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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Fisiologia celular e neurofisiologia. Sistema cardiovascular. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema renal. Sistema endócrino. Sistema reprodutor.
JUSTIFICATIVA
A fisiologia no campo da odontologia constitui a base do conhecimento fundamental sobre funções integradas, das moléculas aos sistemas do organismo humano. Além disso, a disciplina de fisiologia atua como elo entre as diferentes disciplinas básicas. O seu oferecimento ao curso de Odontologia justifica-se, uma vez que o profissional a ser formado necessitária de conceitos da fisiologia para aplicação direta e indireta na rotina do atendimento odontológico.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Propiciar fundamentos para entender o funcionamento do corpo humano. |
Objetivos Específicos: |
PRelacionar aspectos fisiológicos com a atividade odontológica. |
PROGRAMA
1. Fisiologia celular e neurofisiologia:
1.1 Homeostasia; 1.2. Compartimentos dos líquidos corporais: líquido intracelular e extracelular; 1.3. Bioeletrogênese; 1.4. Potenciais de membrana; 1.5. Potencial de ação; 1.6. Sinapse e transmissão sináptica; 1.7. Contração e excitação do músculo esquelético, liso e cardíaco; 1.8. Junção neuromuscular; 1.9. Organização funcional do sistema nervoso central e periférico; 1.10. Sistema somatossensorial; 1.11. Mecanotermorreceptores e termorreceptores; 1.12. Sensibilidade dolorosa sistêmica e trigeminal e sua modulação; 1.13. Sentidos especiais: gustação e olfação; 1.14. Sistema motor e reflexos medulares; 1.15. Sucção e mastigação; 1.16. Sistema nervoso autônomo; 1.17. Termorregulação.
2. Sistema cardiovascular: 2.1. Contratilidade cardíaca. 2.2. Excitação rítmica do músculo cardíaco. 2.3. Mecanismos de controle da pressão arterial. 2.4. Eletrocardiograma.
3. Sistema respiratório: 3.1. Mecânica da ventilação pulmonar; 3.2. Princípios físicos das trocas
gasosas; 3.3. Transporte de oxigênio e de dióxido de carbono;
3.4. Regulação da respiração.
4. Sistema digestório: 4.1. Aspectos da fisiologia do sistema digestório na mastigação; 4.2. Mecanismo de secreção salivar; 4.3. Deglutição; 4.4. Princípios gerais da função gastrintestinal; 4.5. Motilidade e funções secretoras do trato gastrintestinal; 4.6. Digestão e absorção no trato gastrintestinal.
5. Sistema renal: 5.1. Formação de urina pelos rins: filtração glomerular e transporte ao longo do néfron; 5.2. Controle do volume e osmolaridade do líquido extracelular.
6. Sistema endócrino: 6.1. Características gerais do sistema endócrino; 6.2. Natureza química e mecanismo de ação dos hormônios; 6.3. Eixo Hipotálamo-hipófise-glândulas; 6.4. Fisiologia da tireóide e adrenal; 6.5. Controle do metabolismo de cálcio e fósforo; 6.6. Pâncreas endócrino; 7. Sistemas reprodutores masculino e feminino.
*Existindo necessidade de avaliação fora de época, a mesma será realizada segundo as Normas da Graduação (RESOLUÇÃO N 15/2011 CONGRAD).
**NÃO HAVERÁ AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA PARA ALUNOS COM DESEMPENHO INFERIOR A 60% NO FINAL DA DISCIPLINA, ESTA REGRA SEGUE DIRETRIZES DO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA PARA TODOS OS CURSOS.
METODOLOGIA
A disciplina será ministrada na forma de aulas teóricas expositivas com a participação dos alunos, pelo incentivo constante de diálogos sobre o tema em questão. Também poderão serão utilizados seminários, debates, painéis, estudos dirigidos, aulas expositivas, exposições dialogadas, desenvolvimento de pesquisas, demonstrações, oficinas, realização de experimentos, dinâmicas de grupo, exercícios. Para as aulas teóricas serão utilizados projetor multimídia, quadro e giz, lousa branca, recursos audiovisuais, retroprojetor, data- show, projeção de vídeos e animações feitas em computador, além de lousa/quadro e giz/pince1. Algumas aulas práticas laboratoriais poderão ser ofertadas em alguns módulos, com a possível participação de alunos como voluntários. Ressalta-se que as aulas práticas utilizando animais foram substituídas por vídeos ilustrativos sobre o funcionamento dos sistemas fisiológicos e/ou aulas práticas virtuais.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
22/05 Apresentação da disciplina; Célula, ambiente interno e homeostasia; Membrana celular (estrutura e transporte de substâncias)
29/05 Sinapses. Potenciais elétricos transmembrana, Potencial de ação;
30/05 Transmissão neuromuscular. Aula prática sobre movimentação iônica e potenciais de ação. Contração do músculo estriado esquelético e contração do músculo liso; Acoplamento excitação-contração
05/06 Organização do Sistema Nervoso e Transmissão Sináptica;
06/06 Receptores e vias de transdução de sinal
12/06 Receptores sensoriais e sensações somáticas, sistemas motores e termoreceptores.
