UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39021

COMPONENTE CURRICULAR:

                     Antropologia da Ciência e Tecnologia

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                       Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                      INCIS                 

CH TOTAL TEÓRICA:

60H

CH TOTAL PRÁTICA:

---

CH TOTAL:

60H

 

OBJETIVOS

Proporcionar, aos discentes, conhecimento e reflexão sobre a área de estudos da ‘Antropologia da Ciência e
Tecnologia’, nas suas vertentes clássicas e contemporâneas. Refletir sobre as relações entre “ciência”,
“tecnologia”, “cultura” e “sociedade”.

 

Ementa

Introdução aos clássicos que discutiram a questão da ‘técnica’ e da ‘tecnologia’ na teoria antropológica.
Reflexão e análise de obras e autores associados aos estudos sociais da ciência e tecnologia – na sua vertente
norte-americana, inglesa e francesa – como também os estudos etnográficos da “ciência em ação” que
surgiram na década de 1970. Discussão das noções de “ciência”, “técnica” e “tecnologia”. Reflexão sobre as
relações entre “ciência”, “tecnologia”, “sociedade/cultura”, assim como as relações entre “saber” e “poder”
nos processos de produção de conhecimento.

 

PROGRAMA

1. Breve introdução à Filosofia e à História da ciência e da tecnologia
1.1. A estrutura das “revoluções científicas” em Thomas Kuhn
1.1.1. Por uma história das ciências e dos paradigmas científicos
1.2. Uma filosofia das ciências em Michel Serres
1.3. A proposta de uma ontologia histórica das ciências em Ian Hacking
1.4. A noção de “técnica” em Marcel Mauss
1.5. Ciências e Categorias de Classificação: a escola francesa de Sociologia


2. Os estudos sociais da ciência e tecnologia
2.1. Uma história social do conhecimento em Peter Burke
2.2. A proposta de uma Sociologia crítica do campo científico em Pierre Bourdieu
2.3. Uma arqueologia das ciências em Michel Foucault
2.4. Técnica, Espaço, Vida e Movimento em Tim Ingold.

 

3. Etnografias das ciências e das tecnologias
3.1. Etnografia das ciências em ação e a produção dos fatos científicos em Bruno Latour
3.1.1. Debates e controvérsias epistemológicas em torno da produção dos fatos científicos
3.1.2. Relações entre ciência, política, natureza e sociedade na obra de Latour
3.2. Etnografias das Ciências: o debate contemporâneo no Brasil

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma Sociologia clínica do campo científico. São Paulo:
EdUnesp, 2004.


BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
2003. v.1


______. Uma história social do conhecimento: da enciclopédia à wikipedia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
2012. v. 2.


FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das Ciências Humanas. São Paulo: Martins
Fontes, 2007.


HACKING, I. Ontologia histórica. São Leopoldo: Unisinos, 2009.


LATOUR, B. Políticas da natureza: como fazer ciência na democracia. Bauru: EdUSC, 2004.


______. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: EdUSC, 2001.


______. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: EdUNESP,
2011.


LEVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989.


MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.


RABINOW, P. Antropologia da razão: ensaios de P. Rabinow. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.


SÁ, G. J. S. No mesmo galho: Antropologia de coletivos humanos e animais. Brasília, DF: EdUnB, 2013.


SILVEIRA, D. S. Redes sociotécnicas na Amazônia: tradução de saberes no campo da biodiversidade. Rio
de Janeiro: Multifoco, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

FAULHABER, P.; TOLEDO, P. M. Conhecimento e fronteira: história da ciência na Amazônia. Belém:
Museu Paraense Emilio Goeldi, 2001.


KUHN, T. O caminho desde a estrutura. São Paulo: EdUNESP, 2006.

 

LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de Antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.


SERRES, M. Hermes: uma filosofia das ciências. Rio de Janeiro: Graal, 1990.


TARDE, G. Monadologia e Sociologia e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva  

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina  Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais


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Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 SEI nº 1837964