UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas

Av. Amazonas, s/n, Bloco 4C, Sala 4C218 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3225-8672 - www.imunoparasito.ufu.br - coipa@ufu.br
  

Timbre

Ata de Reunião

ATA DA 266ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA APLICADAS (COLPPGIPA), DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (ICBIM), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU).

 

No dia 4 de setembro de 2023, às 14 h, iniciou-se, de forma presencial, na sala 2B213 Campus Umuarama a 266ª Reunião Ordinária do Colegiado deste programa, com participação do coordenador Prof. Carlos Henrique Gomes Martins, dos(as) conselheiros(as): Profa. Ana Carolina Gomes Jardim; Profa. Bellisa de Freitas Barbosa; Profa. Márcia Cristina Cury e da representante de discentes MSc. Natasha Marques Cassani. Prof. José Roberto Mineo não participou da reunião e justificou sua ausência. O coordenador iniciou a reunião solicitando a inclusão de mais três processos SEI na pauta para análise: Processo de solicitação de auxílio financeiro encaminhado pelo discente Douglas Alves Pereira, orientando da Profa. Marcia Cury; processo referente a vinda do Prof. visitante pelo programa UFU-CAPES/PRInt e processo de solicitação de aproveitamento de estudos encaminhado pelo discente Alessandro Sousa Corrêa com ciência de seu orientador Prof. Ernesto Taketomi. Todos os(as) membros do colegiado manifestaram favoráveis à inclusão de pauta. Passou-se então para o primeiro item da pauta. Item 1: Informes:  1.1 Perda de Comunicação com Discente: Prof. Paulo Rogério de Faria comunicou ao colegiado que o discente Saulo Fernando de Oliveira Afonso, mestrando sob sua orientação desde março/2023 passou a ficar incomunicável desde meados de junho/2023. Informou que a partir desta data, várias tentativas de comunicação por WhatsApp foram feitas, tanto pelo orientador quanto pelas coorientadoras, mas todas infrutíferas, sem qualquer tipo de resposta e até mesmo visualização das mensagens enviadas. O orientador aguardou até o início do semestre letivo para saber se voltaria às suas atividades, mas até o presente momento o discente não compareceu ao laboratório para dar continuidade ao que estava fazendo em relação ao projeto de pesquisa. Como a problemática já é reincidente o colegiado irá encaminhar e-mail com ofício e carta registrada ao discente em questão informando-o que deverá contatar o orientador em até 3 dias corridos após o recebimento do e-mail e/ou correspondência. Após este prazo será encaminhado processo SEI à Comissão de bolsas para que irá analisar o caso. Todos concordaram com a proposta. 1.2 Planilha verba CAPES/PROEX coordenação anterior: O Prof. Carlos Henrique informou sobre os gastos referentes à verba recebida na gestão da Profa. Rosineide Ribas e todos concordaram em disponibilizar na página do programa a planilha para conhecimento de todos(as), excluindo a identificação pessoal do favorecido. Prof. Carlos Henrique informou que irá pedir a Profa. Rosineide a planilha de verba da taxa de bamcada oridundas da FAPEMIG. 1.3 II Premiação do Sistema de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU: Prof. Carlos Henrique informou os nomes dos candidatos(as) selecionados conforme edital PROPP 5/2023 sendo: Categoria 4 - Prêmio UFU de Dissertações: Foi indicada a dissertação intitulada: "Extrato etanólico das folhas e oleorresina de Copaifera multijuga controlam a infecção por Toxoplasma gondii em células trofoblásticas humanas vilosas (BeWo), extravilosas (HTR8/SVneo) e em vilos coriônicos humanos de terceiro trimestre gestacional da discente egressa Aryani Felixa Fajardo Martínez, orientadora Profa. Bellisa de Freitas Barbosa. Na Categoria 6 - Prêmio UFU de Destaque Pós-Doutoral Crodowaldo Pavan: Foi selecionado o discente Samuel Cota Teixeira, orientadora Eloisa Amália Vieira Ferro. O coordenador encaminhou e-mail aos candidatos selecionados orientando-os à fazer as inscrições conforme rege o edital. Todos cientes.  