UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Curso de Graduação em Química - Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

FÍSICA I

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP32304

Período/Série:

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

 

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

CRISTIANO DE SIQUEIRA ESTEVES

Ano/Semestre:

2019/2

Observações:

 

 

EMENTA

2.1. Movimento em duas dimensões.

2.2. Força e Movimento.

2.3. Trabalho e Energia.

2.4. Lei da Conservação da Energia.

2.5. Sistemas de Partículas.

2.6. Colisões.

2.7. Gravitação.

2.8. Movimento de Rotação.

2.9. Rolamento, torque e momento angular.

JUSTIFICATIVA

Nesta disciplina, os conteúdos ministrados deverão ser desenvolvidos de forma a permitir aos estudantes uma ampliação de seus conhecimentos pré-existentes. Será priorizado um desenvolvimento teórico adequado sobre os conceitos fundamentais relacionados às leis que regem o movimento dos corpos, levando o estudante a uma atuação crítica sobre os mesmos. Com isso, pretende-se proporcionar aos estudantes um desenvolvimento da sua capacidade de observação, do raciocínio abstrato, da imaginação, do pensamento lógico e objetivo e, por fim, da habilidade numérica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final desta disciplina, o estudante deverá ser capaz de analisar os fenômenos naturais relativos ao movimento, de maneira conceitual, estabelecendo modelos e de determinar o domínio de validade destes modelos a partir de estudos qualitativos e quantitativos.

Objetivos Específicos:

Ao final da disciplina o estudante deverá ser capaz de: reconhecer grandezas fundamentais e suas relações; generalizar estas relações e aplicá-las na resolução de problemas; resolver os problemas básicos mais simples propostos pela mecânica clássica; descrever e aplicar as leis de movimento dos corpos, bem como da conservação da energia e do momento linear; conceituar equilíbrio de um corpo rígido; descrever as equações de movimento de rotação e translação de corpos rígidos e compreender as leis conservação relacionadas a estes movimentos.

PROGRAMA

5.1. Movimento num Plano: Movimento em três dimensões. Onde se localiza a partícula? Qual é a velocidade da partícula? Qual é a aceleração da partícula? Movimento de um projétil. Análise qualitativa e quantitativa do OBJETIVOS EMENTA DESCRIÇÃO DO PROGRAMA movimento de um projétil. Movimento circular uniforme. Movimento relativo em uma dimensão. Movimento relativo em duas dimensões. (Optativo)

5.2. Força e Movimento – I: Por que uma partícula altera a sua velocidade? Primeira lei de Newton. Força. Massa. Segunda lei de Newton. Terceira lei de Newton. Massa e peso. Aplicações das leis de Newton.

5.3. Força e Movimento – II: Atrito. As leis do atrito. Força de arraste e velocidade terminal. Movimento circular uniforme. As forças da natureza. (Optativo)

5.4. Trabalho e Energia: Conceito de trabalho. Trabalho: movimento em uma dimensão com uma força constante. Trabalho: Movimento em uma dimensão com uma força variável. Trabalho realizado por uma mola. Relação trabalho e energia. Potência. Sistemas de referência. (Optativo).

5.5. Lei da Conservação da Energia: Leis de conservação. Tipos de Energia. Energia mecânica. Forças conservativas e forças não conservativas. A lei da conservação da energia. Massa e energia. (Optativo). A quantização da energia. (Optativo).

5.6. Sistemas de Partículas: Um ponto especial: o centro de massa. A segunda Lei de Newton para um sistema de partículas. Momento linear. O momento linear de um sistema de partículas. Conservação do momento linear. Sistemas com massa variável: movimento de um Foguete. Sistemas de partículas: trabalho e energia.

5.7. Colisões: Impulso e momento linear. Colisões elásticas em uma dimensão. Colisões inelásticas em uma dimensão. Colisões em duas dimensões. Reações e processos de decaimento.

5.8. Movimento de Rotação: As grandezas físicas importantes no movimento de rotação. Rotação com aceleração angular constante. As grandezas lineares e as grandezas angulares. Energia cinética na rotação. Definição e determinação de momento de inércia. Torque. Segunda Lei de Newton na rotação. Trabalho, potência e o teorema da transformação do trabalho.

5.9. Rolamento, Torque e Momento Angular: A descoberta da roda. Rolamento. Momento angular. O momento angular de um corpo rígido que gira em torno de um eixo fixo. Conservação do momento angular. O movimento de precessão de um pião. (Optativo). A quantização do momento angular. (Optativo). Uma discussão sobre as leis de conservação e as simetrias da natureza.

METODOLOGIA

Ao longo do curso serão ministradas aulas expositivas utilizando o quadro negro.  Tais aulas contarão com a participação efetiva dos alunos e do professor.  Alguns tópicos serão complementados com recursos visuais, mais especificamente, utilizando retroprojetor e/ou data-show. Serão sugeridas aos alunos atividades extras na forma de trabalho de pesquisa, listas de exercícios e problemas relacionados aos conteúdos das aulas.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por um instrumento de avaliação: três provas dissertativas (individual e sem consulta) valendo 100 pontos cada. A nota final do aluno será dada pela média aritmética das notas obtidas nas três provas. O aluno que não obtiver nota suficiente para a aprovação, poderá realizar uma prova substitutiva que compreende toda a matéria. A nota obtida nesta prova substituirá a menor nota entre as três primeiras provas. A nota final será dada por uma nova média aritmética.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Volume 1. 6ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2006.
  2. NUSSENZVEIG, H.M. Curso de Física Básica – Mecânica. Volume 1. 4ª ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2002.
  3. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K.S. Física 1. 5ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2003.

Complementar

  1. ALONSO, M., FINN, E. J., Física – Um Curso Universitário, Vol. 1, Ao Livro Técnico, Rio de Janeiro, 1991.
  2. EISBERG, R. M.; LERNER, L. S. - Física - Fundamentos e Aplicações - Editora MacGraw-Hill, São Paulo, 1990.
  3. FINN, E.J.; ALONSO, M. Física, Um Curso Universitário. Volume 1. 2ª ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2002.
  4. KELLER, F. J., GETTYS, E. E., STOVE, M. J., Física, Volume 1, Makron, São Paulo, 1999.
  5. TIPLER, P.A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. Volume 1. 5ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 27/09/2019, às 21:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.085573/2019-10 SEI nº 1578722