UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

LIBRAS01

COMPONENTE CURRICULAR:

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SIGLA:

FACED

CH TOTAL TEÓRICA:

30H

CH TOTAL PRÁTICA:

30H

CH TOTAL:

60H

 

OBJETIVOS

Geral:

Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacionais dos alunos surdos.

 

Específicos:

•          Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contextos escolares e não escolares.

•          Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical da Libras nos processos educacionais dos surdos;

•          Compreender os fundamentos da educação de surdos;

•          Estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças;

•          Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem.

 

Ementa

Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Lingüísticos da Libras.

 

PROGRAMA

1 –  A Língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos.

•          História das línguas de sinais.

•          As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto educacional dos sujeitos surdos;

•          A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas

 

2 – Legislação específica: a Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o Decreto nº 5.626, de 22/12/2005.

 

3 – Introdução a Libras:

•          Características da língua, seu uso e variações regionais.

•          Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas.

 

4 – Prática introdutória em Libras:

•          Diálogo e conversação com frases simples

•          Expressão viso-espacial.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KARNOPP, L. B. Língua de sinais e língua portuguesa: em busca de um diálogo. In: LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. TESKE, O. (Org.) Letramento e Minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.

LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. TESKE, O. (Org.) Letramento e Minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.

SKLIAR,C. (Org). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em Educação Especial. 4 ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOTELHO, P. Linguagem e Letramento na Educacao dos Surdos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista.São Paulo: Plexus editora, 2002.

LUNARDI, M. L. Cartografando Estudos Surdos: currículo e relações de poder. In: SKLIAR, C. (org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 3 ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

SACKS, O. Vendo vozes. Uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

SKLIAR, C. Surdez: Um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1997.

SKLIAR,C. (Org). Atualidade da educação bilíngüe para surdos. Texto: A localização política da educação bilíngüe para surdos. Porto Alegre, Mediação, 1999.

SKLIAR, C. A Surdez: um olhar sobre as diferenças.  Editora Mediação. Porto Alegre. 1998.

 

aprovação

 

 

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

 

 

Prof.ª Dr.ª Geovana Ferreira Melo

Diretora da Faculdade de Educação

 

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 20:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Geovana Ferreira Melo, Diretor(a), em 11/10/2019, às 10:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.088380/2019-11 SEI nº 1599396