UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 1ª reunião/2023 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Ata da 1ª Reunião Ordinária do Colegiado da Pós-Graduação em Administração (COLPPGADM), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ano 2023. Às 8:00 horas do dia trinta e um de janeiro de dois mil e vinte e três, de forma remota, reuniu-se o Colegiado da Pós-Graduação em Administração, sob a Presidência do Professor Dr. André Francisco Alcântara Fagundes, com a presença dos Membros Professores Doutores: Rodrigo Fernandes Malaquias, José Eduardo Ferreira Lopes, Jaluza Maria Lima Silva Borsatto e Vérica Marconi Freitas de Paula e da secretária Juliana Bárbara da Silva Oliveira, a representante discente Vanessa Alves Pinhal justificou a ausência. 1. Informes: 1.1 Cronograma da Semana de Integração PPGAdm para os alunos ingressantes em 2023. O cronograma da Semana de Integração foi apresentado pelo Presidente. 1.2 Cronograma da comemoração dos 20 anos do PPGAdm. O cronograma foi apresentado pelo Presidente. 1.3 Versão final da explicação da Área de Concentração do PPGAdm (Regionalidade e Gestão). A versão final do documento referente a explicação da Área de Concentração do PPGAdm foi apresentada pelo presidente. 1.4 Normas complementares Edital PPGAdm/FAGEN/UFU Nº 001/2022 para seleção de alunos especiais. O Edital para a seleção de alunos especiais com as disciplinas que serão oferecidas foi apresentado pelo presidente e será divulgado no site e nos e-mails de outros PPGs. 1.5 Calendário CAPES de atividades da avaliação da Pós-Graduação stricto sensu para o ano de 2023 – coletar dados de docentes, discentes e egressos. O formulário para a coleta de dados para a confecção do relatório que será encaminhado à CAPES foi apresentado aos membros do colegiado e será encaminhado a todos os(as) docentes credenciados no programa. Para este momento os dados recolhidos serão referentes às produções de 2021 e 2022. 1.6 Reunião com a Diretoria de Pós-Graduação – DIRPG PROPP/UFU. Aconteceu no dia 24/01 a reunião com a Diretoria de Pós-Graduação – DIRPG PROPP/UFU. Houve reforço da diretoria sobre alguns pontos importantes a serem observados no Programa e também foi levantado dificuldades e sugestões do PPG para que a PROPP possa verificar a possibilidade e alternativas para ajudar. 1.7 Reunião da secretaria do PPGAdm realizada com os candidatos aprovados para a turma 2023. Foi realizada no dia 30/01 uma reunião com os candidatos aprovados do PPGAdm que iniciarão os cursos em 2023. A pauta da reunião foi sobre informações a respeito da matrícula, documentação obrigatória e grade de disciplinas de 2023-1. 2. Leitura e aprovação da Ata da 16ª reunião ordinária do COLPPGAdm 2022. Após discussão e votação, a ata foi aprovada por unanimidade. 3. Ordem do Dia: 3.1. Validação da submissão obrigatória de artigos da mestranda Gabriela Nogueira Rauber aprovada ad referendum. Após análise e votação, a validação foi aprovada por unanimidade. 3.2. Solicitação de aprovação de banca de Defesa de dissertação da discente Gabriela Nogueira Rauber. Banca composta pelos membros: André Francisco Alcântara Fagundes, José Eduardo Ferreira Lopes, Cristiana Fernandes de Muylder e Caissa Veloso e Sousa (Unihorizontes), aprovada ad referendum. Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.3. Solicitação de aprovação de banca de Qualificação de tese da discente Thaís Moura Martins dos Santos. Banca composta pelos membros: Jacquelaine Florindo Borges, Alex Fernando Borges e Janaína Maria Bueno, aprovada ad referendum. Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.4. Solicitação de validação da submissão obrigatória de artigos da mestranda Núbia Cristina Fernandes e de aprovação da homologação do diploma, aprovada ad referendum. Após análise e votação, a submissão obrigatória e a homologação do diploma foram aprovados por unanimidade. 3.5. Remanejamento de vaga não preenchida do curso de mestrado para o doutorado na linha de GOR temática finanças, aprovada ad referendum conforme decisão da 15ª Reunião Ordinária do COLPPGADM. Considerando os normativos, o edital e o que foi determinado na 15ª reunião ordinária do COLPPGAdm de 2022 item 3.17, foi solicitado o remanejamento de 01 vaga de mestrado da linha de GOR – temática de finanças para o doutorado na mesma linha. Após análise e votação, o remanejamento da vaga foi aprovado por unanimidade. 3.6. Validação da submissão obrigatória de artigos do mestrando Daniel Vitor Tartari Garruti. Após análise e votação, a submissão dos artigos foi aprovada por unanimidade. 3.7. Validação da submissão obrigatória de artigos do mestrando Diego Batista Silva Carvalho. Após análise e votação, a submissão dos artigos foi aprovada por unanimidade. 3.8. Validação da submissão obrigatória de artigos da mestranda Débora Cristina Soares. Após análise e votação, a submissão dos artigos foi aprovada por unanimidade. 3.9. Aprovação da Integralização dos Créditos de Produção Acadêmica do doutorando Dermeval Martins Borges Júnior. Após análise e votação, a integralização dos créditos de produção acadêmica foi aprovada por unanimidade. 