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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Recentes avanços no estudo da Biologia do desenvolvimento. Modelos de estudo em Anatomia Comparada. Métodos de estudo em Embriologia. Tópicos essenciais em Biologia Celular. Recentes avanços em Eletromiografia. Métodos contemporâneos em Histologia.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina abrange conteúdos importantes das áreas das Ciências Morfológicas, fazendo a articulação inicial entre os alunos e as linhas de pesquisa dos docentes, pesquisadores, pós-graduandos, alunos de iniciação científica e técnicos de laboratório. Desta maneira, o estudante poderá conhecer, interagir e, caso seja de seu interesse estas áreas das Ciências Morfológicas, poderá ingressar nas linhas de pesquisa com o docente, iniciando sua carreira acadêmica/científica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Propiciar aos alunos o primeiro contato com a área científica e acadêmica, especificamente nas áreas das Ciências Morfológicas. |
Objetivos Específicos: |
Esta disciplina tem como objetivo possibilitar, por meio de discussões na forma de seminários e grupos de estudos, o contato direto dos alunos com os docentes, pesquisadores, pós-graduandos, estagiários de iniciação científica, técnicos de laboratório que exercem suas atividades no campo das Ciências Morfológicas, especificamente nos laboratórios de Anatomia, Histologia, Citologia e Embriologia. |
PROGRAMA
O programa a ser desenvolvido deverá possibilitar aos alunos a observação dos elementos de trabalho na área de Ciências Morfológicas, de maneira a abordar de uma forma integrada os conhecimentos adquiridos nos Laboratórios que compõem esta área do conhecimento. Para isso, os temas a serem discutidos necessitam estar situados dentro de uma determinada problemática, e que apresente os protocolos dos experimentos a serem discutidos, que demonstrem claramente a utilização de metodologias adequadas e exequíveis, levando-se em conta suas vantagens e limitações.
METODOLOGIA
As aulas presenciais teóricas para apresentação dos seminários, serão ministradas em sala de aula, conforme cronograma de aulas disponibilizado aos estudantes, por meio de recursos digitais e audiovisuais, computador, projetor multimídia (data-show), lousa e giz (quadro negro e/ou lousa branca), dentre outros;
Os avisos, atividades complementares e materiais de apoio, as orientações para sua realização e prazos de entrega estarão descritas no Moodle/UFU, por meio do link:https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=7247 , disciplina intitulada “Seminários e Estudos em Biomedicina – I (2022/1)”, código de acesso: GBD004 (código da disciplina). Estas poderão ser distribuídas em videoaulas gravadas previamente e disponibilizadas aos alunos; preenchimento dos roteiros de estudo; avaliação por meio dos questionários; leitura do material de apoio; participação em fóruns e enquetes e/ou demais atividades pertinentes à disciplina.
Quadro 1. Planejamento semanal das atividades.
Planejamento de Atividades |
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Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
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1 |
27/09/2022 |
09:50 - 12:20 |
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- |
Moodle
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Atividade Complementar
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
2 |
04/10/2022 |
09:50 - 12:20 |
- |
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- |
Moodle |
Atividade Complementar
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
3 |
11/10/2022 |
09:50 - 12:20 |
- |
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- |
- |
Moodle |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
4 |
18/10/2022 |
09:50 - 12:20 |
- |
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- |
Moodle |
Atividade Complementar
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
5 |
25/10/2022 |
09:50 - 12:20 |
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- |
Moodle |
Atividade Complementar
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
6
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01/11/2022 |
09:50 - 12:20 |
Moodle |
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Moodle |
Atividade Complementar
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
7 |
08/11/2022 |
09:50 - 12:20 |
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- |
Moodle |
Atividade Complementar
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
8 |
15/11/2022 |
09:50 - 12:20 |
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FERIADO. |
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Moodle |
Atividade Complementar
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
9 |
22/11/2022 |
09:50 - 12:20 |
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- |
Moodle |
Atividade Complementar
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
10 |
29/11/2022 |
09:50 - 12:20 |
Moodle |
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Moodle |
Atividade Complementar/Avaliação
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
11 |
06/12/2022 |
09:50 - 12:20 |
Moodle |
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- |
Moodle |
Atividade Complementar
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
12 |
13/12/2022 |
09:50 - 12:20 |
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- |
Moodle |
Atividade Complementar
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
13 |
20/12/2022 |
09:50 - 12:20 |
- |
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- |
- |
Moodle |
Atividade Complementar
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
14 |
10/01/2023 |
09:50 - 12:20 |
- |
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- |
- |
Moodle |
Atividade Complementar
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
15 |
17/01/2023 |
09:50 - 12:20 |
- |
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- |
- |
Moodle |
Atividade Complementar
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
16 |
24/01/2023 |
