UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Biotecnologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

BIOQUÍMICA I

Unidade Ofertante:

IBTEC- CAMPUS UBERLÂNDIA

Código:

GBT 021

Período/Série:

Terceiro Período

Turma:

UNICA

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

44

Prática:

16

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

FOUED SALMEN ESPINDOLA

Ano/Semestre:

2022-1

Observações:

 

 

EMENTA

Fundamentos de bioquímica. Estrutura e função de biomoléculas. Aminoácidos, peptídeos e proteínas. Trabalhando com proteínas.   Desnaturação e enovelamento das proteínas. Função Proteica. Enzimas: cinética, mecanismo e regulação. Carboidratos: estrutura e função. Lipídeos: armazenamento, estrutural, sinalização, cofatores e pigmentos. Bioenergética. Ciclo do Ácido Cítrico. Fosforilação Oxidativa: Transferência de elétron em mitocôndrias e a síntese de ATP.

JUSTIFICATIVA

Ao final da disciplina o aluno será capaz de compreender os conhecimentos fundamentais sobre estrutura e função dos principais constituintes moleculares da célula. Ter uma visão global dos princípios gerais da Bioquímica I e dessa forma compreender os mecanismos moleculares que regem a função celular normal bem como em algumas alterações patológicas. Os conteúdos abordados na disciplina Bioquímica I permitem aos alunos o aprendizado dos conceitos fundamentais de Bioquímica Celular oferecendo-se noções básicas sobre a estrutura das biomoléculas e desenvolvendo com maior detalhamento, os aspetos relacionados a sua organização e funcionalidade. A disciplina oferece os conteúdos da   bioenergética e as reações bioquímicas para a compreensão do metabolismo celular. Foco nos aspetos da respiração celular abordando com detalhe o ciclo do ácido cítrico, a transferência de elétron na mitocôndria e a síntese de ATP. 

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Identificar a estrutura e a função dos componentes moleculares das células e de compostos químicos biologicamente importantes; descrever as reações realizadas pelas células vivas envolvidas nos processos energéticos e as oxidações biológicas.

Objetivos Específicos:

Trabalhar os conteúdos de modo integrativo e dinâmico.

Propor a busca e elaboração do conhecimento básico através do envolvimento em diferentes dinâmicas: resoluções de questões, vivências de novas práticas didáticas, leituras, compartilhamentos de materiais e apresentações de trabalhos que permitam a discussão de temas importantes relacionados à bioquímica. 

Compreender os conhecimentos fundamentais sobre estrutura e função dos principais constituintes moleculares da célula.

Ter uma visão global dos princípios gerais da Bioquímica e dessa forma compreender os mecanismos moleculares que regem a função celular normal bem como em  algumas alterações patológicas.

Permitir  o aprendizado dos conceitos fundamentais de Bioquímica Celular oferecendo-se noções básicas sobre a estrutura das biomoléculas e desenvolvendo com maior detalhamento, os aspectos relacionados a sua organização e funcionalidade.

Conhecer  métodos de análises qualitativas e quantitativos associados aos conteúdos trabalhados.

Objetivos específicos das aulas práticas:

Prática sobre aminoácidos e proteínas: Conhecer algumas propriedades químicas e físicas das proteínas, utilizadas em seu reconhecimento e em sua análise e quantitativa; Determinar se há presença de proteínas ou não nas soluções, por meio de reações de coloração, precipitação e desnaturaço das proteínas e por meio do efeito da adição de sais sobre a solubilidade das proteínas; Realizar reação específica para detecção de  proteínas (reação do Biureto); Realizar reação específica de detecção  de  aminoácidos (reação com a ninidrina); Verificar a alteração de solubilidade de proteínas em presença de soluções salinas e solventes orgânicos e verificar a ação de agentes desnaturantes.

