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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Química da atmosfera. Química da litosfera. Química da hidrosfera. Processos de tratamento de águas residuais e para consumo. Distribuição, importância e ciclos dos elementos químicos. Assimilação dos íons metálicos pelas plantas e animais. Química verde. Impacto ambiental.
JUSTIFICATIVA
A disciplina permite que o aluno estude as transformações químicas que ocorrem no meio ambiente e aprenda como relacionar estas transformações aos problemas ambientais atuais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Apresentar as reações químicas que ocorrem nos sistemas ambientais. Desenvolver a percepção das interações complexas que ocorrem entre os sistemas. |
Objetivos Específicos: |
Abordar aspectos analíticos e práticos associados à química de sistemas ambientais e efeito de atividades humanas, a química de materiais, processos ambientais. Discutir as relações entre as atividades antropogênicas e os principais problemas ambientais atuais. |
PROGRAMA
1. Química da atmosfera: Composição da atmosfera. Emissões naturais e antropogênicas de poluentes. Reações fotoquímicas na atmosfera. Efeitos da poluição atmosférica sobre o ecossistema.
2. Química da litosfera: Composição química do solo e reações químicas. Fontes de contaminação do solo e seus efeitos no ecossistema.
3. Química da hidrosfera: Composição química dos rios e oceanos. Contaminação por compostos químicos e/ou agentes biológicos e efeitos sobre o ecossistema. Tratamento de água e critérios de potabilidade. Tratamento de esgotos e efluentes industriais.
4. Processos de tratamento de águas residuais e para consumo.
5. Distribuição, importância e ciclos dos elementos químicos.
6. Assimilação dos íons metálicos pelas plantas e animais.
7. Química verde.
8. Impacto ambiental: Avaliação de impactos ambientais. Aspectos toxicológicos. Legislação. Prevenção e tratamento (biorremediação e fitorremediação). Proteção cons
METODOLOGIA
Aulas expositivas empregando quadro branco e datashow. Apresentação de documentários. Discussões em sala. Apresentação de seminários.
AVALIAÇÃO
A média final (MF) será determinada pela seguinte equação:
MF = (0,3 * Atividades) + (0,3 * Nota da prova) + (0,4 * Nota de Seminário)
- Para ser aprovado o estudante deverá atingir MF ≥ 60 e pelo menos 75 % de frequência.
- As atividades incluem listas de exercícios, resenhas, discussão de artigos e discussão/arguição durante os seminários.
- A prova incluirá o conteúdo de Química da Atmosfera.
- Os seminários deverão ser apresentados individualmente ou em duplas dependendo do número de alunos matriculados na disciplina. O tempo para apresentação será de 30 a 50 minutos. Após a apresentação haverá arguição pelo docente e pelos demais discentes, sendo a arguição parte da avaliação.
- Na aula anterior a do seminário, os discentes deverão entregar um resumo do seminário a ser apresentado. O resumo deverá ser redigido em times new roman 12 com espaçamento 1,5 e todas as margens em 2 cm. O resumo deverá ter, no máximo, uma página. O resumo fará parte da avaliação.
- Os temas dos seminários e as datas de apresentação serão distribuídos entre os alunos por sorteio no início do semestre letivo.
- O estudante que obtiver média final menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, poderá realizar uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022). Neste caso, a nova média final do estudante será a média aritimética entre a média final anterior e a nota obtida na avaliação de recuperação. O conteúdo da atividade de recuperação englobará todo o conteúdo da disciplina. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. Persistindo a média final menor do que 60 pontos, o discente será reprovado.
BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] COLIN, B. Química ambiental. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
[2] MANAHAN, S. E. Química ambiental. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
[3] SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson Educa
Complementar
[1] LUCHESE, E. B.; FAVERO, L. O. B.; LENZI, E. Introdução a química da água: ciência, vida e sobrevivência. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
[2] FAVERO, L. O. B.; LENZI, E. Introdução a química da atmosfera: ciência, vida e sobrevivência. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
[3] MACEDO, J. A. B. Introdução a química ambiental: química e meio ambiente e sociedade. 2. ed. Juiz de Fora: Conselho Regional de Química, 2006.
[4] ROCHA, J. C.; ROSA, A. H.; CARDOSO, A. A. Introdução a química ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2004.
[5] VAITSMAN, E. P.; VAITSMAN, D. S. Química e meio ambiente: ensino contextualizado. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3890278 e o código CRC FD73C6F5. |
Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 | SEI nº 3890278 |