UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Seminário de Pesquisa II

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

MH123

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

Sim

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Alexandre de Sá Avelar / Adalberto de Paula Paranhos

Gustavo de Souza Oliveira

Daniela Magalhães da Silveira

Ano/Semestre:

 2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

A disciplina pretende ser um espaço de reflexão sobre os métodos, técnicas e processos de elaboração e desenvolvimento de pesquisas na área de História. Propõe discussões programadas de historiografia e especialmente dos projetos individuais de alunos e professores participantes, visando a reformulação e o
aprimoramento das investigações em curso no âmbito das linhas “Linguagens, identidades e subjetividades”; “História, territorialidades e diversidades” (sic.)1; “Práticas culturais e relações de poder.”

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Seminário de Pesquisa II é um importante espaço de troca de experiências e de diálogo sobre o andamento da pesquisa. Seu ponto de partida é o resultado final do trabalho realizado em Seminário I, visando contribuir na organização e na análise das fontes, na discussão teórico-metodológica e na escrita da dissertação de mestrado.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Discutir sobre a validade e coerência das articulações propostas na estruturação da dissertação em relação à temática, bibliografia, metodologia de pesquisa, fontes e conceitos. Levantar, sistematizar e aprofundar a análise das fontes. Produzir um texto final que corresponda a um dos capítulos propostos ou a parte dele.

Objetivos Específicos:

Discutir o andamento das propostas de pesquisa dos discentes, considerando-se a estruturação da dissertação desenvolvida em Seminário I;
- Coletar, sistematização e analisar fontes relacionadas ao projeto de pesquisa, considerando suas especificidades tipológicas e implicações teórico-metodológicas;
- (Re) Elaborar o plano de escrita da dissertação desenvolvendo a temática de um dos capítulos propostos à luz das fontes analisadas e das questões teórico-metodológicas discutidas ao longo do curso.
 

PROGRAMA

Unidade I - Apresentação e discussão da estrutura da dissertação – leitura crítica
Discussão conjunta da estrutura da dissertação apresentada pelos discentes na disciplina Seminário de Pesquisa I. A apresentação seguirá um roteiro cujos principais pontos são: a) Capítulos e subitens; b) Levantamento bibliográfico para cada um dos capítulos/subitens propostos; c) Fontes e objeto(s) de análise.

Unidade II – Fontes – Atividade de análise de documentação

Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes. Nesta Unidade, os discentes trabalharão com o docente da disciplina ligado à linha de pesquisa à qual seu projeto está vinculado.

Unidade III – Escrita da História – produção de texto para a dissertação
Produção individual de texto final que corresponda a um dos capítulos propostos ou a parte dele. Nesta unidade, os discentes trabalharão com o docente da disciplina ligado à linha de pesquisa à qual seu projeto está vinculado.

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de atividades compartilhadas entre docentes e discentes das três linhas de pesquisa e atividades específicas da linha.

Atividades compartilhadas: Leitura crítica da estrutura da dissertação elaborada na disciplina de Seminário I; Discussão teórica sobre análise das fontes; Pesquisa e elaboração de texto.
 

Atividades específicas de cada linha: Pesquisa de fontes, Leitura dos textos indicados; Pesquisa e escrita de texto.

 

SEMANA

UNIDADE

ATIVIDADE

C.H

22/08

Introdução

Apresentação e discussão do Plano de Ensino

4h

29/08

Unidade I - Apresentação
e discussão da estrutura da
dissertação – leitura crítica

Leitura crítica da estrutura da dissertação

4h

05/09

Leitura crítica da estrutura da dissertação

4h

12/09

Leitura crítica da estrutura da dissertação

4h

19/09

Leitura crítica da estrutura da dissertação

4h

26/09

Leitura crítica da estrutura da dissertação

4h

03/10

Unidade II – Fontes –
atividade prática de
análise

Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes.

4h

10/10

Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes.

4h

17/10

Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes.

4h

24/10

Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes.

4h

31/10

Unidade III - Escrita –
Produção de texto

Produção de texto/capítulo da dissertação.

