UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional

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Timbre

Ata

Ata da 06ª Reunião Ordinária do Colegiado de Pós-Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional - PPGGO, da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, da Universidade Federal de Uberlândia, ano 2023. Aos 24 dias do mês de novembro de dois mil e vinte três, às 10 horas, reuniu-se, virtualmente, o Colegiado do Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional sob a presidência do Prof. Dr. Antonio Sérgio Torres Penedo, com a presença do Professor Doutor: Luciano Ferreira Carvalho, Peterson Elizandro Gandolfi, Vérica Marconi Freitas de Paula e Vinicius Silva Pereira; da secretária Cristielly Amaral Braz Paulino; e do(a) representante discente Jhocasta de Castro Barbosa. 1. Informes: Sem informes. 2. Ordem do Dia. 2.1. Requerimentos de Banca de Defesa de dissertação: Os seguintes pedidos de banca de defesa de dissertação foram apresentados pelos discentes: 2.1.1. Banca de Exame de Defesa de dissertação aprovada ad referendum – Núbia Jacqueline Pinheiro de Freitas (12112GOM009​ - Linha: Gestão Empresarial): O(A) discente Núbia Jacqueline Pinheiro de Freitas (12112GOM009​ - Linha: Gestão Empresarial), requereu marcação de banca de defesa de dissertação, cujo trabalho é intitulado “LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE: Lições de líderes mulheres sobre os desafios enfrentados na pandemia da COVID-19”, realizada no dia 20/11/2023 às 09:00 horas, por videoconferência, com a seguinte composição: Cintia Rodrigues de Oliveira (Orientadora), Noezia Maria Ramos, Rodrigo Miranda, e Silvia Pereira de Castro Casa Nova (USP). 2.1.2. Banca de Exame de Defesa de dissertação – Juliana Pereira de Assis (12112GOM017​ - Linha: Gestão Pública): O(A) discente Juliana Pereira de Assis (12112GOM017​ - Linha: Gestão Pública), requereu marcação de banca de defesa de dissertação, cujo trabalho é intitulado “Programa de Integridade como instrumento de Governança Pública: uma análise do processo de implementação no Município de Uberlândia-MG”, para o dia 28/11/2023 às 14:00 horas, por videoconferência, com a seguinte composição: Rodrigo Miranda (Orientador), Daiana Paula Pimenta (UFG), e Luciana Carvalho (UFU). 2.1.3. Banca de Exame de Defesa de dissertação – Caroline Resende Vidigal (12112GOM002​ - Linha: Gestão Empresarial): O(A) discente Caroline Resende Vidigal (12112GOM002​ - Linha: Gestão Empresarial), requereu marcação de banca de defesa de dissertação, cujo trabalho é intitulado “Transformação digital: adoção e impacto nos resultados financeiros dos investimentos em tecnologia em três varejistas brasileiras”, para o dia 30/11/2023 às 14:00 horas, por videoconferência, com a seguinte composição: Vérica Marconi Freitas de Paula (Orientadora), Márcia Freire de Oliveira (UFU), e Lucas Sciencia do Prado (FGV). 2.1.4. Banca de Exame de Defesa de dissertação – Daniela Leticia Albiach (12212GOM004​ - Linha: Gestão Pública): O(A) discente Daniela Leticia Albiach (12212GOM004​ - Linha: Gestão Pública), requereu marcação de banca de defesa de dissertação, cujo trabalho é intitulado “PROPOSTA DE DESENHO DE PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL DA DÍVIDA ATIVA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA”, para o dia 13/12/2023 às 09:00 horas, por videoconferência, com a seguinte composição: José Eduardo Ferreira Lopes (Orientador), Luciana Carvalho (UFU), e Lilian Ribeiro de Oliveira Simões (CUBM - Centro Universitário Barão Mauá). 2.1.5. Banca de Exame de Defesa de dissertação – Munyse Barros Barbosa (12212GOM014​ - Linha: Gestão Empresarial): O(A) discente Munyse Barros Barbosa (12212GOM014​ - Linha: Gestão Empresarial), requereu marcação de banca de defesa de dissertação, cujo trabalho é intitulado “Mercado de Trabalho em Empresas de Tecnologia no Brasil: desafios e oportunidades”, para o dia 18/12/2023 às 09:00 horas, por videoconferência, com a seguinte composição: José Eduardo Ferreira Lopes (Orientador), Carla Bonato Marcolin (UFU), e Lina Eiko Nakata (FIA Business School). 