|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 45 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 15 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Apresentar e problematizar as múltiplas reflexões sobre a Didática da História e das aprendizagens no ensino da História;
Compreender as teorias críticas e pós-criticas do currículo;
Compreender os conceitos de cultura escolar, currículo, disciplina escolar, saber docente e saber histórico escolar;
Ler, analisar e interpretar documentos escritos, audiovisuais, sonoros e objetos da cultura material;
Produzir sequências didáticas utilizando documentos históricos.
Ementa
As teorias críticas e pós-críticas do currículo. A Didática da História. Sequência didática e uso de documentos no ensino de História.
PROGRAMA
Unidade 1 - Teorias críticas e pós-críticas do currículo
Unidade 2 - Didática da História e aprendizagens em História
1. Didática da História Francesa
2. Didática da História Alemã
3. A pesquisa e o ensino de História
Unidade 3 – Sequência didática e o uso de documentos no ensino de História
1. O uso de documentos escritos na sala de aula: a literatura e a imprensa
2. A cultura material na sala de aula: o museu e seus objetos
3. O uso das imagens na sala de aula: cinema, televisão e publicidade
4. A canção popular e o ensino de História
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
APPLE, Michael W. Currículo, poder e lutas educacionais: com a palavra, os subalternos. Porto Alegre: Artmed, 2008.
KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, televisão e história. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2008
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 2. ed. rev. Cotia: Ateliê, 2001
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. Porto: Porto Ed., 1999.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. 3. ed. rev. pelo autor Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução à teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e Materialismo. São Paulo: Unesp, 2011.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1254027 e o código CRC 6FE550C9. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254027 |