Carboidratos e lipídeos: No final da execução dos protocolos de métodos de detecção e identificação de carboidratos o discente deverá saber: Executar testes quantitativos e qualitativos para reconhecimento de carboidratos e lipídeos; realizar o reconhecimento de carboidratos por meio de testes qualitativos utilizando-se o reagente de Benedict; Identificar as cetoses pelo teste de Seliwanoff; identificar açúcar redutores pela reação de Barfoed; Identificar polissacarídeos pelo método com iodo metálico; Diferenciar açucares pelo método de formação de osazonas; realizar o teste rápido para avaliação da glicemia pelo glicosímetro portátil; descrever o significado de cada teste realizado; caracterizar triacilgliceróis através de hidrólise alcalina (saponificação); evidenciar a formação de produtos de hidrólise (sabões) pelas suas propriedades;  caracterizar um esterol através de suas reações de coloração; utilizar os conhecimentos de estrutura das macromoléculas para o desenvolvimento das habilidades manuais, com experimentos que relacionem os conhecimentos teóricos com os práticos; propiciar a aplicação de conhecimentos e procedimentos utilizados em análise bioquímica, e em aplicar conceitos básicos de estatística que permitam analisar e interpretar os resultados obtidos; fornecer ao aluno postura laboratorial que proporcione segurança no desenvolvimento do trabalho experimental de qualidade; oferecer aos alunos o contato direto com materiais, equipamentos de laboratório e manusear diferentes reagentes e solventes químicos.

Enzimas: Manipular experimentalmente as soluções de enzimas, observando suas propriedades e determinando qualitativamente a influência da temperatura, do pH e de inibidores da atividade enzimática; realizar o ensaio de proteólise da gelatina por bromelina e investigar  Inibição da bromelina por iodo metálico e prevenção desta inibição pelo aminoácido cisteína; realizar ensaio qualitativo para investigar a atividade da alfa-amilase salivar purificada e o efeito de inibidores; realizar o ensaio semiquantitativo de Inibição de enzimas amilase de diferentes origens pelo método da placa de amido; testar a atividade  de amilases termoestáveis de uso industrial para liquefação e sacarificação do amido; conhecer sobre o ensaio quantitativo de Inibição de enzimas amilase de diferentes origens pelo método cinético GalG2CNP e investigar o feito de inibidores obtidos de extratos de plantas.

PROGRAMA

5.1. Introdução a Bioquímica: Estrutura e função de biomoléculas; bioenergética e metabolismo

5.2. Proteínas

5.2.1, Aminoácidos, peptídeos e proteínas.

5.2.2. Trabalhando com proteínas.  

5.3.  Estrutura tridimensional de proteínas

5.3.1. Visão geral sobre a estrutura das proteínas.

5.3.2. Desnaturação e enovelamento das proteínas.

5.4. Função Proteica.

5.4.1.  Interação reversível de uma proteína com um ligante: proteínas de ligação ao oxigênio.

5.5. Enzimas

5.5.1. Como as enzimas funcionam.

5.5.2. A cinética enzimática como abordagem à compreensão do mecanismo.

5.5.3. Exemplos de reações enzimáticas.

5.5.4. Enzimas regulatórias.

5.6.  Carboidratos

5.6.1.  Monossacarídeos e dissacarídeos.

5.6.2. Polissacarídeos. 

5.6.3. Glicoconjugados: proteoglicanos, glicoproteínas e glicoesfingolipídeos.

5.6.4. Carboidratos como moléculas informativas: o código dos açúcares. 

5.7. Lipídeos.

5.7.1. Lipídeos de armazenamento.

5.7.2.  Lipídeos: estruturais em membranas.

5.7.3.  Lipídeos, como sinalizadores, cofatores e pigmentos.

5. 8. Bioenergética

5.8.1 Bioenergética e termodinâmica.

5.8.2. Lógica química e reações bioquímicas comuns.

5.8.3.  Transferência de grupos fosforil e ATP.

5.8.4. Reações biológicas de oxidação-redução.

5.9. Ciclo do Ácido Cítrico.

5.9.1. Produção de acetil-CoA (acetato ativado). 

5.9.2. Reações do ciclo do ácido cítrico.

5.9.3.  Regulação do ciclo do ácido cítrico.

5.10. Fosforilação Oxidativa.

5.10.1 Reações de transferência de elétrons em mitocôndrias. 

5.10.2. Síntese de ATP.

5.10.3. Regulação da fosforilação oxidativa

 

O cronograma inicial do desenvolvimento do conteúdo proposto está apresentado na Tabela 1.

