UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239 4181 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Física 

Unidade Ofertante:

Instituto de Física

Código:

GBD013

Período/Série:

Turma:

ESP

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Dr. William Júnio de Lima

Ano/Semestre:

2º período esp. 2020

Observações:

Atividade Acadêmica Remota Emergencial (AARE) – Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação

 

EMENTA

Mecânica Clássica. Energia. Fenômenos Ondulatórios. Fenômenos Elétricos em células. Fluidos em Sistemas Biológicos. Física da Radiação. 

JUSTIFICATIVA

Os conceitos abordados em Física, segundo a ementa acima, são de extrema importância na formação sólida, científica e profissional para o aluno do curso de Biomedicina. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender conceitos sobre as ciências físicas de modo que possam utilizar estes conhecimentos no ensino de ciências e nos conceitos transdisciplinares que permeiam estas duas ciências.  

Objetivos Específicos:

Permitir uma vivência teórico-prática da visão da Física enquanto ciência, utilizando materiais alternativos para a construção de simulações e das novas tecnologias de informação e comunicação como fonte de interação e simulação de fenômenos. O curso terá um caráter de interdisciplinaridade justificado pela aplicação dos conceitos físicos em sistemas biológicos sempre ao final de cada sub-área de Física descritas nos tópicos 2., 3., 4., 5., e 6., detalhados na seção 5. Programa. 

PROGRAMA

1. Introdução 

1.1 Medidas  

1.2 Padrões de Unidades e SI 

1.3 Ordem de grandeza e algarismo significativos 

2. Mecânica  

2.1 Conceitos de cinemática 

2.2 Movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado e movimento circular 

2.3 Conceitos da dinâmica 

2.4 Força e equilíbrio, as Leis de Newton e suas aplicações 

2.5 Centro de massa e sistema de partículas, momento Linear e sua conservação 

2.6 Conceitos de Trabalho, Energia Cinética e Energia Potencial 

2.7 Relação Trabalho/Energia Potencial e Conservação de Energia 

2.8 Torque, Momento Angular e sua conservação 

2.9 Aplicação dos conceitos das Leis de Newton e de Energia no movimento de vôo e do corpo humano 

3.1 Fluidos em Sistemas Biológicos 

3.1 Estática de Fluidos: Pressão em um fluido e Empuxo 

3.2 Princípios de Pascal e Arquimedes 

3.3 Escoamento de um fluido 

3.4 Equação de Bernoulli 

3.5 Viscosidade e Turbulência 

3.6 Fluidos e sistemas biológicos 

4. Fenômenos Ondulatórios 

4.1 Movimento harmônico simples e suas causas 

4.2 Energia no movimento harmônico simples 

4.3 Oscilações amortecidas e forçadas 

4.4 Ondas mecânicas e sua descrição matemática 

4.5 Interferências de ondas. 

4.6 Ondas sonoras 

4.7 Ouvido e olho humanos 

5. Fenômenos Elétricos em células 

5.1 Conceitos de carga, campo, energia e potencial elétricos 

5.2 Fenômenos elétricos em células 

6. Física básica da radiação 

6.1 Conceitos básicos sobre radiação e sua emissão 

6.2 Aplicação das radiações e efeitos biológicos 

6.3 Proteção radiológica 

METODOLOGIA

O conteúdo será ministrado remotamente e dividido em atividades síncronas e assíncronas. As atividades dos estudantes serão recebidas através do correio eletrônico (e-mail). As plataformas Google Meet e Microsoft Teams, cujos links de acesso serão disponibilizados pelo professor por e-mail, poderão ser utilizadas para o desenvolvimento das atividades. 

A seguir há uma descrição da carga horária a ser cumprida pelos alunos: 

a) Carga horária das atividades síncronas: 30h com horário previsto para as terças-feiras das 14h00 às 18h00. 

b) Atividades assíncronas: 30h. 

c) As referências bibliográficas terão, em substituição aos livros comumente recomendados, livros digitais que são encontrados gratuitamente na plataforma eduCAPES, do governo federal, os quais apresentam conteúdo equivalente. 

Nas atividades síncronas, divididas em duas aulas de 1h e realizadas durante o horário previsto para a disciplina semanalmente, serão propostas discussões expositivas e dialogadas sobre questões conceituais e de aplicação prática, resolução de exercícios com os alunos, visando identificação pelo aluno de possíveis lacunas na absorção do conteúdo, como descrito na tabela 1 abaixo. Também serão feitas simulações de experimentos e aplicações de Física visando uma melhor absorção do conteúdo. Para realizar as simulações é necessário que o discente possua acesso a um computador com o software Java instalado. As simulações estarão disponíveis em tempo integral no site https://phet.colorado.edu/pt_BR/. A frequência nas atividades síncronas será avaliada pela participação nas salas virtuais.  

