UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

LIBRAS 01

COMPONENTE CURRICULAR:

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SIGLA:

FACED

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Geral: Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos. Objetivos Específicos: 1. Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contextos escolares e não escolares. 2. Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical da Libras nos processos educacionais dos surdos; 3. Compreender os fundamentos da educação de surdos; 4. Estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças; 5. Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem.

Ementa

Conceito de Libras. Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras.

PROGRAMA

1. A Língua Brasileira de Sinais e a Constituição dos Sujeitos Surdos: a) História das línguas de sinais; b) As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto educacional dos sujeitos surdos; c) A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas. 2. Legislação Específica: a Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o Decreto nº 5.626, de 22/12/2005. 3. Introdução a Libras: a) características da língua, seu uso e variações regionais; noções básicas de Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números, expressões socioculturais positivas, cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões sócio-culturais negativas, desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas. 4. Prática Introdutória de Libras: diálogo e conversação com frases simples, expressão viso-espacial.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. FALCÃO, L. A. Aprendendo a Libras e reconhecendo as diferenças: um olhar reflexivo sobre a inclusão: estabelecendo novos diálogos. 2. ed. Recife: Ed. do Autor, 2007.

  2. LIBRAS: conhecimento além dos sinais. São Paulo: Pearson, 15. ed. 2011.

  3. LODI, A. C. B. (Org.) Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2014.

  4. SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus: Ed. da UFAM, 2002.

  5. SKLIAR,C. (Org). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em Educação Especial. 5 ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos. 4.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

  2. CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. (Ed.). Enciclopédia da língua de sinais brasileira: o  mundo do surdo em libras. São Paulo: EDUSP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004..

  3. GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. São Paulo: Plexus, 2002.

  4. MOURA, Débora Rodrigues. Libras e leitura de língua portuguesa para surdos. Curitiba: Appris, 2015

  5. SACKS, O. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

  6. SACKS, O. W. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.

  7. SKLIAR, C. B. (org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 1997.

  8. SKLIAR, C. B. (org.) Atualidade da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999.

 

aprovação

 

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia

Geovana Ferreira Melo

Diretor(a) da Faculdade de
Educação

 


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Documento assinado eletronicamente por Geovana Ferreira Melo, Diretor(a), em 23/04/2021, às 13:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Coordenador(a), em 27/04/2021, às 10:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.009788/2021-41 SEI nº 2578083