UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS31605

COMPONENTE CURRICULAR:

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

30h

CH TOTAL:

90h

 

OBJETIVOS

Objetivo geral:

 

Objetivos específicos:

 

Ementa

Abordar e problematizar a historicidade do discurso histórico e do objeto de conhecimento/pesquisa, bem como de sua apropriação nos materiais produzidos para socialização no ensino formal e informal, a partir de temas da historiografia geral.

 

PROGRAMA

Unidade I - Construção do conceito de ‘raça’ na historiografia:  o negro e o indígena na constituição da Identidade Nacional  

Unidade II - Cultura e Identidade Nacional: o lugar do “outro” (negro e indígena) no discurso do colonialismo

Unidade III - O ensino da história e as Leis 10.639 e 11.645: dificuldades e avanços

Unidade IV - Laboratórios orientados de pesquisa e produção de material didático para os Ensinos Fundamental II e Médio.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

GRUPIONI, Luís D.; MACEDO, Ana Vera Lopes da Silva et al. Temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. 4. ed. São Paulo: Global, 2004.

GOMES, Nilma Lino; GOLÇALVES; SILVA, Petronilha B. (Org.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDREWS. George Reid. Negros e brancos em São Paulo: 1888-1988. São Paulo: Bauru, USC, 1998.

FREITAS, Marcos Cezar (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 25. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987.

GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MONTEIRO, Ana Maria Monteiro; GASPARELLO, Arlette Medeiros Gasparello; MAGALHães, Marcelo de Souza Magalhães (Org.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. RJ: Mauad X, 2009.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1735624 e o código CRC 760A6DE8.




Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 SEI nº 1735624