UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Ambiental

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP39018

Período/Série:

7

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

André Luiz dos Santos

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

Química da atmosfera. Química da litosfera. Química da hidrosfera. Processos de tratamento de águas residuais e para consumo. Distribuição, importância e ciclos dos elementos químicos. Assimilação dos íons metálicos pelas plantas e animais. Química verde. Impacto ambiental.

JUSTIFICATIVA

A disciplina permite que o aluno estude as transformações químicas que ocorrem no meio ambiente e aprenda como relacionar estas transformações aos problemas ambientais atuais.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar as reações químicas que ocorrem nos sistemas ambientais. Desenvolver a percepção das interações complexas que ocorrem entre os sistemas.

Objetivos Específicos:

Abordar aspectos analíticos e práticos associados à química de sistemas ambientais e efeito de atividades humanas, a química de materiais, processos ambientais. Discutir as relações entre as atividades antropogênicas e os principais problemas ambientais atuais.

PROGRAMA

1. Química da atmosfera: Composição da atmosfera. Emissões naturais e antropogênicas de poluentes. Reações fotoquímicas na atmosfera. Efeitos da poluição atmosférica sobre o ecossistema.
2. Química da litosfera: Composição química do solo e reações químicas. Fontes de contaminação do solo e seus efeitos no ecossistema.
3. Química da hidrosfera: Composição química dos rios e oceanos. Contaminação por compostos químicos e/ou agentes biológicos e efeitos sobre o ecossistema. Tratamento de água e critérios de potabilidade. Tratamento de esgotos e efluentes industriais.
4. Processos de tratamento de águas residuais e para consumo.
5. Distribuição, importância e ciclos dos elementos químicos.
6. Assimilação dos íons metálicos pelas plantas e animais.
7. Química verde.
8. Impacto ambiental: Avaliação de impactos ambientais. Aspectos toxicológicos. Legislação. Prevenção e tratamento (biorremediação e fitorremediação). Proteção cons

METODOLOGIA

Aulas expositivas empregando quadro branco e datashow. Apresentação de documentários. Discussões em sala. Apresentação de seminários.

AVALIAÇÃO

A média final (MF) será determinada pela seguinte equação:

MF = (0,3 * Atividades) + (0,3 * Nota da prova) + (0,4 * Nota de Seminário)

- Para ser aprovado o estudante deverá atingir MF ≥ 60 e pelo menos 75 % de frequência.

- As atividades incluem listas de exercícios, resenhas, discussão de artigos e discussão/arguição durante os seminários.

- A prova incluirá o conteúdo de Química da Atmosfera.

- Os seminários deverão ser apresentados individualmente ou em duplas dependendo do número de alunos matriculados na disciplina. O tempo para apresentação será de 30 a 50 minutos. Após a apresentação haverá arguição pelo docente e pelos demais discentes, sendo a arguição parte da avaliação.

- Na aula anterior a do seminário, os discentes deverão entregar um resumo do seminário a ser apresentado. O resumo deverá ser redigido em times new roman 12 com espaçamento 1,5 e todas as margens em 2 cm. O resumo deverá ter, no máximo, uma página. O resumo fará parte da avaliação.

- Os temas dos seminários e as datas de apresentação serão distribuídos entre os alunos por sorteio no início do semestre letivo.

- O estudante que obtiver média final menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%,  poderá realizar uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022). Neste caso, a nova média final do estudante será a média aritimética entre a média final anterior e a nota obtida na avaliação de recuperação. O conteúdo da atividade de recuperação englobará todo o conteúdo da disciplina. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. Persistindo a média final menor do que 60 pontos, o discente será reprovado.

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] COLIN, B. Química ambiental. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
[2] MANAHAN, S. E. Química ambiental. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
[3] SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson Educa

Complementar

[1] LUCHESE, E. B.; FAVERO, L. O. B.; LENZI, E. Introdução a química da água: ciência, vida e sobrevivência. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
[2] FAVERO, L. O. B.; LENZI, E. Introdução a química da atmosfera: ciência, vida e sobrevivência. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
[3] MACEDO, J. A. B. Introdução a química ambiental: química e meio ambiente e sociedade. 2. ed. Juiz de Fora: Conselho Regional de Química, 2006.
[4] ROCHA, J. C.; ROSA, A. H.; CARDOSO, A. A. Introdução a química ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2004.
[5] VAITSMAN, E. P.; VAITSMAN, D. S. Química e meio ambiente: ensino contextualizado. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3890278