UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Psicologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Comportamento Organizacional

Unidade Ofertante:

Instituto de Psicologia

Código:

IPUFU31601

Período/Série:

1o

Turma:

B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

72

Prática:

 

Total:

72

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Áurea de Fátima Oliveira

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

1. O comportamento humano pela perspectiva da psicologia; 2. Comportamento organizacional; 3. Saúde e adoecimento no trabalho.

 

JUSTIFICATIVA

O conteúdo da disciplina permite ao aluno conhecer processos psicológicos necessários para a gestão de gestão de pessoas e da área de marketing.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os processos psicológicos para saber analisar e interpretar o comportamento do indivíduo e de grupos nos processos de produção, compra, consumo, decisões financeiras e relações de trabalho.

 

Objetivos Específicos:

Apresentar processos psicológicos básicos como percepção e sua aplicabilidade em marketing e gestão de pessoas; mostrar como as diferenças individuais interferem no cotidiano do trabalho; apresentar fenômenos psicossociais tais como atitudes se revelam no trabalho e afetam o comportamento das pessoas.

 

PROGRAMA

1. O comportamento humano pela perspectiva da psicologia

1.1 O campo de estudos da psicologia: delimitação, principais abordagens e aplicações na gestão de organizações

1.2 Comportamento humano

1.2.1 Desenvolvimento humano e aprendizagem

1.2.2 Personalidade e diferenças individuais

1.2.2.1 Os traços de personalidade

1.2.2.2 Os tipos de personalidade

1.2.2.3 O desenvolvimento da personalidade

1.2.2.4 Aplicações da psicologia da personalidade

1.3 Percepção, sensação e emoção

1.3.1 Definições de sensação e percepção

1.3.2 Percepção subliminar, atenção e memória

1.3.3 Erros de percepção

1.3.4 Emoção e as funções mentais superiores

1.3.5 O impacto da percepção e emoção sobre a tomada de decisão

 

2. Comportamento organizacional

2.1 Valores, atitudes e satisfação com o trabalho

2.1.1 Comprometimento, envolvimento e satisfação

2.2 Motivação

2.2.1 Teorias de motivação

2.2.2 Práticas de gestão de pessoas voltadas à motivação

2.3 Grupos

2.3.1 Desenvolvimento dos grupos

2.3.2 Características dos grupos

2.3.3 Administração de conflitos nos grupos

2.3.4 Resolução de problemas e tomadas de decisões na equipe

2.4 Liderança

2.4.1 Teorias de liderança

2.4.2 Estilos de liderança e seus efeitos sobre os indivíduos e as equipes

2.4.3 O papel da liderança na administração de conflitos interpessoais nas equipes

 

3. Saúde e adoecimento no trabalho

3.1 Prazer e Sofrimento no trabalho.

3.2 Síndrome de Burnout.

3.3 Estresse Ocupacional.

3.4 Qualidade de Vida no Trabalho

METODOLOGIA

Serão utilizadas aulas expositivas, leituras dos textos, estudo de casos, elaboração de resenha visando à participação e aprendizagem do aluno.

Atividades Assíncronas:

Carga Horária: 4h

Link da sala: https://conferenciaweb.rnp.br/spaces/comportamento_org_fagen

Formas de apuração da assiduidade das atividades assíncronas: presença nas atividades.

Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar prova individual e sem consulta no valor de 40 pontos.

AVALIAÇÃO

Prova 1 – individual e sem consulta – questões dissertativas e objetivas. Valor: 30,0 pontos.

Data: 26/09/2023

Prova 2  – individual e sem consulta – questões dissertativas e objetivas. Valor: 30,0 pontos.

Data: 07/11/2023

Estudo de caso: 20,0 pontos – Aprendizagem  - 22/08/2023

Estudo de caso: 20,0 pontos – Liderança – 31/10/2023

BIBLIOGRAFIA

Básica

BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada a administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

BERGAMINI, C. W.; TASSINARI, R. Psicopatologia do comportamento organizacional: organizações desorganizadas, mas produtivas. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

FREUD, S. O mal-estar na civilização. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro, Imago, 2002.

MORIN, E. M.; AUBE, C. Psicologia e gestão. São Paulo: Atlas, 2009.

Complementar

AGUIAR, M. A. F. Psicologia aplicada à administração. São Paulo: Excellus, 1992.

BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

GADE, C. Psicologia do consumidor e da propaganda. São Paulo: EPU, 1998.

HOCKENBURY, D. H.; HOCKENBURY, S. E. Descobrindo a psicologia. 2 ed. Barueri: Manole, 2001.

PAGES, M. et al. A Organização e o inconsciente. In: PAGES, M. et al. O poder nas organizações. Trad. M. C. Tavares, S. Favatti. São Paulo, Atlas, 2006.

KRUMM, D. Psicologia do trabalho. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

MUCHINSKY, P. M. Psicologia organizacional. Tradução Ruth Gabriela Bahr. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

MUCHINSKY, P. M. Psicologia organizacional. São Paulo: Pioneira, 2004.

RAPPAPORT, C. R. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: E.P.U., 1981-1982.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E. História da psicologia moderna. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Áurea de Fátima Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/08/2023, às 14:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4693154