1.4: Prof. Visitante no Brasil: Profa. Ana Carolina informou que chegará ao programa no período de 18/9 a 18/10, pelo edital UFU-CAPES/PRInt, o Prof. Andre Merits da University of Tartu na Estônia e que o mesmo ministrará aulas em inglês para os discentes do programa em uma data a ser definida. Todos cientes, passou-se ao próximo item da pauta. Item 2: Qualificação de Mestrado: Prof. Marcelo José encaminhou pedido de qualificação da discente Anna Carolina Faria Sassioto Teixeira para dia 4/9/2023. Por estar de acordo com as normas do programa o colegiado aprovou o pedido. Item 3: Dilação do P​razo de Qualificação e Defesa de Mestrado e Doutorado:​ Profa. Márcia Cristina Cury solicita dilação de prazo da qualificação do discente Douglas Alves Pereira para até dia 1/12/2023. O colegiado aprovou o pedido. Item 4: Orientação Mestrado: Prof. Tiago Mineo encaminha carta de aceite para orientar o discente ingressante Àlefe Cardoso Cruz a partir de 23/8/2023. Prof. Olindo Assis encaminha carta de aceite de orientação do discente Pedro Olívio Gosuen de Faria a partir de seu ingresso no mestrado em 2023/2. O colegiado aprovou ambos os pedidos. Item 5: Coorientação Mestrado: Profa. Natália Berne Pinheiro solicita a homologação do Dr. Rodrigo Rodrigues Cambraia de Miranda como coorientador da discente Mariângela de Lima Alves a partir de seu ingresso em 2023/2. Profa. Márcia Cury solicita aprovação dos professores: Foued Salmen Espíndola e Marcelo José Barbosa Silva para coorientação do mestrando Caio Flávio Ferreira Chaves a partir de 28/8/2023. O colegiado aprovou ambos os pedidos. Item 6: Qualificação Doutorado​: Prof. Carlos Henrique Martins solicita aprovação da banca para qualificação da discente Mariana Brentini Santiago dia 28/9/2023. O Colegiado aprovou o pedido. Item 7: Aproveitamento de Estudos:​ O Doutorando Elias Rodrigues de almeida Júnior juntamente com a orientadora Profa. Rosineide Ribas solicitam aproveitamento de 3 créditos referente a disciplina IPA71 Biologia Celular / Cellular Biology e 3 créditos referentes a publicação do artigo intitulado: "An another perspective of face masks in emotion recognition: Comment on Shepherd and Rippon (2022)". O colegiado aprovou apenas o pedido de aproveitamento de 3 créditos em publicação pois não consta no histórico de mestrado e/ou doutorado do discente a referida disciplina cursada.  Item 8: Homologação Mestrado:​ A discente egressa Camila Moreira de Andrade solicita homologação do título de mestra. Por estar de acordo com as normas do programa o colegiado aprovou o pedido. Item 9: Auxílio Financeiro:​  Conforme definido pelo Comitê Gestor da verba CAPES/PROEX na ata 265, os pagamentos serão feitos retirando os valores conforme a tabela das  porcentagens publicada na página do programa. Destes valores o colegiado aprovou, conforme ordem de chegada das solicitações, para o custeio de pagamento de artigo o valor de R$ 3.300,00 para Prof. Ernesto Taketomi e o discente Alessandro Corrêa. Para o Prof. Ernesto e sua orientanda Laura Alves Ribeiro Oliveira foi aprovado também o valor de dois auxílios diários (R$320,00 cada um) e reembolso de passagens terrestres. Foi aprovado o valor de R$ 4.480,00 para Custeio de Laboratório de pesquisa (material de consumo) e de serviços de terceiros (PJ) para a discente Nelsa Paula Inácio Uombe, orientanda do prof. Cláudio Vieira. Para Participação de Missão Fora de Sede foram aprovadas dois auxílios diários sendo, R$ 320,00 cada um, mais o reembolso da passagem terrestre no valor de 161,00  totalizando R$ 801,00 para o discente Vinicius Campos Miranda orientando da profa. Natália Pinheiro. Para profa. Ana Carolina Jardim foram aprovados 2 (dois) auxílios diários para cada um de seus(suas)orientandos(as): Natasha Marques; Giulia Magalhães; Igor de Andrade; Mikaela dos Santos; Shiraz Feferbaum; Nancy Araceli e Stephanie Paola Borjas e reembolso das taxas de inscrição para os discentes que as solicitaram. O pedido de auxílio financeiro para pagamento de artigo encaminhado do prof. Marcelo José e pela discente Elis Maressa no valor aproximado de R$ 10.590,00 não foi atendido devido a