|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
A didática e sua trajetória histórica. Teorias da educação e o contexto sóciohistórico da prática pedagógica. Conhecimento profissional docente. Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente. A aula operatória e aprendizagem significativa. Planejamento, avaliação e projetos de trabalho.
JUSTIFICATIVA
Neste sentido, a compreensão da cultura produzida pela sociedade e seus consequentes avanços técnicos, bem como o desenvolvimento da identidade cultural, da consciência de classe, devem ser objetivos da escola que visa a integração do homem em seu contexto social.
Sendo assim, a Didática deve propiciar uma reflexão mais ampla sobre as relações objetivos/finalidades da educação; as relações conteúdo/método; as relações procedimentos/recursos bem como os processos de avaliação, na perspectiva de uma teoria crítica de educação para as escolas de Ensino Pré-escolar, Fundamental e Médio.
O “o quê” e o “como” ensinar são questões diretamente vinculadas ao “para quem” e “onde” se ensina. Isto significa que “o estudo dos conteúdos e o modo mais eficaz de apresentá-los aos alunos não pode ser dissociado, seja das características sócioculturais e dos processos psicológicos dos alunos, seja do contexto histórico-social em que se efetivará a proposta” (Domingues, J. L., 1986, p.364). Deve-se considerar ainda que, a apropriação do conhecimento pelas crianças envolve dificuldades que podem estar na natureza do próprio conhecimento.
Enquanto disciplina integrante do quadro curricular dos Cursos de licenciatura, a Didática Geral, considerando os diferentes fatores acima mencionados, pode e deve cooperar na transformação da sociedade ao tratar seus conhecimentos específicos, na medida em que possibilita aos futuros licenciados realizar a articulação de uma teoria de compreensão e interpretação da realidade com a prática de ensino das escolas de Ensino Pré-escolar, Fundamental e Médio. Dessa forma, inicialmente o curso de Didática Geral procurará fornecer aos futuros educadores uma visão dos problemas concretos a serem enfrentados na sua prática diária e posteriormente fornecer subsídios para que os problemas diagnosticados possam ser solucionados diretamente na prática educacional.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Promover a discussão crítica sobre os princípios e os pressupostos históricos, filosóficos, políticos e sociais que fundamentam a ação docente nas diferentes abordagens do processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as concepções de sociedade, homem, educação que permeiam esse processo. |
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
CONTEÚDOS
Unidade I: Didática: trajetória histórica
As diferentes concepções de ensino, educação e didática e suas implicações na formação e atuação docente
Unidade II: Teorias Pedagógicas
Tendências pedagógicas.
As teorias não críticas, críticas e pós-críticas.
Unidade III: Cotidiano Escolar e as Relações Fundamentais do Processo de Ensino e aprendizagem
O papel da escola na atualidade.
A ação docente no processo de ensino e aprendizagem.
Relação professor/professora/alunas/ alunos
Unidade IV: Os Conhecimentos Profissionais Docentes
As categorias base do conhecimento profissional docente
As fontes do conhecimento
Raciocínio pedagógico planejamento do trabalho pedagógico: importância e necessidade de planejar
Unidade V: Formas de Organização da Prática Educativa Escolar e os Desafios da Realidade para atuação Docente
A sala de aula como espaço de construção e mobilização de saberes
A aula operatória e aprendizagem significativa
O planejamento: concepções e práticas
A avaliação numa perspectiva formativa
O trabalho com projetos
METODOLOGIA
O curso será desenvolvido através de aulas dialógicas, atividades práticas, vivências, leitura e discussão de textos; interpretação e análise de filmes. Elaboração de projetos de intervenção na da realidade escolar e diferentes gêneros textuais, musical, cênica, corporal, poética.
O Material de apoio a ser utilizado: Será disponibilizado para as e os estudantes no cronograma de estudo com todos os links dos textos. Esse material como: vídeos, e-book, artigos, capítulos de livros e outros, poderá também ser encaminhado para os e as estudantes pelo drive, E-mail: liliancalaca@hotmail.com e Whatsapp: (34)99976-4575
AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem não pode ser considerada apenas um componente do trabalho pedagógico, mas algo inerente a ele e deve permear o processo de ensino aprendizagem e tem como função primordial a identificação e a análise do que foi aprendido, o que ainda é necessário aprender, considerando estas funções como subsídios para a reorganização do trabalho pedagógico, tendo em vista a aquisição da aprendizagem.
Critérios para a realização e correção das avaliações: Em todas as atividades avaliativas serão observados os seguintes critérios de correção: Redação: criatividade, coesão e coerência das respostas e adequação à norma padrão da língua portuguesa. Conteúdo: apresentação das respostas segundo fundamentação teórica abordada na disciplina. Além destes critérios, serão entregues as e aos estudantes, com antecedência da data da avaliação, os critérios específicos de correção que serão usados para cada atividade proposta.
Caso o e a estudante não demonstre aproveitamento mínimo será realizado um trabalho paralelo no sentido de retomada e acompanhamento sobre o conteúdo estudado, e os pontos obtidos nas avaliações anteriores poderão ser substituídos nada medida que demonstrarem compreensão e sínteses previstas a partir dos feedbacks da professora.
Atividade de recuperação final da aprendizagem: Trabalho escrito, versando sobre os conteúdos da disciplina no valor de 100 pontos.
A pontuação será distribuída, conforme tabela abaixo:
Atividades |
Pontuação |
Datas |
|
10 |
01-09 |
|
15 |
08-09 |
|
20 |
18-08/22-09/20-10/10-11 |
Construção e apresentação de um plano de aula |
Apresentação 20 Plano de aula 20 |
06-10 a 06-11 |
Auto avaliação |
15 |
17-11 |
Total |
100 |
---------- |
BIBLIOGRAFIA
Básica
FREITAS, L. C. G. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Campinas: Papirus, 2006.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
RONCA, P. A. C.; TERZI, C. A. A aula operatória e a construção do conhecimento. 21. ed. São Paulo: Edesplan, 1996.
VEIGA, I. P. A. (Coord.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1989.
Complementar
ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.) Alternativas no ensino da didática. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.
CASTRO, A. D. C.; CARVALHO, A. M. C. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 19. ed. Campinas: Papirus, 2007.
FREIRE, P., Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz
e Terra, 1996.
VEIGA, I. P. A. (Org.) Didática: o ensino e suas relações. 12. Ed. Campinas: Papirus, 2007.
PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lilian Calaça da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/09/2023, às 17:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4832219 e o código CRC 043207E3. |
Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 | SEI nº 4832219 |