UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Matemática

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Geometria Analítica

Unidade Ofertante:

FAMAT

Código:

FAMAT 31021

Período/Série:

Primeiro

Turma:

C

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

    (X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Luis Renato Gonçalves Dias

Ano/Semestre:

2020

 

Observações:

Número máximo de estudantes 60

 

EMENTA

Vetores no plano e no espaço; Retas no plano e no espaço; Planos; Posições relativas entre retas; Posições relativas entre retas e planos; Posições relativas entre planos; Distâncias e ângulos; Coordenadas Polares; Cônicas; Superfícies Quádricas; Geração de Superfícies.

JUSTIFICATIVA

Disciplina básica para a formação de um engenheiro.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Proporcionar conhecimentos básicos para a continuação do estudante no curso.

Objetivos Específicos:

Familiarizar estudantes ao uso da álgebra de vetores para o estudo da Geometria Plana e Espacial e suas aplicações na modelagem de problemas geométricos e físicos.

PROGRAMA

1-VETORES

Segmentos orientados e vetores; adição e multiplicação por escalar e propriedades - abordagem geométrica;  o Sistema de Coordenadas Cartesianas Ortogonais no plano e no espaço; Operações de adição e multiplicação por escalar e propriedades - abordagem geométrica; Norma (ou módulo) de vetor e distância entre dois pontos no espaço cartesiano; Produto interno (ou escalar) e ângulo entre vetores; Propriedades do produto interno; desigualdades e projeções ortogonais; Produto vetorial e significado geométrico de sua norma; Produto misto e significado geométrico de seu módulo

2. RETAS, PLANOS E DISTÂNCIAS

Equação vetorial, equações paramétricas, equações simétricas e equações reduzidas de uma reta no espaço cartesiano; Determinação da intersecção de duas retas; Ângulo entre duas retas; Posições relativas entre duas retas; Distância de ponto a reta e distância entre duas retas; Equação vetorial, equações paramétricas e equação geral de um plano no espaço cartesiano; Vetor normal a um plano; Determinação da intersecção de reta com plano e intersecção de dois planos; Ângulo entre uma reta e um plano e ângulo entre dois planos; Posições relativas entre reta e plano e posições relativas entre dois planos; Distância de ponto a plano, distância entre reta e plano e distância entre dois planos.

3. CURVAS E SUPERFÍCIES

Curvas cônicas: a circunferência, a elipse, a parábola e a hipérbole vistas como seções cônicas; A circunferência, a elipse, a parábola e a hipérbole definidas como lugares geométricos no plano e seus elementos; Dedução das equações cartesianas reduzidas da circunferência, da elipse, da parábola e da hipérbole; Identificação de curva cônica por meio de completamento de quadrados (translação de sistema de coordenadas); Definições geométricas de superfícies cilíndricas, superfícies cônicas e superfícies esféricas e superfícies de revolução; Superfícies quádricas; Equações reduzidas das seguintes superfícies quádricas: cilindro e cone quádricos; esfera e elipsóide; hiperbolóides de uma e de duas folhas; parabolóides elíptico e hiperbólico; dentificação de superfícies quádricas de revolução.

METODOLOGIA

A disciplina será ministrada através de atividades síncronas e assíncronas utilizando principalmente lousa e giz. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas via YouTube aos estudantes. Nessas atividades, terão papel primordial a discussão dos tópicos da ementa e a resolução de problemas. Será fornecido também aos estudantes listas de exercícios periódicas objetivando a fixação dos conteúdos ministrados nas atividades síncronas e assíncronas. Materiais adicionais, listas de exercícios, datas e critérios da avaliação, bibliografia, sugestões para o curso, etc... serão disponibilizados no seguinte endereço eletrônico: https://sites.google.com/view/lrgdias1/ e na página Moodle que será criada para o curso.

Atividades Síncronas:

Serão 24 aulas de 50 minutos teóricas síncronas sobre os tópicos da ementa da disciplina. As atividades assíncronas acontecerão de terça-feira das 8h50min às 9h50min. Outras atividades síncronas durante a semana poderão ocorrer desde que previamente acordado com os estudantes.