indisponibilidade de verba. Para prof. Tiago Mineo foi aprovado o valor de dois auxílios diários (R$ 320,00 cada um) e o valor da taxa de inscrição totalizando R$ 1.290,00. Para o prof. Carlos Henrique foram aprovados dois auxílios diários, (R$ 320,00 cada um), o valor da taxa de inscrição e as passagens aéreas ida e volta para o evento. Para suas orientandas Daniela Silva Gonçalves e Mariana Brentini Santiago foram aprovados dois auxílios diários (R$320,00 cada um) mais o reembolso da taxa de inscrição. A doutoranda Nágela Bernadelli Sousa Silva, sendo bolsista FAPEMIG, receberá também o valor de dois auxílios diários (R$ 320,00 cada um) mais a taxa de inscrição custeados pela taxa de bancada da respectiva agência de fomento. O coordenador verificará junto a Fundação de Apoio Universitário (FAU) os procedimentos necessários para a solicitação. 10: Outros: 10.1 Auxílio Financeiro: O discente Douglas Alves Pereira, orientando da Profa. Márcia Cury, solicitou reembolso de diárias e passagens terrestres para experimentação executada fora de sede. O colegiado aprovou para o discente o reembolso de dois auxílios diários (R$320,00 cada um) para cada um dos dois períodos de experimentação fora de sede solicitados e da passagem terrestre no valor de R$ 111,14. 10.2: A título de informe o Prof. Tiago solicitou aprovação do comitê Gestor UFU-CAPES/PRInt para aprovação da vinda do Prof. Peter Bradley, da Universidade da California/Los Angeles (EUA), como professor visitante na UFU por 3 meses entre janeiro e março de 2024. Todos ficaram cientes da vinda do professor estrangeiro. 10.3: Prof. Ernesto Taketomi, juntamente com seu orientando, Alessandro Sousa Corrêa solicitaram aproveitamento de três créditos referente ao artigo intitulado: “COVID-19 scenario and recommendations on the continuity of immunobiological therapy in patients with atopic asthma in Brazil and Latin America”. Por estar de acordo com as normas do programa o colegiado aprovou o pedido. 10.4: International Science Day PPGIPA: Prof. Carlos Henrique comentou sobre o dia de evento internacional que será feito no programa com participação de um docente internacional Prof. Andre Merits e mais duas colaboradoras estudantes do estágio pós doutoral e também alunos estrangeiros deste programa. O evento será organizado pela Profa. Ana Carolina Jardim e outros docentes e discentes do programa com data a ser definida. 10.5: Divisão de gastos da sala da Pós-Graduação: Prof. Carlos informou que a coordenadora do programa de Biologia Celular e Estrutural Aplicadas (BIOCEL) irá dividir as despesas da sala 2B213 pagando o valor de R$ 1.600,00 referente a compra de cortinas para a referida sala. O PPGIPA irá custear as demais despesas. Não havendo mais assuntos a serem discutidos o coordenador encerrou a reunião às 16 horas e 50 minutos. Então lavrei a presente ata que após lida, conferida e aprovada, será assinada por todos os presentes e por mim, Lucélia da Costa Assis, como secretária. Uberlândia, 4 de setembro de 2023.

Prof. Carlos Henrique Gomes Martins (Presidente)

Profa. Ana Carolina Gomes Jardim (titular)

Profa. Bellisa de Freitas Barbosa (titular)

Profa. Márcia Cristina Cury (titular)

Msc. Natasha Marques Cassani (titular).


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Henrique Gomes Martins, Presidente, em 13/09/2023, às 08:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Natasha Marques Cassani, Membro de Colegiado, em 13/09/2023, às 11:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ana Carolina Gomes Jardim, Membro de Colegiado, em 13/09/2023, às 12:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcia Cristina Cury, Membro de Colegiado, em 13/09/2023, às 13:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Bellisa de Freitas Barbosa, Membro de Colegiado, em 13/09/2023, às 15:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucelia da Costa Assis, Secretário(a), em 15/09/2023, às 07:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4804454 e o código CRC 318AFC36.




Referência: Processo nº 23117.063447/2023-82 SEI nº 4804454