UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Pedogênese em Ambientes Tropicais

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO39407/GGO055

Período/Série:

10º

Turma:

Matutino 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45 horas

Prática:

15 horas

Total:

60 horas

Obrigatória:

( )

Optativa:

(x )

Professor(A):

Florence Marcolino Barboza

Ano/Semestre:

2022/02

Observações:

20 vagas 

 

EMENTA

Introdução aos solos em ambientes tropicais. Atributos diagnósticos. Análise física do solo. Análise química de solos. Representação espacial dos solos.

JUSTIFICATIVA

O mundo caracteriza-se por uma grande diversidade de ambientes e paisagens, subdividindo-se em regiões geopolíticas e geoclimáticas. Nesta divisão muito tem se falado sobre a diversidade de ambientes tropicais e como ela pode ser analisada em função dos seus solos, devido às peculiaridades decorrentes das condições ambientais (clima, relevo, material originário e vegetação). Considerando que, nestes ambientes verifica-se um processo pedogenético mais acelerado devido às condições do clima tropical úmido com temperaturas mais elevadas, com a ação mais intensa da água e pela presença de organismos atuando como agentes formadores do solo, torna-se importantíssimo para os geógrafos compreender as diferentes potencialidades e limitações dos solos tropicais para uso e manejo sustentável, e assim, aplicar o conhecimento pedológico em estudos ambientais. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Trabalhar conteúdos teóricos e práticos para que o aluno possa compreender a dinâmica dos atributos ambientais presentes nos trópicos e que atuam na formação dos solos

Objetivos Específicos:

  • Apreender a atuação dos elementos climáticos nos trópicos: água e temperatura.

  • Compreender os processos de intemperismo químico, físico e biológicos.

  • Conhecer os processos de oxi-redução e de acidificação.

  • Identificar os principais atributos dos solos tropicais.

  • Apreender algumas técnicas de análise física e química de solos.

  • Aplicar o conhecimento pedológico nos estudos ambientais.

  • Entender como ocorre a degradação dos solos e as técnicas de manejo adequado.

PROGRAMA

1 - INTRODUÇÃO AOS SOLOS EM AMBIENTES TROPICAIS.

1.1 - Conceitos.

1.2 - Fatores de formação (material de origem, relevo, organismos vivos, tempo, intemperismo).

1.3 - Análise da paisagem a partir da Geomorfologia, Clima e Pedologia.

 

2 - ATRIBUTOS DIAGNÓSTICOS.

2.1 - Formação dos solos em ambientes tropicais.

2.2 - Processos associados aos solos.

2.3 - Processos de Oxi-redução, Laterização, Latossolização, Acidez dos Solos.

 

3 - ANÁLISE FÍSICA DO SOLO.

3.1 - Parâmetros gerais de física dos solos tropicais.

3.2 - Coleta de amostras em trabalhos de campo e preparo das amostras em laboratório.

3.3 - Análise da umidade do solo.

3.4 - Densidade do solo.

3.5 - Porosidade do solo.

3.6 - Granulometria do solo.

3.7 - Matéria orgânica no solo.

 

4 - ANÁLISE QUÍMICA DE SOLOS.

4.1 - O Ph dos solos.

 

5 - REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DOS SOLOS.

5.1 - Chaves de interpretação.

5.2 - Feições pedológicas e formas de representação utilizando fotografias aéreas.

5.3 - Perfis e cartas temáticas no auxílio do estudo pedológicos.

5.4 - Levantamento e cartografia dos solos tropicais.

METODOLOGIA

- Serão realizadas aulas expositivas e dialogadas, subsidiadas pela leitura prévia de textos.

- Aulas práticas com uso de programas de mapeamentos, tais como QGIS e Google Earth Pró. 

- Realização de Trabalho de Campo para reconhecimento de feições geomorfológicas/solos e impactos ambientais, dentre outros, para capacitar o aluno a aplicar os conhecimentos expostos em aulas teóricas. 

- Apresentação de seminários com tópicos da disciplina, havendo a necessidade de apresentação de seminários pelos discentes, de forma presencial 

Os textos para leitura e os trabalhos serão entregues via Plataforma Teams. 

ATENÇÃO: a leitura dos textos obrigatórios é FUNDAMENTAL para a disciplina.

 

Quadro 1. Cronograma das aulas

Aula

Data

Horário 

Atividade 

Local 

01

01/03/2023

08:00 - 11:30h

- Apresentação do Conteúdo, objetivos propostos e Formas avaliativas;

- Marcação trabalho de campo 

- Conceitos e introdução aos solos em ambientes tropicais 

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

 

02

08/03/2023

08:00 - 11:30h

- Fatores de formação e análise da paisagem tropical 

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

03

15/03/2023

08:00 - 11:30h

- Atributos diagnósticos 

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

04

22/03/2023

08:00 - 11:30h

- Atributos diagnósticos 

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

05

29/03/2023

08:00 - 11:30h

- Análise física do solo 

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

06

05/04/2023

08:00 - 11:30h

- Análise física do solo 

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

07

12/04/2023

08:00 - 11:30h

- Análise química do solo 

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

08

19/04/2023

08:00 - 11:30h

- Representação espacial dos solos 

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

09

26/04/2023

08:00 - 11:30h

- Representação espacial dos solos 

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

10

03/05/2023

08:00 - 11:30h

- Representação espacial dos solos 

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

11

10/05/2023

08:00 - 11:30h

- Levantamento e cartografia dos solos tropicais.