Tabela 1 - Cronograma de atividades

Data

Conteúdo

Aulas e Guia de Estudos

Descrição do Guia de Estudo

Pontuação das Atividades

Carga
Horária

Semanal

27/09

Recepção aos alunos

 

 

 

livre

04/10

Lipídeos de armazenamento e estruturais; cofatores, sinalizadores e pigmentos

Aula:  14:00 as 15: 40 H;

Intervalo: 15:40-16:00 Discussão e Resolução do Guia de Estudo: 16h:00- 17:40

- Fórum de dúvidas
da semana;
- Leituras básicas

-Vídeos e links

-Questionário 01

2 pontos

4 horas
 

11/10

Aula Prática de Lipideos

.

Laboratório:  14:00 as 15: 40 H;

Intervalo: 15:40-16:00 Laboratório:  : 16h:00- 17:40

Relatório de aula prática 1

2,5 pontos

4 horas
 

18/10

Carboidratos: Monossacarídeos, dissacarídeos, polissacarídeos, glicoconjugados e o código de açucares

Aula:  14:00 as 15: 40 H;

Intervalo: 15:40-16:00 Discussão e Resolução do Guia de Estudo: 16h:00- 17:40

- Fórum de dúvidas
da semana;
- Leituras básicas

-Vídeos e links

-Questionário 02

2 pontos

4 horas
 

25/10

Aula prática sobre carboidratos

Laboratório:  14:00 as 15: 40 H;

Intervalo: 15:40-16:00 Laboratório:  : 16h:00- 17:40

 Relatório de aula prática 2

2,5 pontos

4 horas
 

01/11

Proteínas: aminoácido, peptídeos,  proteínas e trabalhando com proteínas

Aula:  14:00 as 15: 40 H;

Intervalo: 15:40-16:00 Discussão e Resolução do Guia de Estudo: 16h:00- 17:40

- Fórum de dúvidas
da semana;
- Leituras básicas

-Vídeos e links

-Questionário 03

2  pontos

4 horas
 

08/11

Aula Prática sobre aminoácidos e proteínas

Laboratório:  14:00 as 15: 40 H;

Intervalo: 15:40-16:00 Laboratório:  : 16h:00- 17:40

- Fórum de dúvidas
da semana;
- Leituras básicas

-Vídeos e links

-Relatório da aula prática

2,5 pontos

4 horas
 

15/11

Feriado

 

 

 

 

 

22/11

Primeira Prova: lipideos, carboidratos e proteínas

 

 

20 pontos

4 horas
 

29/11

Enzimas: Como as enzimas funcionam; a cinética enzimática. Inibidores enzimáticos.

 

Aula:  14:00 as 15: 40 H;

Intervalo: 15:40-16:00 Discussão e Resolução do Guia de Estudo: 16h:00- 17:40

- Fórum de dúvidas
da semana;
- Leituras básicas

-Vídeos e links

-Questionário 4

2,0 pontos

4 horas
 

06/12

Aula Prática sobre Enzimas

Laboratório:  14:00 as 15: 40 H;

Intervalo: 15:40-16:00 Laboratório:  : 16h:00- 17:40

Relatório da aula prática 04

2,5 pontos

4 horas
 

13/12

Proteínas oligoméricas e o exemplo da hemoglobina.

