UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Curso de Graduação em Química - Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Geral Experimental II

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP34204

Período/Série:

2o

Turma:

QNA

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Regina Massako Takeuchi

Ano/Semestre:

2019/2

Observações:

 

 

EMENTA

Reações químicas, termoquímica, cinética, equilíbrio químico e equilíbrio químico em soluções aquosas, eletroquímica. Gerenciamento de resíduos químicos.

JUSTIFICATIVA

Nesta disciplina o discente aprenderá os conceitos básicos sobre segurança e trabalho em um laboratório químico, além de aprender diversas técnicas experimentais e conceitos básicos que serão aprofundados posteriormente ao longo do Curso de Química. Os experimentos realizados permitirão que os discentes apliquem na prática grande parte dos conceitos apresentados na disciplina teórica Química Geral II.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Iniciar os alunos em trabalhos gerais de laboratório e prepará-los para executar experiências nas diversas áreas da química.

Objetivos Específicos:

Apresentar aos estudantes os aspectos quantitativos, termoquímicos e cinéticos das reações químicas. Verificar experimentalmente princípios de equilíbrio químico e de eletroquímica. Discutir e conscientizar os estudantes sobre os impactos ambientais associados aos compostos químicos e sobre formas de minimizá-los, buscando formas de assegurar o desenvolvimento sustentável.

PROGRAMA

1. Reações químicas: identificação de evidências macroscópicas de reações químicas de neutralização, precipitação e de óxido redução. Aplicação de relações estequiométricas para análises quantitativas. Titulações ácido-base, padronização de soluções. Indicadores ácido-base.

2. Termoquímica: processos endotérmicos e exotérmicos, capacidade calorífica, uso de um calorímetro para medir o calor liberado por uma reação química.

3. Equilíbrio químico e equilíbrio químico em soluções aquosas: o estado de equilíbrio. Fatores que afetam o equilíbrio químico. Princípio de Le Chatêlier.

4. Eletroquímica: reações de oxidação e de redução. Células galvânicas e eletrolíticas. Medida experimental do potencial de uma célula galvânica. Eletrólise e as leis de Faraday.

METODOLOGIA

Os roteiros dos experimentos serão disponibilizados na plataforma MOODLE e no endereço eletrônico da disciplina criado pelos discentes.  O planejamento dos experimentos deverão ser apresentados  pelos discentes em cadernos de laboratório, os quais deverão ser apresentados antes da realização de cada experimento. Aspectos práticos e teóricos serão discutidos antes da realização de cada experimento. Deverá ser apresentado um relatório científico após cada aula prática, sendo o mesmo entregue por cada grupo de discentes e corrigido pelo docente. A cada 3 experimentos haverá uma aula de discussão dos experimentos realizados e dos relatórios entregues.

AVALIAÇÃO

- A avaliação será realizada por meio de: A) Relatórios semanais dos experimentos realizados. B) Provas práticas e teóricas. A média final será calculada da seguinte forma:

MF = 0,6 MP + 0,4 MR

MF =Média Final; MP = Média das notas das provas (0,6 teórica e 0,4 prática), MR = Média das notas dos relatórios.

Serão aplicadas 3 provas, as quais estão divididas em uma parte teórica dissertativa individual e outra prática laboratorial em grupo, correspondendo à 0,6 e 0,4, respectivamente, da nota de cada prova.

- Será aprovado o aluno que obtiver MF ≥ 60. Não haverá avaliação de recuperação por se tratar de uma disciplina prática.

- As notas serão sempre atribuídas na escala de 0 a 100.

(Descrever o tipo/modalidade de avaliação a ser desenvolvida para o acompanhamento e a verificação da aprendizagem do estudante. É importante que estejam explicitadas a periodicidade do processo avaliativo, os instrumentos/formas avaliação a serem empregados: provas (dissertativas, objetivas, práticas, individuais, grupais, com consulta, sem consulta), estudos de casos, relatórios (de pesquisa, de experimentos, de visitas técnicas), elaboração de textos (individuais, em grupo), fichamentos, sínteses, apresentações orais, resenhas etc, finalmente os critérios a serem considerados e, finalmente, o valor atribuído a cada instrumento proposto. Deve-se seguir o art. 163 das Normas Gerais da Graduação vigentes na UFU e as normas do Projeto Pedagógico do Curso.)

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] CONSTANTINO, M. G.; SILVA, G. V. J.; DONATE, P. M. Fundamentos de química experimental. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2011.
[2] CHRISPINO, A. Manual de química experimental. Campinas: Átomo, 2010.
[3] LENZI, E. Química geral experimental. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2012.

Complementar

[1] ROCHA FILHO, R. C. Cálculos básicos da química. São Carlos: Ed. da UFSCar, 2006.
[2] RUSSELL, J. B. Química geral. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994. v. 2.
[3] MAHAN, B. H. Química: um curso universitário. São Paulo: E. Blucher, 1995.
[4] CIENFUEGOS, F. Segurança no laboratório. Rio de Janeiro: Interciência, 2001.
[5] FERRAZ, F. C. Técnicas de segurança em laboratórios: regras e práticas. São Paulo: Hermus, 2004.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 27/09/2019, às 21:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.084712/2019-80 SEI nº 1572497