2.1.6. Banca de Exame de Defesa de dissertação – Tatiana Vilela de Souza (12212GOM018​ - Linha: Gestão Pública): O(A) discente Tatiana Vilela de Souza (12212GOM018​ - Linha: Gestão Pública), requereu marcação de banca de defesa de dissertação, cujo trabalho é intitulado “AS OPORTUNIDADES E DESAFIOS DO BANCO DO BRASIL COMO INSTITUIÇÃO FINANCEIRA NO PAPEL DE AGENTE VIABILIZADOR DOS RECURSOS FINANCEIROS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA - PDDE”, para o dia 18/12/2023 às 16:00 horas, por videoconferência, com a seguinte composição: José Eduardo Ferreira Lopes (Orientador), Peterson Elisandro Gandolfi (UFU), e Alex Fabianne de Paulo (UFG). Parecer: As solicitações enviadas pelas discentes Daniela Letícia Albiach (12212GOM004​ - Linha: Gestão Pública); Munyse Barros Barbosa (12212GOM014​ - Linha: Gestão Empresarial) e Tatiana Vilela de Souza (12212GOM018​ - Linha: Gestão Pública) foram aprovadas pelos membros presentes deste colegiado, com um voto contra (Professora Vérica Marconi Freitas de Paula), sob a justificativa que as discentes não anexaram junto ao formulário comprovante de submissão e o artigo enviado. As demais solicitações de banca de Defesa de dissertação foram aprovadas, por unanimidade, pelos membros presentes deste colegiado. 2.2. Requerimentos de Banca de Exame de Qualificação: Os seguintes pedidos de banca de qualificação foram apresentados pelos(as) discentes: 2.2.1. Banca de Exame de Qualificação – Jacqueline Paula da Silva (12212GOM008​ - Linha: Gestão Pública): O(A) Discente Jacqueline Paula da Silva (12212GOM008​​), linha de pesquisa em Gestão Pública, requereu marcação de banca de qualificação, cujo trabalho é intitulado “IMPACTO DAS PERDAS FINANCEIRAS DE MATERIAIS DE ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS NO FATURAMENTO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO DAS CIRURGIAS DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE UBERLÂNDIA”, para o dia 11/12/2023 às 15:00 horas, por videoconferência, com a seguinte composição: Peterson Elizandro Gandolfi (orientador), Vinicius Silva Pereira (UFU) e Álvaro Escrivão Junior (FGV). 2.2.2. Banca de Exame de Qualificação – Regina Keiko Hasegawa (12212GOM016​ - Linha: Gestão Pública): O(A) Discente Regina Keiko Hasegawa (12212GOM016​​), linha de pesquisa em Gestão Pública, requereu marcação de banca de qualificação, cujo trabalho é intitulado “GOVERNO ELETRÔNICO E GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: A emissão de Alvarás Sanitários por meio eletrônico em Uberlândia - MG”, para o dia 14/12/2023 às 09:00 horas, por videoconferência, com a seguinte composição: Luciana Carvalho (orientadora), José Eduardo Ferreira Lopes (UFU) e Thiago Gonçalves Paluma Rocha (UFU). Parecer: As solicitações de banca de Exame de qualificação foram aprovadas, por unanimidade, pelos membros presentes deste colegiado. 2.3. Requerimento de dilação de prazo para a Defesa de Dissertação: O seguinte pedido de dilação de prazo para a defesa de dissertação foi apresentado pelo(a) discente: 2.3.1. Michelle Borges de Noronha Ferreira (12212GOM013 - Linha: Gestão Pública): O(a) discente Michelle Borges de Noronha Ferreira​ (12212GOM013 - Linha: Gestão Pública) solicitou a este colegiado a dilação de prazo para a defesa de sua Dissertação, conforme justificativas anexas a este processo. Conforme cronograma de execução anexo, a previsão de defesa de dissertação é agosto de 2024. Parecer: Considerando o Art. 24 da Resolução nº 11/2015, do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação, a solicitação foi aprovada, por unanimidade, pelos membros presentes deste colegiado. 2.4. Mudança de orientador(a) do discente Vinícius Souza Morais (12212GOM023 - Linha: Gestão Pública). O discente Vinícius Souza Morais (12212GOM023 - Linha: Gestão Pública) requereu alteração do orientador Professor Flávio Luiz de Moraes Barboza para o professor Pablo Rogers Silva, conforme requerimento anexo. Parecer: A solicitação de mudança de orientação foi aprovada, por unanimidade, pelos membros presentes deste colegiado. 2.5. Propostas da Comissão Permanente para Desenvolvimento de Produtos Técnico-TecnológicosConforme consta na Carta anexa, a Comissão Permanente para Desenvolvimento de Produtos Técnico-Tecnológicos propõe:

