em: < http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/issue/view/366/showToc>  Data de acesso: 15/07/2019.

TEIXEIRA, P.P.; OLIVEIRA; R.D.V.L.; QUEIROZ, G.R.P. (ORG)  Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça  . – 1. ed. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. – (Coleção culturas, direitos humanos e diversidades na educação em ciências)

TERUYA, L. C. A química e suas interfaces no cenário sociocultural. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo – USP, 2018. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46136/tde-08022019-133020/pt-br.php>  Data de acesso: 01/08/2019

VIEIRA, M. J. G. Um olhar sobre o corpo em escola indígena: diálogos entre o ensino de Ciências e as concepções dos alunos do 8º ano do ensino fundamental. Dissertação de mestrado – UFS, 2017.Disponível em: < http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFS2_edc42dcaa7b0487b08186ebed6213e8e>  Data de acesso: 01/08/2019.


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Documento assinado eletronicamente por Claudiene Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/02/2023, às 00:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4253827