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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Introdução aos solos em ambientes tropicais. Atributos diagnósticos. Análise física do solo. Análise química de solos. Representação espacial dos solos.
JUSTIFICATIVA
O mundo caracteriza-se por uma grande diversidade de ambientes e paisagens, subdividindo-se em regiões geopolíticas e geoclimáticas. Nesta divisão muito tem se falado sobre a diversidade de ambientes tropicais e como ela pode ser analisada em função dos seus solos, devido às peculiaridades decorrentes das condições ambientais (clima, relevo, material originário e vegetação). Considerando que, nestes ambientes verifica-se um processo pedogenético mais acelerado devido às condições do clima tropical úmido com temperaturas mais elevadas, com a ação mais intensa da água e pela presença de organismos atuando como agentes formadores do solo, torna-se importantíssimo para os geógrafos compreender as diferentes potencialidades e limitações dos solos tropicais para uso e manejo sustentável, e assim, aplicar o conhecimento pedológico em estudos ambientais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Trabalhar conteúdos teóricos e práticos para que o aluno possa compreender a dinâmica dos atributos ambientais presentes nos trópicos e que atuam na formação dos solos |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1 - INTRODUÇÃO AOS SOLOS EM AMBIENTES TROPICAIS.
1.1 - Conceitos.
1.2 - Fatores de formação (material de origem, relevo, organismos vivos, tempo, intemperismo).
1.3 - Análise da paisagem a partir da Geomorfologia, Clima e Pedologia.
2 - ATRIBUTOS DIAGNÓSTICOS.
2.1 - Formação dos solos em ambientes tropicais.
2.2 - Processos associados aos solos.
2.3 - Processos de Oxi-redução, Laterização, Latossolização, Acidez dos Solos.
3 - ANÁLISE FÍSICA DO SOLO.
3.1 - Parâmetros gerais de física dos solos tropicais.
3.2 - Coleta de amostras em trabalhos de campo e preparo das amostras em laboratório.
3.3 - Análise da umidade do solo.
3.4 - Densidade do solo.
3.5 - Porosidade do solo.
3.6 - Granulometria do solo.
3.7 - Matéria orgânica no solo.
4 - ANÁLISE QUÍMICA DE SOLOS.
4.1 - O Ph dos solos.
5 - REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DOS SOLOS.
5.1 - Chaves de interpretação.
5.2 - Feições pedológicas e formas de representação utilizando fotografias aéreas.
5.3 - Perfis e cartas temáticas no auxílio do estudo pedológicos.
5.4 - Levantamento e cartografia dos solos tropicais.
METODOLOGIA
- Serão realizadas aulas expositivas e dialogadas, subsidiadas pela leitura prévia de textos.
- Aulas práticas com uso de programas de mapeamentos, tais como QGIS e Google Earth Pró.
- Realização de Trabalho de Campo para reconhecimento de feições geomorfológicas/solos e impactos ambientais, dentre outros, para capacitar o aluno a aplicar os conhecimentos expostos em aulas teóricas.
- Apresentação de seminários com tópicos da disciplina, havendo a necessidade de apresentação de seminários pelos discentes, de forma presencial
Os textos para leitura e os trabalhos serão entregues via Plataforma Teams.
ATENÇÃO: a leitura dos textos obrigatórios é FUNDAMENTAL para a disciplina.
Quadro 1. Cronograma das aulas
Aula |
Data |
Horário |
Atividade |
Local |
01 |
01/03/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Apresentação do Conteúdo, objetivos propostos e Formas avaliativas; - Marcação trabalho de campo - Conceitos e introdução aos solos em ambientes tropicais |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO
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02 |
08/03/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Fatores de formação e análise da paisagem tropical |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO |
03 |
15/03/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Atributos diagnósticos |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO |
04 |
22/03/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Atributos diagnósticos |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO |
05 |
29/03/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Análise física do solo |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO |
06 |
05/04/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Análise física do solo |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO |
07 |
12/04/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Análise química do solo |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO |
08 |
19/04/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Representação espacial dos solos |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO |
09 |
26/04/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Representação espacial dos solos |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO |
10 |
03/05/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Representação espacial dos solos |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO |
11 |
10/05/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Levantamento e cartografia dos solos tropicais. |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO |
12 |
17/05/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Atividade prática |
Laboratório PEDOGEO |
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24/05/2023 |
08:00 - 11:30h |
Feriado no Campus Patos de Minas – |
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13 |
31/05/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Atividade prática |
Laboratório PEDOGEO |
14 |
07/06/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Apresentação seminário |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO |
15 |
14/06/2023 |
08:00 - 11:30h |
- Procedimentos pré-campo. Material e Planejamento dos trabalhos de campo. Os trabalhos de campo. O mapeamento dos solos no campo |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO |
16 |
21/06/2023 |
08:00 - 11:30h |
Recuperação - A Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o Art. 141 estabelece regras para a Atividade de Recuperação: Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular. § 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem. § 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão. |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO |
17 |
28/06/2023 |
08:00 - 11:30h |
Divulgação das notas finais e relação de aprovados na disciplina |
Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO |
18 |
01/03/2023 a 14/06/2023 |
Assíncrona (12 horas) |
Leitura dos textos de apoio, debates sobre os temas e elaboração das atividades avaliativas (trabalhos). |
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19 |
A definir |
08:00 - 11:30h |
Trabalho de campo |
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OBSERVAÇÃO: Além das aulas presenciais, teremos 12 horas de atividades na modalidade assíncrona, conforme estabelecido na Resolução CONGRAD nº 25/2020. Nessa modalidade, o aluno deverá desenvolver a leitura de textos, debates em grupos e preparação de seminários.
