|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
A disciplina pretende ser um espaço de reflexão sobre os métodos, técnicas e processos de elaboração e desenvolvimento de pesquisas na área de História. Propõe discussões programadas de historiografia e especialmente dos projetos individuais de alunos e professores participantes, visando a reformulação e o
aprimoramento das investigações em curso no âmbito das linhas “Linguagens, identidades e subjetividades”; “História, territorialidades e diversidades” (sic.)1; “Práticas culturais e relações de poder.”
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Seminário de Pesquisa II é um importante espaço de troca de experiências e de diálogo sobre o andamento da pesquisa. Seu ponto de partida é o resultado final do trabalho realizado em Seminário I, visando contribuir na organização e na análise das fontes, na discussão teórico-metodológica e na escrita da dissertação de mestrado.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Discutir sobre a validade e coerência das articulações propostas na estruturação da dissertação em relação à temática, bibliografia, metodologia de pesquisa, fontes e conceitos. Levantar, sistematizar e aprofundar a análise das fontes. Produzir um texto final que corresponda a um dos capítulos propostos ou a parte dele. |
Objetivos Específicos: |
Discutir o andamento das propostas de pesquisa dos discentes, considerando-se a estruturação da dissertação desenvolvida em Seminário I; |
PROGRAMA
Unidade I - Apresentação e discussão da estrutura da dissertação – leitura crítica
Discussão conjunta da estrutura da dissertação apresentada pelos discentes na disciplina Seminário de Pesquisa I. A apresentação seguirá um roteiro cujos principais pontos são: a) Capítulos e subitens; b) Levantamento bibliográfico para cada um dos capítulos/subitens propostos; c) Fontes e objeto(s) de análise.
Unidade II – Fontes – Atividade de análise de documentação
Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes. Nesta Unidade, os discentes trabalharão com o docente da disciplina ligado à linha de pesquisa à qual seu projeto está vinculado.
Unidade III – Escrita da História – produção de texto para a dissertação
Produção individual de texto final que corresponda a um dos capítulos propostos ou a parte dele. Nesta unidade, os discentes trabalharão com o docente da disciplina ligado à linha de pesquisa à qual seu projeto está vinculado.
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida por meio de atividades compartilhadas entre docentes e discentes das três linhas de pesquisa e atividades específicas da linha.
Atividades compartilhadas: Leitura crítica da estrutura da dissertação elaborada na disciplina de Seminário I; Discussão teórica sobre análise das fontes; Pesquisa e elaboração de texto.
Atividades específicas de cada linha: Pesquisa de fontes, Leitura dos textos indicados; Pesquisa e escrita de texto.
SEMANA |
UNIDADE |
ATIVIDADE |
C.H |
22/08 |
Introdução |
Apresentação e discussão do Plano de Ensino |
4h |
29/08 |
Unidade I - Apresentação |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
4h |
05/09 |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
4h |
|
12/09 |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
4h |
|
19/09 |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
4h |
|
26/09 |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
4h |
|
03/10 |
Unidade II – Fontes – |
Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes. |
4h |
10/10 |
Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes. |
4h |
|
17/10 |
Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes. |
4h |
|
24/10 |
Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes. |
4h |
|
31/10 |
Unidade III - Escrita – |
Produção de texto/capítulo da dissertação. |
4h |
07/11 |
Produção de texto/capítulo da dissertação. |
4h |
|
14/11 |
Produção de texto/capítulo da dissertação. |
4h |
|
21/11 |
Avaliação final |
Entrega do texto final da disciplina |
4h |
28/11 |
Discussão dos resultados |
Encerramento da disciplina |
4h |
Total |
60h |
AVALIAÇÃO
Avaliação |
Pontuação |
Critérios de avaliação |
Apresentação da estrutura |
20 pts |
Organização, objetividade, coerência com as discussões realizadas. |
Exercício de análise de |
30 pts |
Identificação, sistematização e análise de fontes pertinente com a |
Artigo final |
50 pts |
Escrita, formatação, objetividade, coerência com as discussões realizadas. Mínimo de 15 páginas, conforme as normas da ABNT |
Conforme o Art. 36 da Resolução CONPEP Nº 17, de 09 de junho de 2022, o desempenho final do discente na disciplina será aferido da pontuação total obtida convertida em conceito fixo, sendo:
I – de 90 a 100% de aproveitamento, correspondente ao conceito “A” – Excelente, com direito a crédito;
II – de 75 a 89% de aproveitamento, correspondente ao conceito “B” – Bom, com direito a crédito;
III – de 60 a 74% de aproveitamento correspondente, ao conceito “C” – Regular, com direito a crédito;
IV – de 40 a 59% de aproveitamento, correspondente ao conceito “D” – Insuficiente, sem direito a crédito; e
V – de 0 a 39% de aproveitamento correspondente ao conceito “E” – Reprovado, sem direito a crédito.
BIBLIOGRAFIA
Básica
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2010.
ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz. Historia, a arte de inventar o passado: Ensaios de teoria da história.
Bauru, SP: EDUSC, 2007.
BRAUDEL, Fernand. Reflexões sobre a história. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. Campinas: Papirus, 1995.
DOSSE, François. A Historia. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Editora Perspectiva, 1977.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 3 ed., Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987. KOSELLECK,
R. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol.5, n.10,
1992, pp.134-146.
GAGNEBIN, J.M. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
GAY, Peter. O Estilo na Historia: Gibbon, Ranke, Macaulay, Burckhardt. Trad. Denise Bottmann. São Paulo:
Companhia das Letras. 1990.
HOBSBAWN, Eric. Sobre Historia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
LE GOFF, Jacques. Historia e memoria. 5.a ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. VEYNE, P. Como se
escreve a história. Lisboa: Edições 70, 1987.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Complementar
ARENDT, Hannah. O que é Política? Trad. Reinaldo Guarany. 3a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHARNEY Leo e SCHWARTZ, Vanessa R. (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
FONTANA, Josep. A História dos Homens , Edusc, S.P., 2004.
GINZBURG, Carlo. A Micro-História e outros ensaios. Lisboa/Rio de Janeiro: DIFEL/B. Brasil, 1991.
LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da Literatura em suas fontes. Volume II. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.
REMOND, René. Por que a história política? Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 7-20, jul. 1994. ISSN 2178-1494. Disponível em: . Acesso em 05/04/2021.
RÉMOND, R. Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/FGV, 1996. REVEL, Jacques (Org.). Jogos de Escalas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998.
ROJAS, Carlos A. Aguirre. A Micro-História Italiana: modo de uso. Londrina: EDUEL, 2012.
SAID, Edward. Cultura e política. São Paulo: Boitempo, 2003.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: 11/10/2023
Coordenação de Pós-graduação: Carla Miucci Ferraresi de Barros
Documento assinado eletronicamente por Carla Miucci Ferraresi de Barros, Coordenador(a), em 30/10/2023, às 11:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Gustavo de Souza Oliveira, Membro de Comissão, em 30/10/2023, às 13:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Daniela Magalhães da Silveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/10/2023, às 13:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Alexandre de Sá Avelar, Membro de Comissão, em 31/10/2023, às 14:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4908908 e o código CRC DA68C488. |
Referência: Processo nº 23117.043902/2023-23 | SEI nº 4908908 |