a) Seja a Comissão constituída pelos membros: Valdir Machado Valadão Júnior – Presidente; Carla Bonato Marcolin; Cíntia Rodrigues de Oliveira; Márcio Lopes Pimenta; e Vinícius Silva Pereira;

b) Alterar a ficha de disciplina do componente curricular Seminários de Pesquisa (em Gestão Empresarial e em Gestão Pública), incluindo a elaboração e PTT (conforme anexo);

c) Alterar as exigências da qualificação incluindo a elaboração de uma proposta para o PTT, que será avaliada pela referida comissão para validar a qualificação;

d) Incluir entre as exigências para defesa, a entrega do formulário de PTT (conforme anexo);

e) Promover o evento “Diretrizes para elaboração de PTT”, a ser realizado nos dias 04/11/2023 (noite) e 05/12/2023 (manhã) e ministrado pelo professor doutor Danilo Soares Monte-Mor (FUCAPE), dirigido aos docentes do PPGGO, para participação de caráter obrigatório;

f) Incluir nos critérios de credenciamento de docentes para o próximo quadriênio a apresentação e certificado de participação no curso para elaboração de PTT.

Parecer: As propostas feitas pela Comissão Permanente para Desenvolvimento de Produtos Técnico-Tecnológicos foram apreciadas pelos membros presentes deste colegiado, conforme a seguir:

Item a) Aprovado, por unanimidade, pelos membros presentes deste colegiado. Destaca-se que o referido item já foi aprovado pelo CONFAGEN (instância superior), conforme ata da 14ª reunião do CONFAGEN (documento SEI 4848244), ocorrida em 03/10/2023;

Item b) Aprovado, por unanimidade, pelos membros presentes deste colegiado. Salienta-se que o mesmo conteúdo/texto da ficha de disciplina do componente curricular Seminários de Gestão empresarial será usado na ficha de disciplina do componente curricular de Seminários de Gestão pública;

Item c) Os membros presentes deste colegiado analisaram a proposta e resolveram discuti-la, em data posterior, em conjunto com a Comissão Permanente para Desenvolvimento de Produtos Técnico-Tecnológicos, haja vista que entenderam necessário analisar a viabilidade da operacionalização;

Item d)  Os membros presentes deste colegiado analisaram a proposta e decidiram discuti-la, em data posterior, em conjunto com a Comissão Permanente para Desenvolvimento de Produtos Técnico-Tecnológicos, tendo em vista que concluíram necessário analisar a viabilidade da operacionalização;

Item e) Os membros presentes deste colegiado aprovaram a realização do evento, contudo, sem exigir a obrigatoriedade de participação dos docentes como critérios de credenciamento de docentes para o próximo quadriênio a apresentação e certificado de participação no curso para elaboração de PTT. Destarte, os critérios de credenciamento serão avaliados em momento oportuno. De mais a mais, ressalta-se que o dia 05/12/2023 está fora do calendário acadêmico da graduação;

Item f) Os membros presentes deste colegiado aprovaram a realização do evento, contudo, sem exigir a obrigatoriedade de participação dos docentes como critérios de credenciamento de docentes para o próximo quadriênio a apresentação e certificado de participação no curso para elaboração de PTT. Destarte, os critérios de credenciamento serão avaliados em momento oportuno. De mais a mais, ressalta-se que o dia 05/12/2023 está fora do calendário acadêmico da graduação.

3. Leitura e aprovação da presente ata. A presente Ata foi aprovada por todos os membros presentes do colegiado e assinada no SEI, processo número 23117.072663/2023-19. 4. Assuntos Gerais. 4.1. Nada mais tendo sido tratado, o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos, e dando por encerrada a reunião e, para constar, eu, Cristielly Amaral Braz Paulino, na qualidade de Secretária, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada eletronicamente pelo Senhor Presidente, e pelos demais membros deste colegiado. Uberlândia, 24 de novembro de 2023.

 

Antonio Sérgio Torres Penedo (Presidente)

Jhocasta de Castro Barbosa

Luciano Ferreira Carvalho

Peterson Elizandro Gandolfi

Vérica Marconi Freitas de Paula

Vinicius Silva Pereira

Cristielly Amaral Braz Paulino (Secretária)


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Documento assinado eletronicamente por Antônio Sérgio Torres Penedo, Presidente, em 27/11/2023, às 08:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Luciano Ferreira Carvalho, Membro de Colegiado, em 27/11/2023, às 10:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vérica Marconi Freitas de Paula, Membro de Colegiado, em 27/11/2023, às 10:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vinícius Silva Pereira, Membro de Colegiado, em 27/11/2023, às 10:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jhocasta de Castro Barbosa, Membro de Colegiado, em 27/11/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Peterson Elizandro Gandolfi, Membro de Colegiado, em 27/11/2023, às 15:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Cristielly Amaral Braz Paulino, Secretário(a), em 27/11/2023, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.072663/2023-19 SEI nº 4885623