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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Estudos especiais em temáticas relevantes de História Contemporânea.
JUSTIFICATIVA
Entender as relações entre a crise da ideia germânica de cultura e sua relação com a crise da experiência da temporalidade moderna – associada ao conceito de formação (Bildung) – é o eixo articulador do curso que aqui se propõe. Nesse sentido, esse curso promoverá a discussão de duas filosofias fundamentais e interconectadas – além de apresentar os conceitos norteadores de cultura e formação - para a reflexão acerca da relação entre as crises da cultura e da modernidade na Alemanha no alvorecer do século XX: as filosofias de Wilhelm Dilthey- em caráter introdutório - e Georg Simmel. Ademais, busca-se conectar as reflexões de Dilthey e Simmel às questões do conhecimento histórico no período mencionado. Espera-se que este curso forneça à(o)s estudantes uma base teórica sólida a fim de que possam associá-la à interpretação do mundo contemporâneo e ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino.
OBJETIVO
Objetivo Geral:
Possibilitar aos alunos leituras e reflexões sobre a produção historiográfica mais recente sobre a história contemporânea, suas temáticas, abordagens e procedimentos
Objetivos específicos
- apresentar os conceitos de crise, cultura e formação;
- analisar os conceitos supracitados relacionados à crise da experiência moderna;
- oferecer um panorama da crise da modernidade no âmbito alemão no início do século XX
- discutir de forma concentrada o pensamento de Georg Simmel e Wilhelm Dilthey (em caráter introdutório)
PROGRAMA
Unidade I: Cultura, Formação e Vivência:
- Alemanha, 1900: Cultura x Civilização.
- O conceito de Formação (Bildung) e a crise da cultura.
- O novo de novo do romantismo: o conceito de vivência de Wilhelm Dilthey
Unidade II: Sinfonia da metrópole: a filosofia de Georg Simmel
- A cultura moderna, essa tragédia.
- Dinheiro, a substância da modernidade.
-Simmel e a estética: Rembrandt, Rodin e as exposições de arte.
-O feminino na cultura moderna, ou sobre Gertrud.
- De volta para Goethe: o declínio do neokantismo.
METODOLOGIA
O curso se desenvolverá mediante uma combinação de aulas expositivas e seminários críticos acerca da bibliografia do curso.
AVALIAÇÃO
Atividades de avaliação: as atividades de avaliação ocorrerão em 3 etapas:
I - Apresentação de uma relatoria e apresentação dos textos de uma aula (30 pontos);
II - Participação nas discussões em sala de aula (20 pontos);
III – Entrega de ensaio final autoral (50 pontos).
I – Relatoria dos textos:
No decorrer da aula, o(a)s aluno(a)s deverão apresentar os textos correspondentes ao dia da aula, conforme o cronograma. Esta apresentação deve salientar os principais pontos do texto e os caminhos argumentativos seguidos pelo(a) autor(a).
Critérios de avaliação: uso adequado da bibliografia, capacidade crítica de diálogo com a bibliografia do curso, articulação para apresentar.
O cronograma de apresentações será organizado com a turma em acordo com o cronograma do curso.
II – Participação nas discussões em sala de aula:
Participação efetiva nas discussões promovidas em sala de aula, acompanhamento das leituras indicadas no cronograma do curso.
A avaliação será realizada ao longo do curso.
Critérios de avaliação: Capacidade de tecer reflexões relacionadas aos temas e à bibliografia do curso.
III – Redação final de ensaio autoral:
Deverá ser entregue um ensaio autoral, com temática livre, desde que pertinente ao tema do curso e correlacionada à bibliografia do curso.
Critérios de avaliação: pertinência conceitual e narrativa; capacidade para promover uma discussão crítica com o tema do curso; uso adequado da língua portuguesa e das regras da ABNT.
Data prevista para entrega: 09 de novembro de 2023.
Atividade de recuperação: a atividade avaliativa de recuperação destina-se à(o)s discentes que não alcançarem a média mínima para a aprovação na disciplina (60 pontos), desde que tenham realizado todas as atividades avaliativas previstas para o semestre. A atividade de recuperação não será uma avaliação substitutiva. A atividade de recuperação consistirá em uma prova escrita sobre toda a matéria do semestre. Sua realização será presencial em sala de aula e sem consulta a qualquer tipo de material, seja ele impresso ou digital. Data prevista para a realização da atividade de recuperação: 17 de novembro de 2023.
BIBLIOGRAFIA
A bibliografia do curso - quando não disponível na biblioteca da unidade - será disponibilizado pela docente. O endereço eletrônico para o acesso à bibliografia será compartilhado exclusivamente com a(o)s aluna(o)s regularmente matriculados.
Bibliografia Básica:
DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. vol. 1: Uma História dos Costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
SIMMEL, Georg. Cultura Filosófica. São Paulo: Editora 34, 2020.
WAIZBORT, Leopoldo. As Aventuras de Georg Simmel. São Paulo: Editora 34, 2013.
Bibliografia complementar:
BERGSON, Henri. Ensaios sobre os dados imediatos da consciência. Lisboa: Edições 70, 1988.
BERGSON, Henri. A Evolução Criadora. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
BERGER, Stefan. The Search for Normality: National identity and historical counsciousness in Germany since 1800. Providence; Oxford: Berghahn Books, 2007.
BOLLE, Willi. “Crise do Romance – Crise de um País: Berlin Alexanderplatz, de Alfred Döblin.
BREPOHL, Marion. Imaginação Literária e Política. Os alemães e o imperialismo. Uberlândia: Edufu, 2010.
CARPEAUX, Otto Maria. História Concisa da Literatura Alemã. São Paulo: Faro Editorial, 2014.
CASTRO, Érica Gonçalves de. “Uma História das ideias em Vez de uma História do Mundo” – A dimensão da Formação em O Homem sem Qualidades. In: MAZZARI, Marcus Vinicius; MARKS, Maria Cecilia (Orgs.). Romance de Formação: Caminhos e Descaminhos do Herói. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2020.
EKSTEINS, Modris. A Sagração da Primavera. São Paulo: Rocco, 1991.
FIGES, Orlando. Os Europeus. O século XIX e o surgimento de uma cultura cosmopolita. Rio de Janeiro: Record, 2022.
GADAMER, Hans-Georg. “Formação (Bildung)”. In: Verdade e Método I. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.
HAROCHE, Claudine. “O que é um povo? Os sentimentos coletivos e o patriotismo no final do século XIX”. In: BRESCHIANI, Maria Stella; SEIXAS, Jacy; BREPOHL, Marion (Orgs.). Razão e Paixão na Política. Brasília: Editora UnB, 2002.
KOSELLECK, Reinhart. “Alemanha, uma nação atrasada?”. In: Estratos do Tempo. Estudos sobre História. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
HUMBOLDT, Wilhelm. “Sobre o ofício do historiador (1821)”. In: MARTINS, Estevão de Rezende. A História Pensada. Teoria e Método na Historiografia Europeia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2010.
NIETZSCHE, Friedrich. Segunda Consideração Intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
RINGER, Fritz. O Declínio dos Mandarins Alemães. A comunidade acadêmica alemã 1890-1930. São Paulo: Edusp, 2000.
SAFRANSKI, Rüdiger. Romantismo: uma questão alemã. São Paulo: Estação Liberdade, 2010.
SCHÖNPFLUG, Daniel. A Era do Cometa. O fim da Primeira Guerra e o limiar de um novo mundo. São Paulo: Todavia, 2018.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Walkiria Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/08/2023, às 11:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 | SEI nº 4694701 |