 

Tabela 1: Descrição das atividades síncronas. 

1ª semana 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula 1 - 27/10/2020 

 

1. Introdução 

1.1 Medias  

1.2 Padrões de Unidades e SI 

1.3 Ordem de grandeza e algarismo significativos  

Aula 2 - 27/10/2020 

 

2. Mecânica  

2.1 Conceitos de cinemática 

2.2 Movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado e movimento circular; 

2ª semana 

Aula 3 - 03/11/2020 

 2.3 Conceitos da dinâmica 

2.4 Força e equilíbrio, as Leis de Newton e suas aplicações 

Aula 4 - 03/11/2020 

 

2.5 Centro de massa e sistema de partículas, momento Linear e sua conservação; 

3ª semana 

Aula 5 - 10/11/2020 

 

2.6 Conceitos de Trabalho, Energia Cinética e Energia Potencial 

2.7 Relação Trabalho/Energia Potencial e Conservação de Energia 

2.8 Torque, Momento Angular e sua conservação 

Aula 6 - 10/11/2020 

       1ª Avaliação; 

4ª semana 

Aula 7 - 17/11/2020 

 

3. Hidrostática e Hidrodinâmica 

3.1 Estática de Fluidos: Pressão em um fluido e Empuxo 

3.2 Princípios de Pascal e Arquimedes 

Aula 8 - 17/11/2020 

 

 

3.3 Escoamento de um fluido 

3.4 Equação de Bernoulli 

3.5 Viscosidade e Turbulência 

5ª semana 

Aula 9 - 24/11/2020 

 

4. Fenômenos Ondulatórios 

4.1 Movimento harmônico simples e suas causas 

4.2 Energia no movimento harmônico simples 

4.3 Oscilações amortecidas e forçadas 

Aula 10 - 24/11/2020 

 

4.4 Ondas mecânicas e sua descrição matemática 

4.5 Interferências de ondas. 

6ª semana 

Aula 11 - 01/12/2020 

5. Fenômenos Elétricos 

5.1 Conceitos de carga, campo, energia e potencial elétricos 

Aula 12 - 01/12/2020 

 

 

6. Física básica da radiação 

6.1 Conceitos básicos sobre radiação e sua emissão 

7ª semana 

 

Aula 13 - 08/12/2020 

 

Discussões sobre os temas propostos para atividades assíncronas: Aplicações da Mecânica, da Hidrodinâmica e Ondulátoria na Biomedicina.  

Aula 14 - 08/12/2020 

 

Discussões sobre os temas propostos para atividades assíncronas: Aplicações do Eletromagnetismo, Aplicações das Radiações na Biomedicina. 

8ª semana 

Aula 15 - 15/12/2020 

 

2ª Avaliação; 

 

Tabela 2: Descrição das atividades assíncronas. 

1ª semana 

Atividade 1 

 

Fichamento sobre Valor Médio, Erro Estatístico, Erro Total e Algarismos Significativos, Análise Estatística: Incerteza e Propagação de Incertezas; 

2ª semana 

Atividade 2 

Fichamento sobre Instrumentos de Medidas; 

3ª semana 

Atividade 3 

 

Escrita científica: construção de relatório completo de acordo com as normas da ABNT; 

4ª semana 

Atividade 4 

Escrita do relatório científico sobre o tema:  

2.9 Aplicação dos conceitos das Leis de Newton e de Energia no movimento de vôo e do corpo humano;  

3.6 Fluidos e sistemas biológicos; 

5ª semana 

Atividade 5 

Escrita do relatório científico sobre o tema:  

4.6 Ondas sonoras 

4.7 Ouvido e olho humanos 

6ª semana 

Atividade 6 

Escrita do relatório científico sobre o tema: 

5.2 Fenômenos elétricos em células 

7ª semana 

Atividade 7 

 

Escrita do relatório científico sobre o tema:  

6.2 Aplicação das radiações e efeitos biológicos 

6.3 Proteção radiológica 

8ª semana 

Atividade 8 

Escrita de um artigo científico das principais impressões sobre a influência da Física na Biomedicina. 

 

 

As atividades assíncronas, descritas na Tabela 2 acima, exigirão a dedicação pelo estudante e serão constituídas de relatórios na forma de artigos científicos em que o discente dissertará sobre aplicações do conteúdo de Física, ministrado nas aulas síncronas, no cotidiano e na Biomedicina. O roteiro para a realização dos relatórios, bem como a bibliografia a ser utilizada, serão disponibilizados pelo professor. A frequência nas atividades assíncronas será avaliada pela entrega dos relatórios nas datas solicitadas.

