UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Gestão de Pessoas

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Liderança e Construção de Relacionamentos

Unidade Ofertante:

FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN31538

Período/Série:

-o-

Turma:

Integral e Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

18

Prática:

18

Total:

36

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Dra. Noézia Maria Ramos

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

Conceito de liderança; Liderança e Administração; Teorias de liderança; O principal executivo: o líder da empresa; Construção de Relacionamentos.

 

JUSTIFICATIVA

Os conteúdos da disciplina contribuirão para a formação gerencial dos estudantes, por meio da aquisição do conhecimento e da capacidade de aplicação dos fundamentos relativos à formação dos líderes, nas organizações, tendo em vista, essencialmente, a postura que vise a construção de relacionamentos com todos os steakholders, além de oportunizar uma visão holística, sistêmica, gerencial e crítica em relação às organizações no qual se encontram inseridas.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os conceitos de liderança e o papel dos executivos e líderes da empresa no estabelecimento de redes e relacionamentos inter e intrapessoais.

 

Objetivos Específicos:

* Compreender as teorias de liderança e suas implicações para as organizações;
* Conhecer e saber aplicar os conceitos fundamentais na formação de equipes;
* Compreender e saber aplicar os conceitos fundamentais de comunicação nas organizações;
* Conhecer os desafios para se constituir e manter relações de trabalho satisfatório;
* Compreender a dinâmica organizacional e as relações com poder;
* Conhecer questões contemporâneas que amenizem os conflitos de relações.

PROGRAMA

5.1.Conceito de Liderança
A Teoria de Tolstoi; 
- Teoria de Kouzes e Posner; 
- Influência, poder e autoridade.

 

5.2. Liderança e Administração
Diferenças entre o líder e o administrador; 
- Características de liderança.

 

5.3. Teorias de liderança
Teorias clássicas de liderança; 
- Teorias contemporâneas de liderança; 
- Líderes narcisistas;
- Mitos sobre liderança.

 

5.4. O principal executivo: o líder da empresa
0 papel do principal executivo; 
- A sucessão do principal executivo.

 

5.5. A construção de relacionamentos
Comunicação e Liderança; 
- Liderando Equipes; 
- A internet, as redes colaborativas e as redes sociais online.

 

METODOLOGIA

Para melhor construção do conhecimento dos(as) alunos(as), serão abordados os seguintes métodos:
• Seminários em grupo, contendo 2 ou 3 pessoas, em sala de aula, sendo cada grupo responsável por um estudo diferente de forma a oportunizar uma melhor compreensão dos diversos contextos tradicionais e contemporâneos, nacionais e internacionais;
• Multimídia para apresentação de conteúdos teóricos;
• Discussões e/ou resolução de Estudos de Casos sobre práticas de Gestão de Pessoas no Brasil voltadas à compreensão das influências e impactos no Clima Organizacional;
• Debates e discussões em torno de casos reais que retratam comportamentos das pessoas em organizações diversas, seja via filme ou live ou artigo ou livro ou mídia-social;
• Resenhas e/ou mapa mental em torno de leituras obrigatórias que abordem temas correlatas ao conteúdo da disciplina.

 

Horário das aulas presenciais: Sexta-feira das 19h às 20h40min
Carga Horária Total: 36 horas/aula 
Link para acesso  https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=11842
Chave de inscrição é FAGEN31538 

 

Atividades TDE para complemento de carga horária:
Conteúdo/CH: serão repassadas e orientadas em sala de aula computando um total de 08hs
Informações: serão disponibilizadas na plataforma Moodle.
Assiduidade: entrega na data agendada.

 

Direitos Autorais: Todo o material produzido e divulgado pelo docente, como vídeos, textos, arquivos de voz, etc., está protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998), pela qual fica vetado o uso indevido e a reprodução não autorizada de material autoral por terceiros cabendo, aos responsáveis pela reprodução ou uso indevido do material de autoria dos docentes, as sanções administrativas e às dispostas na Lei de Direitos Autorais.

