UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tecnologias de informação e comunicação e ensino de História

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

PROFHIS20

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 

Total:

60h

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X)

Professor(A):

Aléxia Pádua Franco

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 

 

EMENTA

Estudo de suportes tecnológicos aplicados ao ensino de História, tais como ambientes virtuais de aprendizagem, editores de texto colaborativo, aplicativos, jogos, entre outros. Construção de ambientes virtuais para realização de atividades de pesquisa e ensino de História na Educação Básica.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Tecnologias de informação e comunicação e ensino de História contribui para que os mestrandos e mestrandas do ProfHistória compreendam o significado social das tecnologias digitais comunicação  e informação (TDICs), para além de uma ferramenta , suporte ou recurso didático. Assim, poderão, na elaboração de suas pesquisas e de seus produtos, definir como e porque se apropriar das TDICs, das práticas culturais que elas desenvolvem e das narrativas históricas que circulam por meio delas,   no processo de ensino e aprendizagem de História e na divulgação científica do conhecimento histórico.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Estudo crítico e apropriação das novas tecnologias de aprendizagem e informação aplicadas à educação histórica e à divulgação acadêmica.

Objetivos Específicos:

não consta na ficha da disciplina 

PROGRAMA

1. A cultura digital, a escola e o ensino de História em tempos de web 4.0

1.1  O Capitalismo de dados, as  Bigtechs (GAFAM)  e a Educação Vigiada 

1.2  A cultura hacker: movimento software livre, movimento educação aberta

1.3 A aula de História como autoria e narrativa 

2. Gerações tecnológicas de comunicação e informação, tipos de leitores e o lugar da escola 

2.1 Da imprensa à web 4.0

2.2. Leitor contemplativo,  movente, imersivo, ubíquo

2.3 “A geração tecnológica da escola”: o que contam os dados

3. A História em tempos de cultura digital

3.1 A utopia da Universal sem totalidade

3.2 Tempos, memórias, narrativas , linguagens e espaços

3.3 História Pública e divulgação cientifica: da visibilidade ao engajamento 

4. Recursos Educacionais Digitais  de História 

4.1 Produções discentes, docentes e de corporações 

4.2 Hipertextos e hipermídias: ebooks, sites/portais, perfis em redes sociais 

4.3 Wikis

4.4 Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs);

4.5 Audiovisuais e podcasts  para mídias digitais;

4.6 Iconografias digitais: memes, infográficos etc.

4.7 Jogos Digitais 

5. Metodologias de ensino e aprendizagem em História com uso de Tecnologias Digitais 

5.1 Metodologia Ativa

5.2  Movimento Maker

5.3 Educação Hacker

5.4 Curadoria

5.5 Letramento ou Alfabetização Digital 

METODOLOGIA

Para desenvolver os estudos propostos da disciplina Tecnologias de Informação e Comunicação, serão utilizadas as seguintes metodologias:

Para o desenvolvimento destas metodologias, serão utilizados: 

A previsão do cronograma para desenvolvimento das unidades programáticas é:  

13, 20, 27 de agosto de 2022

Unidade 1 - A cultura digital, a escola e o ensino de História em tempos de web 4.0

03 e 10 de setembro de 2022 

Unidade 2 - Gerações tecnológicas de comunicação e informação, tipos de leitores e o lugar da escola

17,  24 de setembro; 01, 08, 15, 22, 29 de outubro 

Unidade 3 - A História em tempos de cultura digital 

05, 12, 19 e 26 de novembro de 2022; 03, 10, 17 de dezembro de 2022

Unidade 4.-  Recursos Educacionais Digitais de História 

Unidade 5 - Metodologias de ensino e aprendizagem em História com uso de Tecnologias Digitais 

AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem da disciplina será desenvolvida por meio de três procedimentos: 

1- Participação em Fóruns Semanais do Moodle com registro de reflexões sobre leituras

- data de entrega: até 22 horas da sexta feira anterior a aula 

-  pontuação: 36 pontos (um fórum para cada semana da disciplina, avaliado em 2,0 pontos)

2 - Análise de Similares de RED ou Análise de pesquisa/experiência de aulas de História com uso de tecnologias digitais

- data de entrega: apresentações entre os dias 05 de novembro e 17 de dezembro

- pontuação: 32 pontos

3 - Texto dissertativo sobre contribuição da disciplina para pensar aulas de História com uso de tecnologias e/ou seu projeto de pesquisa

- data de entrega: 17 de dezembro 

- pontuação: 32 pontos 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALVES, Juliana e PEREIRA, Nilton Mullet (Org.). Ensino de História e suas práticas de pesquisa. São Leopoldo: Oikos, 2021. Disponível em: https://oikoseditora.com.br/files/Ensino%20de%20historia%20e%20suas%20praticas%20de%20pesquisa%20-%20e-book.pdf. 

CASTELLS, M. A sociedade em rede: Era da informação, v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2012

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999. 

FRONZA, Marcelo; RODRIGUES Jr, Osvaldo (Orgs). Ensino de História e Internet: aprendizagens conectadas.  São Paulo: Paruna Editora, 2021. Disponível em :  https://www.paruna.com.br/wp_paruna/wp-content/uploads/2022/02/ebook-ensino-de-historia-e-internet-paruna.pdf. 

LEITE, Priscila Gontigo e outros (Orgs.). Ensino de história, tecnologias e metodologias ativas: novas
experiências e saberes escolares [recurso eletrônico] .  João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. Disponível em: https://www.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/historia/ensino-de-historia-tecnologias-e-metodologias-ativas-novas-experiencias-e-saberes-escolares/v-1_tecnologias-e-metodologias-ativas.pdf. 

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MAUD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele R.; SANTHIAGO, Ricardo (Org.) . História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. 

PEREIRA, Matheus de FAria Pereira. Lembrança do Presente: ensaios sobre a condição histórica na Era da Internet. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. 

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007

_____. Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013. 

SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson De Lucca (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas  Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012.Disponível em: http://www.aberta.org.br/livrorea/livro/home.html. Acesso em 20 out. 2020

SIBILIA, Paula. Redes ou Paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 

Complementar

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Guttenbergh à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CHARTIER, Roger. Cultura Escrita, Literatura e História. Porto Alegre: ARTMED ED, 2001. 

DARNTON, Robert. A questão dos livros: passado, presente e futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GUIMARÃES, Selva (Org). Ensino de História e Cidadania. Canpinas, SP: Papirus, 2016. 
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
MAYNARD, Dilton Cândido Santos. Escritos sobre história e internet. Rio de Janeiro: Luminária academia, 2011.

SILVA, Mozart Linhares da (ed.). Novas tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu e outros (Org.). Colonialismo de Dados: como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal. São Paulo: Autonomia Literária, 2021. 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alexia Padua Franco, Professor(a) do Magistério Superior, em 21/11/2022, às 03:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.049324/2022-58 SEI nº 4054025