AVALIAÇÃO

O curso será avaliado através de duas provas (Pn) cada uma valendo 30,0 pontos e de relatórios e/ou fichamentos (Rn) sendo a soma destes valendo 40,0 pontos. A composição da nota final será dada pela soma das notas de todas as avaliações. Todas as datas das avaliações serão disponibilizadas previamente pelo professor. A entrega das atividades assíncronas deverá ser realizada somente na data previamente estabelecida no prazo mínimo de 10 dias, não sendo permitida posteriormente, salvo no caso daqueles que faltarem na data da avaliação por motivo comprovado. 

 

NotaFinal=ΣPn  + ΣRn 

Se NotaFinal < 60 → Reprovado! 

Se NotaFinal ≥ 60 → Aprovado! 

a) As provas serão realizadas nas seguintes datas: P1 em 10/11/2020 e P2 em 15/12/2020. As demais atividades avaliativas serão semanais. 

b) As avaliações serão corrigidas utilizando um programa que permita ao professor efetuar anotações sobre o documento enviado sem alterar o que foi escrito pelo aluno. 

c) A assiduidade dos alunos será feito por participação nas salas virtuais (atividade síncronas) e entrega das atividades a serem feitas durante a semana (atividades assíncronas). 

d) As provas e relatórios deverão ser escritos a próprio punho em folha A4 sem pauta e digitalizados no formato PDF para envio por e-mail logo após o término dos respectivos prazos. 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. SILVA, Emerson Emerson Mariano da. Física para Ciências Biológicas. Livro Digital. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, 2019.  

Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431663 

2.  SOUZA, Carlos Farina de; PINTO, Marcus Venicius Cougo; SOARES FILHO, Paulo Carrilho. Física 1 A. Livro digital. Consórcio CEDERJ/UENF/UERJ/UFF/UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ. Vol. 1 e 2. 

Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/1472  

Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/6807 

3. SOUZA, Carlos Farina de; PINTO, Marcus Venicius Cougo; SOARES FILHO, Paulo Carrilho. Física 1 B. Livro digital. Consórcio CEDERJ/UENF/UERJ/UFF/UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ. Vol. 1 e 2. 

Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/1462  

Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/6808 

4. KHOURY, Antonio Zelaquett; FRANCESCHINI FILHO, Dante Ferreira. Física 2 A. Livro digital. Consórcio CEDERJ/UENF/UERJ/UFF/UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ. Vol. 1. 

Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/1452  

5. SINNECKER, João Paulo; TORT, Alexandre Carlos; RAPP, Raul. Física 3 A. Livro digital. Consórcio CEDERJ/UENF/UERJ/UFF/UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ. Vol. 1. 

Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/1432 

6. SINNECKER, João Paulo; TORT, Alexandre Carlos; RAPP, Raul. Física 3 B. Livro digital. Consórcio CEDERJ/UENF/UERJ/UFF/UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ. Vol. 1. 

Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/1431 

7. GUARANY, C. A. Práticas de Laboratório voltado aos Cursos de Zootecnia e Agronomia. UFU, 2013. 

Disponível em: http://www.infis.ufu.br/lefg-laboratorio-de-ensino-em-fisica-gerais 

 

Complementar

1. ALMEIDA, M. A. T. de; BARROSO, M. F. Barroso; MAGALHÃES, S. D. de. Introdução às Ciências Físicas 1 - Vol.1. Consórcio CEDERJ/UENF/UERJ/UFF/UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ. 

Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/1409 

2. ALMEIDA, M. A. T. de. Introdução às Ciências Físicas 1 - Vol.2. Consórcio CEDERJ/UENF/UERJ/UFF/ UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ. 

Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/6810 

3. CAMPOS, J. A. S. de. Introdução às Ciências Físicas 1 - Vol.3. Consórcio CEDERJ/UENF/UERJ/UFF/ UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ. 

Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/6971 

4. ALMEIDA, M. A. T. de. Introdução às Ciências Físicas 2 - Vol.4. Consórcio CEDERJ/UENF/UERJ/UFF/ UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ. 

Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/6972 

5. BARROS, S. L. de S., ALMEIDA, M. A. T. de. Introdução às Ciências Físicas 2 - Vol.5. Consórcio CEDERJ/UENF/UERJ/UFF/ UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ. 

Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/6973 

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por William Júnio de Lima, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 07/10/2020, às 12:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2307468 e o código CRC CD7F8AC2.




Referência: Processo nº 23117.051776/2020-38 SEI nº 2307468