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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Multímetro. Osciloscópio e Gerador de Funções. Circuitos elétricos. Contato e indução. Campo elétrico. Indução eletrostática. Potencial elétrico. Capacitores e dielétricos. Campo magnético. Lei de Ohm. Ponte de Wheastone. Força eletromotriz e resistência interna de uma fonte. Resistor não ôhmico. Campos produzidos por correntes. Interações eletromagnéticas. Lei de Faraday. Indutância.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Física Básica: Eletromagnetismo, e em particular a física experimental, é fundamental e essencial para os alunos dos cursos de engenharias, uma vez que fornecem os requisitos e as ferramentas necessárias para as disciplinas do ciclo profissional. Por outro lado, a física e a engenharia estão intimamente relacionadas com aplicações de vários princípios físicos em diversas áreas.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Empregar o método científico experimental a fim de: 1- Constatar no laboratório a veracidade das leis físicas com o recomendável senso crítico para justificar as possíveis discrepâncias entre a teoria e o experimento 2- Sugerir formulações teóricas a partir dos resultados experimentais |
Objetivos Específicos: |
Verificar no laboratório os fenômenos preditos pela teoria relacionados ao eletromagnetismo, através de medidas experimentais |
PROGRAMA
1. Multímetro: Multímetro como ohmímetro – Multímetro com amperímetro
2. Uso do osciloscópio e gerador de função: Familiarização na operação com o osciloscópio e gerador para medidas de parâmetros elétricos
3. Potencial elétrico e campo elétrico: Superfícies equipotenciais e campo elétrico de várias distribuições de cargas
4. Capacitores e dielétricos: Medidas de capacitância de materiais diversos para determinação da constante dielétrica
5. Carga e descarga de Capacitores: Descarga de um capacitor e curva característica
6. Lei de Ohm e resistividade: Verificação da lei de Ohm; corrente elétrica em um resistor
7. Circuitos elétricos: Medidas de resistências, correntes e tensão nos elementos do circuito
8. Balança magnética - Lei de Ampère e força de Lorentz: Verificação da força de Lorentz aplicada em cargas transportada em um seguimento de fio
9. Campo magnético gerado por bobinas em seu eixo de simetria: Estudo do comportamento do campo magnético gerado por espiras em seus eixos de simetria. Estudar e verificar da lei de Biot-Savart. Mapear o campo magnético gerado por bobinas de Helmholtz em seu eixo de simetria
10. Medida do campo magnético da terra: Determinação do valor da componente horizontal do campo magnético local
11. Momento de dipolo magnético e torque magnético: Estudar o comportamento do momento de dipolo magnético em campos uniformes
12. Transformadores: Determinar o número de espiras nos enrolamentos utilizados no transformador
METODOLOGIA
Serão utilizadas aulas práticas experimentais expositivas de forma presencial, nos horários estipulados conforme grade horária das disciplinas ofertadas para 2023/1 (Segundas-feiras das 14:50 às 16:40h). Nas aulas serão apresentados os conteúdos teóricos básicos de cada experimento, bem como a realização do experimento com coleta de dados para confecção dos relatórios por parte dos alunos, destinando 36 horas (18 semanas). O aluno usará instrumentos de medição e componentes elétricos para a verificação e comprovação de fenômenos relacionados ao eletromagnetismo, familiarizando-se com as experiências relacionadas com cada experimento. Os alunos devem estudar os roteiros previamente, realizar o experimento proposto, fazer as análises necessárias e discutir os resultados em grupo de no máximo seis estudantes. Como complemento, será disponibilizado em plataforma online (Google Classroom) material didático de estudo relacionado com experiências relacionadas a alguns experimentos. O link para acesso à plataforma online é: https://classroom.google.com/c/MzYxODk4ODY1OTY3?cjc=cwf55rr
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Semana |
Módulo |
Atividades Previstas |
Carga Horária |
1 |
Apresentação do Curso |
Introdução ao Curso. Apresentação da ementa, regras e critérios de avaliação |
2h |
2 |
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Revisão de análise Experimental (Erros, gráficos, linearização e MMQ) ou atividade proposta pelo docente |
2h |
3 |
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Confecção de tabelas e gráficos. Guia para relatórios e/ou atividade proposta pelo docente |
2h |
4 |
Experimento 1 |
Experimento 1 - O uso do multímetro |
2h |
5 |
Experimento 2 |
Experimento 2 - Potencial elétrico e campo elétrico |
2h |
6 |
Experimentos 3 e 4 |
Trabalho Discente Efetivo: Entrega e discussão de material didático sobre o conteúdo dos experimentos e/ou atividade proposta pelo docente. Reposição das aulas de quinta-feira |
