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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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Professor(A): |
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EMENTA
Fundamentos históricos e sociais do sistema educacional brasileiro. A Lei 9.394/96(LDB) e a realidade educacional e o processo de elaboração e implementação das políticas sociais; a gestão, o controle e o financiamento da política educacional brasileira; tendências do atual Sistema Nacional de Educação, política educacional local. Elementos básicos da gestão da educação.
JUSTIFICATIVA
O estudo das políticas educacionais e gestão da educação pressupõe uma compreensão teórica da dinâmica do Estado, diferentes concepções de Estado e de escola. O conhecimento e a análise das experiências concretas de políticas e projetos educacionais implementados pelo Estado, em redes públicas de ensino possibilitando mudanças significativas no sentido de reformular os compromissos e diretrizes da Constituição Federal de 1988.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os mecanismos e estratégias que favoreçam a construção de políticas públicas educacionais em diversos contextos da realidade brasileira e a repercussão na prática docente e as implicações sociais, econômicas e financeiras á sociedade. |
Objetivos Específicos: |
- Contextualizar a sociedade e sua influência na elaboração de políticas públicas. - Analisar historicamente o sistema educacional no Brasil e as condições de sua implementação. - Compreender o contexto em que a Lei de Diretrizes e Base foi gerada e suas consequências na estrutura do sistema. - Conhecer os elementos básicos da gestão democrática da educação. |
PROGRAMA
Unidade I: Fundamentos históricos do sistema educacional brasileiro
1.1 - Brasil Colônia, Império e 1ª República,
1.2 - Era Vargas, Ditadura Militar de 1964,Redemogcratização e Atualidades educacionais.
1.3 - Neoliberalismo e Educação
Unidade II: A definição e implementação das políticas públicas e sociais.
2.1 - A relação Estado, sociedade e educação.
2.2 - Natureza e desenvolvimento das políticas sociais.
2.3 - A política educacional no contexto das políticas sociais.
2.4 A trajetória da política educacional brasileira: gestão, controle e financiamento.
Unidade III : Os novos modelos de atuação do Estado e suas implicações na política educacional brasileira.
3.1 - O contexto sócio-econômico e político e as Reformas Educacionais no Brasil desde 1980.
3.2 - O redesenho do espaço educacional público x privado.
Unidade IV : A Lei 9.394/96 e a realidade educacional.
4.1 - O contexto da aprovação da LDB.
4.2 - Os princípios norteadores da LDB.
4.3 - Educação básica no Brasil -
4.4 - Educação superior no Brasil
METODOLOGIA
A disciplina será ofertada em três momentos distintos e importantes: 1- aula expositiva, com problematização da temática e interação dialógica com os estudantes com a realização de seminários, com temas voltados para as concepções de educação .
"Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos. Ao longo da disciplina, considerando-se 60 pontos como o mínimo necessário para a/o estudante ser aprovada/o, conforme Resolução n.º 15/2011, do Conselho de Graduação, que contém as Normas Gerais de Graduação. O aluno que obtiver 45,0 pontos terá como fazer atividades de recuperação.
Resumos coletivos - 10 pontos.
Texto individuais - 10 pontos.
Avaliação - 40 pontos
Seminário - 40 pontos
BIBLIOGRAFIA
Básica
FREITAG, Barbara. Escola, estado e sociedade.S.P:Moraes,1980.
GENTILLI, Pablo Alencar; SILVA, T. Educar na esperança em tempos de desencanto.7ª ed.petropólis:RJ,Vozes,2007.
PARO, Vitor. Gestão democrática da escola pública.S.P:Ática,2002.
Complementar
FERREIRA,Naura Syria, CATANI, Afrânio Mendes & AGUIAR, Marcia Angela.(orgs).Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos.S.P:Cortez,2001.
SAVIANI, D. Política e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1986.
SHIROMA, E. Oto. EVANGELISTA, Olinda. MORAES, M. Célia. Política Educacional. R.J: DP7A,2002.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Vânia Aparecida Martins Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/08/2023, às 13:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 | SEI nº 4733628 |