Plataforma utilizada para as atividades síncronas GoogleMeet ou Microsof Teams. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas através da plataforma YouTube também para acesso dos estudantes. Os links para os vídeos das atividades síncronas, listas de exercícios e atividades propostas serão disponibilizados para os estudantes através de minha página: https://sites.google.com/view/lrgdias1/ e também da página Moodle que será criada para a disciplina.

Atendimento dos estudantes: os estudantes poderão reservar via chat do Moodle e através do meu e-mail acadêmico um horário para atendimento. Também será reservado e marcado um horário por semana via plataforma GoogleMeet ou Microsoft Teams para que os estudantes possam tirar dúvidas sobre os tópicos da disciplina.

Todas as informações referentes ao curso também serão disponibilizadas em minha página: https://sites.google.com/view/lrgdias1/ e na página que será criada no Moodle referente a disciplina.

Atividades Assíncronas:

Serão 48 aulas teóricas de 50 minutos assíncronas sobre os tópicos da ementa da disciplina. As aulas assíncronas serão gravadas e disponibilizadas através da plataforma YouTube. Os links para vídeos das atividades assíncronas, listas de exercícios e atividades propostas serão disponibilizados para os estudantes através de minha página: https://sites.google.com/view/lrgdias1/ e também da página Moodle que será criada para a disciplina. Outras atividades, como exercícios resolvidos, aulas de dúvidas, etc.. serão disponibilizadas para os estudantes através do YouTube também.

Atendimento dos estudantes: os estudantes poderão reservar via chat do Moodle e meu e-mail acadêmico um horário para atendimento. Também será reservado e marcado um horário por semana via plataforma GoogleMeet ou Microsoft Teams para que os estudantes possam tirar dúvidas sobre os tópicos da disciplina.

Todas as informações referentes ao curso também serão disponibilizadas em minha página: https://sites.google.com/view/lrgdias1/ e na página que será criada no Moodle referente a disciplina.

Presença dos estudantes será contabilizada pela participação nas atividades síncronas e entrega de atividades propostas nas atividades assíncronas.

AVALIAÇÃO

O acompanhamento e a avaliação da aprendizagem dos estudantes serão feitas da seguinte forma. Serão aplicadas três avaliações que os estudantes terão um tempo (em torno de um/dois dias) para resolver, scanear (ou tirar foto) e me enviar através do e-mail, ou formulários google. Enviarei uma mensagem de recebimento para cada estudante que entregar as atividades. As pontuações de cada uma destas atividades será de 80/3 pontos. Os outros vinte pontos serão distribuídos em trabalhos acadêmicos e atividades acadêmicas. Será aplicada uma atividade substitutiva.

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] BOULOS, P. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005.

[2] STEINBRUCH, A.; WINTERLE, P. Geometria analítica. São Paulo: Pearson Makron Books, 1987.

[3] WINTERLE, P. Vetores e geometria analítica. 2. ed. São Paulo: Pearson Education, 2014

Material acessível via rede para estudantes:

https://www.dropbox.com/s/jj3xq0hjv2z39zp/gaalt0.pdf?m 

https://www.dropbox.com/s/aa71ogpk8xski1j/gaalt1.pdf?m

Complementar 

 

[1] LIMA, E. L. Geometria analítica e álgebra linear. Rio de Janeiro: IMPA, 2001.

[2] SILVA, V.; REIS, G. L. Geometria analítica. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996.

[3] SANTOS, N. M. Vetores e matrizes: uma introdução à álgebra linear. Rio de Janeiro: Cengage Learning, 2007.

[4] SMITH, P. F.; GALE, A. S.; NEELEY, J. H. Geometria Analítica. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1957.

[5] ZÓZIMO, M. G. Curso de geometria analítica: com tratamento vetorial. Rio de Janeiro: Científica, 1969.

Alguns materiais complementares de geometria: 

 

https://www.ime.usp.br/~afisher/ps/MAT0230/GeometriaPlana.pdf

http://www.obmep.org.br/docs/apostila3.pdf

http://www.obmep.org.br/docs/apostila8.pdf

http://www.obmep.org.br/docs/apostila11.pdf

http://www.obmep.org.br/docs/Geometria.pdf

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luis Renato Gonçalves Dias, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/07/2020, às 17:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 SEI nº 2157774