UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

FORMAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO: NORDESTE

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL

Código:

GGO025

Período/Série:

Turma:

GM

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Antonio de Oliveira Jr

Ano/Semestre:

2020/1º

Observações:

Oferta integral em formato remoto, nos termos do § 1º, Art. 2º da Resolução CONGRAD nº 25/2020

 

EMENTA

O processo histórico de estruturação e diferenciação do espaço regional: as interações entre natureza e sociedade. A dinâmica urbano-industrial e demográfica. As particularidades do espaço agrário. Políticas de desenvolvimento para o Nordeste brasileiro. Classes sociais e Estado. Questões socioambientais e políticas. Especificidades dos espaços intra-regionais. As funções da região Nordeste no contexto contemporâneo

JUSTIFICATIVA

A região conhecida como Nordeste no escopo da divisão territorial do Brasil se constituí como ponto de partida para o processo de ocupação humana e econômica como primeira zona de povoamento, privilegiada pela presença de condições naturais, uma faixa litorânea bastante recortada, ideal para a navegação de cabotagem e o relevo plano próximo ao mar. Base da economia colonial, o Nordeste se constrói enquanto região ao longo dos séculos XIX e XX, como uma região problema, resultado de uma conjunção entre problemas naturais, ambientais, sociais e políticos que culminou na expressão de uma intensa desigualdade social que permanece ao longo do século XXI. Entender o Nordeste, como problema e como questão regional é de suma importância para a compreensão dos processos de formação do território brasileiro.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os processos naturais, sociais, econômicos, políticos e culturais que compõem a formação espacial da região Nordeste do Brasil, considerando-a como componente da totalidade do espaço e território brasileiro.

Objetivos Específicos:

  • Analisar os processos de formação territorial e socioespacial da região Nordeste e suas relações com as especificidades fisiograficas regionais.
  • Estudar as dinâmicas sócioeconômicas e espaciais da região Nordeste, considerando as inter-relações com a formação territorial brasileira e com a diferenciação regional do país.
  • Analisar as políticas públicas direcionadas para a região Nordeste. Entender as especificidades intraregionais da região Nordeste.
  • Discutir sobre o papel da região Nordeste no contexto contemporâneo do território brasileiro

PROGRAMA

1. ESTRUTURAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL: NATUREZA E SOCIEDADE

1.1 - Aspectos fisiográficos da região Nordeste

1.2 - A formação territorial do Nordeste e a questão regional

1.3. A regionalização do espaço nordestino

1.4. A questão Nordeste: o "problema" da seca

2. DINÂMICAS ECONÔMICAS E PRODUÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL

2.1. A urbanização, a distribuição e a mobilidade espacial da população.

2.2. A questão agrária: coronelismo e conflitos fundiários

2.3. A questão macroeconômica regional

3. ESPECIFICIDADES DOS ESPAÇOS INTRAREGIONAIS E REGIONALISMO

3.1. Desigualdades interregionais: onde se encontra o Nordeste?

3.2. Desigualdades intrarregionais: entre a pobreza e a riqueza, o meio-ambiente

4. POLÍTICAS PÚBLICAS E O PAPEL DO ESTADO NA REGIÃO NORDESTE

4.1. A questão regional e o planejamento

4.2. As experiências de planejamento

4.2.1. O combate a seca: o papel do Dnocs

4.2.2. O Rio São Francisco como espaço de intervenção

4.2.3. O GTDN e a Sudene: as escalas de intervenção

4.2.4. A crise do planejamento e a NOVA SUDENE

5. NORDESTE NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.

5.1 - O Nordeste e a divisão inter-regional do trabalho no Brasil.

5.2 - Economia, política, gestão e funções.

5.3 - Inserção no meio técnico-científico informacional

 

METODOLOGIA

  1. Este componente curricular será ministrado no formato remoto, referente ao período 1º semestre de 2020, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020;

  2. Todas as aulas serão na modalidade síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor), através da Plataforma Microsoft Teams, na qual ocorreram todas as aulas e estarão disponíveis as atividades avaliativas e os materiais de aula (textos, slides, vídeos, etc);

  3. O link de acesso a sala virtual é: Formação do Espaço Brasileiro: Nordeste TM

  4. O atendimento ao aluno será realizado de forma remota por meio da Plataforma Microsoft Teams, todas as quartas-feiras, das 14hs às 16hs, mediante agendamento com antecedência de 48 (quarenta e oito horas).

  5. O discente matriculado na disciplina deverá realizar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando seu email institucional (@ufu.br).

  6. As orientações para o cadastro estão em: http://www.comunica.ufu.br/sites/comunica.ufu.br/files/conteudo/comunicado/anexo_procedimentos.pdf 

  7. Para acessar o Office Education 365 é necessário efetuar o cadastro, seguindo estas orientação https://www.wiki.ufu.br/index.php/Acesso_ao_Office_Education_365:_Estudante_e_Professor

  8. Após a matrícula aprovada, o discente deverá preencher o seguinte cadastro: https://forms.gle/9qY5YT3Fd2jZryf56 até às 18 horas do dia 26 de fevereiro de 2021. 

