|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Estudo de suportes tecnológicos aplicados ao ensino de História, tais como ambientes virtuais de aprendizagem, editores de texto colaborativo, aplicativos, jogos, entre outros. Construção de ambientes virtuais para realização de atividades de pesquisa e ensino de História na Educação Básica.
JUSTIFICATIVA
A disciplina Tecnologias de informação e comunicação e ensino de História contribui para que os mestrandos e mestrandas do ProfHistória compreendam o significado social das tecnologias digitais comunicação e informação (TDICs), para além de uma ferramenta , suporte ou recurso didático. Assim, poderão, na elaboração de suas pesquisas e de seus produtos, definir como e porque se apropriar das TDICs, das práticas culturais que elas desenvolvem e das narrativas históricas que circulam por meio delas, no processo de ensino e aprendizagem de História e na divulgação científica do conhecimento histórico.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Estudo crítico e apropriação das novas tecnologias de aprendizagem e informação aplicadas à educação histórica e à divulgação acadêmica. |
Objetivos Específicos: |
não consta na ficha da disciplina |
PROGRAMA
1. A cultura digital, a escola e o ensino de História em tempos de web 4.0
1.1 O Capitalismo de dados, as Bigtechs (GAFAM) e a Educação Vigiada
1.2 A cultura hacker: movimento software livre, movimento educação aberta
1.3 A aula de História como autoria e narrativa
2. Gerações tecnológicas de comunicação e informação, tipos de leitores e o lugar da escola
2.1 Da imprensa à web 4.0
2.2. Leitor contemplativo, movente, imersivo, ubíquo
2.3 “A geração tecnológica da escola”: o que contam os dados
3. A História em tempos de cultura digital
3.1 A utopia da Universal sem totalidade
3.2 Tempos, memórias, narrativas , linguagens e espaços
3.3 História Pública e divulgação cientifica: da visibilidade ao engajamento
4. Recursos Educacionais Digitais de História
4.1 Produções discentes, docentes e de corporações
4.2 Hipertextos e hipermídias: ebooks, sites/portais, perfis em redes sociais
4.3 Wikis
4.4 Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs);
4.5 Audiovisuais e podcasts para mídias digitais;
4.6 Iconografias digitais: memes, infográficos etc.
4.7 Jogos Digitais
5. Metodologias de ensino e aprendizagem em História com uso de Tecnologias Digitais
5.1 Metodologia Ativa
5.2 Movimento Maker
5.3 Educação Hacker
5.4 Curadoria
5.5 Letramento ou Alfabetização Digital
METODOLOGIA
Para desenvolver os estudos propostos da disciplina Tecnologias de Informação e Comunicação, serão utilizadas as seguintes metodologias:
Para o desenvolvimento destas metodologias, serão utilizados:
A previsão do cronograma para desenvolvimento das unidades programáticas é:
13, 20, 27 de agosto de 2022
Unidade 1 - A cultura digital, a escola e o ensino de História em tempos de web 4.0
03 e 10 de setembro de 2022
Unidade 2 - Gerações tecnológicas de comunicação e informação, tipos de leitores e o lugar da escola
17, 24 de setembro; 01, 08, 15, 22, 29 de outubro
Unidade 3 - A História em tempos de cultura digital
05, 12, 19 e 26 de novembro de 2022; 03, 10, 17 de dezembro de 2022
Unidade 4.- Recursos Educacionais Digitais de História
Unidade 5 - Metodologias de ensino e aprendizagem em História com uso de Tecnologias Digitais
AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem da disciplina será desenvolvida por meio de três procedimentos:
1- Participação em Fóruns Semanais do Moodle com registro de reflexões sobre leituras
- data de entrega: até 22 horas da sexta feira anterior a aula
- pontuação: 36 pontos (um fórum para cada semana da disciplina, avaliado em 2,0 pontos)
2 - Análise de Similares de RED ou Análise de pesquisa/experiência de aulas de História com uso de tecnologias digitais
- data de entrega: apresentações entre os dias 05 de novembro e 17 de dezembro
- pontuação: 32 pontos
3 - Texto dissertativo sobre contribuição da disciplina para pensar aulas de História com uso de tecnologias e/ou seu projeto de pesquisa
- data de entrega: 17 de dezembro
- pontuação: 32 pontos
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALVES, Juliana e PEREIRA, Nilton Mullet (Org.). Ensino de História e suas práticas de pesquisa. São Leopoldo: Oikos, 2021. Disponível em: https://oikoseditora.com.br/files/Ensino%20de%20historia%20e%20suas%20praticas%20de%20pesquisa%20-%20e-book.pdf.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: Era da informação, v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2012
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.
FRONZA, Marcelo; RODRIGUES Jr, Osvaldo (Orgs). Ensino de História e Internet: aprendizagens conectadas. São Paulo: Paruna Editora, 2021. Disponível em : https://www.paruna.com.br/wp_paruna/wp-content/uploads/2022/02/ebook-ensino-de-historia-e-internet-paruna.pdf.
LEITE, Priscila Gontigo e outros (Orgs.). Ensino de história, tecnologias e metodologias ativas: novas
experiências e saberes escolares [recurso eletrônico] . João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. Disponível em: https://www.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/historia/ensino-de-historia-tecnologias-e-metodologias-ativas-novas-experiencias-e-saberes-escolares/v-1_tecnologias-e-metodologias-ativas.pdf.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MAUD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele R.; SANTHIAGO, Ricardo (Org.) . História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
PEREIRA, Matheus de FAria Pereira. Lembrança do Presente: ensaios sobre a condição histórica na Era da Internet. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007
_____. Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson De Lucca (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012.Disponível em: http://www.aberta.org.br/livrorea/livro/home.html. Acesso em 20 out. 2020
SIBILIA, Paula. Redes ou Paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Complementar
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Guttenbergh à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CHARTIER, Roger. Cultura Escrita, Literatura e História. Porto Alegre: ARTMED ED, 2001.
DARNTON, Robert. A questão dos livros: passado, presente e futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
GUIMARÃES, Selva (Org). Ensino de História e Cidadania. Canpinas, SP: Papirus, 2016.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
MAYNARD, Dilton Cândido Santos. Escritos sobre história e internet. Rio de Janeiro: Luminária academia, 2011.
SILVA, Mozart Linhares da (ed.). Novas tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu e outros (Org.). Colonialismo de Dados: como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal. São Paulo: Autonomia Literária, 2021.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alexia Padua Franco, Professor(a) do Magistério Superior, em 21/11/2022, às 03:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4054025 e o código CRC 79CE7E88. |
Referência: Processo nº 23117.049324/2022-58 | SEI nº 4054025 |