UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Biomédicas

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Fundamentos de Fisiologia Humana aplicada à Odontologia

Unidade Ofertante:

ICBIM

Código:

ICBIM 31305

Período/Série:

 

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

75h

Prática:

15h

Total:

90h

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Robinson Sabino da Silva

Ano/Semestre:

2023/2 em 2024/1

Observações:

 

 

EMENTA

Fisiologia celular e neurofisiologia. Sistema cardiovascular. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema renal. Sistema endócrino. Sistema reprodutor.

JUSTIFICATIVA

A fisiologia no campo da odontologia constitui a base do conhecimento fundamental sobre funções integradas, das moléculas aos sistemas do organismo humano. Além disso, a disciplina de fisiologia atua como elo entre as diferentes disciplinas básicas. O seu oferecimento ao curso de Odontologia justifica-se, uma vez que o profissional a ser formado necessitária de conceitos da fisiologia para aplicação direta e indireta na rotina do atendimento odontológico.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Propiciar fundamentos para entender o funcionamento do corpo humano.

Objetivos Específicos:

Relacionar aspectos fisiológicos com a atividade odontológica.

PROGRAMA

1. Fisiologia celular e neurofisiologia:
1.1 Homeostasia; 1.2. Compartimentos dos líquidos corporais: líquido intracelular e extracelular; 1.3. Bioeletrogênese; 1.4. Potenciais de membrana; 1.5. Potencial de ação; 1.6. Sinapse e transmissão sináptica; 1.7. Contração e excitação do músculo esquelético, liso e cardíaco; 1.8. Junção neuromuscular; 1.9. Organização funcional do sistema nervoso central e periférico; 1.10. Sistema somatossensorial; 1.11. Mecanotermorreceptores e termorreceptores; 1.12. Sensibilidade dolorosa sistêmica e trigeminal e sua modulação; 1.13. Sentidos especiais: gustação e olfação; 1.14. Sistema motor e reflexos medulares; 1.15. Sucção e mastigação; 1.16. Sistema nervoso autônomo; 1.17. Termorregulação. 2. Sistema cardiovascular: 2.1. Contratibilidade cardíaca. 2.2. Excitação rítmica do músculo cardíaco. 2.3. Mecanismos de controle da pressão arterial. 2.4. Eletrocardiograma. 3. Sistema respiratório: 3.1. Mecânica da ventilação pulmonar; 3.2. Princípios físicos das trocas gasosas; 3.3. Transporte de oxigênio e de dióxido de carbono; 3.4. Regulação da respiração.4. Sistema digestório: 4.1. Aspectos da fisiologia do sistema digestório na mastigação; 4.2. Mecanismo de secreção salivar; 4.3. Deglutição; 4.4. Princípios gerais da função gastrintestinal; 4.5. Motilidade e funções secretoras do trato gastrintestinal; 4.6. Digestão e absorção no trato gastrintestinal.5. Sistema renal: 5.1. Formação de urina pelos rins: filtração glomerular e transporte ao longo do néfron; 5.2. Controle do volume e osmolaridade do líquido extracelular.6. Sistema endócrino: 6.1. Características gerais do sistema endócrino; 6.2. Natureza química e mecanismo de ação dos hormônios; 6.3. Eixo Hipotálamo-hipófise-glândulas; 6.4. Fisiologia da tireóide e adrenal; 6.5. Controle do metabolismo de cálcio e fósforo; 6.6. Pâncreas endócrino; 7. Sistemas reprodutores masculino e feminino.

METODOLOGIA

A disciplina será ministrada na forma de aulas teóricas expositivas com a participação dos alunos, pelo incentivo constante de diálogos sobre o tema em questão. Também poderão serão utilizados seminários, debates, painéis, estudos dirigidos, aulas expositivas, exposições dialogadas, desenvolvimento de pesquisas, demonstrações, oficinas, realização de experimentos, dinâmicas de grupo, exercícios. Para as aulas teóricas serão utilizados projetor multimídia, quadro e giz, lousa branca, recursos audiovisuais, retroprojetor, data-show, projeção de vídeos e animações feitas em computador, além de lousa/quadro e giz/pincel. Algumas aulas práticas laboratoriais poderão ser ofertadas em alguns módulos, com a possível participação de alunos como voluntários. Ressalta-se que as aulas práticas utilizando animais foram substituídas por vídeos ilustrativos sobre o funcionamento dos sistemas fisiológicos e/ou aulas práticas virtuais.
Cronograma Proposto

