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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Minas Gerais: paisagens. Especificidades de clima, solo, geologia e outros componentes físicos do território mineiro. Meio físico e economia. Impactos ambientais.
JUSTIFICATIVA
O conteúdo se justifica por apresentar-se como uma visão integrada dos aspectos fisiográficos do estado de Minas Gerais. Visando proporcionar ao discente uma visão de objetiva e de integração das diversas áreas da Geografia Física visto e estudado nas demais disciplinas precedentes de modo a manter o foco em Minas Gerais que é o estado do Brasil onde a UFU está estruturada e constituída.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
A disciplina tem como objetivo habilitar o aluno a elaborar uma leitura da geográfica física do Estado de Minas Gerais, utilizando-se da descrição, análise e interpretação dos processos naturais que estruturaram a formação e as paisagens geográficas. |
Objetivos Específicos: |
Identificar a importância dos compartimentos geomorfológicos, climáticos e da biota de Minas Gerais; Reconhecer as diversidades de condições ambientais climáticas, geológica, tectônica, geomorfológica, pedológica e da biota. Analisar os principais impactos ambientais decorrentes das relações Homem X natureza no que se refere ao uso e manejo das paisagens. |
PROGRAMA
1 - ANALISAR AS DIVERSIDADES DE PAISAGENS DO ESTADO DE MINAS GERAIS
2 - AVALIAR OS ASPECTOS DE VARIAÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS PRESENTES NO ESTADO (CLIMA, SOLO, TECTÔNICA, GEOLOGIA, RELEVO E BIOTA).
3 - RELACIONAR AS PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS DE CADA REGIÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS E ASSOCIAR AO USO E MANEJO DOS RECURSOS NATURAIS.
4 - IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS PRESENTE NAS REGIÕES DO ESTADO.
METODOLOGIA
Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas na modalidade de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet “AO VIVO” sob a regência do professor). Serão realizadas atividades na modalidade de comunicação assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:
· Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas através das plataformas Google Meet ou Webex Meet. (pelo endereço: https://meet.google.com/pnf-dvod-mnc)
· Modalidade assíncrona (off-line): Distribuição, informação, recepção e controle de atividades por meio do e-mail institucional do professor.
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota nos seguintes horários:
· Carga horária de atividades na modalidade síncrona:
Será ministrada 30 (trinta) horas-aula na modalidade síncrona.
As atividades síncronas serão realizadas às terças-feiras, das 08h00min às 11h30min.
Não será permitido o registro destas atividades e consequente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas modalidade.
· Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:
Serão ministradas 15 (quinze) horas-aula na modalidade assíncrona, através de vídeos disponíveis nos canais da UGB, SBC e SBG. Estes canais estão contidos na internet por meio da plataforma do YOUTUBE.
Serão ministradas 15 (quinze) horas-aula na modalidade assíncrona, através da realização individual discente de atividades práticas partindo de vídeos disponíveis no canal da UGB, SBCS e SBG. Estes canais estão contidos na internet por meio da plataforma do YOUTUBE.
AVALIAÇÃO
Serão distribuídos 100 pontos na Seguinte forma:
Avaliação 1ª - 40 pontos (apresentação de artigos referentes aos domínios fisiograficos de MG (poderá ser desenvolvido de forma individual, dupla ou trio (dependerá do número de alunos matriculados e acertados no primeiro dia letivo da disciplina);
Avaliação 2ª - 60 pontos sendo distribuídos de modo proporcional ao número de apresentações de artigos estabelecidos pela Avaliação 1: (relatórios analíticos das apresentações discentes, exceto a própria apresentação) (data de entrega: 09h50min às 11h30min - 14/dezembro).
Em hipótese alguma será realizada prova substitutiva (segunda chamada/segunda época/recuperação).
As avaliações serão de modo individual e baseadas nos seguintes critérios:
Elaboração e entrega (em formato digital pdf conforme normas ABNT);
Distribuição e recepção por meio do e-mail institucional do professor;
Serão consideradas como recebidas às avaliações com registro de acréscimo de até 5min correspondente ao horário registrado pela plataforma de e-mail da UFU com relação ao prazo de cada avaliação.
BIBLIOGRAFIA
Básica
AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza do Brasil. São Paulo: Ateliê Ed., 2003.
BROWN, J. W. Biogeografia. Ribeirão Preto: FUNPEC, 2006.
ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1983.
Complementar
CARVALHO, C. J. B.; ALMEIDA, E. A. B. Biogeografia da América do Sul: padrões e processos. São Paulo: Roca; 2010.
FIGUEIRÓ, A. S. Biogeografia: dinâmicas e transformações da natureza. São Paulo: Oficina de Textos, 2015.
LABOURIAU, M. L. História ecológica da terra. São Paulo: Edigard Büclher, 2006.
LADLE. R.; Whiaker, R. L. Biogeografia e preservação ambiental. São Paulo: Edmondo Andrei., 2014.
PRIMACK, R. B.; RODRIGUEZ, E. Biologia da conservação. Londrina: Midiograf, 2001.
RICKLEFS, R. E. A. Economia da natureza. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Saul Moreira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/10/2020, às 10:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 | SEI nº 2303419 |