  9. A carga horária da disciplina será integralmente ofertada de forma remota, na modalidade síncrona, seguindo o cronograma abaixo:

 

DATA HORÁRIO CONTEÚDO PLATAFORMA

01/03

08h - 11h30m

Apresentação da disciplina e dinâmica de trabalho e avaliações

1.1 - Aspectos fisiográficos da região Nordeste

Microsoft Teams

08/03

08h - 11h30m

1.2. A formação territorial do Nordeste e a questão regional

Microsoft Teams

15/03

08h - 11h30m

1.3. A regionalização do espaço nordestino

1.4. A questão Nordeste: o "problema" da seca

Microsoft Teams

22/03

08h - 11h30m

2.1. A urbanização, a distribuição e a mobilidade espacial da população.

2.2. A questão agrária: coronelismo e conflitos fundiários

Microsoft Teams

29/03

08h - 11h30m

2.3. A questão macroeconômica regional

Microsoft Teams

05/04

08h - 11h30m

3.1. Desigualdades interregionais: onde se encontra o Nordeste?

3.2. Desigualdades intrarregionais: entre a pobreza e a riqueza, o meio-ambiente

Microsoft Teams

12/04

08h - 11h30m

AVALIAÇÃO PARCIAL

Microsoft Teams

19/04

08h - 11h30m

4.1. A questão regional e o planejamento

4.2. As experiências de planejamento

4.2.1. O combate a seca: o papel do Dnocs

Microsoft Teams

26/04

08h - 11h30m

4.2.2. O Rio São Francisco como espaço de intervenção

Microsoft Teams

03/05

08h - 11h30m

4.2.3. O GTDN e a Sudene: as escalas de intervenção

Microsoft Teams

10/05

08h - 11h30m

4.2.4. A crise do planejamento e a NOVA SUDENE

Microsoft Teams

17/05

08h - 11h30m

5.1 - O Nordeste e a divisão inter-regional do trabalho no Brasil.

5.2 - Economia, política, gestão e funções.

5.3 - Inserção no meio técnico-científico informacional

Microsoft Teams

24/05

08h - 11h30m

DEBATE DA OBRA "VIDAS SECAS, de Graciliano Ramos"

Microsoft Teams

31/05

08h - 11h30m

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Microsoft Teams

07/06

08h - 11h30m

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Microsoft Teams

14/06

08h - 11h30m

AVALIAÇÃO FINAL

Microsoft Teams

A aferição do aproveitamento e da assiduidade será realizada no ambiente virtual da disciplina disponível na Plataforma Microsoft Teams. A assiduidade será verificada através do relatório emitido, pela Plataforma, o qual disponibiliza horário de conexão e de desconexão de todos os usuários. O aproveitamento será medido conforme disposto no item a seguir, 7. AVALIAÇÃO.

 

 

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O TRABALHO TEMÁTICO

1. o trabalho poderá ser realizado, individual ou em dupla.

2. a entrega de um texto do trabalho é obrigatório e as orientações especificas serão apresentadas posteriormente

3. a apresentação será virtual, no formato de slides e o tempo será dividido de acordo com a quantidade de trabalhos

4. os temas dos trabalhos deverão estar de acordo com o conteúdo da disciplina

 

AVALIAÇÃO

 

AVALIAÇÃO

ATIVIDADE

VALOR

1

Avaliação de questões objetivas sobre o conteúdo referente aos itens 1.1 a 3.2

20,0

2

Debate da obra "Vidas Secas" - apresentação de questões e resumos

20,0

3

Apresentação dos trabalhos temáticos

20,0

4

Avaliação de questões objetivas sobre o conteúdo total da disciplina

40,0

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 8. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

ARAÚJO, Tânia Bacelar de. Ensaios sobre desenvolvimento brasileiro: Heranças e urgências. Rio de janeiro: REVAN, 2000

FURTADO, Celso. Uma política de desenvolvimento para o Nordeste. Novos Estudos Cebrap. São Paulo, v. 1, 1, dez. P. 12-19. 1981

GRUPO DE TRABALHO DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE. Uma política de desenvolvimento econômico para o Nordeste. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1959. 97 p.

OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma (re)ligião. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. São Paulo: Editora Record, 2005

 

Complementar

ARAÚJO, Tânia Bacelar de. Nordeste, nordestes: Que nordeste? Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/observanordeste/obte013.html

CASTRO, Iná Elias de. O mito da necessidade: Discurso e prática do regionalismo nordestino. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992

SUDENE. I Plano diretor de desenvolvimento econômico e social do Nordeste, 1961-1963. Recife: Sudene. Divisão de Documentação. 1961.

SUDENE. II Plano diretor de desenvolvimento econômico e social do Nordeste, 1963-1965. Recife: Sudene. Divisão de Documentação. 1961.

SUDENE. III Plano diretor de desenvolvimento econômico e social do Nordeste, 1966-1968. Recife: Sudene. Divisão de Documentação. 1961.

SUDENE. IV Plano diretor de desenvolvimento econômico e social do Nordeste, 1969-1973. Recife: Sudene. Divisão de Documentação. 1961.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antonio de Oliveira Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/02/2021, às 22:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 SEI nº 2542354