Enzimas: enzimas regulatórias

 

Aula:  14:00 as 15: 40 H;

Intervalo: 15:40-16:00 Discussão e Resolução do Guia de Estudo: 16h:00- 17:40

- Fórum de dúvidas
da semana;
- Leituras básicas

-Vídeos e links

-Questionário 5

2,0 pontos

4 horas
 

20/12

Segunda Prova: a) Trabalhando com proteínas; b) Como as enzimas funcionam; a cinética enzimática. Inibidores enzimáticos; c) Proteínas oligoméricas e o exemplo da hemoglobina; d) Enzimas: enzimas regulatórias

 

 

25 pontos

4 horas
 

10/01

 

Bioenergética/ Ciclo do ácido cítrico

 

Aula:  14:00 as 15: 40 H;

Intervalo: 15:40-16:00 Discussão e Resolução do Guia de Estudo: 16h:00- 17:40

- Fórum de dúvidas
da semana;
- Leituras básicas

-Vídeos e links

-Questionário 6

2,0 pontos

4 horas
 

17/01

 Fosforilação Oxidativa: CTE

Aula:  14:00 as 15: 40 H;

Intervalo: 15:40-16:00 Discussão e Resolução do Guia de Estudo: 16h:00- 17:40

- Fórum de dúvidas
da semana;
- Leituras básicas

-Vídeos e links

-Questionário 7

2,0 pontos

 

24/01

Fosforilação Oxidativa: síntese de ATP

Aula:  14:00 as 15: 40 H;

Intervalo: 15:40-16:00 Discussão e Resolução do Guia de Estudo: 16h:00- 17:40

- Fórum de dúvidas
da semana;
- Leituras básicas

-Vídeos e links

-Questionário 8

2,0 pontos

4 horas
 

31/01

Terceira Prova: Bioenergética/ ciclo do ácido cítrico/ fosforilação oxidativa

 

 

25 pontos

4 horas
 

07/02

Férias

 

 

 

 

 

METODOLOGIA

As aulas serão organizadas para combinar exposição de conteúdos por meio de atividades presenciais  (15 encontros de 4:00 horas semanais) totalizando 60h. Por meio das plataformas digitais Moodle, Loom e Microsoft Teams  serão complementadas as atividades de resolução de exercícios, estudo dirigido, relatórios de aulas práticas.  As atividades remotas envolverão o aprofundamento ou reforço dos conceitos abordados nas atividades presenciais. Segue detalhamento para a oferta de conteúdos educacionais:

1.  Recursos de textos, imagens, vídeos, áudios e URL (links) por meio das ferramentas do tipo página, livro,  arquivo e questionário ofertadas no Moodle.

2. Leitura dos resumos organizados com base nos capítulos da bibliografia básica que fazem parte do Programa.

3. Leitura e realização de atividades para o período de estudo. As atividades dos tipos tarefa que permitem envio de arquivos, links e textos curtos. Questionários (variados tipos de questões e possibilidade de avaliação automáticas e os Wikis (textos colaborativos).

4. Realização semanal da lista de exercícios de forma manuscrita e digitalizada as ser enviada como tarefa no Moodle, estas tarefas sãao referente ao conteúdo ministrado na atividade presencial semanal.

 

As aulas práticas serão ministradas no Laboratório de Ensino. Estas aulas consiiste na execução de um roteiro de testes e ensaios para os assuntos de aminoácdos, proteínas, carboidratos, lipideos e enzimas. Os alunos realizarão as atividade em equipe mas cada aluno deverá registar em um relatório que será avaliado, todas as etapas dos roteiros incluindo o próprio roteiro com os obetivos e procedimentos de cada teste e ensaio realizado. Todos os resultados devem ser registrados por meio de fotos e vídeos e a descrição dos mesmos. No final de cada roteíro há uma série de perguntas sobre o tema do mesmo que o discente deverá responder e incluir no relatóro.

