UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Didática 

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO39002

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Lilian Calaça

Ano/Semestre:

2023/1º. 

Observações:

De acordo com a Resolução CONGRAD Nº 73, DE 17 DE OUTUBRO DE 2022 que trata do calendário acadêmico dos semestres letivos 2022/1, 2022/2, 2023/1 e 2023/2, no mínimo 90 (noventa) dias destinados a aulas, até 10 (dez) dias destinados a outras atividades acadêmicas, tais como seminários, atividades práticas supervisionadas, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais ou em grupo, atividades de recuperação, atividades de extensão, vistas de provas, entre outras.

 

EMENTA

A didática e sua trajetória histórica. Teorias da educação e o contexto sóciohistórico da prática pedagógica. Conhecimento profissional docente. Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente. A aula operatória e aprendizagem significativa. Planejamento, avaliação e projetos de trabalho.

JUSTIFICATIVA

A reflexão sobre a Didática nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, atualmente, passa também pela reflexão sobre a Educação no contexto social mais amplo em que se insere.

Neste sentido, a compreensão da cultura produzida pela sociedade e seus consequentes avanços técnicos, bem como o desenvolvimento da identidade cultural, da consciência de classe, devem ser objetivos da escola que visa a integração do homem em seu contexto social.

Sendo assim, a Didática deve propiciar uma reflexão mais ampla sobre as relações objetivos/finalidades da educação; as relações conteúdo/método; as relações procedimentos/recursos bem como os processos de avaliação, na perspectiva de uma teoria crítica de educação para as escolas de Ensino Pré-escolar, Fundamental e Médio.

O “o quê” e o “como” ensinar são questões diretamente vinculadas ao “para quem” e “onde” se ensina. Isto significa que “o estudo dos conteúdos e o modo mais eficaz de apresentá-los aos alunos não pode ser dissociado, seja das características sócioculturais e dos processos psicológicos dos alunos, seja do contexto histórico-social em que se efetivará a proposta” (Domingues, J. L., 1986, p.364). Deve-se considerar ainda que, a apropriação do conhecimento pelas crianças envolve dificuldades que podem estar na natureza do próprio conhecimento.

Enquanto disciplina integrante do quadro curricular dos Cursos de licenciatura, a Didática Geral, considerando os diferentes fatores acima mencionados, pode e deve cooperar na transformação da sociedade ao tratar seus conhecimentos específicos, na medida em que possibilita aos futuros licenciados realizar a articulação de uma teoria de compreensão e interpretação da realidade com a prática de ensino das escolas de Ensino Pré-escolar, Fundamental e Médio. Dessa forma, inicialmente o curso de Didática Geral procurará fornecer aos futuros educadores uma visão dos problemas concretos a serem enfrentados na sua prática diária e posteriormente fornecer subsídios para que os problemas diagnosticados possam ser solucionados diretamente na prática educacional.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Promover a discussão crítica sobre os princípios e os pressupostos históricos, filosóficos, políticos e sociais que fundamentam a ação docente nas diferentes abordagens do processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as concepções de sociedade, homem, educação que permeiam esse processo.

Objetivos Específicos:

  • Discutir diferentes perspectivas de organização didático-pedagógica do cotidiano escolar, identificando os seus efeitos sociais, políticos e culturais.
  • Refletir sobre o papel sócio-político da educação escolar, da didática e do ensino nas suas múltiplas dimensões.
  • Conhecer e analisar as categorias base e as fontes do conhecimento profissional docente.
  • Discutir as diferentes concepções de planejamento e avaliação.
  • Identificar as implicações da aula operatória no processo de ensino e aprendizagem.

PROGRAMA

CONTEÚDOS

Unidade I: Didática: trajetória histórica

As diferentes concepções de ensino, educação e didática e suas implicações na formação e atuação docente

 

Unidade II: Teorias Pedagógicas

Tendências pedagógicas.

As teorias não críticas, críticas e pós-críticas.