4h

07/11

Produção de texto/capítulo da dissertação.

4h

14/11

Produção de texto/capítulo da dissertação.

4h

21/11

Avaliação final

Entrega do texto final da disciplina

4h

28/11

Discussão dos resultados

Encerramento da disciplina

4h

Total

60h

AVALIAÇÃO

Avaliação

Pontuação

Critérios de avaliação

Apresentação da estrutura
da dissertação.

20 pts

Organização, objetividade, coerência com as discussões realizadas.

Exercício de análise de
fontes

30 pts

Identificação, sistematização e análise de fontes pertinente com a 
 temática desenvolvida e as discussões teórico-metodológicas adotadas.

Artigo final

50 pts

Escrita, formatação, objetividade, coerência com as discussões realizadas.

Mínimo de 15 páginas, conforme as normas da ABNT

 

Conforme o Art. 36 da Resolução CONPEP Nº 17, de 09 de junho de 2022, o desempenho final do discente na disciplina será aferido da pontuação total obtida convertida em conceito fixo, sendo:
I – de 90 a 100% de aproveitamento, correspondente ao conceito “A” – Excelente, com direito a crédito;
II – de 75 a 89% de aproveitamento, correspondente ao conceito “B” – Bom, com direito a crédito;
III – de 60 a 74% de aproveitamento correspondente, ao conceito “C” – Regular, com direito a crédito;
IV – de 40 a 59% de aproveitamento, correspondente ao conceito “D” – Insuficiente, sem direito a crédito; e
V – de 0 a 39% de aproveitamento correspondente ao conceito “E” – Reprovado, sem direito a crédito.
 

BIBLIOGRAFIA

Básica

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2010.
ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz. Historia, a arte de inventar o passado: Ensaios de teoria da história.
Bauru, SP: EDUSC, 2007.
BRAUDEL, Fernand. Reflexões sobre a história. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. Campinas: Papirus, 1995.
DOSSE, François. A Historia. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Editora Perspectiva, 1977.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 3 ed., Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987. KOSELLECK,
R. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol.5, n.10,
1992, pp.134-146.
GAGNEBIN, J.M. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
GAY, Peter. O Estilo na Historia: Gibbon, Ranke, Macaulay, Burckhardt. Trad. Denise Bottmann. São Paulo:
Companhia das Letras. 1990.
HOBSBAWN, Eric. Sobre Historia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
LE GOFF, Jacques. Historia e memoria. 5.a ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. VEYNE, P. Como se
escreve a história. Lisboa: Edições 70, 1987.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Complementar

ARENDT, Hannah. O que é Política? Trad. Reinaldo Guarany. 3a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHARNEY Leo e SCHWARTZ, Vanessa R. (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
FONTANA, Josep. A História dos Homens , Edusc, S.P., 2004.
GINZBURG, Carlo. A Micro-História e outros ensaios. Lisboa/Rio de Janeiro: DIFEL/B. Brasil, 1991.
LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da Literatura em suas fontes. Volume II. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.
REMOND, René. Por que a história política? Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 7-20, jul. 1994. ISSN 2178-1494. Disponível em: . Acesso em 05/04/2021.
RÉMOND, R. Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/FGV, 1996. REVEL, Jacques (Org.). Jogos de Escalas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998.
ROJAS, Carlos A. Aguirre. A Micro-História Italiana: modo de uso. Londrina: EDUEL, 2012.
SAID, Edward. Cultura e política. São Paulo: Boitempo, 2003.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: 11/10/2023

Coordenação de Pós-graduação: Carla Miucci Ferraresi de Barros

 


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Documento assinado eletronicamente por Carla Miucci Ferraresi de Barros, Coordenador(a), em 30/10/2023, às 11:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gustavo de Souza Oliveira, Membro de Comissão, em 30/10/2023, às 13:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Daniela Magalhães da Silveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/10/2023, às 13:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Alexandre de Sá Avelar, Membro de Comissão, em 31/10/2023, às 14:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.043902/2023-23 SEI nº 4908908