UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Química

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tópicos especiais em Química Orgânica I: Química Medicinal

Unidade Ofertante:

PPGQUI

Código:

PQ522

Período/Série:

 

Turma:

M e D

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X)

Professor(A):

Amanda Danuello Pivatto

Ano/Semestre:

2023/02

Observações:

 

 

EMENTA

Ação dos fármacos, reconhecimento molecular (interação entre micro e biomacromolécula; fatores estereoquímicos). Metabolismo dos fármacos. Fatores conformacionais envolvidos na atividade dos fármacos. Estratégias para planejamento racional de fármacos (definição de composto-protótipo, estudos de relação estrutura-atividade, bioisosterismo, latenciação, simplificação molecular, hibridação molecular e modelagem molecular). Mecanismos moleculares de ação de alguns fármacos.

JUSTIFICATIVA

A Química Medicinal é uma disciplina muito relevante para os pós-graduandos que trabalham com desenvolvimento de compostos bioativos nas suas atividades de pesquisa. É considerada uma disciplina multidisciplinar podendo ser aproveitada por discentes de diferentes cursos e áreas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Transmitir aos pós-graduandos conhecimentos sobre as bases moleculares da ação dos fármacos.

Objetivos Específicos:

- Transmitir fundamentos sobre o processo de planejamento de fármacos;

- Interpretação do modo de ação dos fármacos em diversos alvos terapêuticos.

PROGRAMA

1. Introdução: conceitos fundamentais em química medicinal, revisão de conceitos básicos de bioquímica;

2. Propriedades físico-químicas e atividade biológica;

3. Estereoquímica e Atividade Biológica;

4. Metabolismo de fármacos;

5. Produtos Naturais e fármacos;

6. Técnicas de Planejamento de Fármacos;

7. Latenciação de fármacos;

8. Modelagem Molecular;

9. Fármacos que interagem com DNA. 

METODOLOGIA

Os conteúdos descritos na ementa e detalhados no conteúdo programático, serão trabalhados de forma presencial com algumas atividades assíncronas, distribuídos ao longo de 18 semanas letivas previstas no calendário do período, totalizando 60 horas de carga horária, correspondente a 72 h/aula. As técnicas de ensino utilizadas serão exposições dialogadas interativas, textos complementares, vídeos educacionais, entre outros. Para isso, serão utilizados os seguintes recursos didáticos: projetor multimídia, lousa e modelos moleculares. Será criada, na plataforma Microsoft Teams, uma turma específica para essa disciplina, onde serão disponibilizados os materiais como: conteúdos teóricos, textos para leitura complementar, links para vídeos educacionais, entre outros. 

AVALIAÇÃO

A pontuação das atividades avaliativas será distribuída de acordo com os conteúdos ministrados, perfazendo um total de 100 pontos. Os conteúdos das avaliações serão aqueles ministrados nas aulas até data anterior a prova, verificando o conhecimento do aluno sobre os conteúdos estudados. A prova deverá ser feita na data estipulada, com tempo de duração determinado pela professora, assim como o valor das questões. As provas serão individuais, contendo questões dissertativas, podendo também conter questões objetivas.

Em relação a divulgação das notas das provas, a previsão é de até quinze dias após a realização (vista de prova).

Os exercícios avaliativos também deverão ser resolvidos de forma manuscrita pelo aluno e entregues dentro do prazo estipulado. Também poderão ser avaliados os seminários onde os discentes apresentarão discussões sobre a elucidação estrutural de compostos orgânicos.

Tabela 1 – Avaliações.

TIPO DE AVALIAÇÃO

PONTOSa

1a Prova

30

2a Prova

30

Listas de exercícios e seminário(s).

40

TOTAL

100

aOs conceitos relacionados as notas são: 90–100 (A – Excelente), 75–89 (B – Bom), 60–74 (C – Regular), 40–59 (D – Insuficiente) e 0–39 (E – Reprovado).

Obs.: O aluno que, por motivo justo, não comparecer a qualquer das avaliações, deverá procurar a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química da UFU (PPGQUI), devidamente documentado, para solicitar a reposição da atividade avaliativa.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARREIRO, E. J.; FRAGA, C. A. M. Química medicinal as bases moleculares da ação de fármacos. 3.  ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

PATRICK, G. L. An Introduction to Medicinal Chemistry, 5 ed, Oxford University Press, 2013.

SILVERMAN, R. B. The Organic Chemistry of Drug Design and Drug Action, 2 ed, Elsevier Academic Press, 2004. 

Complementar

CLAYDEN, J.; GREEVES, N.; WARREN, S. Organic Chemistry, Oxford University Press, Oxford, 2001.

LEMKE, T. L.; WILLIAMS, D. A. Foye’s Principles of Medicinal Chemistry, 7 ed, William & Wilkins Lippincott, 2012.

NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

MONTANARI, C. A. Química Medicinal: Métodos e Fundamentos em Planejamento de Fármacos. EDUSP, 2011.

STEVENS, E. Medicinal Chemistry: The Modern Drug Discovery Process. Pearson, 2014.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Pós-Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Amanda Danuello Pivatto, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/06/2023, às 22:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.042539/2023-29 SEI nº 4613918