UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Psicologia Jurídica

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Faculdade de Direito

SIGLA:

IPUFU

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

0 horas

CH TOTAL:

30 horas

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Fornecer ao aluno as ferramentas e o conhecimento necessários para compreender o campo de interface entre Psicologia e Direito, no diálogo possível entre aquilo que é generalizante, impessoal e totalizante no Direito e o que é de especificidade da Psicologia, voltada para o estudo do singular, da subjetividade.

Objetivos Específicos: Refletir sobre a complexidade da constituição do sujeito psíquico, os aspectos psicossociais implicados nesse processo e a diversidade de modos de subjetivação que a contemporaneidade oferece/nega aos sujeitos; Refletir sobre a(s) violência(s) e suas manifestações diversas, no campo social, articulando recortes teóricos distintos: psicanálise, teoria da cultura, análise institucional do discurso; Discutir, criticamente, os dispositivos científicos, jurídicos e sociais, cuja incidência tem contribuído para a patologização/medicalização, criminalização e segregação da infância e da juventude; Estudar as implicações das formas contemporâneas de família, seja no campo jurídico seja no campo social; Discutir e problematizar a criminalização da pobreza, a espetacularização da violência e a funcionalidade das prisões, no contexto das políticas neoliberais

Ementa

A interface entre a Psicologia e o Direito. A Psicologia e os direitos humanos. A dimensão teórica, técnica e ética da articulação da psicologia com as práticas jurídicas, envolvendo as diversas áreas do Direito, em especial a área cível, da infância e adolescência, família e penal.

 

PROGRAMA

Unidade I - Psicologia, Direito e Sociedade: contribuições da psicanálise e a teoria freudiana da cultura

- Breve histórico da Psicologia Jurídica: uma leitura crítica

- Leitura psicanalítica da Cultura, da Lei e da Justiça

Unidade II - Psicologia e Direito da Infância e Juventude

- O discurso sobre a “menoridade” e as leis de proteção da infância e juventude

- Violência, opressão e criminalização de crianças e adolescentes

Unidade III - Psicologia e Direito de Família

- A “desordem” familiar: novas configurações familiares. Parentalidade e conjugalidade sob o prisma dos arranjos contemporâneos

- Separações, divórcios, disputas: descompassos entre o Direito e a Psicologia nas Varas de Família

Unidade IV - Psicologia e Direito Penal

- O nascimento das prisões; a construção do conceito de crime/criminoso; a Psicologia Jurídica e as práticas disciplinares

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU editora, 2002.

ROUDINESCO, E. A família em desordem. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BATTISTELLI, Luigi. A mentira nos tribunais: estudos de psicologia e psicopatologia judiciaria. 2. ed. Coimbra: Coimbra Ed., 1977.

BIRMAN, Joel. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. 

FIORE, Umberto. Manual de psicologia judiciaria. São Paulo: Saraiva, 1908. 141 p.

FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise: a história do movimento psicanalítico: o futuro de uma ilusão: o mal-estar na civilização: esboço de psicanálise. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

PHILIPPI, Jeanine Nicolazzi. A lei: uma abordagem a partir da leitura cruzada entre direito e psicanálise. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. 

ROVINSKI, Sonia Liane Reichert. Fundamentos da perícia psicológica forense. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Vetor, 2007. 

 

aprovação

 

 Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coêlho

Coordenadora do Curso de Graduação em Direito  

Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis"

Portaria SEI R. N°2566/2021

PROF.ª DR.ª Áurea de Fátima Oliveira

Diretora do Instituto de Psicologia

Portaria SEI REITO Nº 651, de 10 de julho de 2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coelho, Coordenador(a), em 17/01/2022, às 10:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Áurea de Fátima Oliveira, Diretor(a), em 17/01/2022, às 10:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3308293 e o código CRC B03A962F.




Referência: Processo nº 23117.002347/2022-07 SEI nº 3308293