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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39050 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Analisar as linguagens no processo de construção do conhecimento histórico.
Relacionar educação, conhecimento e linguagens.
Realizar exercícios de leitura de linguagens na perspectiva da investigação e do ensino de história.
Identificar materiais didáticos de naturezas diferenciadas e observar os modos como articulam variadas linguagens.
Ementa
Introdução aos conceitos de linguagem. Estudo das linguagens no âmbito da pesquisa e do ensino de história. Construção de possibilidades metodológicas no trabalho com as diferentes linguagens sociais para a sala de aula de história. Levantamento de materiais didáticos, abrangendo as várias linguagens.
PROGRAMA
Introdução aos conceitos de linguagem.
Linguagem: pesquisa e ensino.
Articulação entre cultura e linguagem.
Metodologias e materiais didáticos: textos, imagens, som, pintura.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 8. ed. Campinas: Papirus, 2006.
HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e ensino de história. Belo Horizonte: Atutêntica, 2012.
PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 1993, 1990.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DAYRELL, Juarez Tarcísio (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1996.
MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Ensino de história: saberes, sujeitos e práticas. Rio de Janeiro: MAUAD, 2009.
PAULA, Luciane de; STAFUZZA, Grenissa (Orgs.). Círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
ROJO, Roxane (Org.). A prática de linguagem na sala de aula: praticando os PCNs. Campinas: Mercado de Letras, 2000.
SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1723623 |