|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DAS AMÉRICAS |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
|
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Possibilitar aos alunos uma análise aprofundada de temas políticos e culturais relativos a distintos processos históricos nas Américas;
Contribuir para que os alunos identifiquem e problematizem os principais debates e perspectivas revisionistas da produção historiográficas acerca das Américas.
Ementa
Estudo de processos históricos e produções historiográficas referentes a temas – políticos, sociais, culturais, etc. – da história do Brasil.
PROGRAMA
Unidade 1- Relações de poder, identidades, e produções culturais nas Américas
Unidade 2- Usos do passado e disputas pela memória na história das Américas
Unidade 3- Historiografia das Américas: perspectivas revisionistas
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AZEVEDO, Cecilia; RAMINELLI, Ronald. (Org.). História das Américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2011.
BETHELL, Leslie; ROXBOROUGH, Ian (Orgs.). A América Latina: entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MALERBA, Jurandir. A história na América Latina: ensaio de crítica historiográfica. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina: a América Latina após 1930 - Estado e política. V. 7. São Paulo: EDUSP; Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 2009.
______. História da América Latina: a América Latina após 1930 – ideias, cultura e sociedade. V. 8. São Paulo: EDUSP; Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 2011.
BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (Orgs.). Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2004.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2008.
WASSERMAN, Claúdia (Org.) História da América Latina: cinco séculos – temas e problemas. 4. ed. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2010.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1254409 e o código CRC 20551053. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254409 |