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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA DA AMÉRICA I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Refletir acerca dos principais temas e interpretações que norteiam a produção historiográfica sobre os séculos XV e XVIII em relação às Américas;
Estudar a dinâmica dos contatos entre as diferentes civilizações originárias, sobretudo nos aspectos políticos e econômicos;
Compreender, em linhas gerais, os processos de descobrimento e/ou invasão das américas pelos europeus, bem como as questões relativas à conquista;
Apresentar os processos de construção das sociedades coloniais, considerando os mecanismos de participação e/ou exclusão das populações ameríndias nas arenas política, econômica, cultural e social, bem como as brechas que permitiam aos indígenas se adaptarem com o intuito de buscar melhores condições de vida e de trabalho;
Examinar os processos de colonização e evangelização das populações aborígenes;
Analisar o surgimento dos movimentos de resistência empreendidos pelos indígenas;
Estudar a formação das sociedades coloniais na América do Norte e do Sul: poder, trabalho e tensões sociais;
Entender o processo que culminou na chamada “Revolução Americana” ou Independência das Treze Colônias (Estados Unidos da América): a guerra civil e as origens do Estado;
Perceber o caráter revolucionário do movimento de independência ocorrido no Haiti.
Ementa
Os processos de ocupação humana do continente americano. A multiplicidade de arranjos culturais e sociopolíticos dos povos e sociedades ameríndias. A importância da Guerra de Reconquista para a unificação da Espanha. A descoberta ou invasão da América pelos europeus. Rupturas, continuidades, transformações e novidades nas ordens sociais, culturais, políticas e econômicas nas sociedades mesoamericanas e andinas. A questão da alteridade ou a falta dela. A conquista espiritual em meio à perpetuação de práticas idólatras e conversões. As reelaborações identitárias e os movimentos migratórios: as estratégias indígenas para escapar do controle das autoridades coloniais. As origens ideológicas da Revolução Americana. O exemplo do Haiti: abolicionismo e rompimento com a ordem.
PROGRAMA
Unidade 1- As sociedades pré-colombianas e os modos indígenas
1.1. Os paleoíndios e o processo de ocupação humana do continente americano
1.2. A diversidade cultural e sociopolítica dos povos ameríndios
1.3. A mesoamérica e o processo de formação da Confederação Asteca
1.4. As culturas andinas e a construção do Império Inca
Unidade 2- A Espanha e a descoberta ou invasão da América
2.1. O processo de unificação da Espanha e a expansão ultramarina: as Cruzadas e sua importância para a campanha da Conquista
2.2. O Novo Mundo no horizonte do mundo conhecido
2.3. A invenção da América
Unidade 3- A conquista da América
3.1. O contato com mexicas e maias: rupturas, continuidades, transformações e novidades na ordem sociopolítica e nas concepções de história e de tempo mesoamericanas
3.2. Os incas após 1532: ações e reações contra a presença castelhana
3.3. As estratégias e alianças dos castelhanos e dos indígenas
Unidade 4- Resistência, mestiçagem e formação das sociedades coloniais
4.1. Permanências e rupturas na convivência cotidiana: idolatrias e conversões indígenas
4.2. A conquista espiritual enquanto agência facilitadora da Conquista
4.3. As missões religiosas e os limites da conquista espiritual
4.3. A adaptação dos indígenas à nova ordem: ressignificações e rearranjos
4.4. A questão identitária e as migrações como estratégia para escapar do controle das autoridades
Unidade 5- A Revolução Americana
5.1. Ruptura no império inglês: a Independência de 13 das colônias britânicas nas américas
5.2. As origens ideológicas e o processo de independência
5.3. República e republicanismo na formação do Estado nacional
5.4. A afirmação de uma ordem legal: a carta constitucional e a afirmação de direitos
Unidade 6- A independência do Haiti
6.1. Plantation e revolução: o fim do regime de trabalho escravizado
6.2. A primeira independência de um Estado latino-americano
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BETHELL, L. (org.). História da América Latina: América Latina Colonial, volume 1. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012.
BETHELL, L. (org.). História da América Latina: a América Latina Colonial, volume II. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 1999.
HALPERÍN DONGHI, T. História da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AZEVEDO, C.; RAMINELLI, R. (orgs.). Histórias das américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
BERNAND, C.; GRUZINSKI, S. História do Novo Mundo: da descoberta à conquista, uma experiência europeia (1492-1550). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
RESTALL, M. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
SCHWARTZ, S. B.; LOCKHART, J. A América Latina na época colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254176 |