 

AVALIAÇÃO

7.1 Forma de Avaliação
A avaliação da aprendizagem será por meio de seminários avaliativos em dupla ou em grupo, realizadas em sala de aula, sendo cada grupo responsável por um estudo diferente para oportunizar uma melhor compreensão dos diversos contextos tradicionais e contemporâneos, nacionais e internacionais, com discussões de casos e elaboração de propostas para resolver problemas. Também serão aplicadas avaliações de multipla escolha, individual, via Moodle, semanalmente, para diagnóstico do estudo teórico precedente às aulas. Assim, em todas as aulas, haverá alguma atividade avaliativa. Outro método a ser adotado será resenha, análise fílmica ou pesquisa empírica sobre as temáticas que permeiam o conteúdo da disciplina com descrições de aplicações práticas. As diversas atividades somarão no final 100 pontos. Para as(os) estudantes que não realizarem alguma(s) atividade(s) avaliativa(s), poderão solicitar a atividade de reposição, a qual conterá apenas o conteúdo perdido. Esta reposição de atividade perdida deverá ser solicitada e realizada antes da atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem, que ocorrerá no final do semestre acadêmico - dia 10/11/2023.


7.2 Critérios de avaliação
Para cada atividade avaliativa, será disponibilizado um roteiro próprio, contendo as instruções de realização, as informações sobre o acesso aos materiais de apoio e os critérios de avaliação. Não obstante, listam-se, na sequência, os critérios de avaliação globais, considerados para todas as atividades avaliativas: a) atendimento ao conteúdo e aos parâmetros previstos no roteiro da atividade; b) pertinência das respostas aos assuntos propostos pelas perguntas; c) organização e apresentação do relatório, compreendendo estética e layout ; d)ausência de plágio; e) cumprimento do prazo e meio de entrega (não será recebido relatório de atividade forado prazo estipulado no roteiro da atividade); f) envio dos atividades por meio do Moodle (os relatórios serão recebidos, apenas, via Moodle).


7.3 Atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem
Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 as(os) estudantes que não alcançarem no final do semestre acadêmico um rendimento total mínimo de 60 pontos, mas tiveram frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) poderão realizar a atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem, a qual conterá todo o conteúdo do semestre e a pontuação de avaliação será de 100 pontos. A nota conseguida na avaliação de recuperação substituirá a nota adquirida durante o semestre, exceto quando for inferior. Neste caso, permanecerá a nota obtida no semestre que representa o seu rendimento alcançado, na disciplina. Para aprovação, o estudante deve obter a nota mínima de 60 pontos. Para maiores informações consultar a seção III (Da avaliação de recuperação) da Resolução CONGRAD46/2022.


7.4 Controle de assiduidade
Para aprovação na disciplina, é necessária a frequência mínima de 75%, ou seja, são permitidas, no máximo, 18 faltas. Conforme previsto nas Normas Gerais da Graduação (Art. 143) “falta não pode ser abonada [...]”, exceto em situações que impliquem a participação em exercícios ou manobras, relativas ao Serviço Militar. Logo, eventuais faltas às aulas não serão abonadas, independentemente da situação que tenha motivado a falta, exceto em relação às situações previstas nas Normas Gerais da Graduação.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica
CLEGG, S.; HARDY, C.; NORD, W. R. (org.) Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2014. v. 2.
FLEURY, M. T. L. (coord.). As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 2. ed. São Paulo: Pearson Pren ce Hall, 2005

 

Complementar
GODOY, A. S.; HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. Gestão do fator humano: uma visão baseada nos stakeholders. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2011.
RONDEAU, A. A gestão dos conflitos nas organizações. In: CHANLAT, J. F. O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 1996. p. 205-25.
SCHEIN, E. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.
TANURE, B.; EVANS, P.; PUCJK, V. A gestão de pessoas no Brasil: virtudes e pecados capitais. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
WAGNER, J. A. Comportamento organizacional: criando vantagem compe        va. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009
WOOD JUNIOR, T.; CALDAS, M. P. Comportamento organizacional: uma perspec va brasileira. São Paulo: Atlas, 2007.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Noezia Maria Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/08/2023, às 08:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4760321