13/06 Sistema Nervoso Autonômo
19/06 Nocicepção
20/06 Avaliação de Fisiologia celular e Neurofisiologia (21 pontos) e entrega de trabalhos neurofisiologia e Fisiologia celular (4 pontos).
26/06 Atividade elétrica cardíaca, frequência cardíaca
27/06 Contração cardíaca
03/07 Ciclo cardíaco; Vídeos de controle da frequência cardíaca e contração cardíaca.
04/07 Hemodinâmica cardiovascular.
10/07 Prática de medida de pressão arterial
11/07 Mecanismos de regulação da pressão arterial, vasodilatação e vasoconstrição e eletrocardiograma
17/07 Mecanismos de regulação da pressão arterial II
18/07 Vasodilatação e vasoconstrição e eletrocardiograma II
24/07 Mecânica respiratória e regulação central da ventilação
25/07 Transporte de gases no sistema respiratório e vascular
31/07 Avaliação de Fisiologia Cardiovascular e Respiratória (21 pontos) e Entrega de trabalhos (4 pontos).
01/08 Mastigação e Secreção salivar
07/08 Regulação neuro-humoral do sistema gastrointestinal.
08/08 Sistema gástrico e sua relação com órgãos do sistema digestório
14/08 Secreções gastrointestinais , fisiologia da vesícula biliar e pancreático
15/08 Digestão e absorção de água, íons e nutrientes
21/08 Regulação de Fisiologia do sistema gastrointestinal e Mecanismos de concentração e diluição da urina, regulação da urina e sistema urinário
22/08 Funcionamento dos rins, filtração glomerular
28/08 Coleta de saliva para consultório odontológico
29/08 Avaliação de digestório e renal (21 pontos)
04/09 Introdução a Fisiologia endócrina, Sistema hipotálamo/hipótese, Hormônios masculinos e femininos
05/09 Fisiologia da tireóide e adrenais
11/09 Fisiologia do pâncreas endócrino
12/09 Avaliação de Endócrino e Reprodutor (21 pontos)
18/09 Entrega de trabalhos finais (4 pontos entrega de trabalhos gastrointestinal e 4 de endocrinologia)
19/09 Entrega de notas finais
AVALIAÇÃO
Fisiologia Celular e Neurofisiologia (25 pontos)
1 prova ( 21 pontos) e 04 pontos de atividades (relatório de atividades práticas, discussão de artigos, trabalho, etc.)
Fisiologia Cardiovascular e Respiratória (25 pontos)
1 prova ( 21 pontos) e 04 pontos de atividades (relatório de atividades práticas, discussão de artigos, trabalho, etc.)
Fisiologia Digestório e Renal (25 pontos)
1 prova ( 21 pontos) e 04 pontos de atividades (relatório de atividades práticas, discussão de artigos, trabalho, etc.)
Fisiologia Endocrinologia e Reprodutor (25 pontos)
1 prova ( 21 pontos) e 04 pontos de atividades (relatório de atividades práticas, discussão de artigos, trabalho, etc.)
Recuperação cumulativa: 100 pontos para alunos que não atingirem 60 pontos durante as provas prévias.
Deve-se seguir o art. 163 das Normas Gerais da Graduação vigentes na UFU e as normas do Projeto Pedagógico do Curso.)
Prova de Recuperação:
Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).
O aluno que atender aos critérios citados no artigo 141 da RESOLUÇÃO CONGRAD N° 46, de 28 de março de 2022, terá direito a uma avaliação de recuperação.
BIBLIOGRAFIA
Básica
AIRES, M. M. Fisiologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2013.
BERNE, R.M.; LEVY, N. M.; KOEPPEN, B. M.; STANTON, B.A. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
GUYTON, A. C.; HALL J. E. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2016
Complementar
BALDO M. V. C; REGATÃO M. C. Fundamentos de odontologia: fisiologia oral. l á ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
BRADLEY, R. M. Fisiologia oral básica. São Paulo: Panamericana, 1981. 195 p.
DOUGLAS, C. R. Fisiologia aplicada à prática odontológica. São Paulo: Pancast, 1988. SÁ FILHO, F. P. G. Fisiologia oral. São Paulo: Santos Ed., 2004. 247 p.
SÁ FILHO, F. P. G. Fisiologia oral. São Paulo: Santos Ed., 2004. 247 p.
SINGI, G. Fisiologia para odontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Robinson Sabino da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 21/05/2024, às 23:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.028848/2024-77 | SEI nº 5423905 |