UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Telefone: 34-3239-4169 - Bloco 1H01
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

 

 

Componente Curricular:

GEOGRAFIA DO BRASIL NORDESTE E AMAZÔNIA

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

GGE033

Período/Série:

8º período

Turma:

G2

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

00

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

  )

Professor(A):

VITOR RIBEIRO FILHO

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma G: Quinta-feira das 19 h às 22:30 h

 

EMENTA

Delimitação do espaço amazônico e sua caracterização na estrutura espacial brasileira. A dinâmica dos ecossistemas na Amazônia. A dinâmica socioeconômica e a produção do espaço amazônico. A exploração dos recursos naturais amazônicos e os impactos socioambientais.

Delimitação do espaço nordestino e sua caracterização na estrutura espacial brasileira. As diferenças intra-regionais do Nordeste brasileiro. Políticas de desenvolvimento para o Nordeste brasileiro: impasses e perspectivas. As riquezas naturais e sua apropriação: implicações no espaço geográfico.

 

 

JUSTIFICATIVA

Os conteúdos desenvolvidos ao longo do curso irão permitir que o aluno possa compreender a produção do espaço de duas regiões distintas e complexas no contexto do território brasileiro, como é o caso da Amazônia e do Nordeste. Por outro lado, o programa destaca as grandes questões e as perspectivas para essas duas regiões na estrutura espacial brasileira, tais como: ecossistema, biodiversidade, sustentabilidade, impactos ambientais, economia e dinâmica regional recente. Neste sentido, o programa da disciplina Geografia do Brasil Nordeste e Amazônia está articulado ao projeto pedagógico do curso e das demais atividades curriculares.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o processo de produção e organização do espaço das regiões da Amazônia e do Nordeste brasileiro, a partir da formação territorial, da biodiversidade, sociodiversidade e da dinâmica socioeconômica.

 

Objetivos Específicos:

- Conhecer os ecossistemas do Nordeste e da Amazônia em relação a sua biodiversidade, sociodiversidade e sustentabilidade;

- Analisar a produção do espaço amazônico e nordestino em relação aos recursos naturais, a dinâmica socioeconômica e os impactos ambientais,

- Compreender as políticas de desenvolvimento para a Amazônia Legal e o Nordeste brasileiro;

- Caracterizar as diferenças intra-regionais da Amazônia e do Nordeste na configuração espacial brasileira.

 

 

PROGRAMA

1. Amazônia: biodiversidade, sociodiversidade e impactos ambientais

1.1. A organização do espaço amazônico e sua caracterização na estrutura espacial brasileira;

1.2. A dinâmica dos ecossistemas na Amazônia;

1.3. A transformação socioeconômica e a produção do espaço amazônico;

1.4. A exploração dos recursos naturais amazônicos e os impactos socioambientais.

 

2. Nordeste: território, desigualdades sociais e políticas públicas.

2.1. A organização do espaço nordestino e sua caracterização na configuração espacial brasileira;

2.2. O ecossistema do Nordeste, a apropriação dos recursos naturais e suas implicações na produção do espaço;

2.3. As diferenças intra-regionais do Nordeste brasileiro;

2.4. Políticas de desenvolvimento para o Nordeste brasileiro: impasses e perspectivas.

 

 

TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM*     (X ) NÃO

 

METODOLOGIA

6.1. Técnicas de ensino: aulas expositivas e dialogadas, debates, estudos dirigidos, palestras, orientação individual e de equipe, dinâmica de grupos.
6.2. Recursos didáticos: quadro e giz, lousa branca, recursos audiovisuais (data-show, tv, vídeos e aparelho de som).
6.3. Atendimento ao aluno: será realizado de forma presencial, nas segundas-feiras, das 14h às 16h30, Bloco 1H – sala 16 - Campus Santa Mônica; ou nas quintas-feiras,
após o término da aula, na sala 5S 102, Campus Santa Mônica. Poderá haver atendimento por via remota, através do e-mail do docente (ribeirofilho.vitor@gmail.com), ou por meio da utilização da Plataforma Google Meet, desde que agendado com antecedência mínima de 48 horas, de acordo com a demanda e disponibilidade dos discentes e do docente.
6.4. Disponibilização dos materiais da disciplina: estão no link:  https://drive.google.com/drive/folders/1TO1ytQ8KmRPbQ6ZfOM3oSbdiCqyjOrwi?usp=sharing

 

AVALIAÇÃO

 Critérios de correção das atividades avaliativas:

 

7.1. Análise e discussão de textos: domínio do conteúdo; análise crítica e conceitual dos textos.

7.2. Prova individual: domínio da bibliografia; abordagem das ideias fundamentais do conteúdo; argumentação, coerência e sequência lógica das ideias.

7.3. Apresentação de temas: domínio dos temas e conceitos; clareza e objetividade; planejamento e organização do trabalho;  estrutura da apresentação e qualidade dos slides.

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Análise e discussão de textos

01/02/2024

20

Prova individual

22/02/2024

30

Apresentação de temas

07/03/2024

15

Análise e discussão de textos

28/03/2024

20

Apresentação de temas

11/04/2024

15

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Prova individual

18/04/2024

100

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

AB’SÁBER, A N. Sertões e sertanejos: uma geografia humana sofrida. In: Estudos Avançados. Dossiê Nordeste Seco. São Paulo: IEA/USP, v. 13, n. 36, maio/agosto, 1999, p. 7-59.

ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econômica do Nordeste: o espaço e a economia nordestina. São Paulo: Atlas, 1987.

BECKER, Bertha K. Amazônia. São Paulo: Ática, 1990.

FEARNSIDE, Philip M. Desmatamento na Amazônia brasileira: história, índices e consequências. Megadiversidade, 1 (1), 2005. p. 113-123.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1974.

GONÇALVES, C.W.P. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.

OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma Re(li)gião: SUDENE, Nordeste, planejamento e conflitos de classes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

 

Complementar

AB’SÁBER, A N. A Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EDUSP, 1997.

BECKER, Bertha K. Geopolítica da Amazônia: a nova fronteira de recursos. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

COELHO, Jorge. As secas do Nordeste e a indústria das secas. Petrópolis: Vozes, 1982.

ESTUDOS AVANÇADOS – Dossiê Amazônia Brasileira I. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados – vol.1, nº 1 (1987). São Paulo: IEA, 1987. Periódico

FREYRE, Gilberto. Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil. São Paulo: Global, 2004.

FURTADO, Celso. O Nordeste e a saga da SUDENE – 1958 – 1964. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.

MARANHÃO, Silvio. A questão Nordeste: estudos sobre formação histórica, desenvolvimento e processos políticos e ideológicos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

MEGGERS, B. Amazônia: a ilusão de paraíso. Belo Horizonte / São Paulo: Itatiaia / Edusp, 1987. (Coleção Reconquista do Brasil v.113).

OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma Re(li)gião: SUDENE, Nordeste, planejamento e conflitos de classes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

SALATTI, Eneas. Amazônia: desenvolvimento, integração e ecologia. São Paulo: Brasiliense, 1983.

TUPIASSU, A. A. Os grandes projetos da Amazônia e a questão regional: nacional do Brasil”. In: O Grandes Projetos da Amazônia: impactos e perspectivas. Cadernos do NAEA nº 9. Belém: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, 1987. 149-163.Periódico.

WAGLEY, C. Uma comunidade Amazônica: estudo do homem nos trópicos. São Paulo: Ed. Nacional, 1977.

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024

 


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Documento assinado eletronicamente por Vitor Ribeiro Filho, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/01/2024, às 09:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015469