2h |
7 |
Experimentos 3 e 4 |
Experimento 3 - Resistividade e Lei de Ohm Experimento 4 – Capacitor variável e Dielétricos |
2h |
8 |
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V Simpósio de Pós-graduação em Qualidade Ambiental e VI Simpósio da Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - Trabalho Discente Efetivo: Entrega e discussão de material didático sobre o conteúdo dos experimentos e/ou atividade proposta pelo docente |
2h |
9 |
Prova 1 |
Avaliação - 1ª Prova |
2h |
10 |
Experimento 5 |
Experimento 5 - Uso do osciloscópio e gerador de funções |
2h |
11 |
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Atividade didática proposta pelo docente - Discussão e entrega de material didático sobre o conteúdo dos experimentos |
2h |
12 |
Experimento 6 |
Experimento 6 - Carga e descarga de capacitores |
2h |
13 |
Experimento 7 |
Experimento 7 - Balança magnética - Força de Lorentz e Lei de Ampère |
2h |
14 |
Experimento 8 |
Experimento 8 - Campo Magnético gerado por bobinas em seu eixo de simetria |
2h |
15 |
Experimento 9 |
Experimento 9 - Campo magnético da terra |
2h |
16 |
Prova 2 |
Avaliação - 2ª Prova |
2h |
17 |
Revisão de Conteúdo |
Revisão dos relatórios - Encontro tira-dúvidas |
2h |
18 |
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Avaliação de recuperação |
2h |
AVALIAÇÃO
A avaliação consistirá na entrega de relatórios relativos aos experimentos feitos em grupo valendo 30 pontos e duas provas aplicadas em duas etapas (Prova 1 e Prova 2). Cada prova terá valor de 35 pontos e consistirá em três questões contendo conteúdo teórico prático dos experimentos realizados. A depender do número de alunos, as provas poderão ser substituídas por vídeos didáticos preparados pelos alunos, realizadas em pequenos grupos, abordando o desenvolvimento de um dos experimentos realizados pelo professor durante o curso, os componentes didáticos, bem como os conceitos usados. O conteúdo da primeira prova abordará um dos experimentos de 1 ao 4, a segunda prova abordará um dos experimentos de 5 ao 10. As datas das provas serão conforme apresentadas a seguir:
Relatórios: 30 pontos - Entrega dos relatórios de cada experimento, 7 dias após a realização do mesmo
Duas provas:
Prova 1: 35 pontos; Data da Prova: 25/09/2023 - 14:50 às 16:40h
Prova 2: 35 pontos; Data da Prova: 13/11/2023 - 14:50 às 16:40h
Não serão aplicadas provas substitutivas na disciplina. As atividades avaliativas (relatórios), também poderão ser enviadas pelos discentes para o e-mail do professor (jsantosguerra@gmail.com), respeitando os prazos previamente estipulados. A assiduidade dos discentes será controlada mediante o desempenho da participação ativa em sala de aula, durante os experimentos, bem como dos relatórios realizados.
AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO
Semana |
Módulo |
Atividades Previstas |
Carga Horária |
18 |
Experimento |
O(s) estudante(s) que não obtiver rendimento mínimo para aprovação terá direito a uma avaliação extra de recuperação que consistirá na realização (e entrega do relatório) de um dos experimentos entre o 5 e o 10 (segunda parte do semestre). Data: 27/11/2023 |
2h |
A avaliação de recuperação consistirá na realização de uma prova para cada grupo de experimentos realizados, envolvendo os conceitos teóricos e experimentais relacionados ao relatório de cada experimento. Prova 1: experimentos entre o 1 e 4; Prova 2: experimentos entre o 5 e 10. Cada prova de recuperação terá valor de 35 pontos, somando 70 pontos no total das duas provas.
A assiduidade dos discentes será controlada mediante o desempenho da participação ativa e testes realizados em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA
Básica
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. São Paulo: LTC, 2009. v. 3.
HELENE, O. A. M.; VANIN, V. R. Tratamento estatístico de dados em física experimental. São Paulo: Edgar Blucher, 1991.
TAYLOR, J. R. Introdução à análise de erros: o estudo de incertezas em medições físicas. Porto Alegre: Bookman, 2012.
Complementar
CAPUANO, F. G.; MARINO, M. A. M. Laboratório de eletricidade e eletrônica. São Paulo: Érica, 2007.
CHAVES, A. Física básica: eletromagnetismo. Rio de Janeiro: LTC, 2007.
FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. Lições de física. Porto Alegre: Artmed, 2008. v. 2.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. Rio de Janeiro: Edgard Blücher, 2014. v. 3.
SERWAY, R. A.; JEWETT Jr., J. W. Princípios de Física. Cengage Learning, 2004. v. 3.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por José de los Santos Guerra, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/08/2023, às 15:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 | SEI nº 4737326 |