UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Geografia Física de Minas Gerais

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO)

Código:

GGO 39043

Período/Série:

10º

Turma:

GM

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X )

Professor(A):

Saul Moreira Silva

Ano/Semestre:

AARE 02/2020

Observações:

 

 

EMENTA

Minas Gerais: paisagens. Especificidades de clima, solo, geologia e outros componentes físicos do território mineiro. Meio físico e economia. Impactos ambientais.

JUSTIFICATIVA

O conteúdo se justifica por apresentar-se como uma visão integrada dos aspectos fisiográficos do  estado de Minas Gerais. Visando proporcionar ao discente uma visão de objetiva e de integração das diversas áreas da Geografia Física visto e estudado nas demais disciplinas precedentes de modo a manter o foco em Minas Gerais que é o estado do Brasil onde a UFU está estruturada e constituída.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

A disciplina tem como objetivo habilitar o aluno a elaborar uma leitura da geográfica física do Estado de Minas Gerais, utilizando-se da descrição, análise e interpretação dos processos naturais que estruturaram a formação e as paisagens geográficas.

Objetivos Específicos:

Identificar a importância dos compartimentos geomorfológicos, climáticos e da biota de Minas Gerais; Reconhecer as diversidades de condições ambientais climáticas, geológica, tectônica, geomorfológica, pedológica e da biota. Analisar os principais impactos ambientais decorrentes das relações Homem X natureza no que se refere ao uso e manejo das paisagens.

PROGRAMA

1 - ANALISAR AS DIVERSIDADES DE PAISAGENS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

2 - AVALIAR OS ASPECTOS DE VARIAÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS PRESENTES NO ESTADO (CLIMA, SOLO, TECTÔNICA, GEOLOGIA, RELEVO E BIOTA).

3 - RELACIONAR AS PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS DE CADA REGIÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS E ASSOCIAR AO USO E MANEJO DOS RECURSOS NATURAIS.

4 - IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS PRESENTE NAS REGIÕES DO ESTADO.

METODOLOGIA

Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas na modalidade de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet “AO VIVO” sob a regência do professor). Serão realizadas atividades na modalidade de comunicação assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:

·   Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas através das plataformas Google Meet ou Webex Meet. (pelo endereço:  https://meet.google.com/pnf-dvod-mnc)

·   Modalidade assíncrona (off-line): Distribuição, informação, recepção e controle de atividades por meio do e-mail institucional do professor.

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota nos seguintes horários: 

·   Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Será ministrada 30 (trinta) horas-aula na modalidade síncrona.

As atividades síncronas serão realizadas às terças-feiras, das 08h00min às 11h30min.

Não será permitido o registro destas atividades e consequente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas modalidade.

·   Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:

Serão ministradas 15 (quinze) horas-aula na modalidade assíncrona, através de vídeos disponíveis nos canais da UGB, SBC e SBG. Estes canais estão contidos na internet por meio da plataforma do YOUTUBE.

Serão ministradas 15 (quinze) horas-aula na modalidade assíncrona, através da realização individual discente de atividades práticas partindo de vídeos disponíveis no canal da UGB, SBCS e SBG. Estes canais estão contidos na internet por meio da plataforma do YOUTUBE.

AVALIAÇÃO

Serão distribuídos 100 pontos na Seguinte forma:

Em hipótese alguma será realizada prova substitutiva (segunda chamada/segunda época/recuperação).

As avaliações serão de modo individual e baseadas nos seguintes critérios:

BIBLIOGRAFIA

Básica

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza do Brasil. São Paulo: Ateliê Ed., 2003.

BROWN, J. W. Biogeografia. Ribeirão Preto: FUNPEC, 2006.

ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1983.

Complementar

CARVALHO, C. J. B.; ALMEIDA, E. A. B. Biogeografia da América do Sul: padrões e processos. São Paulo: Roca; 2010.

FIGUEIRÓ, A. S. Biogeografia: dinâmicas e transformações da natureza. São Paulo: Oficina de Textos, 2015.

LABOURIAU, M. L. História ecológica da terra. São Paulo: Edigard Büclher, 2006.

LADLE. R.; Whiaker, R. L. Biogeografia e preservação ambiental. São Paulo: Edmondo Andrei., 2014.

PRIMACK, R. B.; RODRIGUEZ, E. Biologia da conservação. Londrina: Midiograf, 2001.

RICKLEFS, R. E. A. Economia da natureza. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Saul Moreira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/10/2020, às 10:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 SEI nº 2303419