UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

GHI019

COMPONENTE CURRICULAR:

HISTÓRIA DA AMÉRICA III

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60H

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60H

 

OBJETIVOS

 

Ementa

Os processos de lutas nas sociedades latino-americanas no século XX: os projetos de modernização, modernidade e democracia; os autoritarismos, os movimentos revolucionários. Estudo da historiografia sobre o tema.

 

PROGRAMA

I -   Intervenções, revoluções e  golpes de Estado na AMERICA LATINA

II - Revolução Mexicana: um marco de referencia histórica. 

III -  A Era do Desenvolvimento tecnológico: estratégia e ideologia.  

IV -  Revolução Cubana: Projetos e Perspectivas 

V -  Revolução Chilena: Análise e processo revolucionário e contra revolucionário.

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Camin, H.L.  À Sombra da Revolução Mexicana, São Paulo: Edusp, 2000.

CAPELATO, Maria Helena R., Multidões em Cena: propaganda política no varguismo    e no peronismo. Campinas: Papirus, l998.

DONGHI, Halperiu. História da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

Furtado,Celso – Subdesenvolvimento e Estagnação na América Latina, Rio Janeiro, Civilização Brasileira, 1965.

Furtado, Celso. Formação Econômica da América Latina. 2ª ed,. Rio de Janeiro:        

Cia das Letras, 1970.

Neruda, Pablo – Confesso que Vivi. Tradução.Olga Savary. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil,2000.

SADER, Emir. (Org.) Fidel Castro –  Coordenação de Florestan Fernandes. São Paulo. Ed. Ática, 1986.  

SADER, Eder. Um Rumor de Botas. A Militarização do Estado na América Latina. São    Paulo: Polis, 1982.

SADER, Emir. A Revolução cubana. São Paulo: Moderna, 1985.

Romero, José Luis – América Latina : As cidades e as idéias. Tradução. Bella Josef.   

Rio  e Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Canclini,Garcia Nestor. Culturas Híbridas. Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. Tradução Ana Regina Lessa e Heloisa Pezza Cintrão. São Paulo. Edusp.2.ed.,1998.

Sarlo, Beatriz - Cenas da Vida Pós-Moderna: intelectuais, arte e vídeo-cultura na Argentina. Tradução. Sergio Alcides – Rio de Janeiro:Editora UFRJ,1997.

______  Paisagens Imaginárias. Intelectuais, Arte e Meios de Comunicação Tradução Rubia Prates e Sergio Molina. – São Paulo:Editora da Universidade de São Paulo,1997.

 

aprovação

 

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1588503 e o código CRC 2F1F8DB0.




Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 SEI nº 1588503