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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Recompensas. Gestão de carreiras pela organização. Processo de desligamento da organização. Saúde e segurança no trabalho.
JUSTIFICATIVA
Disciplina imprescindível para a formação do Bacharel em Administração, uma vez que tem como proposta de conteúdo trabalhar os conhecimentos sobre: recompensas, gestão de carreiras pela organização, processo de desligamento da organização, saúde e segurança no trabalho, destinados para fins de aplicação na gestão eficaz de pessoas nas organizações. Conteúdo relevante e condizente com o Projeto Pedagógico do Curso de Administração. Assim, ao final do curso o aluno deverá ter habilidades para:
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Desenvolver a capacidade de praticar a gestão de pessoas numa perspectiva processual e sistêmica, mediante o conhecimento dos diversos subsistemas de gestão de pessoas, nas organizações. |
Objetivos Específicos: |
Entender os fundamentos, objetivos e importância de Recompensas/Remuneração; Compreender a gestão de carreiras pela organização; Conhecer os aspectos conceituais e técnicas de processos humanizados de desligamento da organização; Analisar os programas de saúde e segurança no trabalho. |
PROGRAMA
METODOLOGIA
Técnicas de ensino e de aprendizagem.
As estratégias de ensino e de aprendizagem, no âmbito da disciplina, baseiam-se nos seguintes elementos:
a) A cada semana, haverá aulas presenciais que terão por finalidade: a exposição e discussão dos assuntos, inclusive aqueles que tiverem sido estudados previamente, por meio dos estudos dirigidos; a apresentação das atividades previstas para a semana; o esclarecimento de dúvidas quanto aos assuntos abordados e às atividades realizadas e previstas; a realização de atividades de estudo e práticas, em sala de aula;
b) O aprofundamento do conhecimento dos temas se dará, adicionalmente, por meio de estudos dirigidos de textos e de produção de análises;
c) A aplicação prática dos temas se dará, adicionalmente, por meio de atividades orientadas ao desenvolvimento de um projeto aplicado a um determinado contexto social (representado por uma organização ou por um grupo de profissionais).
Tecnologias digitais da informação e da comunicação
Para o suporte ao desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem da disciplina, poderá ser utilizada a plataforma Moodle, por meio da qual poderão ser disponibilizados materiais de apoio e roteiros de atividades.
A chave de inscrição (método referente a auto inscrição) será padronizada com o código da disciplina: FAGEN31704. Chave de inscrição: FAGEN31704
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CARGA-HORÁRIA |
INÍCIO DO SEMESTRE – 31/07/2023 |
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1ª 01 AGO Terça-feira |
Apresentação Ementa da disciplina |
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4 h/a |
2ª 08 AGO Terça-feira |
A transição da Administração de RH para a Gestão Estratégica de Pessoas |
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4 h/a |
15 AGO Terça-feira |
FERIADO Dia N. S. Abadia |
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3ª 22 AGO Terça-feira |
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4 h/a |
4ª 29 AGO Terça-feira |
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4 h/a |
5ª 05 SET Terça-feira |
EGEN 2023 - Encontro de Gestão e Negócios |
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8 h/a |
6ª 12 SET Terça-feira |
1. Recompensas
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4 h/a |
7ª 19 SET Terça-feira |
1. Recompensas
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4 h/a |
8ª 26 SET Terça-feira |
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4 h/a |
9ª 03 OUT Terça-feira |
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4 h/a |
10ª 10 OUT Terça-feira |
3.1 Aspectos conceituais e Técnicas |
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4 h/a |
11ª 17 OUT Terça-feira |
Apresentação Júri Simulado |
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4 h/a |
12ª 24 OUT Terça-feira |
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4 h/a |
13ª 31 OUT Terça-feira |
Apresentação Projeto Final
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4 h/a |
14ª 07 NOV Terça-feira |
Aplicação prática do projeto de Gestão de Pessoas |
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4 h/a |
15ª 14 NOV Terça-feira |
Discussão do projeto final de gestão de pessoas e do Júri Simulado |
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4 h/a |
16ª 21 NOV Terça-feira |
Avaliação da disciplina |
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4 h/a |
17ª 28 NOV Terça-feira |
Distribuído como Trabalho Discente Efetivo - TDE |
De acordo com a Resolução CONGRAD 73/2022 que altera o Calendário Acadêmico da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, referente aos semestres letivos 2022/1 e 2022/2 |
4 h/a |
TÉRMINO DO SEMESTRE – 02/12/2023 |
72 horas/aula |
AVALIAÇÃO
A seguir Quadro especificando: as datas, horários, critérios para a realização e correção das atividades avaliativas ou outras produções, que deverão ocorrer nos prazos estipulados pelo período letivo da disciplina
Instrumento |
Valor |
Formato |
Data |
Atividades sala de aula |
45,0 |
Individual |
Ao longo do semestre |
Apresentação de Seminários |
10,0 |
Grupo |
22/08/2023 |
Plano de Carreira |
10,0 |
Individual |
03/10/2023 |
Júri Simulado - Execução |
15,0 |
Grupo |
17/10/2023 |
Apresentação do Projeto de Gestão de Pessoas |
20,0 |
Grupo |
31/10/2023 |
TOTAL |
100,0 |
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A prova de recuperação será realizada para discentes que não ficaram reprovados por falta e que obtiveram nota final abaixo da nota de aprovação de 60,0 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. (org.). Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2. ed. rev. atual São Paulo: Saraiva, 2008.
SNELL, S.; BOHLANDER, G. Administração de recursos humanos. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (Orgs.). Psicologia, organizações e trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Complementar
CHIAVENATO, I. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7. ed. São Paulo: Manole, 2009.
CHAGAS, A. M. R.; SALIM, C. A.; SERVO, L. M. S. (org.). Saúde e segurança no trabalho no Brasil: aspectos institucionais, sistemas de informação e indicadores. Brasília: IPEA, 2011
MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos. 14. ed. São Paulo: Editora Futura, 2011
PONTES, B.R. Administração de cargos e salários. 13. ed. São Paulo: LTR, 2008.
ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (Orgs.). Psicologia, organizações e trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Observação: Referências bibliográficas e o material de apoio utilizados na disciplina para adequar ao formato de aulas remotas serão disponibilizados ao longo do período letivo no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU: o Moodle (www.moodle.ufu.br).
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Edileusa Godói de Sousa, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/08/2023, às 16:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4715925 e o código CRC 4B25AE21. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4715925 |