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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Elaboração, aplicação, análise e discussão de sequências didáticas. Produção para Laboratório de Matemática. Análise de variáveis manifestadas no ambiente da sala de aula e da produção dos alunos do ensino fundamental e médio como espaço de construção do conhecimento.
JUSTIFICATIVA
A Resolução Nº. 02/2004, do Conselho de Graduação da UFU, apresenta os seguintes objetivos para o Estágio Supervisionado: (a) proporcionar ao graduando a vivência de situações concretas e diversificadas, relacionadas à sua futura profissão; (b) promover a articulação teoria-prática; e (c) favorecer o desenvolvimento da reflexão sobre o exercício profissional e seu papel social . Na licenciatura, o estágio supervisionado visa à imersão do aluno nas diferentes dimensões do contexto profissional, fazendo-o vivenciar e analisar situações advindas da realidade escolar. Os saberes do professor têm características próprias que exigem do profissional um envolvimento pessoal que precisa ser tematizado, refletido, analisado, sistematizado e discutido. Além do trabalho efetivo em sala de aula é necessário que o futuro professor conheça outras atuações profissionais como a participação na definição do projeto educativo e curricular da escola, inserção nas associações profissionais, interação com pais de alunos e demais membros da comunidade escolar. De acordo com o Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação da Universidade Federal de Uberlândia o Estágio Supervisionado constitui-se em um componente de caráter teórico-prático, objetivando: (a) criar condições para a vivência de situações concretas e diversificadas, relacionadas à profissão docente; (b) construir a compreensão sobre a identidade profissional do professor e de sua importância no processo educativo; (c) promover a articulação teórico-prática; (d) possibilitar situações de ensino a partir das quais seja possível a experiência de intervenção pedagógica; e (e) contribuir para a discussão e atualização dos conhecimentos do curso de formação. No curso de Licenciatura em Matemática, o Estágio Supervisionado visa contribuir para o desenvolvimento de competências relavas à atuação comprometida com os valores inspiradores da sociedade democrática, ao ensino de conteúdos matemáticos em diferentes contextos e em articulação interdisciplinar e a uma prática pedagógica crítica e inovadora.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Favorecer a articulação entre o conhecimento teórico específico e pedagógico e a prática docente. |
Objetivos Específicos: |
Elaborar, aplicar e avaliar sequências didáticas com uso de materiais específicos. Produzir materiais para Laboratório de Matemática. Analisar produções dos alunos da escola concedente de estágio. Relacionar a prática vivenciada com fundamentação teórica. Socializar o conhecimento advindo das experiências, favorecendo a formação do profissional reflexivo. |
PROGRAMA
Teórica:
1. Elaboração de sequências didáticas para o ensino fundamental ou médio curriculares.
2. Produção de material para Laboratório de Matemática.
3. Critérios de análise das variáveis manifestadas no ambiente da sala de aula e da produção dos alunos.
4. Orientação: elaboração do Relatório de Estágio.
5. Socialização das experiências.
Prática:
Aplicação das sequências didáticas na unidade concedente – via remota, de acordo com o funcionamento da instituição escolar.
METODOLOGIA
Ao longo do curso serão oferecidas atividades síncronas que se realizarão por meio de aulas online com o professor titular da disciplina (com câmeras e microfones abertos), com carga horária total de 30 horas síncronas, realizadas toda quinta-feira das 19h00 às 20h40 na plataforma Google Meet: link para o acesso é: https://meet.google.com/dqe-rybg-mkp?authuser=0&hl=pt_BR.
Ao longo do curso serão oferecidas 15 horas de atividades assíncronas que se realizarão por meio de:
a. relatórios, plano de aulas, artigo científico, seminário e regência, conforme cronograma de avaliação proposta logo abaixo, a serem realizadas na plataforma indicada Mconf/RRP.
b. Consulta e estudo individual do material didático-pedagógico encaminhados por e-mail e pelo grupo criado no WhatsApp.
c. A carga horária de 90h referente as práticas serão organizadas com o professor supervisor do estágio, que está em plena atividade remota na rede pública estadual.
