UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História do Brasil Colonial

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal ICHPO 

Código:

ICHPO32302

Período/Série:

3º. Período

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Aurelino José Ferreira Filho

Ano/Semestre:

2023-1

Observações:

 

 

EMENTA

O império ultramarino português na América e as sociedades ameríndias. A sociedade colonial luso- brasileira em sua dinâmica sociocultural, religiosa e econômica entre os séculos XVI e XIX. A escravidão colonial.  Movimentos de sedição e a crise do sistema colonial português na América.

JUSTIFICATIVA

A compreensão de processos históricos em que não se separam clivagens sociais, econômicas e culturais na, e em relação às conjunturas mais complexas do império ultramarino português e da sociedade colonial da América portuguesa como pressuposto básico para a formação do discente, futuro professor-pesquisador em história

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender aspectos da extensão do império ultramarino português na América; exploração da mão de obra, alianças, trocas e resistências indignas no processo de colonização da América portuguesa; aspectos econômicos, administrativos e políticos da e na relação metrópole | colônia na América portuguesa nos quadros do sistema colonial; aspectos socioculturais, religiosos, econômicos, políticos e administrativos da sociedade colonial na América portuguesa; movimentos de sedições e de resistências na sociedade colonial luso-brasileira.

Objetivos Específicos:

- Compreender os processos históricos da História do Brasil Colonial a partir da perspectiva da História Social;

- Discutir a dinâmica a América Colonial Portuguesa no contexto do império ultramarino português;

- Apresentar o debate historiográfico sobre a História do Brasil Colonial.

PROGRAMA

UNIDADE I: Historiografia colonial, perspectivas recentes: América portuguesa

UNIDADE II:  indigenimo,  indianismo e protagonismos indígenas

UNIDADE IV: sociedade colonial e escravismo

UNIDADE V: Rebeliões, crise e transição colonial

METODOLOGIA

 

 Leituras obrigatórias e análise dos materiais indicados realização, de trabalhos e prova previstos no Plano de ensino.

AVALIAÇÃO

7.1. Critérios de avaliação: Capacidade de desconstruir e reconstruir, sistematizar e socializar, individual e coletivamente o Programa desenvolvido a partir de uma perspectiva crítica, reflexiva e autônoma. Analisar situações, projetos, memórias, relações e campos de força nos diferentes processos históricos analisados; identificar diferentes abordagens historiográficas e análises desenvolvidas ao longo da disciplina;

7.2. Instrumentos de Avaliação:  Relatório de leituras (1 Relatório):  40 pontos | Apresentação individual de Seminário: 40 pontos |Participação ( mínimo 80 %):  20 pontos: Total 100 pontos.

7.2.1 Critérios de elaboração e avaliação do Relatório de leitura: Compreensão, problematização e exposição da temática abordada/ Argumentação e escrita clara, coerente e lógica/ Capacidade de dialogar e estabelecer relações, com citação nominal, com e entre os (a) autores (a) utilizados na construção da temática:| Observância das normas de ABT:

7.2.2. Critério de avaliação da prova individual: A prova será constituída por elaboração de argumentação\resposta de uma ou mais questões, compreendendo partes ou todo o programa desenvolvido na disciplina.  Compreensão, problematização e exposição do conteúdo / Argumentação e escrita clara, coerente e lógica / Capacidade de dialogar e estabelecer relações, com citação nominal, com e entre os (a) autores (a) utilizados na construção da resposta.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BUENO, Lucas.  Arqueologia do povoamento inicial da América ou História Antiga da América: quão antigo pode ser um ‘Novo Mundo’? Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 14, n. 2, 2019.

CORRÊA, Dora Shellard. Historiadores e cronistas e a paisagem da colônia no Brasil. Rev. Bras. Hist. vol.26 no.51 São Paulo Jan./June. 2006 (Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 26, nº 51, p. 63-87 - 2006).

SIQUEIRA, Lucília. O nascimento da América portuguesa no contexto imperial lusitano. Considerações teóricas a partir das diferenças entre a historiografia recente e o ensino de História. Rev. HISTÓRIA, São Paulo, 2009.

Complementar

-FERLINI, Vera. Fazendos e engenhos do litoral vicentino: traços de uma economia esquecida (séculos XVI-XVIII). Rev. História (São Paulo), v.39, 2020.

-FRAGOSO, João. Modelos explicativos da chamada economia colonial e a ideia de Monarquia Pluricontinental: notas de um ensaio. Rev. História (São Paulo) v.31, n.2,  2012.

-LEITE, Maria Jorge dos Santos. Tráfico Atllântico, escravidão e resistência no Brasil. Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana Ano X, 2017.

-MARQUESE, Rafael de Bivar. A dinâmica da Escravidão no Brasil.  Resistência, tráfico negreiro e alforrias, séculos XVII a XIX. Rev. NOVOS ESTUDOS, n. 74, 2006. (https://www.scielo.br/pdf/nec/n74/29642.pdf)

- MONTEIRO, John. Redescobrindo os Índios da América Portuguesa: Incursões pela História Indígena e do Indigenismo. In: Tupis, Tapuias e Historiadores Estudos de História Indígena e do Indigenismo.Campinas, 2001.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/08/2023, às 12:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 SEI nº 4703814