AVALIAÇÃO

As avaliações referente a pontuação semanal das atividades propostas terão como critérios de pontuação: (i) a conclusão da atividade no Moodle; (ii) o envio no Moodle da tarefa realizada de forma manuscrita e digitalizada contendo a resposta de cada questão apresentada pelo docente; (iii) e a correção das questões com os respectivos comentários que serão disponibilzados pelo docente na mesma plataforma. O critério de avaliação desses pontos será a partir da verificação do docente das atividades concluidas e das tarefas enviadas e corrigidas. Somente serão considerados a distribuição desses pontos semanais aos discente que enviarem dentro do prazo estabelecido no Moodle. Fora desse prazo não serão mais consideradas para pontuação. O critério para correção das três provas que terão modalidates distintas podendo ser por exemplo questões dissertativas e mutipla escolha. O feedback das questões respondidas nas tarefas e nas provas será dado pelo docente nos comentários que estão disponível na propria pagina do Moodle. A participação dos discentes no Fórum de discussão semanal no Moodle será considerada na avaliação geral. Neste fórum serão discutidos pelo professor na forma de vídeos a serem gravados na plataformma Loom e disponiilizados como URL no fórum para acesso dos discentes e os respectivos feedback dos discentes.

A assiduidade dos discentes nas aulas presenciais será por meio da chamada na planilha da disicplina disponível no portal do docente. Será considerado reprovado por falta o disicente que não cumprir o precentual de presença nas aulas requerido pela UFU. A bibliografia básica desta disciplina será disponibilizada pelo docente no google drive por meio do e-book do livro. O material de apoio será disponibilizado pelo docente na forma de URL ondeo discente poderá acessar este material de apoio

A pontuação dos discentes nas atividades semanais e nas provas será assim distrubuida

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

NELSON, D.L.; COX, M. M. Princípios da Bioquímica de Lehninger, 6a edição, Porto Alegre: Artmed., 2014

BERG, J.M.; TYMOCZKO, J.L.; STRYER, L.; GATTO, G.J. JR. Bioquímica.– 8. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

RODWELL ,V.W, et al.  Bioquímica Ilustrada de Harper - 31ª Ed. Amgh Editora, 2019

Complementar

ABALI, E. et al. Lippincott® Illustrated Reviews: Biochemistry. Eighth Edition, Wolters Kluwer, 2020.

APPLING, D RAMSAY.  Biochemistry: concepts and connection. Second edition. New York: Pearson, 2019

BAYNES, JOHN W., DOMINICZAK, MAREK H. Medical biochemistry. Fifth edition. Elsevier, 2019

BUCHANAN,B.B.; GRUISSEM,W.;JONES, R.S. Biochemistry and Molecular Biology of Plants.  ISBN: 9780470714218. 2ed. Hoboken, Wiley,  2015.

CAMPBELL, M.; FARRELL, S.O.; MCDOUGAL, O.  Biochemistry. Nineth edition.  Boston,USA. 2018

HELDT, H.W. Plant Biochemistry. Fourth edition. Elsevier, San Diego. 2010

LITWACK, GERALD.  Human Biochemistry. First edition, Academic Press, Elsevier, London, UK, 2018

MIESFELD, ROGER  L., McEVOY, MEGAN. Biochemistry.  First edition. New York : W.W. Norton & Company, 2017.

POLYA, G.M. Biochemical targets of plant bioactive compounds : a pharmacological reference guide to sites of action and biological effects. ISBN 0-415-30829-1. CRC Press.  Boca Raton,  2003

PRAT, CHARLOTE., CORNELY, KATHLEEN. Essential Biochemistry. Fourth edition. Willey, 2018

TROSTCHANSKY, ANDRES., RUBBO, HOMERO. Bioactive Lipids in Health and Disease. First edition. Springer, Switzerland, 2019

VOET, D.; VOET, J.; PRATT, C W. Fundamentos de bioquímica: a vida em nível molecular.  Quarta edição, Porto Alegre: Artmed, 2014.

WOLFINBARGER, LLOYD Jr. Enzyme Regulation in Metabolic Pathways. First edition, Wiley, Hoboken, NJ. 2017

VOET, D.; VOET, J.; PRATT, C W. Bioquímica.  4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

PERIÓDICOS CAPES - https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?

PUBMED - https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/

BIBLIOTECA NACIONAL DOS ESTADOS UNIDOS- NCBI- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/?term=biochemistry

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Foued Salmen Espíndola, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/09/2022, às 18:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.060614/2022-52 SEI nº 3904761