09:50 - 12:20 |
- |
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- |
- |
Moodle |
Atividade Complementar
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
17 |
31/01/2023 |
09:50 - 12:20 |
Moodle |
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- |
- |
Moodle |
Atividade Complementar
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04/02/2023 |
09:50 - 12:20 |
Moodle |
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- |
- |
Moodle |
Atividade Complementar
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AVALIAÇÃO
As avaliações teóricas serão realizadas via plataformas digitais, por meio do preenchimento dos questionários de avaliação que estarão disponíveis no Moodle/UFU, durante os períodos pré-estabelecidos. No total serão 04 avaliações, valendo entre 10,0 e 24,0 pontos cada, totalizando 78,0 pontos. As instruções / normas preconizadas para sua realização e pontuação estarão disponíveis no Moodle/UFU. Outros recursos digitais também poderão ser propostos para o processo avaliativo;
As datas, horários (periodicidade) e pontuação das avaliações e apresentações dos seminários estão discriminadas no Quadro 01 e Cronograma de Atividades a ser disponibilizado ao aluno;
Serão distribuídos 100 pontos e o resultado final será obtido pela soma das notas: Resultado final da disciplina = Nota das avaliações teóricas (78,0 pts) + Nota dos Seminários (22,0 pts);
Os critérios para realização e correção das avaliações deverão seguir os parâmetros pré-definidos, a saber:
Os estudantes poderão realizar apenas uma tentativa de preenchimento dos questionários, assinalando a resposta que considerar adequada para as questões objetivas, de acordo com o enunciado de cada uma. Os questionários deverão ser respondidos obedecendo o limite máximo de 50 minutos após o início do preenchimento, devendo as respostas serem submetidas antes da finalização deste prazo. Caso o aluno não faça a submissão ou faça fora do prazo, as respostas não serão consideradas. As datas e valores de cada questionário/avaliação encontram-se discriminados no Quadro 1, Cronograma de Aulas e Moodle/UFU;
Os seminários deverão ser apresentados por todos os integrantes do respectivo grupo, sendo avaliados por critérios previamente estabelecidos a serem divulgados aos alunos. As notas individuais de cada aluno referente ao seminário apresentado, será composta pela nota obtida pelo grupo. Os valores de cada questionário e seminários encontram-se discriminados no Cronograma de Atividades e Quadro 1;
As demais atividades propostas deverão ser preenchidas na plataforma Moodle/UFU, de acordo com os prazos estabelecidos para entrega, sendo os prazos de execução e entrega informados previamente;
Os critérios e normas para realização e correção das avaliações serão informados previamente aos alunos pelo docente responsável e por meio do Moodle/UFU;
A divulgação das notas das avaliações e seminários será feita por meio do Moodle/UFU, e-mails ou quaisquer outras formas de acesso dos alunos;
A validação da assiduidade dos discentes para controle de frequência será realizada pela participação durante as aulas;
As avaliações fora de época (segunda chamada) serão aplicadas mediante solicitação do aluno. Serão realizadas conforme legislação vigente e apresentação de documentação comprobatória;
A avaliação de recuperação da aprendizagem será realizada ao final do semestre, mediante solicitação prévia do aluno e considerando o resultado final da disciplina. A nota será calculada conforme as normas da disciplina e substituirá o resultado final anteriormente obtido pelo aluno. O conteúdo será cumulativo de todo o semestre.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALVES, P.H.A; MIRANDA, L.R; BORGES, I.M; VIEIRA, C.M; STRINI, P.J.S.A; STRINI, P.J.S.A. SaibAnato. Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal de Uberlândia (ICBIM-UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Disponível em: <www.saibanato.com>. Acesso em 25 de janeiro de 2021.
OLIVEIRA, H.F. Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana – 2013. E-Disciplinas USP. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/mod/folder/view.php?id=41797>. Acesso em: 24 de julho de 2020.
ROSA, A.B.F; DAVID, P.Z.; SILVA, D.C. de O. Asclépio: Atlas de Anatomia Humana. Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal de Uberlândia (ICBIM-UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Disponível em: <http://guiadeanatomia.com/anatomia.html>. Acesso em: 24 de julho de 2020.
FCM UNICAMP. Site didático de Anatomia Patológica, Neuropatologia e Neuroimagem. Departamento de Anatomia Patológica, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP). Campinas, São Paulo, Brasil. Disponível em: <http:// http://anatpat.unicamp.br/>. Acesso em: 24 de julho de 2020.
Complementar
DÂNGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana, Sistêmica e Segmentar. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 2007.
TORTORA, G. J.; NIELSEN, M. T. Princípios de Anatomia Humana. 14ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
MACHADO, A. B. M. Neuroanatomia Funcional. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 2014.
NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.
MOORE, K. L.; DALLEY, A. F. AGUR, A. N. Anatomia orientada para a clínica. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANATOMIA. Terminologia Anatômica: terminologia anatômica internacional. 1ª ed. São Paulo: Manole, 2001.
PAULSEN, F.; WASCHKE, J. Sobotta: Atlas de Anatomia Humana. 24ª ed. Vol 1, 2 e 3. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
ROHEN, J. W.; YOKOCHI, C.; LÜTJEN-DRECOLL, E. Anatomia Humana: atlas fotográfico de anatomia sistêmica e regional. 8ª ed. São Paulo: Manole, 2016.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação em Biomedicina: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Polyanne Junqueira Silva Andresen Strini, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/09/2022, às 22:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3888632 e o código CRC 75B8BAFA. |
Referência: Processo nº 23117.061974/2022-71 | SEI nº 3888632 |