3.10. Solicitação de aprovação de banca de Defesa de dissertação do discente Daniel Vitor Tartari Garruti. Banca composta pelos membros: Flávio Luiz de Moraes Barboza, Ricardo Rocha de Azevedo (PPGCC/UFU) e Josedilton Alves Diniz (PPGCC/UFPB). Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.11. Solicitação de aprovação de banca de Defesa de dissertação do discente Diego Batista Silva Carvalho. Banca composta pelos membros: Luciana Carvalho, Márcio Lopes Pimenta e Márcio Augusto Gonçalves (PPGA/UFMG). Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.12. Solicitação de aprovação de banca de Defesa de dissertação da discente Débora Cristina Soares. Banca composta pelos membros: Cintia Rodrigues de Oliveira, Rodrigo Miranda (PPGGO/UFU) e Felipe Fróes Couto (Unimontes). Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.13. Solicitação de aprovação de banca de Qualificação de tese da discente Vanyne Aparecida Franco Freitas. Banca composta pelos membros: José Eduardo Ferreira Lopes, Valdir Machado Valadão Júnior e Cláudia Souza Passador (USP). Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.14. Solicitação de aprovação de banca de Qualificação de tese da discente Juliane Silvestre. Banca composta pelos membros: Verônica Freitas de Paula, Ricardo Limongi, Lesley Carina do Lago Attadia Galli (FCAV/UNESP) e Lucas Sciencia do Prado (FGV/EAESP). Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.15. Solicitação de aprovação do Ensaio Teórico da doutoranda Leticia Gracielle Vieira Ferreira. Após análise e votação, o ensaio teórico foi aprovado por unanimidade. 3.16. Solicitação de dilação de prazo da mestranda Fernanda Ernesto Machado Felix de Castro por 4 meses, ou seja, até 30/06/2023. Após análise e votação, a dilação de prazo foi aprovada por unanimidade. 3.17. Definição dos procedimentos para realocação das vagas ociosas entre as linhas de pesquisa para a turma 2023. Considerando os normativos, o edital e o que foi determinado na 15ª reunião ordinária do COLPPGAdm de 2022 item 3.17, fica aprovado por unanimidade o remanejamento de vagas entre as linhas e também entre os cursos de mestrado e doutorado na medida em que houver desistência das vagas, com a prioridade de manter o número de vagas por linha de pesquisa e observando a disponibilidade dos docentes e os parâmetros indicados pela CAPES para relação de orientados por docente. 3.18. Autorização para início do processo seletivo dos bolsistas do PPGAdm a partir de fevereiro de 2023. Após análise e votação, foi aprovado por unanimidade a abertura do processo seletivo para bolsistas logo após o encerramento do recolhimento dos processos de matrícula. Ficou decidido que a prioridade das vagas é para os alunos ingressantes em 2023, caso as vagas não sejam preenchidas serão aceitas as inscrições dos estudantes veteranos. 3.19. Solicitação da candidata Thereza Christina Griep para continuar como aluna especial na turma 2023 do curso de Mestrado – linha de pesquisa GOR temáticas gerais. Após análise e votação, a solicitação da aluna para cursar como aluna especial foi aprovada por unanimidade, assim como também foi aprovado que ela curse somente as disciplinas obrigatórias neste semestre, caso ela queira se matricular como aluna regular. 3.20. Solicitação de aprovação de banca de Qualificação de tese do discente Dermeval Martins Borges Júnior. Banca composta pelos membros: Rodrigo Fernandes Malaquias, Pedro Guilherme Ribeiro Piccoli (PUCPR) e Marcos Antônio de Camargos (UFMG). Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 4. Assuntos Gerais. Ao final da reunião, o Prof. André e os demais membros do colegiado agradeceram as valiosas contribuições da Prof. Vérica Marconi Freitas de Paula como membro do colegiado, também foi feito agradecimento ao Prof. Rodrigo Fernandes Malaquias, que durante o primeiro semestre estará de licença capacitação e de férias, sendo substituído pelo Prof. Marcelo Fodra nesse período. Sem mais para tratar, o presidente agradeceu a presença de todos e eu, Juliana Bárbara da Silva Oliveira, lavrei a presente ata, que se aprovada será por todos assinada. Uberlândia, 31 de janeiro de 2023.

 

André Francisco Alcântara Fagundes

Jaluza Maria Lima Silva Borsatto

José Eduardo Ferreira Lopes

Rodrigo Fernandes Malaquias

Vérica Marconi Freitas de Paula

Juliana Bárbara da Silva Oliveira - Secretária


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Documento assinado eletronicamente por José Eduardo Ferreira Lopes, Membro de Colegiado, em 02/03/2023, às 16:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vérica Marconi Freitas de Paula, Membro de Colegiado, em 03/03/2023, às 11:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Fernandes Malaquias, Membro de Colegiado, em 16/03/2023, às 21:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por André Francisco Alcântara Fagundes, Presidente, em 10/04/2023, às 16:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jaluza Maria Lima Silva Borsato, Membro de Colegiado, em 11/04/2023, às 11:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Juliana Barbara da Silva Oliveira, Secretário(a), em 12/04/2023, às 12:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.015380/2023-70 SEI nº 4302491