UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Telefone: (34) 3239 4181 -
  

Timbre

Plano de Ensino

 

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Laboratório de Física Básica: Eletromagnetismo

Unidade Ofertante:

Instituto de Física

Código:

INFIS39531

Período/Série:

3º Período

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

José de los Santos Guerra

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

É necessário ter finalizado o curso de Laboratório de Física Básica: Mecânica como pré-requisito. O Plano de Ensino é elaborado de acordo com a Resolução CONGRAD Nº 46/2022.

 

EMENTA

Multímetro. Osciloscópio e Gerador de Funções. Circuitos elétricos. Contato e indução. Campo elétrico. Indução eletrostática. Potencial elétrico. Capacitores e dielétricos. Campo magnético. Lei de Ohm. Ponte de Wheastone. Força eletromotriz e resistência interna de uma fonte. Resistor não ôhmico. Campos produzidos por correntes. Interações eletromagnéticas. Lei de Faraday. Indutância.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Física Básica: Eletromagnetismo, e em particular a física experimental, é fundamental e essencial para os alunos dos cursos de engenharias, uma vez que fornecem os requisitos e as ferramentas necessárias para as disciplinas do ciclo profissional. Por outro lado, a física e a engenharia estão intimamente relacionadas com aplicações de vários princípios físicos em diversas áreas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Empregar o método científico experimental a fim de:

1- Constatar no laboratório a veracidade das leis físicas com o recomendável senso crítico para justificar as possíveis discrepâncias entre a teoria e o experimento

2- Sugerir formulações teóricas a partir dos resultados experimentais

Objetivos Específicos:

Verificar no laboratório os fenômenos preditos pela teoria relacionados ao eletromagnetismo, através de medidas experimentais

PROGRAMA

1. Multímetro: Multímetro como ohmímetro – Multímetro com amperímetro

2. Uso do osciloscópio e gerador de função: Familiarização na operação com o osciloscópio e gerador para medidas de parâmetros elétricos

3. Potencial elétrico e campo elétrico: Superfícies equipotenciais e campo elétrico de várias distribuições de cargas

4. Capacitores e dielétricos: Medidas de capacitância de materiais diversos para determinação da constante dielétrica

5. Carga e descarga de Capacitores: Descarga de um capacitor e curva característica

6. Lei de Ohm e resistividade:  Verificação da lei de Ohm; corrente elétrica em um resistor

7. Circuitos elétricos: Medidas de resistências, correntes e tensão nos elementos do circuito

8. Balança magnética - Lei de Ampère e força de Lorentz: Verificação da força de Lorentz aplicada em cargas transportada em um seguimento de fio

9. Campo magnético gerado por bobinas em seu eixo de simetria: Estudo do comportamento do campo magnético gerado por espiras em seus eixos de simetria. Estudar e verificar da lei de Biot-Savart. Mapear o campo magnético gerado por bobinas de Helmholtz em seu eixo de simetria

10. Medida do campo magnético da terra: Determinação do valor da componente horizontal do campo magnético local

11. Momento de dipolo magnético e torque magnético: Estudar o comportamento do momento de dipolo magnético em campos uniformes

12. Transformadores: Determinar o número de espiras nos enrolamentos utilizados no transformador

METODOLOGIA

Serão utilizadas aulas práticas experimentais expositivas de forma presencial, nos horários estipulados conforme grade horária das disciplinas ofertadas para 2023/1 (Segundas-feiras das 14:50 às 16:40h). Nas aulas serão apresentados os conteúdos teóricos básicos de cada experimento, bem como a realização do experimento com coleta de dados para confecção dos relatórios por parte dos alunos, destinando 36 horas (18 semanas). O aluno usará instrumentos de medição e componentes elétricos para a verificação e comprovação de fenômenos relacionados ao eletromagnetismo, familiarizando-se com as experiências relacionadas com cada experimento. Os alunos devem estudar os roteiros previamente, realizar o experimento proposto, fazer as análises necessárias e discutir os resultados em grupo de no máximo seis estudantes. Como complemento, será disponibilizado em plataforma online (Google Classroom) material didático de estudo relacionado com experiências relacionadas a alguns experimentos. O link para acesso à plataforma online é: https://classroom.google.com/c/MzYxODk4ODY1OTY3?cjc=cwf55rr

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

Semana

Módulo

Atividades Previstas

Carga Horária

1

Apresentação do Curso

Introdução ao Curso. Apresentação da ementa, regras e critérios de avaliação

2h

2

 

Revisão de análise Experimental (Erros, gráficos, linearização e MMQ) ou atividade proposta pelo docente

2h

3

 

