UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História Moderna II

Unidade Ofertante:

Insti tuto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO)

Código:

ICHPO32402

Período/Série:

4.º

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Marco A. C. Sávio

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

 

 

EMENTA

A ascensão política da burguesia na Europa. As Revoluções Inglesas. A consolidação e a decadência do Antigo Regime na Europa. O Iluminismo e seus desdobramentos. O despotismo ilustrado. A Revolução Francesa.

JUSTIFICATIVA

A análise dos conteúdos propostos é de fundamental importância para compreensão dos processos que construíram a Europa Moderna, bem como os movimentos intelectuais que tiveram sua origem com o Iluminismo. O estudo das transformação ocorridas ao longo dos séculos XVII e XVIII é importante para o entendimento da ascensão do capitalismo contemporâneo e a difusão do ideário burguês no Ocidente.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar ao aluno uma visão abrangente do processo de crise do Antigo Regime e suas consequências. Compreender a atmosfera mental que revolucionou o mundo intelectual europeu ao longo dos séculos XVII e XVIII. Compreender o significado da Revolução Francesa no contexto da crise do Antigo Regime.

Objetivos Específicos:

Abordar a crise do Antigo Regime dentro da lógica da ascensão do capitalismo mercantil. Analisar o impacto das transformações causadas pela ascensão da economia inglesa no período. Compreender a crítica ao absolutismo através do pensamento Iluminista. Abordar as principais correntes do pensamento Iluminista. Compreender a Revolução Francesa dentro da crise do Antigo Regime.

PROGRAMA

Módulo I - As revoluções inglesas e o absolutismo na Europa

1. As revoluções inglesas;

2. Religião e ideias radicais na Inglaterra do século XVII;

3. A lógica da corte e o absolutismo na França.

Módulo II - O panorama cultural na Europa Moderna

1. O Iluminismo;

2. Rousseau e Voltaire: duas faces do pensamento ilustrado;

3. A enciclopédia.

Módulo III - A crise do Antigo Regime

1. A França pré-Revolução;

2. A revolução Francesa;

3. História e historiografia da Revolução Francesa.

METODOLOGIA

O curso será baseado em aulas expositivas, discussão de bibliografia e apresentação e análise de documentos de diferentes naturezas, com o desenvolvimento de exercícios de análise em grupo e individual.

AVALIAÇÃO

A avaliação consistirá na apresentação de um seminário, entrega de relatórios de leitura e prova escrita. A avaliação do seminário será individual e coletiva, sendo que a avaliação individual terá como base a entrega de um relatório sobre temática específica e a avalição coletiva terá como base a apresentação em sala. Cada uma dessas avaliações terá o valor decinquenta (50) pontos, cuja soma comporá uma das notas finais, no total de cem (100) pontos. Na composição da nota final serão consideradas a entrega de relatórios das atividades extra-sala, cuja somatória será de (100) pontos. Por fim, será aplicada, no penúltimo encontro da disciplina, uma avaliação escrita. Essa avaliação consistirá em uma prova, que será entregue aos alunos uma semana antes de sua realização, com três (03) questões. No dia da aplicação será sorteada uma das três questões, não sendo permiti da a consulta a qualquer material. O valor dessa avaliação será de cem (100) pontos. A média resultante da somatória das notas obti das ao longo do semestre comporá o resultado. Aos alunos que não atingirem a média mínima será oferecida uma avaliação escrita no último encontro.

BIBLIOGRAFIA

Básica

FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
HILL, Christopher. A Bíblia inglesa e as revoluções do século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,2003.
ELIAS, Norbert. A sociedade de corte (2.ª Ed.). Lisboa/Portugal: Editorial Estampa, 1995.

Complementar

BURKE, Peter. A fabricação do rei. A construção da imagem pública de Luís XIV (2.ª Ed.). Rio de Janeiro:Zahar, 2009.

CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: UNESP, 2004.

DARNTON, Robert. O Iluminismo como negócio: História da publicação da Enciclopedia, 1775-1800. SãoPaulo: Cia das letras, 1986.

STONE, Lawrence. Causas da Revolução Inglesa, 1529-1642. Bauru/SP: Edusc, 2000.

THOMPSON, Edward P. Costumes em comum. Ensaios sobre cultura tradicional. São Paulo: Cia das Letras,1988.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marco Antonio Cornacioni Savio, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/06/2022, às 10:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3646638 e o código CRC 093F53FD.




Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 SEI nº 3646638