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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI019 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA AMÉRICA III |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60H |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Analisar as revoluções, intervenções políticas e golpes de Estado, em suas semelhanças e diferenças, na experiência histórica das sociedades latino-americanas.
Discutir os diferentes projetos de modernização/modernidade/democracia inscritos nas lutas das sociedades latino-americanas no século XX.
Ementa
Os processos de lutas nas sociedades latino-americanas no século XX: os projetos de modernização, modernidade e democracia; os autoritarismos, os movimentos revolucionários. Estudo da historiografia sobre o tema.
PROGRAMA
I - Intervenções, revoluções e golpes de Estado na AMERICA LATINA
II - Revolução Mexicana: um marco de referencia histórica.
III - A Era do Desenvolvimento tecnológico: estratégia e ideologia.
IV - Revolução Cubana: Projetos e Perspectivas
V - Revolução Chilena: Análise e processo revolucionário e contra revolucionário.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Camin, H.L. À Sombra da Revolução Mexicana, São Paulo: Edusp, 2000.
CAPELATO, Maria Helena R., Multidões em Cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. Campinas: Papirus, l998.
DONGHI, Halperiu. História da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
Furtado,Celso – Subdesenvolvimento e Estagnação na América Latina, Rio Janeiro, Civilização Brasileira, 1965.
Furtado, Celso. Formação Econômica da América Latina. 2ª ed,. Rio de Janeiro:
Cia das Letras, 1970.
Neruda, Pablo – Confesso que Vivi. Tradução.Olga Savary. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil,2000.
SADER, Emir. (Org.) Fidel Castro – Coordenação de Florestan Fernandes. São Paulo. Ed. Ática, 1986.
SADER, Eder. Um Rumor de Botas. A Militarização do Estado na América Latina. São Paulo: Polis, 1982.
SADER, Emir. A Revolução cubana. São Paulo: Moderna, 1985.
Romero, José Luis – América Latina : As cidades e as idéias. Tradução. Bella Josef.
Rio e Janeiro: Editora UFRJ, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Canclini,Garcia Nestor. Culturas Híbridas. Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. Tradução Ana Regina Lessa e Heloisa Pezza Cintrão. São Paulo. Edusp.2.ed.,1998.
Sarlo, Beatriz - Cenas da Vida Pós-Moderna: intelectuais, arte e vídeo-cultura na Argentina. Tradução. Sergio Alcides – Rio de Janeiro:Editora UFRJ,1997.
______ Paisagens Imaginárias. Intelectuais, Arte e Meios de Comunicação Tradução Rubia Prates e Sergio Molina. – São Paulo:Editora da Universidade de São Paulo,1997.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 | SEI nº 1588503 |