10/01 Apresentação da disciplina; Célula, ambiente interno e homeostasia;
11/01 Membrana celular (estrutura e transporte de substâncias)
17/01 Sinapses. Potenciais elétricos transmembrana, Potencial de ação;
18/01 Transmissão neuromuscular. Aula prática sobre movimentação iônica e potenciais de ação. Contração do músculo estriado esquelético e contração do músculo liso; Acoplamento excitação-contração
24/01 *Organização do Sistema Nervoso e Transmissão Sináptica; 
25/01 *Receptores e vias de transdução de sinal
31/01 Receptores sensoriais e sensações somáticas, sistemas motores e termoreceptores.
01/02 Nocicepção
07/02 Sistema Nervoso Autonômo
08/02 Avaliação de Fisiologia celular e Neurofisiologia (21 pontos) e entrega de trabalhos neurofisiologia e Fisiologia celular (4 pontos).
14/02  Feriado
15/02  Atividade elétrica cardíaca, frequência cardíaca e contração cardíaca 
21/02 Ciclo cardíaco; vídeos de controle da frequência cardíaca e contração cardíaca
22/02 Hemodinâmica cardiovascular. Prática de medida de pressão arterial
28/02 Mecanismos de regulação da pressão arterial, vasodilatação e vasoconstrição e eletrocardiograma
29/02 Mecânica respiratória e regulação central da ventilação
06/03 Transporte de gases no sistema respiratório 
13/03 Avaliação de Fisiologia Cardiovascular e Respiratória (21 pontos) e Entrega de trabalhos (4 pontos).
14/03  Mastigação e Secreção salivar
21/03 Secreção salivar e outras secreções do trato gastro-intestinal.
22/03 Regulação neuro-humoral do sistema gastrointestinal.
27/03 Digestão e absorção de nutrientes, água e eletrólitos e sua relação com a fisiologia renal 
28/03 Prático – coleta de saliva estimulada e não-estimulada. Entrega de trabalho (4 pontos). Introdução fisiologia Renal.
03/04 Funcionamento dos rins, filtração glomerular.  Mecanismos de concentração e diluição da urina, regulação da urina e sistema urinário
04/04  Avaliação de Digestório e Renal (21 pontos e 4 pontos entrega de trabalhos)
10/04 Introdução a Fisiologia, Sistema hipotálamo/hipófise, Hormônios masculinos e femininos
11/04 Pâncreas endócrino
17/04 Tireoide e Fisiologia da adrenal.
18/04 Prova de Endocrinologia (21 pontos e 4 pontos entrega de trabalhos)
24/04 Entrega de trabalhos I
25/04 Outros hormônios relevantes para fisiologia humana na odontologia. Entrega de trabalhos II
01/05 Entrega de notas parcial
02/05 Entrega de notas finais

AVALIAÇÃO

Fisiologia Celular e Neurofisiologia (25 pontos)
1 prova ( 21 pontos) e 04 pontos de atividades (relatório de atividades práticas, discussão de artigos, trabalho, etc.)
Fisiologia Cardiovascular e Respiratória (25 pontos)
1 prova ( 21 pontos) e 04 pontos de atividades (relatório de atividades práticas, discussão de artigos, trabalho, etc.)
Fisiologia Endocrinologia (25 pontos)
1 prova ( 21 pontos) e 04 pontos de atividades (relatório de atividades práticas, discussão de artigos, trabalho, etc.)
Fisiologia Digestório e Renal (25 pontos)
1 prova ( 21 pontos) e 04 pontos de atividades (relatório de atividades práticas, discussão de artigos, trabalho, etc.)

 

Recuperação cumulativa: 100 pontos para alunos que não atingirem 60 pontos durante as provas prévias.

 

Deve-se seguir o art. 163 das Normas Gerais da Graduação vigentes na UFU e as normas do Projeto Pedagógico do Curso.)

Prova de Recuperação:

Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

O aluno que atender aos critérios citados no artigo 141 da RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, de 28 de março de 2022, terá direito a uma avaliação de recuperação.

BIBLIOGRAFIA

Básica

AIRES, M. M. Fisiologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2013.
BERNE, R.M.; LEVY, N. M.; KOEPPEN, B. M.; STANTON, B.A. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2014.GUYTON, A. C.; HALL J. E. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2016.

Complementar

BALDO M. V. C; REGATÃO M. C. Fundamentos de odontologia: fisiologia oral. 1ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

BRADLEY, R. M. Fisiologia oral básica. São Paulo: Panamericana, 1981. 195 p.
DOUGLAS, C. R. Fisiologia aplicada à prática odontológica. Pancast, 1988.

Sá-Filho, Fisiologia Oral, Editora Santos, 2004
Singi, Fisiologia para odontologia, Guanabara Koogan, 2005.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Robinson Sabino da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/01/2024, às 18:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.084300/2023-26 SEI nº 5089743