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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Prática: |
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Optativa: |
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Observações: |
EMENTA
Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Materiais pedagógicos para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Relação aluno-professor. O planejamento escolar. Avaliação no Ensino Fundamental. Construção em parceria com a comunidade das escolas estagiadas de um projeto de intervenção a partir das reflexões feitas no PROINTER IV e no presente estágio.
JUSTIFICATIVA
A presente disciplina justifica-se pela relevância de proporcionar no âmbito do Estágio do Ensino Fundamental e da didática, a inserção do educando na práxis pedagógica, por meio da ação-reflexão-ação, através dos saberes de natureza técnica, política e pedagógica. Deste modo, visa proporcionar ao futuro pedagogo conhecimento de seu campo de trabalho, transpondo, o conhecimento científico para a contextualização da prática pedagógica, como ponto de partida e de chegada a prática social.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I: Orientações gerais sobre Estágio.
Unidade II: Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Unidade III: O trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Unidade IV: Materiais pedagógicos para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Unidade V: Relação aluno-professor.
Unidade VI: O planejamento escolar.
Unidade VII: Avaliação no Ensino Fundamental.
METODOLOGIA
A disciplina propõe o desenvolvimento de situações de aprendizagem que busquem respeitar e atender as necessidades coletiva e individual dos alunos. Considerando a oferta da disciplina de Estágio Supervisionado II, totaliza a carga horária de 120h que serão assim distribuídas e organizadas metodologicamente:
Aulas teóricas: (30h) - aula expositivas, ciclos de debate, roda de conversa e cantinhos de aprendizagens.
Aulas práticas: (90h) - observação e levantamento diagnóstico da sala de aula; elaboração e aplicação do plano de intervenção e realização de seminário.
A realização da prática do estágio acontecerá em escolas da rede pública (estaduais e municipais) dos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Ituiutaba/MG, com atividades de observação elaboração do planejamento e aplicação das regências e elaboração do relatório final
Acesso às referências bibliográficas e outros materiais: Os textos utilizados na disciplina estarão disponíveis em formato eletrônico ou digitalizados socializados no grupo de WhatsApp, assim como os demais materiais: vídeos, artigos, capítulos de livros e outros.
Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)
b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas propostas pelo curso de Pedagogia:
A participação dos/as discentes será acompanhada por meio de lista de presença e entrega de relatório-síntese das principais temáticas discutidas nas mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos e outros.
AVALIAÇÃO
A avaliação será formativa e contínua e ocorrerá ao longo do processo pedagógico na perspectiva dialógica que significa e ressignifica a aprendizagem colaborativa e sustenta o vínculo entre professor e aluno, aluno e aluno. O processo avaliativo será feito por meio da reflexão crítica e o feedback na avaliação dos trabalhos propostos com possibilidade de reelaboração e melhoria da qualidade, sempre que entregues nos prazos previstos.
Haverá avaliação da prática pedagógica de cada estagiário no decorrer e no final do semestre com participação de cada equipe, da supervisora do estágio da instituição-campo e da professora regente. Estas avaliações serão consideradas para o processo de aprovação de cada aluno estagiário.
Será essencial para a aprovação do acadêmico um comportamento conforme os princípios da ética e da moral exigidos pela UFU e expressos em documentos pertinentes. Comportamentos que ferem a ética serão analisados e avaliados pelo professor que poderá decidir pela não aprovação do aluno na disciplina, mesmo que ele tenha notas suficientes para tal.
O professor, em diálogo com o acadêmico o reorientará quanto à escolha do local de estágio, quando, baseando-se em conhecimento prévio sobre a instituição, considerar esta inadequada para o estágio.
A pontuação das atividades será distribuída, conforme quadro abaixo:
Critérios e Atividades a serem considerados no processo avaliativo: 100 pontos |
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Modalidade |
Critérios |
Valor |
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Plano de intervenção |
Em grupos |
Os grupos deverão um plano de intervenção em sequência didática. Critérios: clareza, objetividade e adequação da linguagem científica |
25 |
Aulas públicas e estudos dirigidos |
Individual |
Os grupos deverão apresentar em rodas de conversa os resultados parciais das atividades desenvolvidas no estágio e submeter a apreciação dos colegas e da professora orientadora e leitura dos textos. Todos deverão participar expondo seus pontos de vista a partir de suas experiências também vivenciadas no estágio |
20 |
Seminário do estágio |
Em grupo |
Os grupos deverão apresentar o resultado de sua pesquisa sobre o ensino fundamental com clareza, objetividade e adequação da linguagem científica. Deverá participar com ponto de vista, experiência e fundamentação. |
10 |
Relatório final |
Elaboração em grupo e entrega individual |
Os grupos irão elaborar no relatório todas as atividades desenvolvidas e vivenciadas no estágio supervisionado. Critérios: clareza e capacidade de síntese e boa argumentação articulando com referências teóricas. |
45 |
Total |
100 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2006.
CUNHA, M. I. O bom professor e a sua prática. Campinas: Papirus, 1989.
FREITAS, H. C. L. O. O trabalho como princípio articulado na prática de ensino e nos estágios. São Paulo: Papirus, 2010.
Complementar
BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
GANDIN, D. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 2007.
CANÁRIO, R. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2011.
VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2008.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Valeria Moreira Rezende, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 23:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4246267 |