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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Delimitação do espaço amazônico e sua caracterização na estrutura espacial brasileira. A dinâmica dos ecossistemas na Amazônia. A dinâmica socioeconômica e a produção do espaço amazônico. A exploração dos recursos naturais amazônicos e os impactos socioambientais.
Delimitação do espaço nordestino e sua caracterização na estrutura espacial brasileira. As diferenças intra-regionais do Nordeste brasileiro. Políticas de desenvolvimento para o Nordeste brasileiro: impasses e perspectivas. As riquezas naturais e sua apropriação: implicações no espaço geográfico.
JUSTIFICATIVA
Os conteúdos desenvolvidos ao longo do curso irão permitir que o aluno possa compreender a produção do espaço de duas regiões distintas e complexas no contexto do território brasileiro, como é o caso da Amazônia e do Nordeste. Por outro lado, o programa destaca as grandes questões e as perspectivas para essas duas regiões na estrutura espacial brasileira, tais como: ecossistema, biodiversidade, sustentabilidade, impactos ambientais, economia e dinâmica regional recente. Neste sentido, o programa da disciplina Geografia do Brasil Nordeste e Amazônia está articulado ao projeto pedagógico do curso e das demais atividades curriculares.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender o processo de produção e organização do espaço das regiões da Amazônia e do Nordeste brasileiro, a partir da formação territorial, da biodiversidade, sociodiversidade e da dinâmica socioeconômica.
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Objetivos Específicos: |
- Conhecer os ecossistemas do Nordeste e da Amazônia em relação a sua biodiversidade, sociodiversidade e sustentabilidade; - Analisar a produção do espaço amazônico e nordestino em relação aos recursos naturais, a dinâmica socioeconômica e os impactos ambientais, - Compreender as políticas de desenvolvimento para a Amazônia Legal e o Nordeste brasileiro; - Caracterizar as diferenças intra-regionais da Amazônia e do Nordeste na configuração espacial brasileira.
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PROGRAMA
1. Amazônia: biodiversidade, sociodiversidade e impactos ambientais
1.1. A organização do espaço amazônico e sua caracterização na estrutura espacial brasileira;
1.2. A dinâmica dos ecossistemas na Amazônia;
1.3. A transformação socioeconômica e a produção do espaço amazônico;
1.4. A exploração dos recursos naturais amazônicos e os impactos socioambientais.
2. Nordeste: território, desigualdades sociais e políticas públicas.
2.1. A organização do espaço nordestino e sua caracterização na configuração espacial brasileira;
2.2. O ecossistema do Nordeste, a apropriação dos recursos naturais e suas implicações na produção do espaço;
2.3. As diferenças intra-regionais do Nordeste brasileiro;
2.4. Políticas de desenvolvimento para o Nordeste brasileiro: impasses e perspectivas.
TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* (X ) NÃO |
METODOLOGIA
6.1. Técnicas de ensino: aulas expositivas e dialogadas, debates, estudos dirigidos, palestras, orientação individual e de equipe, dinâmica de grupos.
6.2. Recursos didáticos: quadro e giz, lousa branca, recursos audiovisuais (data-show, tv, vídeos e aparelho de som).
6.3. Atendimento ao aluno: será realizado de forma presencial, nas segundas-feiras, das 14h às 16h30, Bloco 1H – sala 16 - Campus Santa Mônica; ou nas quintas-feiras,
após o término da aula, na sala 5S 102, Campus Santa Mônica. Poderá haver atendimento por via remota, através do e-mail do docente (ribeirofilho.vitor@gmail.com), ou por meio da utilização da Plataforma Google Meet, desde que agendado com antecedência mínima de 48 horas, de acordo com a demanda e disponibilidade dos discentes e do docente.
6.4. Disponibilização dos materiais da disciplina: estão no link: https://drive.google.com/drive/folders/1TO1ytQ8KmRPbQ6ZfOM3oSbdiCqyjOrwi?usp=sharing
AVALIAÇÃO
Critérios de correção das atividades avaliativas:
7.1. Análise e discussão de textos: domínio do conteúdo; análise crítica e conceitual dos textos.
7.2. Prova individual: domínio da bibliografia; abordagem das ideias fundamentais do conteúdo; argumentação, coerência e sequência lógica das ideias.
7.3. Apresentação de temas: domínio dos temas e conceitos; clareza e objetividade; planejamento e organização do trabalho; estrutura da apresentação e qualidade dos slides.
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Análise e discussão de textos |
01/02/2024 |
20 |
Prova individual |
22/02/2024 |
30 |
Apresentação de temas |
07/03/2024 |
15 |
Análise e discussão de textos |
28/03/2024 |
20 |
Apresentação de temas |
11/04/2024 |
15 |
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”. Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf
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Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Prova individual |
18/04/2024 |
100 |
Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
AB’SÁBER, A N. Sertões e sertanejos: uma geografia humana sofrida. In: Estudos Avançados. Dossiê Nordeste Seco. São Paulo: IEA/USP, v. 13, n. 36, maio/agosto, 1999, p. 7-59.
ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econômica do Nordeste: o espaço e a economia nordestina. São Paulo: Atlas, 1987.
BECKER, Bertha K. Amazônia. São Paulo: Ática, 1990.
FEARNSIDE, Philip M. Desmatamento na Amazônia brasileira: história, índices e consequências. Megadiversidade, 1 (1), 2005. p. 113-123.
FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1974.
GONÇALVES, C.W.P. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.
OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma Re(li)gião: SUDENE, Nordeste, planejamento e conflitos de classes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
Complementar
AB’SÁBER, A N. A Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EDUSP, 1997.
BECKER, Bertha K. Geopolítica da Amazônia: a nova fronteira de recursos. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
COELHO, Jorge. As secas do Nordeste e a indústria das secas. Petrópolis: Vozes, 1982.
ESTUDOS AVANÇADOS – Dossiê Amazônia Brasileira I. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados – vol.1, nº 1 (1987). São Paulo: IEA, 1987. Periódico
FREYRE, Gilberto. Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil. São Paulo: Global, 2004.
FURTADO, Celso. O Nordeste e a saga da SUDENE – 1958 – 1964. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.
MARANHÃO, Silvio. A questão Nordeste: estudos sobre formação histórica, desenvolvimento e processos políticos e ideológicos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
MEGGERS, B. Amazônia: a ilusão de paraíso. Belo Horizonte / São Paulo: Itatiaia / Edusp, 1987. (Coleção Reconquista do Brasil v.113).
OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma Re(li)gião: SUDENE, Nordeste, planejamento e conflitos de classes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
SALATTI, Eneas. Amazônia: desenvolvimento, integração e ecologia. São Paulo: Brasiliense, 1983.
TUPIASSU, A. A. Os grandes projetos da Amazônia e a questão regional: nacional do Brasil”. In: O Grandes Projetos da Amazônia: impactos e perspectivas. Cadernos do NAEA nº 9. Belém: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, 1987. 149-163.Periódico.
WAGLEY, C. Uma comunidade Amazônica: estudo do homem nos trópicos. São Paulo: Ed. Nacional, 1977.
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024
Documento assinado eletronicamente por Vitor Ribeiro Filho, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/01/2024, às 09:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015469 |