 

Unidade III: Cotidiano Escolar e as Relações Fundamentais do Processo de Ensino e aprendizagem

O papel da escola na atualidade.

A ação docente no processo de ensino e aprendizagem.

Relação professor/professora/alunas/ alunos

 

Unidade IV: Os Conhecimentos Profissionais Docentes

As categorias base do conhecimento profissional docente

As fontes do conhecimento

Raciocínio pedagógico planejamento do trabalho pedagógico: importância e necessidade de planejar

 

Unidade V: Formas de Organização da Prática Educativa Escolar e os Desafios da Realidade para atuação Docente

A sala de aula como espaço de construção e mobilização de saberes

A aula operatória e aprendizagem significativa

O planejamento: concepções e práticas

A avaliação numa perspectiva formativa

O trabalho com projetos

 

METODOLOGIA

O curso será desenvolvido através de aulas dialógicas, atividades práticas, vivências, leitura e discussão de textos; interpretação e análise de filmes. Elaboração de projetos de intervenção na da realidade escolar e diferentes gêneros textuais, musical, cênica, corporal, poética.

O Material de apoio a ser utilizado: Será disponibilizado para as e os estudantes no cronograma de estudo com todos os links dos textos. Esse material como: vídeos, e-book, artigos, capítulos de livros e outros, poderá também ser encaminhado para os e as estudantes pelo drive, E-mail: liliancalaca@hotmail.com e Whatsapp: (34)99976-4575

AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem não pode ser considerada apenas um componente do trabalho pedagógico, mas algo inerente a ele e deve permear o processo de ensino aprendizagem e tem como função primordial a identificação e a análise do que foi aprendido, o que ainda é necessário aprender, considerando estas funções como subsídios para a reorganização do trabalho pedagógico, tendo em vista a aquisição da aprendizagem.

Critérios para a realização e correção das avaliações: Em todas as atividades avaliativas serão observados os seguintes critérios de correção: Redação: criatividade, coesão e coerência das respostas e adequação à norma padrão da língua portuguesa. Conteúdo: apresentação das respostas segundo fundamentação teórica abordada na disciplina. Além destes critérios, serão entregues as e aos estudantes, com antecedência da data da avaliação, os critérios específicos de correção que serão usados para cada atividade proposta.

Caso o e a estudante não demonstre aproveitamento mínimo será realizado um trabalho paralelo no sentido de retomada e acompanhamento sobre o conteúdo estudado, e os pontos obtidos nas avaliações anteriores poderão ser substituídos nada medida que demonstrarem compreensão e sínteses previstas a partir dos feedbacks da professora.

Atividade de recuperação final da aprendizagem: Trabalho escrito, versando sobre os conteúdos da disciplina no valor de 100 pontos.

A pontuação será distribuída, conforme tabela abaixo:

Atividades

Pontuação

Datas

  1. Seminário Tendências Pedagógicas

10

01-09

  1. Estudo Dirigido

15

08-09

  1. Projeto: A escola vai ao cinema

20

18-08/22-09/20-10/10-11

  1.  Aula dos e das estudantes

Construção e apresentação de um plano de aula

Apresentação 20

Plano de aula 20

06-10 a

06-11

Auto avaliação

15

17-11

Total

100

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BIBLIOGRAFIA

Básica

FREITAS, L. C. G. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Campinas: Papirus, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

RONCA, P. A. C.; TERZI, C. A. A aula operatória e a construção do conhecimento. 21. ed. São Paulo: Edesplan, 1996.

VEIGA, I. P. A. (Coord.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1989.

 

Complementar

ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.) Alternativas no ensino da didática. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.

CASTRO, A. D. C.; CARVALHO, A. M. C. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001.

CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 19. ed. Campinas: Papirus, 2007.

FREIRE, P., Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz

e Terra, 1996.

VEIGA, I. P. A. (Org.) Didática: o ensino e suas relações. 12. Ed. Campinas: Papirus, 2007.

PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lilian Calaça da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/09/2023, às 17:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 SEI nº 4832219