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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO: PROJETOS II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE FÍSICA |
SIGLA: INFIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: - |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 horas |
CH TOTAL: 30 horas |
OBJETIVOS
Propor formas de transferir o conhecimento relacionado à Física Médica e áreas correlatas para a sociedade. Promover atividades de extensão que visem a integração dos acadêmicos com a comunidade externa, em ações de divulgação científica, educativas e sociais.
Ementa
Definição de ações interdisciplinares. O papel do Físico Médico nas diversas áreas do conhecimento. A relevância do Físico Médico para a sociedade.
PROGRAMA
1 Definição de ações interdisciplinares
2 O papel do Físico Médico nas diversas áreas do conhecimento
3 A relevância do Físico Médico para a sociedade
4 Elaboração de um projeto de extensão;
5 Desenvolvimento e execução do projeto;
6 intervenções junto à comunidade externa e divulgação dos resultados;
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FRANCIS, D. G.; GONÇALVES, R.; PESSÔA, V. L. S. Comunicação profissional: o ensino, a extensão e a pesquisa como práticas de construção do conhecimento. Uberlândia: UNIMINAS, 2004.
ONÇA, L. A.; CAMARGO, E. S.; PINHEIRO A. Cultura e extensão universitária: democratização do conhecimento. São João del-Rei: Malta, 2010.
ROCHA FILHO, J. B. Transdisciplinaridade: a natureza íntima da educação científica. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AVALIAÇÃO: revista da avaliação da educação superior. Campinas, SP: Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, 1996-. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao. Acesso em: 22 set. 2022.
CHERRY, C. A comunicação humana: uma recapitulação, uma vista de conjunto uma crítica. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 1974.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
HALL E. J.; GIACCIA, A. J. Radiobiology for the radiologist. 7. ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health, 2012.
SANTOS, Boaventura S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004.
SOUSA, Ana Luiza Lima. A história da extensão universitária. São Paulo: Alínea, 2000.
aprovação
Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Guerra Coordenador do Curso de Graduação em Física Médica |
Prof. Dr. José Maria Villas-Bôas Diretor do Instituto de Física |
Documento assinado eletronicamente por João Carlos de Oliveira Guerra, Coordenador(a), em 17/04/2023, às 15:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por José Maria Villas Boas, Diretor(a), em 18/04/2023, às 16:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4030174 e o código CRC 24706CD3. |
Referência: Processo nº 23117.067419/2021-72 | SEI nº 4030174 |