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

12

17/05/2023

08:00 - 11:30h

- Atividade prática 

 

Laboratório PEDOGEO

 

24/05/2023

08:00 - 11:30h

Feriado no Campus Patos de Minas –
aniversário da cidade

 

13

31/05/2023

08:00 - 11:30h

- Atividade prática 

Laboratório PEDOGEO

14

07/06/2023

08:00 - 11:30h

- Apresentação seminário 

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

15

14/06/2023

08:00 - 11:30h

- Procedimentos pré-campo. Material e Planejamento dos trabalhos de campo. Os trabalhos de campo. O mapeamento dos solos no campo

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

16

21/06/2023

08:00 - 11:30h

RecuperaçãoA Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o Art. 141 estabelece regras para a Atividade de Recuperação: Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular. § 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem. § 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão. 

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

17

28/06/2023

08:00 - 11:30h

 Divulgação das notas finais e relação de aprovados na disciplina

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

18

01/03/2023 a 14/06/2023

Assíncrona (12 horas) 

Leitura dos textos de apoio, debates sobre os temas e elaboração das atividades avaliativas (trabalhos).

 

19 

A definir

08:00 - 11:30h

Trabalho de campo 

 

OBSERVAÇÃO: Além das aulas presenciais, teremos 12 horas de atividades na modalidade assíncrona, conforme estabelecido na Resolução CONGRAD nº 25/2020. Nessa modalidade, o aluno deverá desenvolver a leitura de textos, debates em grupos e preparação de seminários.

 

* Os textos da disciplina ficarão disponíveis na Plataforma Microsoft Teams. O discente que realizar a matrícula na disciplina deverá providenciar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando o seu e-mail institucional (@ufu.br), conforme orientação disponível no link: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/office-365-education-esta-disponivel-para-comunidade-ufu. O cadastro do discente no ambiente virtual da disciplina será realizado pelo docente, através do e-mail institucional (@ufu.br) do discente cadastrado na Plataforma. Não será aceito outro e-mail para cadastro.

 

 

Os materiais necessários para realização das atividades (textos, tutoriais, vídeos e demais materiais) serão disponibilizados por meio da plataforma Microsoft Teams (link será disponibilizado no primeiro dia de aula). Além disso, os discentes terão que instalar o programa Google Earth Pró em seu computadores pessoais ou utilizar o dos laboratórios de ensino;

 

A presença do discente será atribuída durante a aula presencial por meio de chamada e lançado no diário.

AVALIAÇÃO

 

 Serão distribuídos 100 pontos na Seguinte forma:

 

Atividade prática -  30 pontos

Seminário - 40 pontos 

Relatório de campo - 30 pontos 

 

Atividade prática - Avaliação individual contemplando atividade prática que será desenvolvida no Laboratório de Cartografia e Sensoriamento Remoto do Curso de Geografia, com instruções de elaboração da atividade a partir da interpretação das imagens de satélite e vídeo tutoriais (youtube), utilização do programa QGIS Avaliação continua com base na elaboração de cada etapa do mapeamento. As orientações de apresentação serão disponibilizadas na plataforma teams. Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos, domínio do conteúdo e do programa - Tema: Mapeamentos de solos tropicais. Data entrega: a definir.

 

Seminário - Apresentação de estudo de caso. Serão distribuídos para cada aluno um estudo de caso sobre: caracterização e manejo sustentável de solos tropicais, controle e prevenção dos processos erosivos e técnicas de controle preventivo da erosão em áreas rurais. Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico. 

 

Relatório de campo - Avaliação individual contemplando relatório sobre um trabalho de campo em local determinado pelo docente e conforme recursos disponíveis para o estudo dos processos pedogenéticos. Para isso, o discente aprenderá algumas técnicas de campo e como realizar o levantamento pedológico.   

 

*Não serão aceitas atividades avaliativas fora do prazo, salvo situações de força maior e que sejam devidamente justificadas.

**A assiduidade nas aulas (presença em todas as aulas) garantirá 5 pontos extras ao final do semestre.

*** Será ofertada uma Atividade de Recuperação (prova) para os discentes que tiverem 75% de frequência na disciplina, mas não alcançarem a nota mínima para aprovação (60 pontos). Esta prova de recuperação poderá substituir a nota da atividade prática ou do seminário (como disposto no Cronograma acima) e prevalecerá a maior nota.

BIBLIOGRAFIA

Básica

EMBRAPA. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Brasília: EMBRAPA, 2006.

RESENDE, M. et al. Pedologia: base para a distinção de ambientes. Viçosa: NEPUT, 2002.

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a terra. São Paulo: Oficina de textos, 2003.

 

Complementar

AMARAL, N. D. Noções de conservação do solo. São Paulo: Nobel, 2003.

BERTONI, J.;  LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. São Paulo: Editora Ícone, 2014.

GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. O. S.; BOTELHO, R. G. M. Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.

LEPSCH, I. F. 19 Lições de pedologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Florence Marcolino Barboza, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/02/2023, às 12:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 SEI nº 4229894