Confecção de tabelas e gráficos. Guia para relatórios e/ou atividade proposta pelo docente

2h

4

Experimento 1

Experimento 1 - O uso do multímetro

2h

5

Experimento 2

Experimento 2 - Potencial elétrico e campo elétrico

2h

6

Experimentos 3 e 4

Trabalho Discente Efetivo: Entrega e discussão de material didático sobre o conteúdo dos experimentos e/ou atividade proposta pelo docente. Reposição das aulas de quinta-feira

2h

7

Experimentos 3 e 4

Experimento 3 - Resistividade e Lei de Ohm Experimento 4 – Capacitor variável e Dielétricos

2h

8

 

V Simpósio de Pós-graduação em Qualidade Ambiental e VI Simpósio da Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - Trabalho Discente Efetivo: Entrega e discussão de material didático sobre o conteúdo dos experimentos e/ou atividade proposta pelo docente

2h

9

Prova 1

Avaliação - 1ª Prova

2h

10

Experimento 5

Experimento 5 - Uso do osciloscópio e gerador de funções

2h

11

 

Atividade didática proposta pelo docente - Discussão e entrega de material didático sobre o conteúdo dos experimentos

2h

12

Experimento 6

Experimento 6 - Carga e descarga de capacitores

2h

13

Experimento 7

Experimento 7 - Balança magnética - Força de Lorentz e Lei de Ampère

2h

14

Experimento 8

Experimento 8 - Campo Magnético gerado por bobinas em seu eixo de simetria

2h

15

Experimento 9

Experimento 9 - Campo magnético da terra

2h

16

Prova 2

Avaliação - 2ª Prova

2h

17

Revisão de Conteúdo

Revisão dos relatórios - Encontro tira-dúvidas

2h

18

 

Avaliação de recuperação

2h

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação consistirá na entrega de relatórios relativos aos experimentos feitos em grupo valendo 30 pontos e duas provas aplicadas em duas etapas (Prova 1 e Prova 2). Cada prova terá valor de 35 pontos e consistirá em três questões contendo conteúdo teórico prático dos experimentos realizados. A depender do número de alunos, as provas poderão ser substituídas por vídeos didáticos preparados pelos alunos, realizadas em pequenos grupos, abordando o desenvolvimento de um dos experimentos realizados pelo professor durante o curso, os componentes didáticos, bem como os conceitos usados. O conteúdo da primeira prova abordará um dos experimentos de 1 ao 4, a segunda prova abordará um dos experimentos de 5 ao 10. As datas das provas serão conforme apresentadas a seguir:

Não serão aplicadas provas substitutivas na disciplina. As atividades avaliativas (relatórios), também poderão ser enviadas pelos discentes para o e-mail do professor (jsantosguerra@gmail.com), respeitando os prazos previamente estipulados. A assiduidade dos discentes será controlada mediante o desempenho da participação ativa em sala de aula, durante os experimentos, bem como dos relatórios realizados.

 

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO

 

Semana

Módulo

Atividades Previstas

Carga Horária

18

Experimento

O(s) estudante(s) que não obtiver rendimento mínimo para aprovação terá direito a uma avaliação extra de recuperação que consistirá na realização (e entrega do relatório) de um dos experimentos entre o 5 e o 10 (segunda parte do semestre). Data: 27/11/2023

2h

 

A avaliação de recuperação consistirá na realização de uma prova para cada grupo de experimentos realizados, envolvendo os conceitos teóricos e experimentais relacionados ao relatório de cada experimento. Prova 1: experimentos entre o 1 e 4; Prova 2: experimentos entre o 5 e 10. Cada prova de recuperação terá valor de 35 pontos, somando 70 pontos no total das duas provas.

A assiduidade dos discentes será controlada mediante o desempenho da participação ativa e testes realizados em sala de aula.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. São Paulo: LTC, 2009. v. 3.

HELENE, O. A. M.; VANIN, V. R. Tratamento estatístico de dados em física experimental. São Paulo: Edgar Blucher, 1991.

TAYLOR, J. R. Introdução à análise de erros: o estudo de incertezas em medições físicas. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Complementar

CAPUANO, F. G.; MARINO, M. A. M. Laboratório de eletricidade e eletrônica. São Paulo: Érica, 2007.

CHAVES, A. Física básica: eletromagnetismo. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. Lições de física. Porto Alegre: Artmed, 2008. v. 2.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. Rio de Janeiro: Edgard Blücher, 2014. v. 3.

SERWAY, R. A.; JEWETT Jr., J. W. Princípios de Física. Cengage Learning, 2004. v. 3.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por José de los Santos Guerra, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/08/2023, às 15:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 SEI nº 4737326