* Os textos da disciplina ficarão disponíveis na Plataforma Microsoft Teams. O discente que realizar a matrícula na disciplina deverá providenciar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando o seu e-mail institucional (@ufu.br), conforme orientação disponível no link: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/office-365-education-esta-disponivel-para-comunidade-ufu. O cadastro do discente no ambiente virtual da disciplina será realizado pelo docente, através do e-mail institucional (@ufu.br) do discente cadastrado na Plataforma. Não será aceito outro e-mail para cadastro.
Os materiais necessários para realização das atividades (textos, tutoriais, vídeos e demais materiais) serão disponibilizados por meio da plataforma Microsoft Teams (link será disponibilizado no primeiro dia de aula). Além disso, os discentes terão que instalar o programa Google Earth Pró em seu computadores pessoais ou utilizar o dos laboratórios de ensino;
A presença do discente será atribuída durante a aula presencial por meio de chamada e lançado no diário.
AVALIAÇÃO
Serão distribuídos 100 pontos na Seguinte forma:
Atividade prática - 30 pontos
Seminário - 40 pontos
Relatório de campo - 30 pontos
Atividade prática - Avaliação individual contemplando atividade prática que será desenvolvida no Laboratório de Cartografia e Sensoriamento Remoto do Curso de Geografia, com instruções de elaboração da atividade a partir da interpretação das imagens de satélite e vídeo tutoriais (youtube), utilização do programa QGIS Avaliação continua com base na elaboração de cada etapa do mapeamento. As orientações de apresentação serão disponibilizadas na plataforma teams. Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos, domínio do conteúdo e do programa - Tema: Mapeamentos de solos tropicais. Data entrega: a definir.
Seminário - Apresentação de estudo de caso. Serão distribuídos para cada aluno um estudo de caso sobre: caracterização e manejo sustentável de solos tropicais, controle e prevenção dos processos erosivos e técnicas de controle preventivo da erosão em áreas rurais. Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico.
Relatório de campo - Avaliação individual contemplando relatório sobre um trabalho de campo em local determinado pelo docente e conforme recursos disponíveis para o estudo dos processos pedogenéticos. Para isso, o discente aprenderá algumas técnicas de campo e como realizar o levantamento pedológico.
*Não serão aceitas atividades avaliativas fora do prazo, salvo situações de força maior e que sejam devidamente justificadas.
**A assiduidade nas aulas (presença em todas as aulas) garantirá 5 pontos extras ao final do semestre.
*** Será ofertada uma Atividade de Recuperação (prova) para os discentes que tiverem 75% de frequência na disciplina, mas não alcançarem a nota mínima para aprovação (60 pontos). Esta prova de recuperação poderá substituir a nota da atividade prática ou do seminário (como disposto no Cronograma acima) e prevalecerá a maior nota.
BIBLIOGRAFIA
Básica
EMBRAPA. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Brasília: EMBRAPA, 2006.
RESENDE, M. et al. Pedologia: base para a distinção de ambientes. Viçosa: NEPUT, 2002.
TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a terra. São Paulo: Oficina de textos, 2003.
Complementar
AMARAL, N. D. Noções de conservação do solo. São Paulo: Nobel, 2003.
BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. São Paulo: Editora Ícone, 2014.
GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. O. S.; BOTELHO, R. G. M. Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.
LEPSCH, I. F. 19 Lições de pedologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Florence Marcolino Barboza, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/02/2023, às 12:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4229894 e o código CRC 11B8E439. |
Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 | SEI nº 4229894 |