|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
O professor-pesquisador e o trabalho com fontes audiovisuais e mídias digitais. Uso das imagens para fins didáticos. Tipologias das imagens. Produção de materiais didáticos.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Interdisciplinar III propõe a efetivação da prática como componente curricular objetivando a formação da identidade do professor-pesquisador em História, ou seja, do professor que domina os procedimentos da pesquisa histórica e da pesquisa sobre a prática docente. Nessa perspectiva, propõe-se a reflexão sobre a docência em espaços escolares e não-escolares a partir do pressuposto da indissociabilidade entre teoria e prática. Através dos procedimentos de observação e reflexão coletiva e sistemática sobre o processo de ensino-aprendizagem busca-se produzir conhecimento sobre a realidade do ensino, ou seja, sobre como se aprende e se ensina conceitos, procedimentos e atitudes, assim como se realiza a mediação didática entre a historiografia e a história escolar a partir da produção de materiais didáticos e incorporação de metodologias inovadoras.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender as discussões relacionadas ao Ensino de História e o audiovisual e as mídias digitais. |
Objetivos Específicos: |
· Levantamento, análise, contextualização das metodologias e da historiografia em relação às fontes visuais; audiovisuais e mídias digitais; · Discussão da produção, circulação e recepção das imagens audiovisuais e mídias digitais; · Produção de materiais didáticos utilizando fontes audiovisuais e mídias digitais.
|
PROGRAMA
Unidade 1 - As fontes visuais na pesquisa e no ensino de História
Unidade 2 - As fontes audiovisuais e as mídias digitais na pesquisa e no ensino de História
Unidade 3 - Produção de materiais didáticos
METODOLOGIA
A disciplina Projeto Interdisciplinar III possui carga horária de 90 horas e será ofertada ao longo do semestre 2021.1, entre os meses de novembro de 2021 e abril de 2022. Serão 15 encontros síncronos, via plataforma MConf da RNP, com duração de 2 horas (quarta-feira das 20h00 às 22h00). As 60 horas restante serão dedicadas às atividades assíncronas: vídeos, podcasts, leitura, produção textual, participação em fóruns e outras atividades via plataforma Moodle. Para realização das atividades da disciplina os discentes precisam de: acesso à Internet banda larga; dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet ou notebook; domínio das plataformas MConf e Moodle; familiaridade com os softwares do pacote Office 365 e serviços de mensagem como e-mail e WhatsApp. Os materiais didáticos da disciplina estarão disponíveis no Moodle e a bibliografia básica e complementar poderá ser acessada integralmente de forma remota. A assiduidade será registrada a partir da participação dos encontros síncronos e da realização das atividades assíncronas.
AVALIAÇÃO
Atividade avaliativa |
Pontuação máxima |
Critério de avaliação |
Data de Entrega |
Atividades assíncronas semanais realizadas na plataforma Moodle |
30 |
Pontualidade, precisão, objetividade e criticidade. |
Semanal |
Projeto de Divulgação de História |
70 |
Objetividade, coesão e coerência, clareza, domínio conceitual. |
02 de março de 2022 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
CAIMI, Flávia Eloísa. Fontes históricas na sala de aula: uma possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar?. Anos 90. V.15, n.28, Porto Alegre, 2008, p.129-150.
Disponível em: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/7963/4751
ARRUDA, Eucídio Pimenta. Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Educação. V.36, n.2, Porto Alegre, 2013, p.232-239.
Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/848/84827901011.pdf
MAUAD, Ana Maria. Através da images: fotografia e história interfaces. Tempo. V.1, n.2, Rio de Janeiro, 1996, p.73-98.
Disponível em: https://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-4.pdf
Complementar
GARCIA, Emilla Grizende. O Brasil de O Bem-Amado: tradição versus modernidade (1973). Faces da História, Assis-SP, v.3, nº2, p.213-229, jul-dez., 2016.
https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/391
HAMBURGUER, Esther. Telenovelas e interpretações do Brasil. Lua Nova, São Paulo, n. 82, p. 61-86, 2011.
https://www.scielo.br/j/ln/a/b4TLvPwvSfT4DfSnJqJ3fvQ/?format=pdf&lang=pt
LIMA, Douglas Mota Xavier de. Desenhos animados no ensino de história: a idade média em ‘Gato Félix’ e ‘Três Espiãs Demais’. Acta Scientiarum. Education, v. 43, e52201, 2021.
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/52201/751375152709
MORETTIN, Eduardo. Uma história do cinema: movimentos, gêneros e diretores. In: Caderno de Cinema do Professor. São Paulo: 2009. pp.47-71.
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de História? Sobre o uso de fontes em sala de aula. Anos 90. V.15, n.28, Porto Alegre, 2008, p.113-128. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/anos90/article/view/7961/4750
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/12/2021, às 12:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3278054 e o código CRC DB41E817. |
Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 | SEI nº 3278054 |