|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Visão geral da atuação técnica, social e ambiental dos estudantes, dos engenheiros e da engenharia. Conteúdos de educação das relações étnico-raciais e diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. Inovação, startups, empreendedorismo. Conceitos Básicos de Gestão de Projetos. Conceitos fundamentais para desenvolvimento de aplicações Internet e uso de Computação em nuvem.
JUSTIFICATIVA
A passagem dos estudantes para o Ensino Superior, provenientes do Ensino Médio, cada vez mais jovens, deve ser feita de forma a permitir o seu pleno desenvolvimento na profissão almejada levando em conta os aspectos técnicos, sociais e ambientais. Para tanto, é importante que haja um conhecimento profundo sobre as potencialidades da Instituição de Ensino que os acolhe, da abrangência da área de atuação do profissional e do curso escolhido. Esta disciplina, de caráter informativo, tem a função de preencher esta lacuna imediatamente após o ingresso dos estudantes sendo, portanto, oferecida no primeiro período do Curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia de Computação, da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Universidade Federal de Uberlândia, além de mostrar as vertentes da futura profissão. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: 1. Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes); 2. Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos, Colegiados); 3. Conhecer os conceitos básicos associados à Engenharia de Computação; 4. Compreender a importância das simulações, das pesquisas acadêmico-científicas e dos projetos na área da Engenharia de Computação; 5.Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros; 6.Vivenciar experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais. 7. Conhecer as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público 8. Conscientização e Ação para preservação do meio ambiente 9. Histórico de descoberta de materiais e aplicações em Engenharia 10. Desenvolver habilidades relacionadas com Empreendedorismo e Inovação 11. Desenvolver habilidades relacionadas com Gestão de Projetos 12. Desenvolver e aprender conceitos relacionados ao Curso de Engenharia de Computação e o estado da arte da área 13. Conhecer os mercados local, nacional e internacional e as perspectivas profissionais para os próximos anos. 14. Aprender Conceitos iniciais para o desenvolvimento de aplicações Internet e uso de Computação em Nuvem. |
PROGRAMA
1. A graduação em Engenharia de Computação da UFU
1.1. Princípios e objetivos
1.2. Perfil do egresso
1.3. Estrutura curricular
1.4. Estrutura física
1.5. Regulamento (UFU e do Colegiado)
2. Palestras
2.1. Técnicas de desenvolvimento de competências interpessoais;
2.2. Atuação do Conselho de Classe – CREA;
2.3. Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem;
2.4. Projetos em engenharia;
2.5. Comunicação profissional;
2.6. Efeito nocivo do uso de drogas;
2.7. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº13.425 de 30 de março de 2017.
3. Pesquisas tecnológicas
3.1. Caracterização
3.2. Ética
3.3. Tipos
3.4. Métodos
3.5. Organização
4. Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais
4.1. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo
4.2. Tratamento da questão racial no cotidiano
4.3. Ética e Cidadania
4.4. Culturas afro-brasileira e indígena
4.5. Diversidade Regional e Local
METODOLOGIA
Este componente curricular será ministrado como uma Atividade Acadêmica Remota Emergencial, atendendo à conjuntura atual que está regulamentada pela Resolução 07/2020 do CONGRAD.
As atividades serão realizadas utilizando duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à Internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line).
Plataformas que serão utilizadas:
Modalidade síncrona (on-line): Microsoft Teams ou Google Meet.
Modalidade assíncrona (off-line): Moodle, Microsoft Teams, Youtube.
Atividades síncronas:
Atividades: Aulas expositivas, palestras de temas diversos e apresentação de seminário.
Carga horária: 2 horas-aula semanais, totalizando 24 horas.
Horário: Às quartas-feiras das 08h50 às 10h30, nos dias: 14/07; 28/07; 04/08; 11/08; 25/08; 08/09; 15/09; 29/09; 06/10; 20/10; 27/10 e 03/11
Acesso: Os alunos receberão as devidas instruções e o link de acesso às aulas online que serão realizadas na plataforma Microsoft Teams ou Google Meet
Atividades assíncronas:
Atividades: Leitura de material complementar, videoaulas, questionário sobre Guia Acadêmico, estudo de temas relacionados à área de Engenharia de Computação para a preparação de um seminário.
Carga horária: Total de 08 horas.
Acesso: Os alunos receberão as instruções para terem acesso a todo conteúdo relativo às atividades assíncronas que serão disponibilizados no Moodle, Microsoft Teams e/ou Youtube.
Atendimento ao aluno:
Será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mail, aplicativos de mensagens ou reuniões através das plataformas Microsoft Teams ou Google Meet, em horários específicos a serem combinados com os discentes.
Verificação da assiduidade:
A verificação da assiduidade dos discentes será realizada a partir do controle da presença nas aulas e palestras realizadas na modalidade síncrona, assim como pelo atendimento aos prazos de entrega dos itens de avaliação. Para controle, serão utilizadas as emissões de presença do Software Microsoft TEAMS.
AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina será realizada da seguinte forma:
Total de pontos distribuídos: 100 pontos
BIBLIOGRAFIA
Bibliografia especial:
Serão disponibilizados conteúdos complementares para acesso online e, além disso, os estudantes terão acesso à bibliografia disponibilizada online pela biblioteca da UFU, periódicos que disponibilizam gratuitamente acesso à base de periódicos e links de livros gratuitos fornecidos pelas editoras.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
1. BAZZO, W. A.; PEREIRA, L.T.V. Introdução a Engenharia. Florianópolis: UFSC, 2000.
2. BASTOS, L.R. et al. Manual para a Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa, Teses, Dissertações, Rio de Janeiro: LTC, 2000.
3. OLIVEIRA, I. (Org.). Relações raciais e educação: novos desafios. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
1. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2000.
2. BARROS, A. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia Científica: Um Guia para a Iniciação Científica. São Paulo: Makron Books, 1986.
3. SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3.ed. Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. Florianópolis-SC, 2001.
4. LINSLNGEN, I. V. et al. (Org.). Formação do Engenheiro: desafios da atuação docente, tendências curriculares e questões contemporâneas da educação tecnológica. Ed. UFSC, Florianópolis, 1999.
5. MOREIRA, A.F.B.; SILVA, T.T. da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
6. RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V.A.M.; NASCIMENTO, J.G. (Org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012. SILVA, T.T. da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 8. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alexandre Cardoso, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/06/2021, às 09:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2851164 e o código CRC B30B832F. |
Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 | SEI nº 2851164 |