Além dessas horas, o aluno cumprirá 45 horas de estágio com o professor de acordo com o Termo de Compromisso afirmado entre a Universidade, o aluno e a escola.
Desta forma, entendemos o processo de aprendizagem como um processo compartilhado de trabalhar os conhecimentos, no qual estão relacionados e interdependentes o conteúdo, a forma de ensinar e os resultados do processo. Por isso, acreditamos que todo o processo de ensino e aprendizagem é indissociável das etapas de ensino, aprendizagem e avaliação. Não há momentos estanques ou fragmentados. Aprende-se o tempo todo, em todas as etapas do processo.
Nessa proposta, utilizaremos estratégias que mobilizam seus alunos a construírem habilidades tais como: analisar, compreender, criticar, levantar características, observar consequências, agrupar, comentar, explicar, expor, conceituar, interpretar, comparar, concluir, justificar, resumir, seriar, ler, escrever, dentre outros.
Tais práticas permitem ao aluno compreender o estudo como necessidade para sua formação histórica e crítica, percebendo o significado de cada conteúdo para a formação do sujeito autônomo, que poderá conquistar, de fato, a cidadania crítica. Indicamos, assim, algumas das estratégias que adotaremos na metodologia do curso da disciplina: a aula expositiva dialogada, que supera a tradicional, pois conta com a participação dos estudantes contribuindo com a exposição, perguntando, respondendo e questionando, facilitando a análise e a síntese dos conceitos apresentados, que ainda podem ser explicitados de forma escrita, oral, formulação de perguntas, esquemas, apresentação de memorial, aplicação de entrevistas, relatório de atividades e o ensino por meio da pesquisa, dentre outros.
As aulas práticas serão realizadas conforme a disponibilidade dos alunos e dos professores supervisores que estão lecionandos nas escolas cedentes do estágio.
AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem não pode ser considerada apenas um componente do trabalho pedagógico, mas algo inerente a ele e deve permear todo o processo ensino aprendizagem e tem como função primordial a identificação e a análise do que foi aprendido, o que ainda é necessário aprender, considerando estas funções como subsídios para a reorganização do trabalho pedagógico, tendo em vista a aquisição da aprendizagem. Utilizaremos diversas atividades avaliativas, descrita no quadro a seguir:
Instrumento de Avaliação Valor/Total Data
1ª - Relatório Final 25 Individual 10/06/21 - entrega via e-mail
2ª - Relato de Experiência 25 Individual 17/06/21 - entrega via e-mail
3ª - 3 Seminários temáticos 25 Individual 01/04; 08/04 e 15/04 - apresentação on-line pela plataforma google meet - horário de aula (19h as 20h40)
4ª - 2 Regências 20 Individual 29/04/21 e 20/05/21 - apresentação on-line pela plataforma google meet - horário de aula (19h as 20h40)
5ª Plano de Trabalho 5 individual 25/03/21 - entrega via e-mail
O relatório final; o relato de experiência e o plano de trabalho serão corrigidos e devolvidos na aula seguinte (próxima semana).
O s seminários temáticos e as regências, após as apresentações (no mesmo dia), teremos uma plenária para discussão das apresentações.
BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. CNP/CP. Brasília: MEC, 2001.
[2] BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília, MEC/SEF, 1998.
[3] NOVOA, A., (org). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.
Complementar
[1] FREITAS, H. C. L. O., O trabalho como princípio articulado na prática de ensino e nos estágios. São Paulo: Papirus, 1996.
[2] GUSDORF, G., Professores para quê? Para uma pedagogia da pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
[3] PERRENOUD, P., As 10 Novas Competências básicas para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
[4] PIMENTA, S. G., O estágio na formação de professores: unidade teoria e pratica? 3ª Edição. São Paulo: Cortez, 1992.
[5] SERBINO, R.V., Formação de Professores. São Paulo: EDUSP, 1998.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alisson Rafael Aguiar Barbosa, Coordenador(a), em 12/05/2021, às 12:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.031085/2021-07 | SEI nº 2764714 |