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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31605 |
COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 30h |
CH TOTAL: 90h |
OBJETIVOS
Objetivo geral:
Possibilitar a articulação entre teoria e prática, conforme preconizado no Projeto Político Pedagógico e nos PCNs, no exercício da produção de conhecimento histórico e do ensino de história.
Objetivos específicos:
Analisar a historicidade dos conceitos de Raça, Nação, Cultura, Identidade e Cidadania na história e na historiografia, utilizando-os como categorias analíticas para a compreensão da história do Brasil.
Identificar as concepções de história nos discursos históricos e materiais didáticos formais e não formais sobre a História do Brasil.
Desenvolver atividades de pesquisa e didático-pedagógicas visando a produção de material didático que atenda a Lei 11.645.
Ementa
Abordar e problematizar a historicidade do discurso histórico e do objeto de conhecimento/pesquisa, bem como de sua apropriação nos materiais produzidos para socialização no ensino formal e informal, a partir de temas da historiografia geral.
PROGRAMA
Unidade I - Construção do conceito de ‘raça’ na historiografia: o negro e o indígena na constituição da Identidade Nacional
Unidade II - Cultura e Identidade Nacional: o lugar do “outro” (negro e indígena) no discurso do colonialismo
Unidade III - O ensino da história e as Leis 10.639 e 11.645: dificuldades e avanços
Unidade IV - Laboratórios orientados de pesquisa e produção de material didático para os Ensinos Fundamental II e Médio.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
GRUPIONI, Luís D.; MACEDO, Ana Vera Lopes da Silva et al. Temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. 4. ed. São Paulo: Global, 2004.
GOMES, Nilma Lino; GOLÇALVES; SILVA, Petronilha B. (Org.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDREWS. George Reid. Negros e brancos em São Paulo: 1888-1988. São Paulo: Bauru, USC, 1998.
FREITAS, Marcos Cezar (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 25. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987.
GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
MONTEIRO, Ana Maria Monteiro; GASPARELLO, Arlette Medeiros Gasparello; MAGALHães, Marcelo de Souza Magalhães (Org.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. RJ: Mauad X, 2009.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
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Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 | SEI nº 1735624 |